Formulário de Busca

Quando vencem os melhores…

Ter, 19/08/08
por Lédio Carmona |


ague.jpgA marra do brasileiro quando o assunto é futebol não permite que se enxergue o óbvio: há pelo menos quatro anos a Argentina é melhor do que a Seleção. A superioridade foi camuflada por alguns resultados isolados que, nos últimos três anos, criaram uma escrita ilusória, na qual nossos hermanos não conseguiam nos vencer. Ganhamos a final da Copa das Confederações. Ganhamos a Copa América. Boas atuações, muito embora nossos rivais tenham jogado tão mal quanto o Brasil se exibira bem.

Hoje, no confronto mais importante entre as duas seleções desde a Copa de 1990, fomos derrotados com flagrante facilidade: 3 a 0, dois gols de Aguero e um de Riquelme, de pênalti. O time de Dunga terminou com 9 jogadores - Thiago Neves e Lucas foram expulsos -, prova cabal de que, o tempo passa, o tempo voa, e ainda não aprendemos a aceitar derrotas. Nem fora nem dentro de campo.Foi inapelável. A Argentina jogou como quis. Tocou a bola, envolveu o Brasil, que marcava à distância, como sempre não tinha chegada na frente e parecia tonto diante da movimentação dos adversários. Rafael Sóbis, como sempre, sozinho no ataque. E Ronaldinho Gaúcho, como de praxe, encostado no canto esquerdo. O Brasil só não levou gol no primeiro tempo porque a Argentina tem o pecado, constante, de chutar pouco a gol. Toca demais e executa de menos.

19diego.jpgNo segundo tempo, nada mudou. Ou melhor, a Argentina resolveu ser mais objetiva.  E aí, o ouro sonhado derreteu rapidamente. Aos sete, gol de Aguero (foto abaixo). Aos 12m, mais um gol de Aguero. Aos 31 min, pênalti de Breno, perdido e sem tempo de bola, em Aguero. Riquelme bateu: 3 a 0. Só não foi de quatro porque eles tiveram pena. Devem ter tido o respeito que sempre mostraram pelo Brasil. E tiraram o pél. Ou ficaram receosos de perder algum jogador, diante dos pontapés dos brasileiros, razão para a expulsão de Lucas e Thiago Neves.

kum.jpgA Argentina hoje só não é melhor do que o futebol brasileiro no feminino. Ganha mais as competições com clubes, tem seleções superiores, da base à principal, passando pela olímpica. Por isso, vai bem nas eliminatórias, bateu o recorde de vitórias seguidas em Jogos Olímpicos - 11, entre Atenas e Pequim - e disputará o bicampeonato, sábado, contra a Nigéria, que hoje goleou a Bélgica por 4 a 1. Por sinal, reedição da final de Atlanta, vencida pelos africanos.

Já nós, brasileiros, vamos ficar discutindo porque perdemos para a Argentina. E não enxergaremos o óbvio. Hoje somos piores. Temos uma boa seleção, mas que é inferior a deles. E, sinceramente,  Dunga não é o maior culpado desta vez. Convocou um bom grupo e, reconheço,  cometeu erros, como não escalar os dois Thiagos, além de não ter conseguido dar padrão tático adequado ao time. Mas perdemos porque, infelizmente, em condições normais, estamos muito mais perto disso atualmente, nos confrontos contra os argentinos. Nos falta a humildade para reconhecer isso. E a simplicidade de entender que o futebol é cíclico e não tem dono. Quem joga melhor, ganha. E hoje, a Argentina foi (e é) melhor.

Assim mesmo, as Olimpíadas foram úteis para mostrar que temos jogadores jovens de muito potencial, principalmente para o meio de campo. Se existe um legado do fracasso de Pequim, é saber que temos volantes olímpicos superiores aos da seleção principal. Hernanes, Anderson e Lucas merecem uma promoção. Urgentemente.

19rg.jpgQue nossos jogadores tenham fair-play para ganhar o bronze contra a Bélgica. Receio que nossa tradicional pose e marra atrapalhem esse projeto. O ouro ficará para outra vez. Quem sabe quando o Brasil tenha, de fato, uma Seleção melhor do que a dos principais adversários. Hoje está longe de ter.

deixe seu comentário

766 comentários


  1. FORA RICARDO TEXEIRA E SUA TURMA.
    JÁ NÃO BASTAM AS MUTRETAS NO CONGRESSO, EXECUTIVO E JUDICIARIO DO GILMAR E AINDA TEMOS QUE AGUENTAR UM MUTRETEIRO A FRENTE DA CBF, QUE QUER SE PERPETUAR NO PODER. IGUAL UM DITADOR.


  2. CONCORDO!


  3. Acho engraçado o fato de estarem criticando duramente essa seleção, muitos afirmando que a Argentina tem um “dream team” comparado ao Brasil, mas será que isso é verdade? Não sei em que os hermanos são tão melhores …
    Nossa seleção no papel pelo menos para mim é muito superior em relação a dos nossos eternos rivais. Nós temos Kaká, R10, Robinho, Adriano que na minha humilde opinião pelo menos no papel, são melhores que Messi, Riquelme e Tevez. Tudo bem que sobra vontade dessa equipe Argentina, tudo bem que nosso técnico não sabe botar um BRASIL para jogar, mas chega de inventar que os hermanos são tão melhores, senão forem no nosso nível, são inferiores. Precisamos de técnico, precisamos de vontade.


  4. TcHê TcHê TcHê Seleção…

    Fora Dunga… Vai procurar os outros 6 anões e a Branca de Neve vai!!!!

    Fala sério, até quando esse cara vai comandar a nossa seleção.

    Chile vem aí… E pelo que eu vejo + uma derrota vem pela frente.

    Se esse Dunga continuar na seleção eu prefiro torcer p Argentina mesmo
    (Apesar de não os suportar), pelo menos eles ganham os jogos.

    Quero mesmo vê qual vai ser a atitude da CBF.

    Mais se o Dunguinha conseguir pelo menos o bronze, que eu estou
    achando muito difícil de conseguir, a CBF deixa ele + um pouquinho
    p o Brasil perder + uns jogos bobinhos que veem pela frente, só as eliminatórias
    p a próxima Copa do Mundo.

    A torcida brasileira não se conforma com essa proteção que o Dunga vem tendo.
    Será que a CBF não se importa com a apinião dos torcedores,
    será que eles são doidos e não enxergam que esse Dunga não sabe de nada.

    Pelo bem da nação volta Felipão…
    ´Como é difícil desse milagre acontecer, coloca qq um mesmo.

    FORA DUNGA !
    FORA DUNGA!
    FORA DUNGA!


  5. SEMPRE ASSIM

    o brasil perdeu e veio gente dizer que sabia que ronaldinho ia mal, que nao deveria estar nesse time, que ele eh enganador e tals
    conta nova zelandia todos sabiam que ele era um genio, que jogava muito e que daria a volta por cimaa

    aqui, todo mundo sabe tudo, menos reconhecer o valor dos jogadores bons que temoss

    eles idolatram ronaldinho em qualquer canto do mundo
    aqui no brasil ele eh enganador
    =]]

    nao sabemos da valor aos nossos idolos
    por isso temos tao poucos
    =//


  6. Que vou dizer dessa nossa seleção ???
    O Dunga deveira voltar pras estórias da branca de neve e integrar o elenco dos 7 anões,. O Ronaldinho Gaucho atrapalha até no voley, o tecnico Bernardinho só conferiu a ele 6 min com a seleção, mais que isso vira bagunça e acaba tudo em pagode.
    Acho que falta seriedade da CBF e vergonha na cara de alguns jogadores, o Ronaldinho veio pras olimpiadas em esquema de “reabilitação” dos sempre muito surtos de gandaia e farra, Não vai ajudar, que não aprapalhe,..
    Torço pelo Brasil, sempre vou torcer, porém, a Argentina venceu merecidamente, seria injusto um resultado que contemplasse a nossa tão mediocre seleção brasileira


  7. Vamos ser sinceros pessoal, quem aí não sente gosto em ver a Argentina jogar ?

    Claro que nós como bons brasileiros torcemos sempre para a seleção canarinha, mas é impossivel não se admirar com a dedicação e vontade de ganhar que os hermanos colocam em campo, se não tem um time melhor, certamente tem um time mais disposto, com alma e vontade de vencedor.

    Quanto ao Brasil, ronaldinho sempre se esconde em jogos decisivos, fica alí na esquerda batendo papo com a bandeirinha de escanteio esperando o taxi e some do jogo. O diego me dá dor de cabeça, parece uma barata tonta com a bola nos pés, roda, roda e não saí do lugar.

    O técnico nem se fala, imcompetente, covarde.Dunga pode ser comparado a um cara que nunca andou de bicicleta e se viu sentado na poltrona de um boeing 747 de uma hora para outra tendo que pilotar. TE VIRA NOS 30 !!!


  8. FellipeCascavel | Ter, 19/08/08 | 16:09

    Ontem escrevi aqui muito tarde, e não tinha visto seu comentário citando meu nome. Desculpe não ter respondido quando comentei.

