Imagine se fosse no Brasil…
Seg, 18/08/08
por Lédio Carmona |
categoria Jogos de Pequim
O sumiço da vara de Fabiano Murer é uma vergonha para a organização dos Jogos de Pequim. Constrangedor e angustiante observarmos o sofrimento da brasileira, em busca do seu principal material de trabalho, em plena arena do Ninho do Pássaro. Evidentemente, Fabiana não venceria Yelena Isinbayeva, detentora de 24 recordes mundiais, mas carregava consigo esperanças de medalha de bronze.
Esperar mais quatro anos não é nada fácil. Enquanto isso, nenhum pronunciamento por parte da (des) organização dos Jogos. Ninguém sabe ninguém viu. Imagine se acontecesse no Brasil. Cia, KGB e Interpol já estariam por aqui, cheios de pose e marra, em busca da vara da atleta. Lamentável.
rss do blog
RodgerXP | Ter, 18/11/08 | 10:39
sams club credit card
small business bank loan
country bank for savings
http://mapplany.omgfreehost.com/walker2d3.html chartway federal credit union
http://mapplanz.freehostingz.com/walker583.html calculate bank discount yield
http://mapplan.0catch.com/walker63d.html ice in saturns rings
XTRussel | Seg, 27/10/08 | 07:55
mall walkers
alice walker discussion questions
luke file walker anti virus
http://pleeease-kpl.tripod.com/walker6006.html violet walker
http://pleeease-kpl.tripod.com/walker6006.html james walker co
http://pleeease-kpl.tripod.com/walker9365.html colt pistol walker
CraigFI | Qua, 08/10/08 | 18:09
beachchair wedding cards
horseshoe diamond pendant
30 captor card sakura
http://cretrut.freehostia.com/card3354.html fucking valentine cards
http://venter.orgfree.com/card7375.html loadable visa card
http://venter.orgfree.com/card1364.html platinum travel service
Marcel Pereira | Qua, 20/08/08 | 14:43
Só tem um jeito: vai anotando no caderninho e quando acontecer algo ruim num evento no Brasil, agente relembra e senta a vara …
De resto, é puro complexo de vira-lata de um povo que não anda lá muito bem da cuca.
A propósito, tirando as reclamações do tecnico de beisebol de Cuba no Pan-2007 (que muito provavelmente estava com a razão - a Fabiana Murer do Pan), eu só vi brasileiros criticando e se esforçando em jogar holofotes nas falhas de organização do evento. Não me lembro de nem sequer um veículo importante da imprensa internacional.
De qualquer forma, vale anotar no caderninho: cachorro e coelho invadindo a pista em treino de F1, um louco derrubando o líder da Maratona em Atenas, o gramado dos estádios na Argentina, uma pista ensaboada em corrida de F1, e a vara da Fabiana (ops.!).
SILVIO | Ter, 19/08/08 | 21:57
Lédio
Não caia nesse papo não. Você é um jornalist inteligente e querer justificar o injustificável fica esquiisito. Sejamos realistas, A Fabiana parece que simplesmente AMARELOU. Se você uma atleta olímpica de verdade, teria passado por cima desse episódio, dado e volta por cima e quem sabe poderia ter trazido pelo menos uma medalha de bronze, já que a de ouro era impossível. Não aceito este argumento porque ela é treinada pelo mesmo técnico da Elena Isinbayeva e portanto, tem talvez melhor treinamento do que as outras competidoras. Mas o que aconteceu? Simplesmente a moça teve um piti, se desestabilizou completamente, não teve fibra, não mostrou talento e acabou AMARELANDO na decisão. Seria muito mais decente e honesto se ela admitisse que não estava bem, que chegou a tremer, que não acredito em si própria, coisas desse tipo. Agora, ficar arranjando desculpas esfarrapadas fica muito feio. Quer dizer que se ela tivesse a sua varinha mágica qu sumiu ela teria ganho a medalha de prata. Duvido muito.O duro é ver a crônica brasileira ficar inventando histórias prá justificar o episódio.
claudia DF | Ter, 19/08/08 | 19:56
Um povo que troca uma menininha feia por outra que sabe cantar,e faz de crianças obrigações prá ganhar não é de confiança mesmo.
Eles com certeza não pensam em alguém como algo especial,tem tanta gente lá…Que importa se uma atleta se esforça anos prá representar seu país?Parabéns Fabiana,volta pro seu país,pior seria ter que ficar num lugar assim.
leandro bezerra | Ter, 19/08/08 | 17:38
bem lembrado do atleta da que abandonou a medalha…, aquilo sim é que foi um protesto de campeão, ele não ficou choramingando do juiz…, ele continuou lutando e no final demostrou toda a sua indignação contra a organização dos jogos, em especial aos juizes
dani | Ter, 19/08/08 | 17:19
Todas as atletas da prova do salto com vara colocaram suas 9 varas no tubo q a organização da Olimpíada disponibilizou, no início das provas, naquele carrinho. Fabiana tinha 10 varas, não coube tudo no tubo oficial. Na eliminatória, permitiram q ela deixasse essa uma q sobrou no seu próprio tubo, q tinha logo do patrocinador dela, mas cobriram a propaganda. Terminou a prova, recolheram as varas das atletas q não se classificaram, levaram embora pro depósito e no carrinho oficial só ficou as das atletas q passaram pra final. Oras, naqueles tubos só tinham as 9 varas de cada uma. Aquela uma dela, q sobrou no tubo q tb era dela, deve ter sido levada embora pro depósito nessa hora, junto com as das outras desclassificadas. Aí ,no dia da final, a organização da Olimpíada levou o carrinho com as varas das finalistas, 9 em cada tubo, e não atentou q uma das participantes da prova tinha uma outra vara em um outro tubo, não oficial, q ficou no depósito. Pelo visto, até Fabiana Mürer, qdo começou a prova esqueceu desse tubo extra com sua vara da sorte. No meio da prova, ela lembrou da vara indispensável, constatou q não estava lá e aí aprontou aquele salseiro, desrespeitando todo mundo, inclusive as outras participantes q, assim como ela tb tiveram a concentração perturbada. E, olha, q ela poderia ter feito como as outras, e inclusive como fez a super-campeã q só deu 2 saltos pra medalha de ouro, e passado aquele salto e ido pro 4,80 m direto. Acho q entre 9 varas q ela tinha ali, uma deveria servir. No final o destempero irrefletido dela só serviu pra desestabilizá-la. Essa menina ainda tem q amadurecer muito pra ser uma verdadeira campeã.
leandro bezerra | Ter, 19/08/08 | 16:43
Pra mim foi desculpa de perdedor, lembremos do que fez Diego Hypolito; assumiu o erro, enfrentou como um verdadeiro campeão…
evandro dantas | Ter, 19/08/08 | 16:40
é uma vergonha.
Tá certo que o esportista tem lá suas razões para protestar
devia ter abandonado a prova isso sim seria protesto nao ficar choramingando.
lembra do maratonista da ultima olimpiada. continuo correndo feito um tonto
ser esportista é uma coisa, se roubado, traido é outras coisa
depois falam que o sueco que abandonou a medalha fez errado..
Gustavo | Ter, 19/08/08 | 16:39
Vamos refletir……Mais ridículo é o Comitê Olímpico Brasileiro levar um monte de pseudo atleta para passear em Pequim…… Sejamos realistas……. O pessoal do COB tem que estabelecer índices mais puxados para a natação, atletismo, tiro, esgrima, e outros esportes, sejam individuais, sejam coletivos….. O que vimos foi uma grande quantidade de gente sendo eliminada na 1ª fase…. Vergonhoso….. Vamos parar com o amadorismo e incentivar o esporte no Brasil…..
Pedro Costa | Ter, 19/08/08 | 12:42
Boa tarde.
Ariel, então, uma tremenda bola fora chutada por Jaílton prá organização dos Jogos. Que situação ridícula…
Romagnoli é um bom jogador, mas eu não gosto assim muito dele. Acho meio desligado da acção. Máixxx, no panorama actual do Mengo, seria um farol no meio da escuridão.
abraces!
Felipe Souza | Ter, 19/08/08 | 12:28
Inacreditável, inadmissível e imperdoável. Pior do que esse absurdo da perda de um equipamento essencial da atleta brasileira, só mesmo a invasão daquele padre idiota que muito provavelmente tirou o ouro olímpico do Vanderlei Cordeiro.