    Quando comento sobre a seleção e sobre o Dunga, e o defendo de certas críticas, não significa que eu o ache o máximo como técnico.
    Nunca neguei que sempre me incomodou muito a rejeição que ele sofreu desde que assumiu a seleção.
    Não teve nunca tranquilidade para trabalhar, foi julgado e condenado antes que tivesse tempo de mostrar seu trabalho.
    Nunca precisou da “secação” de nossos adversários, encontrou isso aqui mesmo. E isso sempre me incomodou muito.
    E aí, importante salientar que não pelo fato de ser o Dunga, mas pelo fato de ser um brasileiro trabalhando por uma seleção brasileira.
    Sei que essa coisa de patriotismo é demodé, mas o que fazer se ela está enraizada em mim?
    :o(

    Quando olho a seleção brasileira jogando, mais do que a parte técnica, me incomoda a postura de nossos jogadores. Me incomoda é pouco, me enraivece é o termo exato.
    Para mim, postura, orgulho, atitude é uma coisa que não vem de fora para dentro. É uma coisa que se tem ou não se tem…
    Não consigo aceitar que seja necessário um técnico ou uma preleção para mexer com os brios de alguém…Nesse ponto estou com o Muricy, jogar com vontade, fazer o melhor é obrigação de quem está em campo. É o mínimo que se exige de um jogador.
    E é isso que não vejo na nossa seleção.
    :o( . :o(

    Não tenho inveja da seleção argentina, seja da qualidade de seus jogadores ou da capacidade de seu técnico, mas confesso que quando leio uma declaração do Maradona dizendo:

    “- Esta seleção (Argentina) jogou uma partida maravilhosa. Todos podem ver que estes jogadores amam a camisa.
    Para o ex-jogador, os brasileiros não honraram a tradição da camisa verde e amarela e foram “pequenos

    Ah! Isso para mim é como uma bofetada, principalmente por ser verdade. O brasileiro, cada vez mais perde sua identidade, sua raça, sua vergonha.
    O brasileiro, está sempre de olho na grama verde do vizinho.
    Se ganhamos alguma coisa, é sorte. Se perdemos, é vergonha, humilhação.
    Quero ver o que dirão se o vôlei, feminino ou masculino perder a final…
    Se o futebol feminino perder a final…
    :o( . :o( . :o(

    Quem reconhece o valor da nossa nadadora de 16 anos que conseguiu um resultado maravilhoso?
    Quem valoriza a evolução na ginástica olímpica?
    Quem valorizou o sacrifício dos jogadores de basquete que não se envergonharam em defender nossa seleção, mesmo sabendo não ter condições?
    Quem poupou de críticas um Guga, quando por redução de sua capacidade física caiu de produção?
    :o( . :o( . :o( . :o(

    Quando vejo “nossas” manchetes dizendo:
    ARGENTINA HUMILHOU O BRASIL!!!!
    Me sinto muito, muito incomodada.
    Se eu fosse jornalista, diria:
    APÓS A PERDA DE 3 TÍTULOS CONSECUTIVOS PARA O BRASIL, ARGENTINOS ENFIM MOSTRAM QUE NÃO ESTÃO MORTOS!!!
    .
    Mas aí, como ficaria nossa síndrome de vira-lata?????


  9. Rafinha - Daquele tamanho e físico, não tem condições de encarar uma seleção
    Breno - Mais uma invenção da mída , nos dois primeiros gols da Argentina estava totalmente perdido e o penalti foi de uma infantilidade ridícula.
    Lucas - Corrre, corre, corre……..
    Anderson - Corre, corre , corre………
    Hernanes - Mais uma invenção da mídia , o cara se acha um craque………..
    Ronaldinho - Um craque totalmente fora de forma e o futebol de hoje , não permite jogadores sem condição física, vide o Messi, como corre o cara………..
    Rafael Sóbis e Pato - Mais invenções da mídia
    DUNGA - Foi técnico de que time anteriormente ? qual a experiencia dele ? O culpado é a CBF que inventou este cara


  10. cara leva o kaka e mais 10 e ta resolvido o problema do dungo isso se ele(dunga)continuar no comando da seleção kaka é o maestro da seleção o craque.


  11. lindo oq vc escreveu , é bom ver jornalistas competetntes ,e com uma visão periférica de futebol,muito bom !


  12. Lédio,

    Saudades de um tempo recente:

    http://www.youtube.com/watch?v=R-JPVA9_KI8&feature=related

    Com apenas um jogador ganhávamos da Argentina. Alguém se lembra de uma apresentação solo como esta? Nem eu…

    Abs.


  13. Patriotismo sempre foi contra a objetividade. Dalí que para vcs, brasileiros, fica dificil enxergar que o futebol tem ciclos, etapas, eras e nesta etapa não são os melhores. Argentina está, disparado, acima de vcs.


  14. Ledio, o que aconteceu não me surpreendeu pois a muito que a seleção não é escalada pelo que tem de melhor. O presidente vir a publico convocar o gaucho foi demais e mostra como é as coisas por lá. A europa tem feito muito bem para os nossos jogadores e não para o o futebol brasileiro. Qualquer um que vai pra lá é lembrada em convocações . desde quando Jô tem vaga em nossa seleção? mas a culpa tb é dessa midia que colocam um jogador mediano de um dia pra noite como um super craque. Estão te julgando pelo fato de dizer que os argentinos são atualmente melhores, mas eu tb concordo contigo e vou mais além, são mais raçudos e determinados. E viva a Argentina, foi mais objetiva e mereceu.


  15. O mais curioso é que os ídolos recentes dos argentinos são quase todos brasileiros. Messi - Ronaldinho Gaúcho, Tevez - Ronaldo fenômeno, Palermo - Ronaldo Fenômeno, Riquelme - Ronaldinho gaúcho, etc,etc,etc.
    Realmente a superioridade argentina assusta!


  16. PARA SAIR DESSA O BRASIL PRECISA URGENTE DE:

    1. UM TÉCNICO DE VERDADE. Não existe nenhum clube brasileiro das categorias A,B,C……que tenha um técnico que nunca foi técnico, mas apenas jogador. Como é possivel que uma pessoa que nunca foi técnico pode dirigir a seleção brasileira. Isso é o maior absurdo. O resto é tudo consequencia.
    2. JOGADORES QUE TENHAM VONTADE DE JOGAR. O Lula que é coritintiano e eu vascaíno concordamos que ontem os nossos jogadores não estavam afim de jogar. E deu no que deu.
    3. MUDAR A MANEIRA DE PENSAR DA CBF. Como é possivel eles terem contratado o Dunga - que nunca foi técnico - para dirigir a nossa seleção, se existem tantos bons técnicos profissionais por aí.

    Todos os brasileiros que gostam de futebol devem esquecer por um momento o vexame de ontem e TORCER PELA NOSSA SELEÇÃO FEMININA AMANHÃ CONTRA AS GRINGAS. Elas terão uma guerra como elas querem, mas vão levar cacetadas somente de futebol bem jogado e em paz. Vamos ganhar delas e acabar com essas provocações e trazer o ouro.


  17. Lédio,

    Pelo amor de Deus, deixemos de exagero!

    O último título da seleção principal da Argentina foi em 1993. 15 anos atrás!!!! QUINZE ANOS!!!!

    De lá pra cá o Brasil ganhou 2 Copas do Mundo, 2 Copas das Confederações e 4 Copas América.

    Argentina é uma piada, por favor…

    Se ultimamente ela tem tido um desempenho melhor do que o da nossa seleção, mesmo sem títulos, isso se deve única e exclusivamente ao nosso técnico de mentirinha Dunga.


  18. Concordo plenamente!!
    Para aqueles q discordam , com base nas vitórias do Brasil sobre a Argentina ultimamente: seguindo este raciocínio então a Venezuela e Paraguai são melhores que o Brasil!!


  19. A seleção pune os clubes, aumenta as receitas da CBF, esvazia o campeonato nacional, e é um desfile de vaidades e ferramenta para o marketing pessoal dos convocáveis. Atende aos interesses dos empresários que valorizam seus pupilos, e estes justificam novas reivindicações salariais. Agora com este fracasso abre-se caminho para a despedida de Dunga e a volta de Luxemburgo, o sonho de muitos. E tudo continua como dantes…


  20. para aqueles colegas que falan que argentina no gana nada desde 92 vou lembrar que argentina gano sim ouro olimpiadas (BRASIL NO TEM)campeonatos do mundo sub 20 sempre jogando seu futebol de toque ,habilidade ,jogando pra frente ,com raza sem trair a esencia de seu futebol , brasil gano copa do mundo e outros titulos parabens no fes mais que a obrigaçon do pais do futebol com 200 millones de habitantes , pais abençoado ,do tamano de un continente 7000 km de praias onde todo mundo joga e respira futebol, brasil teria que ter gano mais titulos , esta devendo e mais uma vez vou preguntar ,onde esta seu ouro olimpico?


  21. Olha, mesmo não sendo o mais culpado, fora Dunga Sempre. E discordo veementente da promoção de Lucas e Anderson, são reservas de seus times, portanto não jogam, na copa da liga e olhe lá, com times até amadores como ocorre na Inglaterra. E além do mais o Anderson, que não é aquele da batalha dos aflitos, reserva tambám naquele dia, hoje é um brucutu, qu foi marcar o Messi, é o Messi que no segundo gol da Argentina cruzou a área driblando todo mundo, cadÊ o Anderson? É o Anderson das entrevista que o espetaculo é ganhar, foi um espetaculo gringo então.
    GANHAR MEDILCREMENTE JÁ GANHAMOS EM 1994, CHEGA. NUNCA MAIS GANHAREMOS DE TAL FORMA, DEFESA, 0 X 0 PENALTIS, CHEGA. JA REPETIMOS ISSO EM 1998 (ZAGALLO), 2006 (PARREIRA), 2008 (DUNGA), CHEGA, CHEGA, CHEGA.


  22. Vou discordar do nobre comentarista, rambém não acho a Argentina melhor que o Brasil, penso que a AFA está mais seria que a CBF, levando as competições com mais respeito, o que não está acontecendo na CBF , no talento individual, o Brasil é muito mais expressivo em volume,

    temos uma grande falta de tecnicos com o perfil exato para a seleção outro problema, como se adequar ás exigências de patrocinios e marketings formando um time realmente competitivo, ou temos tecnicos durões, ou excessivamente condescendentes,

    para finalizar, como matar 2 coelhos com uma cajadada só?

    ÃO,ÃOÃO CAIO JUNIOR É SELEÇÃO !!!!


  23. Douglas | Qua, 20/08/08 | 03:27

    O Flu está na zona d rebaixamento, c/ 1a das piores defesas do campeonato, c/ o seu Thiago Silva jogando nela. Ele realmente mostrou do q é capaz nos dois jogos das finais da Libertadores, qdo, intranqüilo, falhou em diversos lances, ajudando a LDU a conquistar o título. E, apesar d não ter 24 anos, ele era 1 dos jogadores acima da idade limite convocados pelo Dunga.
    Antes d dizer q a defesa do SP pára os jogos c/ faltinhas, consulte os números oficiais do campeonato brasileiro, e veja onde está o SP no ranking. Vc vai constatar q ele é 1 dos menos faltosos do campeonato, e detalhe, sem o Alex Silva jogando em gde parte dos jogos, pois ele estava na selecinha do Dunga. Acho q vc não deve se lembrar, mas Alex Silva e Breno, junto c/ o Miranda, formaram 1a das melhores defesas d tds os tempos no ano passado, no São Paulo pentacampeão (bi consecutivo) d 2007.
    Enfim, entre o seu Thiago Silva, q nunca ganhou nada, e tremeu qdo chegou à decisão, e Alex Silva e Breno, q além d serem + novos já têm títulos em seus currículos e experiência em jogos decisivos (o Breno tem 18 anos), eu não tenho dúvida ao escolher a dupla do SP.
    Já sobre o Kaká, acho q o fato dele ter sido escolhido o melhor do mundo no ano passado não lhe diz nada, não é?
    Diga-em uma coisa, quem o Fluminense revelou nos últimos anos?


  24. Não adianta dizer que a seleção brasileira é ruim porque a seleção olímpica perdeu. Se for por isso,Espanha, França e Alemanha são duas porcarias, pois foram eliminadas para Bélgica e Sérvia no europeu sub-21. A seleção tá ruim por culpa do Dunga, mas sem ele, tenho certeza de que as coisas vão voltar a funcionar. Tem muito país que nunca ganhou nada e se considera melhor que o Brasil. Simplesmente ridículo…


  25. Lédio, não concordo que não sabemos aceitar derrotas. O que não aceitamos é a forma como elas acontecem. É a incompetência da CBF em administrar o maior potencial que um país tem para o futebol. É ver um jogador que nunca foi técnico assumir o cargo mais desejado por técnicos que já têm anos de estrada. É ver Ronaldo Fenomeno chegar para disputar uma copa do mundo 15 quilos acima do peso e jogar todos os jogos apenas para bater um recorde pessoal ou Ronaldinho Gaucho usar a seleção para dar a volta por cima. Jogadores de outros países brigam com seus clubes para serem liberados para disputar um olimpíada, alguns dos nossos medalhões fugiram. Nossos hermanos fazem uma coisa que não fazemos : jogam por seu país. Aqui a seleção é apenas uma maneira de se valorizar.


  26. É Lédio, acho q não dá p/ discutir msm…
    Hj, a Argentina joga realmente melhor q o Brasil, mas não acredito q seja pelo nível dos jogadores, q p/ mim é o msm. Acredito q o problema esteja na organização e nas comissões técnicas. Só discordo num pto d vc: o Dunga, p/ mim, é 1 dos principais responsáveis. Não armou, + 1a vez, o time p/ jogar contra a Argentina. O Brasil joga do msm jeito contra td mundo desde q o Dunga assumiu. E brasileiro precisa perder essa mania d não querer marcar, especialmente os homens da frente. Viram a Argentina tocando o jogo td, e esperavam a defesa apenas neutralizar. O futebol moderno é assim, e o Dunga, jogador d pegada, d raça, não inseriu suas características no time q dirigia. Padrão tático d jogo, menos ainda. O Brasil d Dunga não tem identidade. Não marca, não encanta, não tem competitividade, não tem retranca… enfim, nenhuma marca q diferencie a selecinha do Dunga das q os outros treinadores já comandaram. Sinceramente, passou da hora do Dunga sair, o ciclo dele, q p/ mim nem começou, já acabou faz tpo. O Brasil precisa de técnicos profissionais, q não se preocupem somente c/ a sua aparência, a sua autoridade e a sua posição diante da imprensa. Alguém q conheça o futebol visto do banco na prática.
    A Argentina hj, inegavelmente, é melhor. Pq tem + conjunto, joga coletivamente, e não depende d lampejos dos craques q possui. Individualidade por individualidade, os dois se equivalem. Mas o Brasil não tem um time faz mto tpo…
    Nem comento as escalações e convocações. Ronaldinho Gaúcho, sem jogar há meses e fora d forma, não poderia ter sequer sido cogitado p/ as Olimpíadas. Dunga entrou c/ o discurso d banir as cadeiras cativas e os medalhões na seleção, q estavam lá por nome. Imitou mta gente ao aceitar RG em Pequim. E se contradisse.
    Enfim, c/ Dunga no comando, é daí p/ baixo, na minha opinião. Ele já teve dois anos p/ mostrar como é o seu trabalho, e tds vêem q não é bom. Acho q ele deveria usar o bom senso, abrir mão do posto d comandante q ele tto gosta, e deixar o lugar p/ alguém + gabaritado q ele, pq isso ele deve reconhecer. Depois q ele estudar o futebol, aprender como funciona o esporte fora das quatro linhas, ele pode requerer d volta o posto…


  27. Lédio… Geralmente só leio as postagens. Aliás, gosto muito delas. E hj não foi diferente, apesar de discordar em alguns momentos do texto. Porém, tenho de concordar que a Argentina tem mais futebol que o Brasil atualmente. Aliás, acho que em termos de seleções principais até Portugal, Holanda, Espanha, França, Itália estão melhores. Realmente a fase não é boa, apesar dos títulos e boas vitórias no passado recente. Faltam algumas coisas ao Brasil. Permita-me listar algumas, segundo minha visão.

    A CBF tem muito dinheiro e muitos clubes formadores estão na pior. Acho que a confederação deveria dar um suporte maior.

    Os clubes já não formam mais. Muito em função da Lei Pelé e da ação dos empresários.

    A Lei Pelé acabou com a “surpresa” de um jogador numa competição internacional, pois a molecada já joga na Europa desde cedo. Lembram do Romário em Seul-88? Quem o conhecia? Poucos, pouquíssimos mesmo.

    E os poucos da base que ficam por aqui são mascarados. Aliás, nunca vi tanto jogador mascarado nos clubes brasileiros! As categorias de base produzem em profusão esses pseudo-craques. Além disso a mídia dá muito crédito a jogadores que ainda não mostraram nada. O Pato é um exemplo claro. Nem na final do Mundial 2006 ele jogou bem pelo Internacional… Foi pro Milan e tem status de craque. Só que para chegar até este nível vai demorar um pouco. É bom jogador, mas por enquanto só isso…

    Falta ao Brasil um treinador tático. Um camarada que pense na tática e desenvolva-a com as peças que ele tem. Quero dar um exemplo: muitos falaram em tática retranqueira etc. Esquecem-se que na Euro 2008 (que grande evento!) a maioria dos grande times jogavam no 4-5-1! Só que a diferença entre os “4″ do Brasil e os “5″ dos europeus está na tática. Dois volantes que chegam (na Espanha, por exemplo, Senna e Fabregas ou Xavi) e dois meias “extremos”, atuando pelas pontas do campo (Em Portugal, por exemplo, C. Ronaldo e Simão). Faltou ao Brasil, no jogo contra a Argentina, tática. Ronaldinho podia jogar pela esquerda. Foi lá que ele foi eleito o melhor do mundo 2 vezes! A questão era criar jogadas por ali e pelo outro lado. Mas evidentemente o Dunga não sabe armar um time…

    Não sei se faltou, pois a distância nos deixa órfãos de informações, mas acredito que os jogadores da Seleção precisam saber o que o povo, a torcida está pensando. Lembro-me que nas Copas de 82 a 94 havia isso. Eles eram cobrados e sentiam-se envergonhados por perder tolamente. Depois do Tetra houve a “blindagem” dos jogadores e uma supervalorização da Seleção. Ela deixou de ser do povo e passou a ser um produto da CBF.