Ariel | Ter, 19/08/08 | 11:19
Olá Pedro Costa, tudo certo?
Cara, o Comitê Brasileiro fez um protesto formal sim, só que o mesmo não foi aceito pela organização como suficiente para anular o resultado da prova.
Fala Kia!
A Fabiana não podia simplesmente ter realizado o salto com outra vara. Cada atleta possui vários tipos de vara, de acordo com suas condições físicas (altura, peso, força, etc) e de acirdi com a altura que quer saltar. Por exemplo, nas eliminatórias, quando saltou 4,50, a Fabiana usou um tipo de vara diferente da que sumiu, e que inclusive estava lá no compartimento onde estavam guardadas as varas.
Num momento de desespero, ela falou como técnico que tentaria o salto de 4,65 com aquela vara mesmo, já que a outra não estava lá. O técnico dela não permitiu, dizendo que aquela vara não era apropriada para realizar o salto. As coisas são bem mais complexas do que parecem, infelizmente…
Só pra constar, uma ocis que eu li hoje: a vara dela foi encontrada ontem à noite, num depósito para onde foram levadas as varas das atletasque haviam sido eliminadas. É muito azar… rs :o)
abs
ps: Pedro Costa, continuo aguardando o Romagnoli no Flamengo! :o)
Tchure | Ter, 19/08/08 | 10:59
Elena é a musa que não decepciona!!
É como se fosse um show, vc paga pra ver e a coisa acontece, não como alguns atletas brasileiros que têm bons resultados anos seguidos, mas na hora da final olimpíca se desespera…
Kia Melo | Ter, 19/08/08 | 09:39
Lédio.
Concordo plenamente. É lamentável… porém, devemos ficar por aqui, ou seja, é apenas lamentável. Desorganizada é comissão técnica que não se preparou para o pior. Se a atleta e a comissão técnica estivessem preparadas para o pior, não teriam passado por tal vexame. Por que ela não usou uma outra vara qualquer, se tivesse aceitado tal condição desde o início, talvez não tivesse se decontrolado emocionalmente. Ao invés de ficar revoltada com os chineses, ela deveria era trazer ensinamentos desse povo de cultura milenar, como por exemplo: “se você vai à guerra, deve lutar”, ou ainda “Se você se conhece e conhece ao inimigo, não precisa temer o resultado de centena de batalhas” - Sun Tsu.
Um abraço.
Douglas Bernardes | Ter, 19/08/08 | 07:56
“O sumiço da vara de Fabiano Murer é uma vergonha para a organização dos Jogos de Pequim.”
Não seria FabianA Murer?
Um abraço, ledio…
Pedro Costa | Ter, 19/08/08 | 07:35
Bom dia.
Ao ler essa notícia, fico com uma dúvida: porque é que o Comité Olímpico Brasileiro não protestou, oficialmente, junto da organização desportiva?
Todos os atletas devem estar em condições de igualdade para realizar uma prova e tal não ocorreu, lamentalvelmente, com Murer.
No salto à vara feminino, também, deu para ver o desempenho fraco, como actriz, de Isinbaeva, com destaque para o pontapé que deu, após ter passado a barra aos 4,95m, na 2.ª tentativa, para anular o salto e dar mais emoção aos seus saltos, pois ela só bate os recordes à 3.ª tentativa.
abraces!
Emerson Gonçalves | Ter, 19/08/08 | 07:09
Bom dia.
Uma notícia triste para uma parcela de blogueiros daqui e d’além-mar: o panamenho Irving Saladino conquistou a medalha de ouro no salto em distância, com 8,34m.
Irving chegou a Pequim como Campeão Mundial da modalidade, e confirmou sua condição com o ouro olímpico.
Por que é triste essa notícia?
Por que Irving Saladino mora e treina em São Paulo desde 2004, quando aqui chegou com 21 anos de idade. Seu apartamento é no Ibirapuera, próximo ao seu local de treinamento.
Seu treinador é o também brasileiro Nelio Moura.
Puxa, quem diria, hein?
Em pleno 3o. Mundo!
Pois é.
.
Há muitos excelentes técnicos brasileiros trabalhando no exterior, assim como há, também, aqui mesmo.
Muitas vezes o que leva um atleta a morar, treinar e competir no exterior é a possibilidade e a necessidade de conviver e disputar com atletas de alto nível.
Isso, é claro, ao lado do apelo financeiro, mais generoso fora do Brasil.
.
Temos problemas, que não são poucos e que são graves, mas não somos a periferia da Suazilândia, tampouco.
.
Simpático, o Saladino disse que metade da medalha é brasileira, que agora deve subir na classificação com 1,5 ouro.
:o)
Segundo ele, pretende continuar em SP, com o Nélio, até 2012 e depois encerrar a carreira.
ricardo feldens | Ter, 19/08/08 | 04:43
então, o seu blog democrático só pode ter comentários de pessoas que jah tenham colegial???
eu não tenho, me sinto um pouco incomodado com sua resposta ao post do antonio, que apesar de ser agressivo, falou muito bem do petraglia.
não quer responder, não responda…
mas não saia agredindo as pessoas de pouco estudo, nobre colega… senti vergonha de vc pela primeira vez…
Rodrigo Menes | Ter, 19/08/08 | 03:38
Rapaz todo mundo acha que atleta de olimpiada é igual a jogador de futebol, que não treina e ganha uma grana forte.
Po essa menina deve viver uma vida de privações, treina igual a uma condenada por quatro anos, não ganha nenhuma fortuna. Aí chega nas olimpiadas, o momento que mais esperou na sua vida (compara com a “vontade” do nosso time na copa do mundo) e o pessoal faz isso.
Que isso, o pessoal esperava o que ?
joão josé | Ter, 19/08/08 | 03:02
É isso que dá a mulher se apegar a apenas uma vara…
Uma pena!
Evandro | Ter, 19/08/08 | 02:14
Tá vendo Lédio? Que ridículo o acontecimento com a Murer. Isso ninguém duvida.
Agora, já estão falando em incompetência da brasileira.
A exceção do excelente comentário do Emerson Gonçalves e de algumas citações pertinentes do Renato EPJ, ninguém se atentou para o que realmente importa nessa prova: FOCO e CONCENTRAÇÃO.
A partir do lamentável episódio, esses dois requisitos BÁSICOS para esse esporte, Salto com Vara, foram para o espaço.
Já estão comparando esportes que nada tem a ver. Que tem outro tipo de preparação, outras características, outra dinâmica. Essa atitude sim, de alguns blogueiros é LAMENTÁVEL.
Só vltando ao tema da concentração: falaram que a brasileira teve 3 “chances” pra saltar e nada. Lembro que a russa, para o Recorde, teve todo o suporte do mundo e condições necessárias pra fazê-lo. E que interessante: ainda assim, falhou em 2 oportunidades…
FATO: o erro da (des)Organização da prova prejudicou DIRETAMENTE no FOCO e CONCENTRAÇÃO da brasileira, num momento importante da prova. Quem não reconhece isso, deveria se aprofundar no mundo do Atletismo e de suas peculiaridades antes de soltar asneiras, destilar veneno ou deslocar situações.
Brincadeira esse Blog, héin Lédio? Como tem criança…
Adelino | Ter, 19/08/08 | 01:43
Foi uma falha grotesca do comitê organizador Chinês. Prejudicou gravemente o desempenho atlético da Fabiana Murer pela falta de concentração para o salto e nervosismo decorrente das reclamações ocorridas no ato. O problema foi constatado antes da eliminação e a prova deveria ter sido paralisada até ser encontrada a vara adequada para o salto da Fabiana. Isso daria tempo para a atleta recuperar a concentração. Falhou também o COB e o técnico da atleta por permitirem que ela continuasse sem o equipamento correto. Acredito, que por ser da responsabilidade dos organizadores a guarda das varas, se a atleta brasileira não continuasse sua participação pela falta do equipamento, a prova seria suspensa. Mas continuou e aí não adianta chorar para querer anular depois. Depois se constatou a “micada olímpica chinesa” dourada encontrando-se a “tal vara” nos equipamentos de outra atleta eliminada.