    Nossa arrogância é fato também. Assim como a deles (argentinos). Vejamos as eliminações do Flamengo e o vice do Fluminense. Perderam não pq os adversários foram superiores, mas pq “deram mole”… Pode até ser, mas menosprezaram quem estava do outro lado e colheram a derrota. Aconteceu assim com a Seleção várias vezes. Não hj. Hj aconteceu a pequenez, o contrário da arrogância. Sei lá o pq, mas aconteceu. Talvez pelo simples fato do Dunga saber que não conhece nada de tática, não saber motivar, não ser um treinador de fato…

    E para completar, os pontos onde discordo: Eles (argentinos) são nossos fregueses. Mesmo com times mais fracos eles perdem para nós. O futebol deles é tão desorganizado quanto o nosso, mas as divisões de base não. Essas são muito bem preservadas. E além disso eles não têm a Lei Pelé por lá…

    Craques por craques tá tudo igual, Lédio. Desculpe discordar, em termos, de você. Essa é a minha opinião.


  28. O DIA Q APARECER UM TECNICO Q JOGA PRA FRENTE E ACABAR COM ESSE ESTILO DE JOGO EM Q OS LATERAIS VIRARAM ATACANTES I ACABAREM TAMBEN COM MEIAS DE CAMPOS BRUCUTUS, E VOLTAR COM O CAMISA 10 AI SIM O FUTEBOL BRASILEIRO VOLTA AO Q ERA ANTES


  29. Lédio até quando a CBF vai convocar jogadores fora de forma para recuperá-los em competições importantes?


  30. Olá Ledio

    Desculpa mas vou ter que descordar contigo. Pelo amor de Deus, nao compare a seleçao Olimpica com a principal, sao dois mundos completamente diferentes. A derrota nao me surpreendeu em nada.Afinal estavamos jogando contra uma seleçao que domina o futebol nessa faixa etária atualmente. Seleçao Olimpica nao é seleçao principal, nem aqui e nem na China!!!
    O grande problema do Brasil está na seleçao principal, na formaçao tatica e algumas coisas que se vc olhar ao redor do mundo nunca verá nada parecido. Voce ja viu alguma grande seleçao de futebol ter um tecnico nao profissional? Que nunca tinha treinado ao menos um time de segunda antes? O Brasil ganhou a Copa America 2007 quase que por inercia,dada a qualidade de seus jogadores e nao pelo esquema tatico. E isso de jogar com um atacante, da onde o Dunga tirou isso? Fora a Copa de 2002 (por favor nao comparem porque o Luiz Felipe é um tecnico com disciplina tatica) que defendeu maravilhosamente bem, a verdade é que nossa historia mostra que nao sabemos jogar na defesa. Quem me explica isso do presidente da CBF convocar o Ronaldinho? O cara é bom e tudo, só que ele nao tinha condiçoes fisicas de jogar e por isso andou literalmente em campo. O Dunga é retranqueiro…tenta copiar o modelo do Felipao, só que nao tem competencia pra isso. Confundiu tudo, o Felipao buscou solidez na defesa mas nunca renunciou o futebol ofensivo. O Dunda entedeu a palavra “solidez” por “retranca”. Nem a seleçao de 1994 que foi a mais retranqueira da historia jogou com um atacante. E agora me digam, Ricardo Teixeira que ser tecnico também ao convocar RG na marra…ou isso foi uma “sugestao” da Nike?
    Sim Lédio, boa parte da culpa tem o senhor Dunga. E nao Lédio, o futebol argentino nao é melhor que o nosso só porque eles deram um chocolate na nossa seleçao olimpica.O historia futbolistica mostra o contrario, só nao ve quem nao quer.Ganhamos as duas ultimas ediçoes da Copa America, uma porque eles nos subestimaram e outra porque jogamos melhor mesmo e isso sem as nossas duas grandes estrelas naquele momento.Entao “forropilha” nao me venha com essa história. Nao é marra futbolistica nao. Voce sabe muito bem que seleçao principal e seleçao olimpica sao dois mundos diferentes. Na olimpica eles mandam já ha muito tempo na principal a dura e crua verdade é que eles nao ganham um titulo de expressao ha mais de 11 anos. Hoje com a nossa seleçao fragilizada por um esquema tatico “medroso” nos encontramos numa situaçao dificil, nao por falta de jogadores de qualidade, mas sim pelo treinador que nao consegue dar ritmo e velocidade a nossa equipe. Onde tá aquele futebol vertical, agressivo e as tipicas tabelinhas da seleçao brasilieira? Sumiu? Os jogadores “desaprenderam” a jogar futebol?Nao Lédio, é o esquema tatico que nao ajuda.E ainda assim essa “pseudo” maquina de jogar futebol argentina nao teve a capacidade de ganhar?Quando até o Paraguay é capaz disso? A isso voce chama falta de sorte? Eu chamo a isso incompetencia mesmo!
    Como disse antes, o que aconteceu na seleçao olimpica nao me surpreende e sim a falta de entrega. A favorita era sim a Argentina porque esta é campea mundial nessa categoria e além do mais…quantos amistosos, quantos treinos preparatorios houve na seleçao olimpica? Porque colocamos um treinador da seleçao principal pra dirigir a seleçao olimpica,cujo os resultados com a seleçao principal é de dar pena?
    Lédio, isso de que os Argentinos ganham mais titulos a nível de clubes é uma balela. Já que isso nunca nos impediu de vence-los a nível de seleçoes…sinceramente este argumento fica até fora de lugar, já que esse “pseudo” dominio vem caindo drasticamente nos ultimos 20 anos.Já que antes para um club do Brasil chegar a uma final de Copa America era um Deus nos acuda e ultimamente colocamos varios clubes na final.
    Lédio, futebol argentino melhor que o nosso? Fala sério…poderia dizer que neste exato momento está um pouquinho menos “pior” que o nosso. Nao concorda? Já falaremos disso depois do jogo com a Nigéria.


  31. FORA DUNGA !!!
    NO BRASIL É ASSIM, PRECISAMOS DE UMA TRAGÉDIA PARA TOMARMOS ALGUMA ATITUDE.
    SERÁ POSSÍVEL QUE O DUNGA IRÁ PERMANECER? ELE É MUITO RUIM. NUNCA FOI TÉCNICO E NUNCA SERÁ.
    LÉDIO, ESPERAMOS DE VOCÊ UMA CAMPANHA CONTRA ESSE INCOMPETENTE TRAVESTIDO DE TÉCNICO !!!


  32. DESCORDO, QUE ESSES VOLANTES MERECEM PROMOÇÃO PARA O T IME PRINCIPAL, O RAMIRES E HERNANDES MERECEM MAS LUCAS E ANDERSON SÃOJOGADORES LIMITADOS, E O BRASIIL TEM QUE REVER SEUS CONCEITOS E CONVOCAR SOMENTE OS JOGADORES QUE ESTIVEREM EM MELHOR MOMENTO NOS SEUS CLUBES PRINCIPALMENTE OS QUE ATUAM NO PAÍS.
    A SELEÇÃO OLIMPICA DE DUNGA A BASE É COMPOSTA DE JOGADORES EX-GREMIO E EX-INTERNACIONAL QUE SÃO TIMES QUE MAIS PREOCUPAM EM MARCAR QUE JOGAR FUTEBOL , POR ISSO DESFIGUROU O ESTILO DO FUTEBOL BRASILEIRO QUE SÃO A CARA DOS TIMES DE TOQUE DE BOLA COMO; SÃO PAULO, CRUZEIRO.


  33. Parabéns pela crítica, Lédio!

    Como todo legítimo botafoguense, sou um torcedor consciente e concordo plenamente com suas palavras: O FUTEBOL ARGENTINO ESTÁ MELHOR QUE O DO BRASIL HÁ VÁRIOS ANOS!

    Mas não importa tanto no momento, pois meu Fogão está comendo a bola!

    Saudações alvinegras!


  34. Lédio tem complexo de vira-lata!

    Nelson nele!!


  35. Tricolor | Ter, 19/08/08 | 21:25 :

    Thiago Silva, no Flu, tem a difícil missão de cobrir Junior César e tem a sua frente uma série de volantes que não marcam nada.

    Mole é ser zagueiro do SPFC (era Muricy) em que todos os contra-ataques adversários são parados na base das faltinhas.

    Agora, ao medir a qualidade de um zagueiro pelos títulos que tem, é repetir o mesmo discurso do nosso técnico Dunga.

    Adendo: Thiago Silva não tem nem 24 anos.

    Adendo II: Breno não jogou ridiculamente apenas contra a Argentina. Na estréia, diante da Bélgica, deu pena.Depois, jogou contra o vento (incluindo aí Camarões, que sequer atacaram)

    Adendo III: Adoraria ver as atuações de Breno no meu Flu, um time que não marca e os zagueiros estão sempre expostos (diferente do SPFC de 2007).

    Adendo IV: Realmente, um cara que mete três gols numa final e quase faz outro é um desequilibrado (terminho da moda, em voga nos últimos meses). A partir do seu conceito de “AMARELÃO” dá para entender o porquê de parte da torcida do SPFC ter vaiado o Kaká durante quase um ano. Equilibrado deve ser o Rogério Ceni com os seus frangos decisivos (aí depende da memória seletiva do torcedor, provavelmente você vai citar a final contra o Liverpool em que o tal goleiro agarrou tudo. Eu prefiro lembrar a estréia desastrosa de Ceni na Seleção Brasileira, contra a Espanha, quando engoliu dois ou três frangos. Seria Ceni um desequilibrado?)