E agora COB? Participar de Jogos Olímpicos não é só jogar os atletas na boca do leão e depois cada um por si. Cadê o respaldo legal contra falhas alheias e até possivelmente mal intencionadas. Quanto aos comentários de alguns com relação ao desempenho da russa, ela é uma atleta de alto nível mas ninguém é imbatível, ainda mais nesse esporte de salto. É um esporte que apronta muita surpresa. Depende muito de detalhes e de momento. Considerei lamentável o comentário infeliz desse tal Ricardo, realmente uma piada de comentário. E essa da russa emprestar a varinha pra brasileira em plena disputa de uma medalha olímpica realmente foi uma gracinha de oferta. Pode ser uma grande saltadora mas fala muita besteira, ainda mais querendo bancar a “boazinha” depois de ganhar a medalha e bater o record mundial. Seria mais solidário da parte dela o silêncio.
Eric Luis | Ter, 19/08/08 | 01:01
“Imagine se fosse no Brasil”…com certeza o mundo cairia sobre nós, ‘um país sem competência’, ’sem estrutura’, mas foi lá na poderosa China. E nós nem queríamos criticar o sistema ufanista que confundiu socialismo com ditadura, e nem a postura de uma organização que impediu uma criança de bela voz de aparecer ao mundo pq n era “feia” para os padrões chineses, não queríamos criticar a falta de liberdade da imprensa, só queríamos organização, e a vara da Fabiana. Pelo pouco que acompanho do salto com vara no últimos anos, vi que Fabiana não era só mais uma, não é uma Isinbayeva, mas uma Fabiana. Ninguém tem dúvida que ela poderia ter saltado os 4,65m, e acredito que até sem a vara específica, porque não? Afinal o que tirou Fabiana da luta por uma medalha, foi a perda da paz interior, da concentração, o que tirou dela a luta por medalha foi a falta de organização e competência. Mas, ah se fosse no Brasil. A revolta de Fabiana no momento em que ainda no estádio era entrevistada pelo brilhante Renato Ribeiro, era a de todo o país e do mundo. Era a revolta estampada na cara do próprio Renato, profissional de talento ímpar, que perguntou apenas em tom de revolta, “revoltada Fabiana?”. O “eu nunca mais volto aqui” doeu em todos nós, e na verdade não precisa Fabiana, no coração do Brasil, que sofreu este drama junto com você, a sua medalha é dourada, com um valor que ouro nenhum pode comprar e organização nenhuma estragar. Restou -nos ver o show de Isinbayeva, O sonho fica pra Londres, lá quem sabe a competência salte tão alto quanto a russa de olhos encantadores e Fabiana possa provar que “eles” acabaram a sua olímpiada de 2008.
Enio EAUG | Ter, 19/08/08 | 00:58
Isinbayeva e Shawn Johson são as melhores
Fernando | Ter, 19/08/08 | 00:37
” Imagine se acontecesse no Brasil. Cia, KGB e Interpol já estariam por aqui, cheios de pose e marra, em busca da vara da atleta. Lamentável. ”
Patriotada.
Aconteceu no Parapan 2007 algo muito pior do que um sumiço de vara: um argentino teve um acidente vascular cerebral (AVC) e, como não havia atendimento médico, foi levado para o Miguel Couto, demorou a ser atendido, depois foi para o Salgado Filho, e morreu.
E nem por isso teve Cia, KGB e Interpol.
ricardo | Ter, 19/08/08 | 00:27
Piada é alguém ir para uma prova de salta com vara sem verificar se leva a vara…
.
E ela ficou tão transtornada,como o Phelps como as jogadores alemºas depois de verem Marta agredir uma jogadora e nao ser expulsa,como judocas ficam quando arbitro erra nao pinindo estratégia defensiva…
.
Como o corredor brasileiro que foi atacado…esse sim tinha tudo para ficar transtornado…Mas ganhou medalha nao ganhoU?Isso se chama ser um campeão.
.
A campeã olímpica falou até que lhe emprestava sua vara para a mesma altura,bastava ela ter pedido coisa que nao fez.
.
.Pessoal anda inventando essa do salto com vara sem a vara…quem lê ate pensa que ela só tinha aquela vara…Ela tinha 10!!E ainda podía ter pedido emprestada a vara e nao quis.Preferiu subir a altura e saltar com avatra adequada a essa altura e falhou.O resto é desculpas.Ela saltou a altura com a vara certa que ela quis e falhou 3 tentativas.
Leonardo | Ter, 19/08/08 | 00:04
Cada Sandice….
Se os verdadeiros campeões são aqueles que superam adversidades, nossos atletas já merecem ouro por estarem nas olímpiadas, porque o que superam de adversidades para chegarem lá… Afinal, não possuem a estrutura que atletas das potencias olímpicas possuem, estes sim, ´verdadeiros campeões olímpicos´… faça-me o favor.
Concentração é fundamental na preparação de um atleta, em final então, é mais importante que a técnica, pois presume-se que a possua, afinal está na final. O que necessita é exatamente a concentração para executar em excelência esta técnica. Tão importante que a russa, cobria-se com um edredon para `fugir` do que acontecia ao seu redor.
A comparação com outros equipamentos é descabida, pois este não é o foco da discussão, mas sim a desconcentração provocada pelo fato ocorrido. Além do mais, compará-la com Phelps e seu caso com óculos é no mínimo mal-intencionada ou, como já explicou muito bem certo jornalista, complexo de vira-latas - os gringos é que são bons… Ora, Phelps é um fenômeno exatamente por sua capacidade de superação e concentração. Se muitos tivessem a mesma capacidade dele, ele não seria um fenômeno. Para ficar bem claro, se todos fossem Pelé, Pelé não seria Pelé…
E a comparação com nosso grande Vanderlei nem se fala, pois Fabiana, assim como ele em Atenas, continuou competindo. Mas o padre atrapalhou ele, já o sumiço da vara não… pelo amor de Deus…
Léo Fraga | Ter, 19/08/08 | 00:04
Concordo em partes com o post abaixo…Acho tb q isso de “se fosse no Brasil ia ser pior” não é bem por aí. Se fosse no Brasil ia acontecer o q? Por parte dos organizadores, NADA! Como não vai acontecer NADA em Pequim, ou em Moscou, ou em NY, ou em qualquer outro lugar do mundo. As organizações de jogos, de maneira geral, não se metem em resultados de qualquer tipo de partida (a menos em caso de dopping), por mais absurdo que seja o erro. Vide o jogo de basquete feminino, no Pan de Santo Domingo (se não me engano), onde o Brasil teve um (ou dois?) pontos não computados no placar. Conclusão: o jogo ficou empatado no tempo normal e, na prorrogação (para quem não lembra), os EUA, adversários na época, venceram. OBS: não acredito em complô em favor dos americanos, é apenas um exemplo de erro da ORGANIZAÇÃO.
Porém, acho q se acontecesse algo do gênero aqui, nós mesmos nos culparíamos: todos os “entendidos” diriam que é culpa da falta de organização do brasileiro, e do descaso. Daí, o assunto provavelmente descambaria para a política, e todos diriam que, se nem os governantes organizam ou administram nada direito, como o povo iria fazê-lo?
Não compartilho da idéia acima, de forma alguma. Um exemplo foi o Pan do Rio que, apesar de alguns atrasos, teve uma bela organização. Concordo que houve problemas principalmente na venda de ingressos das modalidades mais “concorridas”. Concordo também que havia ainda o entulho das obras recém terminadas junto aos estádios, mas o que ocorre em Pequim é exatamente o mesmo! Entulho camuflado com belos cartazes, a pobreza sendo velada e pior, nem a imprensa tem o direito de fazer o seu papel.
Gostaria que houvesse uma conscientização dos brasileiros nesse sentido. Nós podemos sim, apesar de todas as mazelas que nos assolam, organizar e administrar eventos de grande porte tão bem (ou quem sabe até melhor) quanto chineses ou americanos.
Um abraço, Lédio! Melhor comentarista do Sportv.
Raimundo Junior | Seg, 18/08/08 | 23:48
Realmente quem critica a Fabiana Murer.
é bem lamentável
não da pra comparar óculos de natação com uma vara
vocês realmente são humoristas.
com todo respeito: salto com vara , sem a vara
é jogar futebol sem a bola.
a maior falha das olímpiadas
ela brigava por uma medalha .
Motta-ES | Seg, 18/08/08 | 23:24
E claro: Phelps ficou contrariado porque sabia que podia conseguir tempo melhor.
.
Abraço e boa noite a todos
Motta-ES | Seg, 18/08/08 | 23:21
Muito bom o post. Debates mil e várias vertentes sobre o fato.
.
Eu também não entendo nada de salto com vara. Acho que não precisa ser um expert para concluir que a brasileira ficou transtornada com a falta que o instrumento apropriado fez para o salto naquele momento tão especial, qual seja: final olímpica em que era quase impossível uma medalha de ouro, mas de prata ou de bronze era possível.
.
Fosse ela brasileira, argentina, alemã, portuguesa ou russa, qualquer que fosse a nacionalidade ou o preparo das atletas, tenho pra mim que o sumiço de uma vara para pular uma altura planejada desde muito tempo e ter que mudar os planos numa final olímpica é dose. Acaba com o emocional de qualquer atleta.
.
Muitos lembraram do Phelps. Realmente, entrou água nos olhos do cara, mas Phelps é um fenômeno e, mesmo com o recorde batido, ficou nítida a sua contrariedade após a prova. Ou seja: Phelps ficou contrariado após a prova, mesmo tendo levado o ouro e batido o recorde. A Fabiana teve que mudar os planos antes do salto, o que é pior.
.
Vou falar uma coisa óbvia, mas vamu lá: atleta é ser humano. Há os fenômenos e há os que estão lá para participar e chegar numa semifinal ou final olímpica. Pow, Diego Hipólito caiu e antes do último salto, antes de finalizar o último salto, o cara estava com o ouro olímpico. Porém, errou e caiu. Saiu desolado, sem chão e sem rumo. Diego é um fracasso por causa disso? Creio que não. Não deu desculpas e pediu desculpas. Podia ter falado ddos problemas que enfrentou antes das Olímpiadas, mas não tocou no assunto. Ele era “o” cara da ginástica, mas não deu.
.
Phelps teve um contratempo no decorrer da prova e Diego errou no final da sua apresentação. Fabiana, menos conhecida, teve que administrar a falta de uma vara antes de um salto já planejado, o que é muito pior. Fazendo uma colcha de retalhos dos dois posts que coloquei acima, essa é a minha opinião : )
.
abraço
informando agora | Seg, 18/08/08 | 23:17
Vara de Fabiana Murer estava na Vila Olímpica
por André Argolo, ESPN.com.br
Se alguém tivesse conferido o equipamento antes da competição.
Se a responsabilidade pelo transporte das varas fosse dos próprios atletas, não da organização da Olimpíada.
Se…
A condicional não valerá nada caso não se aprenda com o episódio. A vara que Fabiana Murer não encontrou no estádio Ninho de Pássaro para saltar 4,55 metros - e, sem ela, falhar nas tentativas de passar 4,65 metros - estava no depósito da Vila Olímpica, como contou no Bom Dia Pequim, da ESPN Brasil, o técnico da atleta brasileira do salto com vara, Elson Miranda.
Ele afirmou que Fabiana estava preparada e vinha ultrapassando em campeonatos internacionais a marca que não alcançou na Olimpíada. O sumiço da vara com a qual realizava os feitos tirou a concentração dela e a chance de brigar pela medalha de bronze, ao menos.
No cursor que fica sobre a imagem acima, escute a entrevista de Elson Miranda aos jornalistas João Palomino e José Trajano, direto de Pequim.
JUNGLE | Seg, 18/08/08 | 23:06
Ai! pois pois… proque não usou a esscada?
marcos | Seg, 18/08/08 | 23:05
ganhando ou nao isso nao importa..
o que eh lamentavel, eh o que aconteceu com a atleta…
e dizem que a china eh um pais modelo..kkkkkkkkkkk
a china foi uma decepçao como olimpiadas..
primeiro : fogos de artificio com efeitos de computador !!!
segundo : a voz da menina que cantava nao era dela !!
terceiro : o sumiço da vara da atleta… foi a coisa mais ridicula que ja presenciei !!!
se fosse aqui logo diriam : O BRASIL NAO EH UM PAIS CAPAZ DE SEDIAR UMA OLIMPIADA !!!
e a china eh ?????
faça-me o favor !!!
ricardo | Seg, 18/08/08 | 22:28
Eu quando tinha um jogo de futebol ou de tenis a 1ª coisa que vía antes de ir para o jogo é se tinha o equipamento todo em condições…Parece-me algo básico,e se ela tivesse comunicado a falta do equipamento a tempo e não no momento antes de saltar o problema tería sido resolvido…Agora a própria não verifica direito o material antes de uma prova não sei quem ela espera que o faça…
.
.
Vinícius Santos - SPFC | Seg, 18/08/08 | 22:09
Essa frase da Fabiana é mesmo muito significativa: “No aquecimento percebi que faltava uma vara, mas achei que tinha contado errado. Quando precisei da vara notei que não estava lá, comecei a reclamar…”
Falta de experiência, aliada com a má preparação de muitos atletas brasileiros. Tudo bem que ninguém conta com um absurdo desse tamanho, mas ali, na hora do aquecimento, ela já deveria ter recontado as varas e feito um escândalo ANTES da prova começar. Certamente, as chances de se paralisarem a competição seriam maiores. Se é com um atleta americano, até o Bush intervinha e não deixava ninguém saltar.
Ou seja: também faltou preparação (ou experiência) da Fabiana Murer e da delegação brasileira em intervir naquela situação. E era possível ter feito isso antes da comeptição.
E, como seria de se esperar, o Lúcio de Castro disse que nos jornais chineses, não consta nenhuma palavra sobre o ocorrido.
lamentável.
Abraços
ricardo | Seg, 18/08/08 | 21:59
Roberto sem a vara?Ela teve a vara sim.,E saltou a distancia acima coma vara para essa distancia e mesmo assim falhu em 3 tentativas..Qual a desculpa aí?
.
Ah a desconcentração…Entao tou com o Breno,se isso serve para ele perder 3 tentativas entao nao tem o que é preciso para ser medalhada olímpica.
.
.
Lembro o atleta brasileiro qeu foi atacado em Atenas,nao vi ele se queixando de problema psicológico nao…Foi la e continuou e nao desistiu até conquistar a medalha.
.
Ser campeão olimpico ~´e tamber ser forte psicologicamente…Se se perturba com qq coisa e usa isso como pretexto de uma má presytação nao tem o que é necessário.
.
.
E pelos vistos se a propria notou a falta da vara e nada fez na altura em que podia fazer houve também desplicência da propria.
Essa história está muito mal contada pelos vistos.
.
.
Se voce acha que futebol pode-se se jogar descalço acho que eu tambem tenho direito de achar que salto com vara se pode fazer com qq vara e ela tinha a vara de outros companheiros feita para a altura pretendida.
.
E mesmo assim ela saltou para outra distânca com a vara certa e falhou 3 tentativas.
Dizer que lhe roubaram uma medalha depois disso….
.
.
E sobre o futebol feminino,convém lembrar que Marta devía ter sido expulsa no 1º tempo quando a alemanha vencia por 1-0.
Podemos então dizer que esse erro grave do árbitro afectou psicologicamente as atletas alemãs e foi por isso que perderam 4-1…?
Antonio | Seg, 18/08/08 | 21:58
Depois de ler algumas barbáries aqui, nacionais e internacionais, gostaria de dizer o seguinte.
A vara de salto foi descoberta pelo treinador da Fabiana no depósito das atletas desclassificadas.
A vara especifíca para aquele salto foi a furtada. Logo nem a Fabiana, nem a Isinbayeva saltaria. Comparações com outros materiais (tênis, botas, carros) são irrelevantes.
Para quem não sabe, a Fabiana treinou uma temporada com a própria Isinbayeva, daí a sua melhora. Claro que ela não ganharia a medalha de ouro, off course, mas poderia até disputar a prata. Comparações com outros fatos aqui apresentados, também são totalmente irrelevantes.
Você chegar a uma Olimpíada,(o sonho de qualquer atleta), e ainda mais tratando-se de Brasil, onde o esporte praticado pela Fabiane é esporádico, Chega o momento exato de você vai participar. Nesse momento você descobre que sumiu seu instrumento de trabalho.