    Adendo V: Me fale um zagueiro brasileiro que tenha marcado tão bem Adriano este ano no mano a mano, sem ajudinha do meio-de-campo catimbeiro?

    Adendo VI: 3×1

    Adendo VII: Ainda bem que o Brasil não perdeu para Portugal.


  36. Caro Lédio
    Eu não fui tão “feroz” assim no meu comentário e
    não acho que a raça de jornalista seja o atraso do
    Brasil. Atrasar qualquer país é fácil. É só praticar a
    hipocrisia e a demagogia, dar tapinha nas costas
    de dirigente e chamar um cabeça-de-bagre de
    titular absoluto da Seleção, por exemplo, é meio
    caminho andado para se livrar do destino daquele
    colega nosso que citei em meu post anterior.
    E antes que eu me esqueça, parabéns pelo blog.


  37. Lédio concordo com você em gênero , número e grau ! Faz tempo que a Argentina está na frente de nós, só nós mesmos que não vemos isso.
    Em relação a você dizer : ” O confronto mais importante entre as duas seleções desde a Copa de 1990″ está mais do que certo. Estão falando muito de Copa América, mas calma ai, o que é uma Copa América comparada a uma Copa do Mundo ??
    Calma ai né genteee !

    Abraço Lédio !

    Ps: você só aceita estágiario que reside no RJ?


  38. É impressionante quando algo de errado acontece com o Futebol Brasileiro! Começam a surgir as teses, de que o Futebol do Brasil é decadente, tal seleção é melhor, os Argentinos são melhores, bla;;;;;;bla;;;;bla, viro o disco po, ñ acredito que te pagam pra falar algo que escuto desde 94! Vc me diz que esse jogo foi mais importante que as copas américa e confederações, ha ha ha, pelo amor de Deus!!!!! Ganhamos do time A deles, que alem desses da olimpiada, tinha Zanetti, Abondanzieri, Tevez, Ayala, com o Brasil jogando com um time Z ha haha! Nosso Futebol é muito melhor que o deles, sempre foi, quem tem que entrar pro jogo da vida são eles! Eles sempre estão com os melhores, nos sempre fazemos um catado e vamo embora, e ainda ganhamos! O que foi aquilo na copa das Confederações, pela primeira vez deu dó deles, a superioridade tecnica e fisica! Se eles tem mais Libertadores, e por que sempre priorizaram, a partir do momento que começamos a priorizar, por volta do Tele no São Paulo, vc pode olhar a média! o melhor jogador da história deles tinha que se dopar pra jogar, não é melhor nem que o gaucho, imagina o Pelé! Em 90 chutaram uma bola pro gol, em 82 nem relaram na bola, perderam as 3finais que disputaram com agente, o ultimo melhor jogador do mundo deles foi há mais de 20 anos, o unico culpado é o tecnico e a organização extra campo do futebol brasileiro, nem eles acreditaram que ganharam hoje! Dizem que o brasil tem medo da Argentina mas nunca dizem que eles tem pavor do Brasil!
    Um cara como vc que diz que o Futebol deles é melhor, nunca deve ter jogado um jogo na varzea, onde jogam aqueles que jogam com o coração, que é a unica coisa que falta para os profissionais brasileiros quanto para os cartolas! Eles jogam com mais amor, mas o nosso talento é infinito! Todo o mundo sabe que somos os Deuses do Futebol, só os Brasileiros não enxergam isso! Voltando e corrigindo: desde 90 dizem que estamos decadentes, desde lá pra cá despontaram só Romario, Ronaldo, Alex, Gaucho, Roberto Carlos, Rivaldo, Kaka! Queriam os outros essa decadencia! Então, para de falar m…. p……..


  39. A pergunta que não quer se caalr. Porque você não falou isso antes do jogo então?
    É óbvio que a Argentina é melhor, mas tomar de 3 a 0 assim não é normal não. Da próxima vez vcê fala antes que a Argentina é bem melhor, bla bla bla


  40. Desculpe a falta de acentos, Ledio.
    E as duas bolas na trave do Brasil? POderiam ter entrado…
    Mais 4 anos agora… :(


  41. Caro Lédio,

    Primeiramente deixo um elogio, pois admiro o seu trabalho e as suas análises sempre coerentes como comentarista. Mas dessa vez, vou discordar de você. Eu não acho q a seleção argentina seja melhor q a brasileira há uns quatro anos. Não mesmo. A seleção brasileira q jogou a Copa de 2006 era muito mais talentosa q a Argentina, perdeu pra ela mesma aquela Copa. Em 2005, o chocolate da Copa das Confederações, etc… Continuo achando a seleção brasileira principal COMPLETA melhor do q a Argentina

    Agora, de fato a seleção olímpica da Argentina é MUITO MELHOR do q essa seleção olímpica do Brasil… isso é fato. Uma seleção muito mais talentosa q a nossa… sobretudo do meio para frente. Por isso perdermos, pq a seleção olímpica deles é superior… a olímpica. E o nosso treinador é fraco… e provou isso mais uma vez… eu faço três perguntinhas:

    1 - COMO PODE O THIAGO SILVA SER RESERVA DE BRENO???
    2 - PQ É PROIBIDO DIEGO E THIAGO NEVES JOGAREM JUNTOS???
    3 - O Q FAZIA RAFAEL SÓBIS ISOLADO NO MEIO DA DEFESA ARGENTINA???

    Espero q o Dunga deixe sua tão conhecida marra de lado e explique isso para os brasileiros… aliás, o q faz Dunga ainda no comando da seleção? Eu gostaria de saber…

    Mais umas duas observações, só para não passar em branco:

    1 - SE ALEXANDRE PATO JOGASSE 50% DO Q ACHAM Q ELE JOGA, O ATAQUE BRASILEIRO ESTARIA MUITO BEM SERVIDO
    2 - RONALDINHO GAÚCHO TEM UM TALENTO INDISCUTÍVEL … MAS QUANDO ELE CORRE, A GENTE SÓ VÊ BUNDA… PERDER MAIS UNS QUILINHOS NÃO FARIA MAL NENHUM AO CRAQUE

    Abraço, Lédio!


  42. - Atualmente podemos dizer realmente, como comenta Lédio Carmona, que a Argentina joga melhor do que o Brasil, pois parece possuir uma geração melhor de jogadores ( vide os últimos mundiais sub-20) e técnicos de futebol que entendem mais de tática para formar seleções. Não consigo entender como Grondona ou os dirigentes argentinos nunca colocaram Bianchi como o técnico da seleção argentina.

    - Historicamente, até mesmo pelo tamanho do Brasil, e como somos quase somente o “país do futebol” o Brasil é muito mais bem sucedido em competições internacionais do que a Argentina. Porém não esqueçam que foram os argentinos que praticamente ensinaram os brasileiros a jogar futebol até a década de 40 ( a Argentina foi finalista de Copa do Mundo primeiro do que o Brasil - chegou na final da Copa de 1930 contra o Uruguai). Somente depois que o Brasil teve na mesma geração os dois geniais Pelé e Mané Garrincha foi que o Brasil ultrapassou a Argentina e quase todos os países do mundo como o “país do futebol”.

    - Como somos desorganizados e temos um alto nível de corrupção na organização social e dos esportes, o Brasil não é uma potência esportiva olímpica. Temos na verdade é grande material humano…em QUASE TODOS os esportes….o que falta é política esportiva de massa, ao estilo norte-americano ou atualmente chinês…..portanto o Brasil não é melhor do que a Argentina apenas no vôlei como colocou Zuza….basta verificar os resultados dos últimos quatro ou cinco jogos pan-americanos, com exceção de Mar del Plata em 1995 ( a Argentina sediava) o Brasil sempre ficou na frente dos “hermanos” no quadro de medalhas, inclusive nos jogos olímpicos.
    Continuamos a ser um “gigante adormecido” - ” deitado eternamente em berço esplêndido” - como já diz o hino nacional.


  43. Não acredito que a Seleção argentina seja melhor que a brasileira. Descordo desta opinião. Não vejo o Aguero sendo melhor que o Pato, não vi o Messi fazer jogadas maestrais quando exigido (apenas quando a defesa brasileira quis olhar, mas assim até eu) e o Riquelme foi anulado pelo Lucas durante todo o jogo e meio campo da Argentina não faz nada de inovador. Na Seleção principal, acredito (ainda) que o futebol brasileiro é superior. Comparando jogadores, nome a nome, ganhamos em pelo menos 7 posições (Messi, Tevez, Mascherano e qualquer lateral direito argentino). Acho que já esquecemos que temos no nosso time principal o próprio Ronaldinho, o Kaká, o Robinho e (se o Dunga não quiser inovar) o Adriano. Culpo, com muita convicção, o pseudotecnico Dunga. Vi todo o jogo e a maior diferença entre as duas equipes era o posicionamento dos dois médios de frente. O Anderson foi sacrificado, colocado (debilmente) para marcar homem-a-homem o Messi (isso até fez bem, mas por que não o colocar de cabeça-de-area e botar outro jogador da frente?). O Diego ainda procura seu futebol na Seleção. Salvo o passe que deu para o Sobis contra Camarões, foi apenas um bom aparador de grama, deitando sobre ela a toda hora. Sobre o Ronaldinho Gaucho, não acredito que se podia esperar mais dele do que foi demonstrado no jogo. No primeiro tempo, mesmo no seu cantinho (tão questionado), fez boas jogadas, deu bons dribles, porem, solitário como o Sobis, nada mais pode fazer.