Nem o mais preparado atleta se contém. Não posso competir, meu sonho de competir foi-se.
Em um país onde os atletas são submetidos a todo tipo de pressão para ganhar, o sumiço da vara de salto deveria ser tratado como negligência e despreparo dos seus fiscais, que foram na verdade os responsáveis pelo sumiço da vara de salto.
Também a que se resaltar a total falta de amparo para a atleta por parte dos dirigentes. Dirigentes? Faz-me rir.
Pobre Fabiana. Pobre esporte olimpíco brasileiro.
Rodrigo Medina | Seg, 18/08/08 | 21:51
Um absurdo o que aconteceu. Um ciclo de 4 anos de treinamentos e competições, toda uma vida de entregua, dedicação para ser prejudicada tecnica e psicologicamente por uma desorganização crassa e o pior, depois do ocorrido, um desdém inacreditável.
A Fabiana é uma guerreira, uma atleta que prima pelo empenho, seriedade e talento.
Não se trata de desculpa, mas sim de expressar o espanto e revolta diante de tanta incompetência e descaramento.
Lédio está certíssimo, se fosse no Brasil, estariam esculhambando nosso submundismo, etc…
Capítulo triste da olímpiada.
giovani | Seg, 18/08/08 | 21:48
Pessoal, a Fabiana em momento nenhum usou isso como desculpa.
E isso não é desculpa mesmo.
Ela não ganharia ouro e nem prata, mas poderia brigar pelo bronze.
O fato é que o seu desempenho foi comprometido.
Roberto | Seg, 18/08/08 | 21:42
“Era no mesmo que amanhã o Messi perder suas botas com as quais costuma jogar darem-lhe outras e ele dizer que perdeu por causa das botas que não eram as suas da sorte.” - Já li muitas sandices por aqui, mas esta talvez a analogia mais descabida da história deste blog. São modalidades completamente diferentes, envolvendo equipamentos totalmente diferentes. Futebol pode-se jogar até descalço, como já fez Leônidas na Copa de 1938, marcando 4 gols sobre a - então campeã mundial - Itália. A chuteira é meramente um acessório. Agora, salto com vara sem a vara? Uma comparação justa seria, terem perdido a bola.
mônica toschi | Seg, 18/08/08 | 21:37
em barcelona (se não me engano) foi com gustavo borges, ainda bem que corrigiram, depois em atenas com vanderley cordeiro, e agora com fabiana murer, sem falar a roubada no futebol feminino em atenas. até parece perseguissão, sina, azar, pé frio, ou sei lá. Manda um pai de santo, psicólogo, polícia federal, e manda a confederação de atletismo acordar e não deixar a atleta, lá sozinha, brigando e batendo boca com um monte de sorrizinhos desconcertantes da organização. O Brasil precisa ter mais pé firme, mais personalidade e parar de baixar a cabeça e dizer amem.
Ilton Cesar | Seg, 18/08/08 | 21:33
Parafraseando a piada da melhor polícia do mundo em busca do coelhinho: se some a vara da atleta aqui nas Olim-piadas (piadas mesmo) do Rio de Janeiro, a eficiente a polícia daquela cidade ia fazer uma bola de basqueta confessar que era uma vara.
Rocha | Seg, 18/08/08 | 21:23
ricardo,
não é questão de desculpa, a Fabiana poderia não ganhar medalha de qualquer jeito.
A questão é que essa é uma falha gravíssima de organização, tendo ou não afetado o resultado final da Fabiana.
Nem todos os atletas têm a mesma capacidade de concentração e superação. Não é porque alguns fenômenos do esporte conseguiram superar certas adversidades que devemos trolerar esse tipo de coisa.
ÍTALO | Seg, 18/08/08 | 21:21
VC DISSE: “Evidentemente, Fabiana não venceria Yelena Isinbayeva”
COMO PODE TER TANTA CERTEZA QUE ELA NÃO LEVARIA O OURO?
VOSSA SENHORIA TEM BOLA DE CRISTAL POR ACASO?
MUITO INFELIZ O COMENTÁRIO
ita | Seg, 18/08/08 | 21:20
agora li isso: “No aquecimento percebi que faltava uma vara, mas achei que tinha contado errado. Quando precisei da vara notei que não estava lá, comecei a reclamar…” va - ci - lou…o preço da inexperiência infelizmente
Eu mesmo | Seg, 18/08/08 | 21:19
Acho que ela vacilou em ter feito os 3 saltos… ela deveria ter sentado ao lado da pista e recusado a continuar na prova enquanto a vara não aparecesse… provocaria uma comoção muito maior, inclusive no público presente no estádio…
mas infelizmente acabou ficando com cara de choro de perdedor…
Breno | Seg, 18/08/08 | 21:17
Bom, vamos por partes:
1) de fato, só acompanho atletismo de quatro em quatro anos. Mas conheço os nomes de Jadel Gregório e Maureen Maggi. Não lembrava dessa Fabiana Murer. Alguém comentou que ela foi ouro no Pan, o que não me diz nada. Outra pessoa comentou que ela tinha a terceira melhor marca do ano, o que já diz alguma coisa, que ela vinha bem e talvez brigasse por medalha.
2) Não entendo patavinas de vara, que dirá de salto com vara. Agradeço as explicações e esclarecimentos. Fico me perguntando se, uma vez que existe uma vara para cada altura de barra, se seria possível outra atleta emprestar o equipamento. Imagino que a altura da atleta influencie na customização da vara, então talvez não tenha faltado espírito olímpico, mas apenas não seja possível trabalhar assim.
3) Lamentável saber que a menina tenha andado desorientada na pista, sem o auxílio de ninguém da organização ou do COB. Não dá pra largar a coitada à própria sorte.
4) Pelo que eu entendi, ela teve um mau resultado pq teve que pular o salto de uma determinada altura, pq não tinha a vara. Se ela teve mau-resultado pq ficou nervosa, sigo com meu raciocínio anterior: quem quer medalha olímpica tem que lutar contra tudo isso. Não pode “ficar nervoso”. Se “fica nervoso”, infelizmente falta preparação psicológica pra ser medalhista olímpico. Alguém citou muito bem o exemplo do Phelps. No meio da prova começou a entrar água nos olhos dele. Me parece algo bem pior do que sumir e aparecer uma vara. Mas o Phelps foi lá e ganhou a prova.
Nada contra a Fabiana, desejo toda a sorte do mundo a ela. Mas ao adotar essa atitude paternalista de justificar o insucesso, tenho medo de estarmos apenas acobertando outras razões importantes. Daí, daqui a 4 anos será a mesma tristeza e decepção, dessa vez, pq bateu um vento contrário, ou pq alguém assobiou na arquibancada…
ricardo | Seg, 18/08/08 | 21:15
Que acham mais grave e que desestabiliza mais?Uma atleta perder uma vara mas poder competir com outra e noutra altura até.Ou um atleta ser atacado a meio de uma prova?
O que desestabiliza mais,a atleta andar á procura da vara ou o atleta depois de uma prova desgastante ser atacado de forma repentina a meio de uma prova numa fase decisiva?
.
.
Essa é a diferença dos campeões,o atleta brasileiro tinha tudo para se desconcentrar e até nem conseguir correr mais tamanho o susto mas não.Foi atrás e conquistou a medalha e mostrou de que fibra é feita um campeão.Teria sido muito fácil para ele se queixar e dar a desculpa…Mas ele foi la e ganhou a medalha.
.
.
O que não invalida que é uma falha grave da organização dos Jogos e a provar-se que o equipamento desaparece por falha da organização e que a responsabilidade cabe a eles(algo que eu não sei nem vi ninguem falar) aí nã tenho duvidas que o Comite Olimpico brasileiro pode apresentar uma queixa forma e a atleta intentar até uma acção civil contra a organização e pedir uma indeminização.
Dilson | Seg, 18/08/08 | 21:07
Quem duvida da diferença de tratamento, espere pelo GP do Brasil de fórmula 1. Todo ano o autódromo sofre melhorias e reformas e ainda assim somos constantemente ameaçados de exclusão do calendário. Isto que antes tivemos oportunidade de ver barbaridades ao vivo e a cores da organização dos demais Gp’s.
ricardo | Seg, 18/08/08 | 21:06
Emerson e eu digo isso nessa atleta e ainda digo pior aos atletas portugueses.
.
..
Exemplo a Telma Monteiro que é a nº 1 do Mundo de Judo foi eliminada ficando em 9º e no final apos uma luta mt defensiva da atleta espanhola que a tirou da medalha de bronze se queixou do árbitro dizendo que não havia punido a espanhola, e se calhar até tinha razão mas mesmo assim acho que nao é por isso que ela deixou de ganhar.
Se ela fosse mesmo melhor como era tinha tudo para lá chegar e mandar a adversária ao tapete e aí não tem árbitro que possa prejudicar…como não o conseguiu aí teve que se queixar do árbitro.
Para além disso se quexiou que suas adversárias só a estudaram e prepararam para ela e que todas tiveram judo defensivo e nenhuma arriscou ganhar sem ser ela.
.
Campeão mesmo vence por vezes contra tudo e todos mesmo.
Aposto que se a atelta brasileira chegasse no bronze íam dizer que era uma heroína,ou se uma atelta brasileira ganhasse o bronze e tivesse outra se queixando que lhe roubaram hipotesde de roubar medalha nennhum de voces diría que a medalha nao foi totalmente justa por isso.
.
Da mesma maneira que ninguem se queixou no futebol feminino que a Marta devía ter sido expulsa ainda na 1ª parte e não foi e que o resultado tava 1-o pra Alemsnha…Ningue,m fala,falam de vitória épica do Brasil.E porque?Porque o Brasil foi muito melhor no campo mesmo tendo sido benificiado pela arbitragem de forma até decisiva porventura.
Emerson Gonçalves | Seg, 18/08/08 | 21:03
Como a rapaziada é chegada a um pouco de humor, aqui vai um bocadinho. Mas já aviso, não tem insinuações outras.
É de autoria de meu amigo Roberto Barreto de Catende, cujo filho, por sinal, trabalha em Pequim, na Seção Brasileira da Rádio da China.
“PÍLULA DO DIA
(pode ser tomada à noite)
China consagra nova modalidade
olímpica: assalto com vara.
RBdC - 18.8.2008″
Thiago | Seg, 18/08/08 | 21:01
Primeiramente gostaria de dizer que nossa inspiração para fazer um blog partiu da qualidade do JA, com isso criamos o PranchetaMagica
Pessoal visitem o http://www.pranchetamagica.com , é um blog com um resumo diário dos principais acontecimentos nos jogos olímpicos
Pra quem curte ainda tem futebol com as séries A,B e C e futebol internacional.
Dêem uma passada lá e digam o que acharam, valeu!
ricardo | Seg, 18/08/08 | 21:00
Emerson:
Se calhar sou mesmo demasiado exigente.
Ja vi tamb+em atleta portugues se queixar de falha de equipamento e é uma coisa que para mim como desportista que fui não me passa pela cabeça.
-.
Joguei tenis e joguei futebol como federado e nunca me passou pela cabeça desculpar uma derrota com uma falha do equipamento,isso pode ajudar a explicar o insucesso mas dizer que falhou as 3 tentativas por ter ficado desconcentrada…Também o Phelps teve falha de material e chegou lá e ganhou assim como grandes campeões olímpicos.
Me lembro creio que no triatlo uma atleta que caíu e podia ter ficado no chão se lamentando e se lenvantou foi á luta e ainda venceu.
.
.
Digo isto nao so pela atleta brasileira,mas por todos,odeio desculpas.Uma coisa é uma lesão,algo impeditivo de ela estar na sua máxima condição física e é uma infelicidade.
Mas neste caso é óbvio que mesmo a prejudicando não é suficiente para explicar o ter falhado as 3 tentativas.
Uma atleta que vai a uns olímpicos tem que saber lidar com todo e tipo de adversidade e se preparar para tudo.
Se a vara partisse,o que ela fazia?Não competia?
.
.
Emerson eu nessa modalidade sei menos que nada,por isso é mais que normal que possa estar a ser muito injusto mas é algo que nao gosto,esse tipo de desculpas e sinto que para umas são sensíveis e outras não..
.
.
Me lembro de no euro 2008 criticarem CR7 e eu aqui escrever que o Cristiano jogou a euro diminuído fisicamente,com infiltrações para agiuentar as dores e que já ía assim há dois meses e que agravou8 a lesão numa entrada dura de um jogador alemão logo no ínicio do jogo…
Aqui inventaram logo uma série de criticas e a dizer que era desculpas e que ele nem estava lesionado…Pouco depois ele foi operado e agora vai ficar até Setembro…
Mas esse como era portugues nao tinha desculpa possível nem que jogasse com a perna quebrada…Agora se uma vara desaparesse de 10 jé é um motivo para roubar uma medalha..
.
.
Sejamos coerentes,prejudicou como é óbvio e foi8 uma falha grave da organização tal como outras nestes olimpicos mas por si só nã é o suficiente para justificar a prestação da atleta e para dizer que lhe roubaram uma medalha…
Renato EPJ | Seg, 18/08/08 | 20:57
Ricardo, não perderia de 6-0, 6-0, 6-0 de voce (me desculpa, mas nem te conheço e nem sei se joga tênis) se ele jogasse com a MINHA raquete.
Mas perderia do Federer se utilizasse as raquetes do Fernando Gonzales ou qualquer outro tenista.
É EXATAMENTE isso que quero que vc entenda. Hoje, a vitória está em detalhes como ocorreu na 7a. vitória do Phelps sobre o servio por 1 centésimo de segundo.
MARCO DURAN | Seg, 18/08/08 | 20:57
Prezado Lédio,
se fosse no Brasil, madariam procurar o objeto desaparecido em alguma patrulhinha da polícia militar. Estes jogos olímpicos! Made in China. Alguém mediu a piscina do cubo?
Abraços,
Marco Duran
Amigos da Bola
www.amigosdabola.com
Luiz ROMARINHO | Seg, 18/08/08 | 20:53
Boa noite Lédio e blogueiros!!
============================
## Pitaco rápido. A questão não é se a Fabiana Murer ia ou não ganhar medalhas, seja ela qual fosse.A questão principal é como pode uma organização (???) de Jogos Olímpicos cometer esse deslize , prá não dizer outra coisa.
## É incrível como têm gente que ainda perde tempo discutindo com quem só entra aqui pra alimentar discórdias.Page up / page down. Brazilis fobia.Só pode.
## Começou o Elizabetão. Estádios lotados.Gramados impecáveis.Uniformes lindos.Mas o pé na bola, vixiiiii…. Vou acompanhar Duque de Caxias x América/MG. Alô nobre e foguense futuro prefeito de Irecê/BA HÉLIO ARCANJO. O Santa precisa de ajuda e o Mecão ainda respira.Só uma coisa.Acho o critério de classificação da Série C do próximo ano muito vazio.As chaves do Norte do país são muito fracas em relação ao Sul.( Em tempo: por favor, não é bairrismo, é constatação). Acho que deveria levar em conta o ranking e depois outros critérios. O América/MG, Santa Cruz, Guarani de Campinas e outros, se não conseguirem agora, só Série D e mesmo assim conseguindo a vaga pelos Estaduais.Outros clubes sem as mínimas condições irão disputar.
Bruno Reis Rodrigues | Seg, 18/08/08 | 20:52
Por que estas coisas só acontecem com atletas brasileiros, em Atenas foi o Padre maluco que atropelou o Vanderlei. Em Londres qual será o fato bizarro que irá atrapalhar algum atleta do Brasil? Façam suas apostas.
Maurício | Seg, 18/08/08 | 20:47
Ricardo,
Esse equipamento é específico para cada pessoa, para cada atleta. ela só treinava com ele. não adianta pegar a de outra e, ademais, ela ao invés de se concentrar pro decorrer da competição, ficou procurando seu equipamento…
Imagina se o Phelps, ao invés de ficar ouvindo MP3 na sala de balizamento tivesse que ficar correndo de um lado pro outro procurando agulha e linha pra costurar o mayô dele? Serà que ele estaria 100% concentrado paras as suas provas? Eu duvido.
Náo è desculpa de perdedor náo, pode ter certeza.