    Devido a todos estes problemas (e não são só estes), dou ao Dunga o trofeu besta futibolística. Ele tinha um excelente time na mão, com tempo para trabalhar e CONSEGUIU dar um padrão para a Seleção, 7 marcam, um cai e 2 se isolam.

    ALGUÉM PODE ENSINAR OS NOSSOS LATERAIS DIREITOS A CRUZAR? ACREDITO QUE O JORGINHO JÁ DEVE TER DESAPRENDIDO COM MAICON E RAFINHA.


  44. So para reafirmar meu comentário, Lédio:
    Citei números dos últimos vinte anos porque acho eles representativos da superioridade brasileira. Na minha opinião o futebol brasileiro continua superior ao argentino, basta que chamemos os melhores jogadores de que dispomos, o que não aconeceu nesta olimpíada. Na última década Brasil, França, Alemanha e Itália estiveram em um patamar superior, e o Brasil esteve superior a todos; vide suas três finais consecutivas em copas do mundo. A seleção argentina nesta competição foi (sem sombra de dúvida) superior ao selecionado brasileiro. Não acho os argentinos superiores a quatro anos. Acho que eles foram ‘apenas’ melhores nesta olimpíada.
    Porém, se utilizarmos nossos melhores jogadores e eles usarem os melhores deles acredito que seremos superiores, e isso os números recentes comprovam.

    Detalhe: Tudo isso sem um técnico competente e, até o momento, sem um substituto de categoria para a posição do Fenômeno. Que falta ele e Romário fazem…


  45. Nenhuma seleção com o Ronaldinho Gaúcho vai ganhar alguma coisa …


  46. o elenco da argentina nao eh melhor que o do brasil nao !
    nem perto disso!!!

    c formos comparar a seleção sub 23, sem contar os cracks mais velhos
    humilhamos

    tirando o messi que é um FENOMENO E JOGA MUITO!

    nosso goleiro é melhor, breno joga muitoo e thiago silva é bom zagueiro! marcelo deu show nas olimpiadas e foi o melhor lateral esquerdo, rafinha estava timido mais é, de longe, melhor que os laterais deles!
    volantes eu me recuso a falar
    ernanes, lucas e anderson jogam muito e sao melhores que os volantes deles!
    diego eh um baita jogados, pato e um otimo atacante e muito novo ainda! sem contar!
    messi( GENIO), aguero ( promessa) e di maria ( bom jogador)
    falar q a argentina eh melhor tecnicamente e tapár o som com peneira
    o brasil tem elenco, mais nao tem time!
    nao treinamos, fizemos 5 amistosos com essa seleção e contra times fracos!

    a CBF jogou no lixo as olimpiadas, amistosos que podia ter aproveitado, usou a principal ( que é pior que a olipica)
    e o dunga , por mais q tenha tentado montar um time ofensivo, nao é treinador de selção!!!
    nao temus uma jogada ensaiada, nao sabe mudar o jogo numa substiução e nao sabe fazer uma leitura de jogo!

    MUITO FRACO!!

    MAIS EH TREMENDA SACANEGM FALAR QUE O BRASIL TEM O TIME PIOR QUE A ARGENTINa
    e nao eh pátriotismo nao, é realidade
    fora os olipicos temos robinho, ruan, ronaldinho ( genio) e kaka ( genio)
    eles tem
    teves ( muito bom ) maskerano ( bom) e riquelme ( fora do comum)


  47. O Brasil jogou muito mal.Isso ninguém discute.Mas humilhação?
    hahahahahaha…até parece,esses argentinos são muito marrentos e convencidos.Ganharam com a seleção olímpica,quero ver ganharem do Brasil numa disputa valendo Copa do Mundo,Copa América,COpa das Conferderações,mas a quanto tempo isso não ocorre?

    Ah ,não me recordo….hahaha..pobres argentinos,ou melhor…pobres fregueses argentinos!


  48. Ah!
    E para não digam que deixei de comentar sobre o Dunga, vou comentar…Mas bem pouquinho:

    :o)

    “E o Dunga, na 24ª edição do futebol nos jogos olímpicos, conseguiu a proeza de acabar com a supremacia brasileira na conquista de medalhas de ouro nas Olimpíadas
    :o(
    Fora Dunga!!!!!!!!!!!!!!!


  49. Brincadeira vc falar q a seleção da argentina eh superior a do Brasil a 3 ou 4 anos.
    me fala o q eles ganharam nesses 3 ou 4 anos?
    já ganhamos copa das confederações e copa america em cima deles!onde vc tava nessa época?
    sem contar q o numero de vitorias nos confrontos diretos.
    Vc foi bastante infeliz no seu comentario.
    ve se da proxima vez analisa bem o q vai falar “hermano”.


  50. “Tanto Brasil quanto Argentina venceram, mas não convenceram. No papel, aliás, é o que temos de melhor nos últimos tempos - há quem diga que a seleção olímpica é melhor que a principal. Os eternos rivais, no entanto, possuem jogadores decisivos. Sinto a falta de alguém com as mesmas características de Messi e Riquelme. Nada que impeça mais um triunfo verde-e-amarelo. Até porque estamos invictos há três anos - a última derrota ocorreu nas Eliminatórias-2006, no Monumental de Nuñez. Amanhã, às 10h (horário de Brasília), será de roer as unhas.”

    Lédio, antes do jogo vc disse isso.

    Depois…

    “Já nós, brasileiros, vamos ficar discutindo porque perdemos para a Argentina. E não enxergaremos o óbvio. Hoje somos piores. Temos uma boa seleção, mas que é inferior a deles. E, sinceramente, Dunga não é o maior culpado desta vez. Convocou um bom grupo e, reconheço, cometeu erros, como não escalar os dois Thiagos, além de não ter conseguido dar padrão tático adequado ao time. Mas perdemos porque, infelizmente, em condições normais, estamos muito mais perto disso atualmente, nos confrontos contra os argentinos. Nos falta a humildade para reconhecer isso. E a simplicidade de entender que o futebol é cíclico e não tem dono. Quem joga melhor, ganha. E hoje, a Argentina foi (e é) melhor.”

    Pelo amor de Deus.

    Santa incoerência…

    Depois do jogo até eu,

    Concordo com vários colegas, vamos para de ridicularizar nosso futebol. Perdemos um jogo e ponto.

    Senhor Lédio, pára com isso. Péssimas linhas, infelizes…


  51. É engraçado.
    O Brasil, sendo treinado pelo seu pior técnico em muitos e muitos anos, aplicou vitórias incontestáveis sobre a Argentina, em que a superioridade técnica brasileira sobrepujou a (falta de) armação tática do Dunga.
    Quando dessas vitórias, ninguém proferiu comentários apocalípticos quanto os que se vêem por aí depois da derrota de hoje.

    Argentina foi melhor hoje? Será que não foi o Brasil que jogou pior? Será que não foi o Brasil que se apequenou, encolhendo-se na defesa, chamando os argentinos para o ataque? Será que não foi o Brasil que, em dois erros crassos de posicionamento da defesa, tomou dois gols bobos e casuais? E que, depois disso, foi no desespero para o ataque, perdendo a cabeça e se expondo ainda mais, ocasionando o terceiro gol da Argentina e as expulsões de Lucas e Thiago Neves?
    O grande Messi mal apareceu. Riquelme fez o de pênalti e foi só. Aguero fez os gols em puro oportunismo.
    A Argentina nem de longe tem zagueiros tão qualificados quanto os nossos (e olha que o que considero o melhor deles, Thiago Silva, nem jogou - olha o erro do Dunga…). Nenhum dos alas hermanos são tão habilidosos quanto Marcelo, que joga demais. Eles nem passam perto de ter, no meio-de-campo, três jogadores tão qualificados quanto Lucas, Anderson, e principalmente Hernanes, que tem potencial pra ser um grande craque.
    Riquelme, apesar de grande jogador, é obviamente superestimado pela mídia, Kaká dá de dez nele. E Ronaldinho… bom, ainda tenho fé no Ronaldinho. Jogou tão pouco quanto o Messi hoje, mas pelo menos me parece que mostrou muito mais serviço nas Olimpíadas - contra o time de cegos da Nova Zelândia, é verdade, mas mostrou. E, no outro confronto direto entre os dois (no jogo comemorativo Amigos de Messi versus Amigos de Ronaldinho), o brasileiro, mesmo fora de forma, aplicou um show, e jogou muito, mas muito mais que o Messi.
    E Aguero é fichinha perto de Pato (outro que deveria ter jogado).

    Peça por peça, os jogadores brasileiros são claramente superiores. Tanto que, até no confronto de clubes, podemos ganhar sem nenhuma organização tática (vide o confronto, na Libertadores, entre Boca e Fluminense - totalmente (des)organizado pelo técnico Renato Gaúcho). O grande problema do futebol brasileiro é, obviamente, estrutural, porque só uma péssima organização colocaria um novato pra treinar a seleção brasileira.
    Só o fato de termos conseguido vitórias tão incontestáveis contra os argentinos com um técnico desses já é um forte indicativo de que somos bem melhores que eles. E a prova cabal veio hoje: a Argentina só ganha do Brasil quando a seleção se apequena e deixa a Argentina jogar. Se impusermos o nosso jogo, mesmo com escalações questionáveis e ausência de padrão tático (Copa América), ganhamos fácil fácil deles…

    É mesmo muita síndrome de vira-lata dizer que o “futebol argentino já é melhor que o brasileiro há um bom tempo…”


  52. Ão, ão, ão, Ronaldinho Amarelão!!!


  53. Na verdade, a derrota de hoje foi só mais um pequeno passo na triste decadencia do nosso futebol. A CBF e a Lei Pelé estão fazendo o que podem pra acabar com o futebol brasileiro… A camisa amarela, com a repugnante marca do pusilanime fornecedor de material esportivo, envergada sem muita convicção por atletas com muito dinheiro e pouca vergonha na cara cada dia representa menos o nosso outrora glorioso escrete canarinho. Muito triste, ver a seleção jogar hoje em dia. Obrigado, Ricardo Teixeira!


  54. Vou deixar de lado a análise em relação ao técnico ou estagiário, (como preferirem) Dunga.

    Comecei a ver o jogo no fim do primeiro tempo. Mas lembro que o comentarista falou que o jogo estava “morno”.
    Ouvindo este comentário, entendi (e posso ter entendido errado), que nenhuma das duas equipes era, até o momento, SUPERIOR a outra.
    Posso ter entendido errado, ou o comentarista pode ter se espressado mal. Quem viu o jogo desde o início pode opinar melhor que eu.
    Começando o segundo tempo, vi os dois gols da Argentina e, consequentemente, o domínio da partida.
    Gostaria, sinceramente, de saber se esta superioridade que vi na segunda etapa foi fruto dos dois gols logo no início do segundo tempo, ou se ela já havia no primeiro tempo.

    O Brasil venceu a Argentina nas últimas três finais disputadas entre os países: Copa América de 2004, Copa das Confederações de 2005 e Copa América de 2007.

    Em 2007, jogando contra a seleção argentina, mais experiente que a nossa e mais completa, vencemos o jogo por 3 x 0 e não lembro de ter lido nenhuma manchete dizendo O BRASIL HUMILHA A ARGENTINA.

    Jogo entre estas duas seleções, são como clássicos locais, nunca se sabe o que vai acontecer.
    Pelo equilíbrio real entre as duas, não consigo ver humilhação seja na derrota de uma, seja na derrota da outra.
    O nível dos jogadores da seleção argentina é muito bom, ou alguém é capaz de dizer o contrário?
    O nível dos nossos jogadores também é bom, e isso é incontestável.

    O Brasil ganhar de 3 x 0 na final da Copa América foi um resultado previsível, levando em conta o nível dos jogadores das duas equipes? Com certeza não foi, já que o nível técnico era muito equilibrado.

    A Argentina ganhar hoje do Brasil de 3 X 0 previsível também levando em conta o nível dos jogadores das duas equipes? Também acho que não, pois sigo achando que o nível técnico das duas é muito equilibrado.

    Na minha humilde opinião, a diferença talvez esteja na atitude dos jogadores em campo, no dia, no ar, sei lá…Mas com certeza não é na qualidade dos jogadores.

    Portanto, fico triste quando leio estas manifestações como se tivéssemos jogado contra a seleção do Paquistão.
    E odeio, sinceramente odeio cada vez mais essa mania de brasileiro de sempre menosprezar o que é seu.


  55. Nao importa se eles sao melhores se nao ganharam os titulos
    eh triste ver um Brasileiro afirmando uma coisa desse jeito..
    vamos la cade o patriotismo?
    AGORA SO FALTA FALA Q MARADONA EH MELHOR Q O PELE…
    pelo amor de Deus
    Vamos procurar olhar para o nosso futebol ..corrigir os problemas internos,,


  56. Tem muita gente querendo se enganar aqui, não vou dizer que o futebol argentino é superior ao brasileiro, mas no que tange esta seleção, quem acompanha o futebol no exterior sabe que no papel e no campo a seleção argentina é bem melhor. E sobre o Robinho ele não é craque, caso fosse não seria reserva no Real Madrid. O pato foi uma decepção mas ainda deve evoluir, o Gaucho não ta jogando nada. O futuro não parece brilhante para o Brasil.


  57. Obrigado Odair por seu piedade… jajaja


  58. venho em nome dos torcedors - de verdade - da seleção argentina.
    torço para a alviceleste desde 2003, ainda por amistosos; na verdade comecei com um “anti futebol brasileiro”, após o fiasco de 1998, na França. trauma de infância - insuperável, e nem querosupera-lo também.

    Há anos digo isso - de que a Argentina joga MUITO MELHOR há um bom tempo, mas mal contra o Brasil, contudo ninguém acredita.
    Hoje, os deuses do Olimpo, e do futebol, estiveram conosco.

    Só fiquei com pena - e fiquei mesmo - do Ronaldinho, que não merecia escracho tão feio.. mas, tá beleza, acho que ele supera.
    E o Dunga hoje também foi sacanagem…… não colocar o Thiago Silva é passar atestado de burrice. era o ÚNICO cara que eu temia na seleção. O ÚNICO!

    Aguante Argentina!!
    A la de Oro, su hinchada sigue firme contigo!!

    Vamos vamos Argentina!
    Vamos vamos a ganar!
    Que esta banda,
    Que esta banda quilombera
    No te deja, no te deja
    de alentar!!!!


  59. Após a derrota da Selção Olímpica do Brasil, fiquei a pensar por alguns segundos e voltei no tempo, há aproximadamente 26 anos. Esta derrota (a de hoje, para a Argentina) é como aquelas que soam como uma espécie de anti-ato em relação à de 82. Explico: na Copa da Espanha o selecionado nacional perdeu por uma “contingência do destino”, perdeu por que “era o dia”, mas, não hesitou em tentar ganhar! Aquela seleção exalava o odor da vitória, a ousadia, o jogo bem jogado. Perdeu, mas não se furtou de vencer. Foi uma derrota com D maiúsculo.
    A derrota de hoje, nos jogos de Pequim - apesar de não se poder comparar o futebol de uma Copa do Mundo com o de uma Olimpíada - sintetizam a mediocridade do treinador-mor Dunga e do futebol brasileiro, hoje satisfeito com toquinhos laterais, com a falta de domínio dos fundamentos básicos como o passe, com a ausência do drible… com migalhas técnicas (as improdutivas firulas de Ronaldinhos, Robinhos e etc).
    Esta derrota teve o d de “dedo do técnico”, de preocupação demasiada com o desarme do adversário, de deixar de lado o ataque, teve o d minúsculo (como o futebol da Seleção Olímpica), teve o d… de Dunga (ou por que não dunga!?).
    Foi a anti-derrota de 82!


  60. PROJETO LONDRES 2012

    Se futebol continuar nas olímpiadas (há forte rumores que sai das olímpiadas devido as brigas de COI e FIFA, até gostaria de informações sobre este assunto Lédio) lanço aqui desde já um projeto que Brasil deveria seguir.Começar com uma seleção agora, com treinador para todos categorias sub17 , sub 20 e sub 23 como Argentina faz,para não passar vexames, para chegar em 2012 bem entrosado e conseguir finalmente ganhar o ouro olímpico. Vou listar alguns jogadores que hoje teriam idade para jogar em Londres 2012 , e pode ser treinados no sul-americano e mundial sub -20 do ano que vem. Lembrando se alguém indicar alguns jogadores também tem ser nascidos no mínimo em 1989, para terem 23 anos em 2012.

    Goleiros:
    Renan(Botafogo)
    Agenor(Internacional)
    Marcelo (Flamengo)

    Laterais:
    Fabio(Fluminense)

    Zagueiros:
    Breno(Bayer Munique)
    Sidnei(Benfica(ex-internacional))
    Wágner(Grêmio)
    João Paulo(Vasco)
    Eduardo(Btafogo)
    Volantes:
    Rafael Carioca(Grêmio)
    Airton(Flamengo)

    Meias:
    Lulinha(Corinthians)
    Talles Cunha(Internacional)
    Douglas Costa(Grêmio)
    Sérgio Mota(São Paulo)

    Atacantes:
    Renan Oliveira(Atlético-mg)
    Dentinho(Corinthians)
    Alexandre Pato(Milan)
    Walter(Internacional)
    Tartá(Fluminense)
    Jonathas(Cruzeiro)
    Alex Teixeira(Vasco)
    Alan(Fluminense)
    Tiago Luis(Santos)
    Alan Kardec(Vasco)
    Se alguém lembrar mais algum jogador acrescentar nalista é uma boa base até!