Náo acredito que ela ganharia da Isinbayeva mas que poderia ter ido melhor, disso náo tenho dùvidas.
ricardo | Seg, 18/08/08 | 20:46
E Renato, voce acha que o Nadal perdría 6-0 6-0 6-0 qualquer jogo de tenis só por nao ter sua raquete….?Duvido muitíssimo.
ricardo | Seg, 18/08/08 | 20:45
Renato:
Repito então voce pelo que diz basta uma vara partir e a atleta tem que desistir da prova?É isso.Sem aquela vara especifica acaba o mundo?A prova e o treino da atleta dutrante 4 anos depende de uma vara só?
.
.
É como as botas de um jogador sim.Também o Messi treina sempre com aquelas botas e tem umas feitas exclusivamente para si,estudando a plantao do seu pé e também nas botas há características diferentes,umas mais leves para jogadores mais tecnincistas,outras mais pesadas,todas desenhadas para melhorar a caractetística de cada jogador e que melhor se adapta ao pé do jogador.
.
Se Messi perdesse suas botas tería uma desculpa se perdesse?
.
.
O Ouro e a prata para atleta brasileira eram impossíveis segundo os proprios comentaristas brasileiros que ouvi.
.
.
Se ela podia escolher o material a levar,não terá sido mal pensado se essa vara ser tão importante nao ter levado outra com as mesmas características para o caso dessa falhar…?
.
.
Thiaguinho | Seg, 18/08/08 | 20:44
É pq ela é atleta do Brasil(peixe pequeno nas olimpidas)…se fosse dos Eua ou da própria China eles providenciariam logo ou então adiariam a prova…e se a prova fosse realizada depois anulariam….
JÁ VIU AQUELE DITADO…Manda quem pode,obedece quem tem juízo
Renato EPJ | Seg, 18/08/08 | 20:38
Ricardo, aceito a SUA opinião, mas NÃO concordo.
Falar das “botas” de um jogador de basquete ou de futebol é completamente diferente do caso da Fabiana Murer.
Quando comentei da raquete do Nadal, era pra se ter uma idéia do quanto a característica desses equipamentos (no caso a raquete) são extremamente pessoais. No caso do Nadal, ele leva VÁRIAS raquetes EXATAMENTE IGUAIS e com o encordoamente IGUAL.
Ele não usa uma diferente para cada partida. Ele leva várias porque as cordas arrebentam. As vezes, até mesmo a raquete.
No caso dele, ele leva várias raquetes sobressalentes, pois são com essas que ele treina exaustivamente.
No caso da vara não. Ainda existe um limite de varas qua cada atleta pode levar. Isso é regulamentado.
No caso dela, sumiu a vara para AQUELE salto. A Fiabiana não é o fenomeno Michel Phelps. Nem medalha de ouro era iria ganhar. Mas, COM CERTEZA, tinha condições de lutar pela prata e/ou bronze.
O Michel Pelps teve problema com os óculos DURANTE a prova. Isso era um problema dele, e não da organização do evento. Entrou água, ele ficou com a vista toda embaçada. Mas, alé dele ser um EXTRAORDINÁRIO ATLETA que NUNCA teve UM IGUAL, era queria as 8 medalhas de ouro e ponto.
Se vc ainda continua achando que eram desculas dela… lamento.
Emerson Gonçalves | Seg, 18/08/08 | 20:37
Um post com comentários lamentáveis.
Mundy, Xaruto, Silber e os demais que gostaram da ligação Diego/Fabiana: na minha opinião isso foi uma grande falta de respeito, uma tremenda demonstração de mau gosto. Se isso é humor, passo e voto nulo. Não vejo graça alguma.
.
.
Ricardo, não imaginei que o comentário fosse teu, tão grande a ignorância sobre o assunto que ele transmite. E você pode ser muitas coisas, mas não é ignorante.
“Não queiram é que alguém que acredite que em 10 varas aquela específica fez com que ele falhasse em 3 tentativas…Isso não é minimanete realista.”
Um saltador viaja com um conjunto de varas não por gosto, prazer, exibicionismo, mania, e sim porque a cada altura corresponde uma vara de tamanho específico. Atletas de ponta, que saltam como ela acima dos 4 metros, trabalham com varas produzidas especialmente para eles, sob encomenda, com empunhaduras específicas, peso, comprimento, diâmetro, etc.
A vara que sumiu era a que correspondia à tentativa de 4,55m.
Sem ela, a atleta optou por tentar a marca de 4,65m, cuja vara estava disponível.
Mas perdeu a concentração, e não há atletismo sem concentração absoluta.
Queimou uma etapa e foi eliminada.
É isso.
.
No mais, não creio que alguém tenha escrito que ela ia ganhar isso ou aquilo, e sim que esse desleixo abominável da organização chinesa impediu-a de competir em igualdades de condições.
.
ricardo | Seg, 18/08/08 | 20:28
Imaginem o Jessee Owen nos olímpicos de Berlim?Num país inimigo,a Alemanha nazi, com os olhos postos nele,com Hitler na bancada sabendo que tinha a pressão de representar no desporto a luta da democracia contra o fascismo e sabendo o que uma vitória sua podería significar…
.
Imaginem só o que nao fizeram os alemães para o desestabilizar e ele perder….E ele chegou lá e ganhou…Sería muito fácil dizer que eram os jogos do Hitler e que era impossível ganhar…
.
A atleta em causa teve vara para competir,aliás todos se prestaram a ajuda-la e ela propria assim como quem a acompanha tinha o dever de lhe prestar assistência e já deviam ter levado várias varas e não só uma porque é normal que possa acontecer uma falha do material.
Marcelo Silber | Seg, 18/08/08 | 20:27
Ledio Carmona
Em primeira mão. O Corinthians acaba de contratar Otacílio Neto, do Noroeste de Baurú e que jogou o último brasileiro (e bem)
pelo Figueirense. Com certeza para a reserva de Dentinho, poi tem as mesmas característica de jogo deste jogador.
Acho que Morais e Otacílio Neto sâo bons reforços para o Timão que claramente já está reforçando o grupo para o ano que vem.
O próximo (podem anotar) é o artilheiro Brandão do Shaktar Donestsk, que quer voltar ao Brasil devido a problemas de saúde em sua família.
Abraços a Todos
Marcelo Silber
Mario Vitor | Seg, 18/08/08 | 20:27
Vamos lá (sem recalque algum, já antecipo)…
Lédio, sabe porquê ia ser um esândalo, se o que ocorreu com a nossa estimada atleta acontecesse numa Olimpíada realizada no Brasil?
Bem, antes de mais nada me permita dizer que uma Olimpíada no Brasil já seria um escárnio por si só. Porque somos, sim senhor, uma bagunça. Um País zoneado, onde o “oba-oba” plorifera, onde o “vamu-que-vamu” impera, onde quem é correto é visto como “otário” e quem pensa em fazer as coisas do jeito que tem que ser feitas, é visto como “chato”.
Dito isto e respondendo à pergunta que eu mesmo fiz, afirmo que o mesmo episódio ACERTADAMENTE teria outra conotação , se acontecesse no Brasil, por um simples motivo: Não temos crédito.
Sou tricolor e afirmo: Thiago Silva, quando falha (?), é prontamente defendido na arquibancada. Sempre existe uma ressalva a ser feita, nunca a culpa é somente sua, jamais merece uma crítica mais firme, tampouco uma vaia. Renato Gaúcho é incensado até hoje por qualquer gremista que se preze. Zico, Reinaldo, Falcão na Roma, Maradona no Napoli…Quem tem crédito, tem crédito. Fim de papo.
Funciona mais ou menos como um videogame: Na vida, quem conquista crédito, pode se permitir falhar. Será prontamente perdoado.
Claro, claro, tudo tem um limite. Mesmo as pessoas, instituições, Países, marcas, enfim, mais conceituadas, não vão poder abusar infinitamente da vista grossa. Esssa “gordura” (como parece que Roberto Dinamite vai nos mostrar exemplarmente) tem um fim. Mas até lá, em alguns casos mais, outros menos, o perdão estará prontinho, embalado para presente.
O oposto acontece com quem não tem crédito.
Fernando Henrique, alguns jornais, alguns restaurantes, Fernando Collor e o Brasil….São exemplos de FALTA DE CRÉDITO.
Para estes, (JUSTAMENTE, diga-se) não existe cafuné.
Porque este crédito já foi dado e não foi aproveitada a oportunidade.