  61. ALGUÉM JÁ FALOU ISSO ACHO QUE TEM UNS 40 ANOS. VOU REPETIR. ENQUANTO O BRASIL NÃO FORMAR SUA SELEÇÃO COM HOMENS DOS CLUBES DAQUI DO PAÍS E ACABAR COM ESSA DE TRAZER DE ÚLTIMA HORA OS DE FORA QUE AMAM SEUS CLUBES LÁ FORA, O BRASIL VAI CONTINUAR MANCANDO. ___OS CARAS NÃO JOGAM COM VONTADE__ÃS PREOCUPAÇÕES COM O VISUAL É BEM MAIOR QUE COM A VITÓRIA___MAS EU QUERO DIZER ALGO SÉRIO: ALGUÉM TEM QUE GANHAR O OURO NÉ? A PRATA E O BRONZE. SÓ 3 GANHAM NÉ? MAS TODOS QUEREM GANHAR NÉ? ENTÃO; POR QUE TEM QUE SER O BRASIL? ORA, QUALQUER UM QUE JOGAR PRA GANHAR MERECE GANHAR. E O RESTO PERDE. O BRASIL NÃO FOI A PEQUIM PRA GANHAR E SIM PRA DAR AUTÓGRAFO E MOSTRAR O VISUL. PRONTO. DEU SEU RECADO E VOLTA. ORAS!!!!!!


  62. Concordo com tudo, exceto que é o confronto mais importante desde 90. Foi um jogo entre seleções sub23. O problema é que no Brasil deram uma importância exagerada para o futebol nas olimpíadas e aí a derrota fica maior. Abs.


  63. Ops!
    Assassinei ao português mais uma vez.
    com licença Olvao:
    Leia-se: Se tivessemos ganho”.
    Me desculpem, mas o tamanho das letras é muito “miúdo”. KKKKK


  64. Caros irmaos, o Brasil e um Grande, mais grande do que Argentina, o Penta nao se discute. E tambem e certo que en calidade, nehum time fica mais perto de Brasil que Argentina, e eu estou falando “da historia do futebol”.
    Eu concordo con Léido Carmona, hoje, e faz 2 ou 3 anos, Argentina vai dando melhores jogadores; son “ciclos”, e isto nao deve se tomar como um jeito “patriótico”, so e futebol.
    O que voces nao acreditan e que aquí, na Argentina, na AFA, os corruptos son tantos o moito mais que na CBF. O DT da major “Basile” e um vago inútil muito muito pior do que Dunga, e con seguranza nao vamos ganhar o mundial con ele, por mais do que hoje, tenhamos as melhores individualidades.
    Basile e um empregado do Grondona como Dunga do Texeira, nois sofremos o mesmo do que voces com o ruinosos corruptos que dirigem CBF, e máis OS NUESTROS SON PIORES.
    Bilardo, o DT que nos deu um campeonato e um vice, faz 8 anos ven rogando a Grondona dirigir o time da Argentina, mais como ele no vai ser um títere do Grondona, nao pode ter chance nehuma. O último mundial fuimos dirigidos por un animal que jamais se quer jogo futebol!!! “Pekerman”, e agora temos que soportar o fracasado do Basile.
    Nos também jogamos so con 10, Riquelme e um perro, um can, uma tartaruga, que so pode jogar em Boca pois nehum equipe europeo o quiso, e estava a remate en so 16 milhoes, nehum argentino quere o Riquelme na selección, so tein que ver o comentarios do letores en os diarios pela web.
    Abondanzieri nao tein manos!!! E sege ficando.
    Mais nao tudo e preto irmaos. Os melhores jogadores do futebol do mundo, segirán nacendo en Brasil e Argentina, e esta realidade e cada vez mais notoria. So falta saber se os brasileiros e os argentinos vai mos poder livrarnos dos corruptos que manejan noso futebol.
    Sorry por meu portuñol, um abrazo sincero desde Argentina.


  65. Amigo Odair Porcolino, tens toda razão, com a Argentina o buraco fica
    mais embaixo, mais ao Sul.

    Um abração.

    STSF Olavo GM - 201


  66. Eu não concordo com 2 coisas:

    1 - “O confronto mais importante entre as duas seleções desde a Copa de 1990″
    Como uma competição disputada por maioria dos jogadores sub-23 e onde o nível é super baixo ( atualmente só o Messi se encontra entre os melhores e o restante não deve nem entrar entre os 50 melhores do mundo) pode ser considerada importante?

    Como uma competição onde países vencedores como Camarões e Nigéria, que nunca sequer chegaram a uma semifinal de Copa do Mundo, pode ser chamada de importante?

    Eu te pergunto. voce prefere ganhar 5 Olimpíadas ou 1 Copa do Mundo?

    E

    2 - “O Brasil nos ultimos tempos é pior que a Argentina.”

    Eu não consigo entender daonde voce tirou isso.
    A Argentina foi campeã em 1986 e vice em 1990 da Copa do Mundo. De 1990 pra cá o Brasil ganhou 2 Copas do Mundo ( mesmo número de conquistas de toda a história da seleção argentina) e foi 1 vice.
    Enquanto isso, nesses 16 anos a melhor colocação da Argentina foi ter chegado as quartas de finais.
    E nas Copas do Mundo de 1994 e 2002, onde o Brasil foi campeão, os nossos rivais foram eliminados nas Oitavas e na Primeira fase (!!!!!!!!!!!) respectivamente.

    Resumindo, em 9 anos (1994 - 2002) e 3 Copas do Mundo, o Brasil teve um desempenho igual ao da Argentina em 72 anos (1934 - 2006) e 13 Copas do Mundo, sendo que nesses 72 anos os hermanos não participaram de 4 Copas do Mundo, fato que nunca aconteceu com o país pentacampeão.

    Brasil>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>.Argentina

    Eu disse há pelo menos quatro anos. Não nos ultimos anos. Não sei da onde vc tirou 1986….


  67. SETECENTOS COMENTÀRIOS !

    Até agora 700 comentários, tenho pena ( será ? ) do Dunga, Ricardo Teixeira e cia.

    Agora é pensar no brão.

    STSF Olavo GM - 201


  68. Boa noite amigos do JA.
    .
    Estamos beirando os 700 comentários. Pobre Ledio e Moderador. Muita gente vem desconstar suas frustrações aqui no blog, como que querendo dizer que o Lédio fosse o culpado pelo fracasso da “Seledunga Mirim”.

    Somente hoje parei pra assistir um jogo dessa seleção e posso afirmar que a Argentina não é Vietnan ou China.
    O buraco é um pouco mais abaixo.
    Não fiz questão de apoiar essa seleção porque sabia que mais cedo ou mais tarde daria no que deu.

    Perdemos porque não temos um tecnico de verdade.
    Como podem algumas pessoas aqui do blog chmar ao Dunga de “ESTAGIÁRIO”.
    Ledio Carmona está admitindo um pra trabalhar em sua equipe e está exigindo que o candidato esteja estudando Comunicações.
    .
    Dunga foi colocado nesse cargo sem nunca ter “estudado”, sem nunca ter prestado prova de capacitação, ou seja, ele nunca treinou nem equipe de butebol de botão.
    Então, logo eu entendo que não podemos chama-lo de “ESTAGIÁRIO”.
    .
    Se nós tivessemos ganhado ao jogo de hoje, nós estaríamos nos enganando, achando que os nossos ‘”meninos” eram os “bam-bam-bam” e estaríamos dizendo que os argentinos não tinham jogado muito bem, etc.
    De fato o único jogo em que eles jogaram bem, foi hoje. E nós em nenhum.

    Alguns de nossos jovens jogadores, nas mãos de um bom tecnico, podem crescer e até serem grandes jogadores, mas estão muito longe de serem craques.
    Temos o péssimo hábito de supervalorizar nossos jogadores. E aí quando demos por sí, estamos de ressaca.

    Quero deixar um aviso de que se insistirmos com essa “caricatura de tecnico” chamado Dunga, infelizmente pela primeira na história, não vamos participar de uma Copa do Mundo.
    .
    Um abraço verde-esperança à todos.


  69. Tu so pode ta brincando , falando que o Dunga nao tem culpa …
    Eh brincadeira ele bota soh um atacante num jogo desses , a selecao joga exatamente como ele jogava recuada …hoje parecia que a gente tava jogando pelo empate…
    Ele pode ter convocado bem agora escalar um time desses eh muita sacanagem com o torcedor brasileiro..
    Ateh aceito q o time da Argentina pode ser melhor mas perder sem atacar ai ja eh demais
    ELE EH MUITO RUIM
    PELO AMOR DOS BRASILEIROS MANDEM O DUNGA PRA CASA DA BRANCA DE NEVE


  70. ESSE TAL DE KLORO DIZENDO QUE OLEMPIADAS NÃO VALEM NADA, QUE ESSE TIME DA aRGENTINA É O TIME PRINCIPAL E O DO BRASIL O 3º ! DEIXA DE SER OTÁRIO, MARADONA JOGOU TANTO QUANTO O PELE E O MESSI JOGA MAIS QUE QUALQUER JOGADOR BRASILEIRO DA ACTUALIDADE… E VITORIA MAIS QUE MERECIDA DA ARGENTINA.

    ABRAÇOS


  71. Caramba…tá cheio de patriota por aqui, hein? que beleza. Se fôssemos assim na hora de votar, na hora de ir pra rua fazer panelaço como fazem os argentinos quando aumentam o preço do pãozinho…
    Na boa, o pequeno país argentina hoje é superior ao enorme Brasil no futebol, no tênis e no basquete, por exemplo. No Võlei, eles perdem feio.


  72. ##Putz!! fui falar dos outros e babei também no teclado.Truncou.Eu queria dize