Não tem chororô.
Em tempo: Interpol? Aqui na Tijuca? Pode chegar….seira uma boa….
Abraços
ricardo | Seg, 18/08/08 | 20:22
Deram um bom exemplo,também o Phelps participou numa prova com material deterioriado e não deixou de a ganhar nem se desestabilizou psicologicamente.Isso se cham ser campeão.
Ser campeão não é só ter o melhor tempo,a melhor marca,se assim fosse escusava de ir aos olímpicos atribuíam as medalhas aos melhores tempos do ano.
Ir aos olímpicos é essa pressão mesmo,é saber lidar com ela é ter mentalidade de contra tudo e todos ganhar.
.
Voces deram outro grande exempolo,o corredor brasileiro que foi atacado a meio da corrida…Ele se desestabilizou?Ele deixou de ganhar medalha?Não foi até ao fim.
E esse sim tinha mais razões de queixa,esse sim podería se queixar para anularem a prova uma vez que foi travado e não apenas teve que correr com outros tenis…
.
.
Acho bem que se proteste,é uma tremenda falta de organização,mas daí a dizer que foi por isso que a atleta deixou de chegatr a uma medalha é dose…
.
Exemplos desses nos jogos não aconteceram só nessa prova.
.
No triatlo a australiana que ganhou o ouro teve que parar também por má indicação do percurso por estar tapada por um carro na altura que estava fazendo no sei bem o que na pista e nem por isso deixou de ganhar com larga vantagem.
.
Quem é melhor chega lá e prova que é e supera todas as adversidades.
.
Aqui em Portugal tambem ja vi vários ateltas inventarem as mais variadas desculpas,que um piton da sapatilha partiu,que o árbitro errou,que era de manhã,do calor,do frio etc.
.
.
O mesmo que as alemãs se queixarem de ter perdido com as brasileiras por causa do clima a que nao estao habituadas ou pela arbitragem por a Marta não ter sido expulsa naquela entrada violenta que teve..mas aí não vi ninguem falar aqui.
A Marta que acabou tendo papel importantíssimo na vitória brasileira.
.
Da mesma maneira que os Belgas podiáms-e queixar no futebol masculino de no jogo com o Brasil terem dois jogadores expulsos um deles de forma rídicula uma vez que nem tocou no adversário e depois teve que jogar jogos decisivos sem eles,mas nem por isso arranjarem desculpas e estão aí nas semi finais.
.
.
Sobre a anulação da prova e o protesto da mesma,´para isso era necessário que a atleta se recusasse a competir e provasse que era por erro da organização coisa que não fez.
.
.
Sobre Tenis,no Tenis o Nadal não leva só uma raquete para competir,leva várias exactamente para o caso de algum problema de equipamento.
.
Imaginemos,se a vara da atleta não tivesse desaparecido mas partisse ou sofresse de deficiencia no decorrer da prova,aí o que ela fazia?Não competia?
.
.
Os atletas têm que ter alguma noção da realidade e assumir seus resultados.
Luiz Franco | Seg, 18/08/08 | 20:12
Pô! Isso que dá botar um chinês gay tomando conta de vara!
Tá na cara! O Chines gay quis mesmo experimentar uma vara tupiniquim!
Agora, falando sério:
Qua tremenda bola fora da organização.
ricardo | Seg, 18/08/08 | 20:07
“Sobre a Fabiana Murer, só sei do que foi postado por aqui. Mesmo assim, sou da teoria que atleta de ponta, a nível de medalha olímpica, tem alto rendimento mesmo com esses percalços. Pra atleta de alto rendimento, não tem juíz ladrão, cisco no olho, vento atravessado, barulho da torcida, lembrança do cachorrinho que morreu. Medalhista olímpico vai lá e ganha.”
.
.
Concordo em absoluto com o que escreve o Breno o que não invalida que seja lamentável o que sucedeu com a atleta brasileira mas parece-me um claro exagero dizer que foi so por isso que njao ganhou…
.
.
Era no mesmo que amanhã o Messi perder suas botas com as quais costuma jogar darem-lhe outras e ele dizer que perdeu por causa das botas que não eram as suas da sorte.
.
Quem é campeão é campeão,vai lá e ganha e não é perder a sua vara da sorte que vai deixar de ganhar até pq nao faltou gente querendo emprestar suas varas á atleta.
.
Atleta tem que estar preparado para as adversidades e não desesperar.
.
.
Agora é óbvio que sendo eu a escrever isto é porque nao gosto do Btrasil e logo me massacram,mas se for o Breno já não há problema só por ele ser brasileiro…O Costume.
.
.
Eu digo da atleta brasileira como dos portugueses.
Muitos atletas portugueses nestes olímpicos têm também inventado todo o tipo de desculpas para justificarem seus insucessos o que já valeu intepretação do proprio comité olimpiuco portugues pedindo para que deixam de inventar desculpas e se responsabilizem pelo seu insucesso..
.
.
Não queiram é que alguém que acredite que em 10 varas aquela específica fez com que ele falhasse em 3 tentativas…Isso não é minimanete realista.
.
Quanto á desestabilização psicológica é a mesma quando num jogo de futebol o +árbitro comete um erro grave e nao marca um penalti claro,aí os jogadores têm que ter controlo psicológico também.
.
.
Quem é melhor chega lé e ganha ,não é por um basquetebolista se esqucer se seus tenis,ou um futebolista das suas botas que alguém deixa de ganhar ou pelo menos ter uma boa prestação.
Enio EAUG | Seg, 18/08/08 | 20:03
Se fosse no Brasil, íamos ser expulsos da galáxia. Até nem sei se a fabiana ia conseguir medalha, mas só o fato de ter perdido a vara e a concentração fizeram com que ela nao tivesse chance nenhuma.
Lédio Carmona | Seg, 18/08/08 | 19:57
Olá, universitários de comunicação do JA.
Estou interessado em contratar um novo estagiário?
Alguém se habilita a me aturar?
Para os interessados, favor mandar email para ledioc@gmail.com
Abraços
Marcos Alvinegro | Seg, 18/08/08 | 19:54
Em tempo:
É minha televisão, ou o céu lá na China, seja em q competição for, tá sempre cinza???
E isso pq estão fazendo enorme esforço p diminuir a contaminação do ar…
Sempre admirei a cultura e o povo chinês…ms haja poluição!
Sdçs alvinegras.
Marcos Alvinegro | Seg, 18/08/08 | 19:47
Srs bnoite.
Com relação ao assunto da vara…
Tá mal explicada essa estória de sumirem cm a vara de nossa atleta… pior q não é algo q dê p se colocar no bolso ou esquecer em cima de um banco… a vara é enorme (aliás, do tamanho da q nossas meninas deram nas alemãs…rsrsrs).
Tem malandro aqui no Rio querendo aprender essa tecnologia…cm se faz p ” sumir ” cm um objeto daquele tamanho na frente de tanta gente sem deixar vestigios…
De repente, se pedirem p os americanos uma ajuda, eles mostram, cm as imagens de satélites espiões, quem, qdo e como fez isso.
Começo a pensar q essa falha só apareceu pq foi ao vivo, e nossa campeã deu uma de MST, invadindo a pista alheia e parando tudo…parecia manifestação aqui na Av Rio Branco… ou na ferrovia da Vale…ninguém passa enquanto não acharem minha vara…
Os chineses não sabiam onde enfiar a cara…ou a vara…sei lá…
E cm é q nossos cartolas irão prestar contas?
Vão dar queixa de estravio da vara em pleno estádio olímpico durante a própria competição?
Isso não ser mico…isso ser King Kong de olhinhos puxados , né?..
Cacildis, os caras se preparam p evitar atos terroristas mundiais e perdem uma vara daquele tamanho…dúvidas qual será um dos quadros do Casseta e Planeta amanhã?
Se ela ganharia medalha ou não ninguém pode dizer…ms q atrapalhou muito, isso é óbvio…só a quantidade de adrenalina fora de hora q entrou em seu sangue cm td aquela “confa’ derruba qq uma…
E a vencedora (e recordista) não tem nada cm isso…e foi lá fazer seu papel..e podem ter certeza: ela irá quebrando seus próprios recordes de cm em cm, desde q lhe paguem um merecido “pro-labore’ p cada marca. Se não me engano, foi Serguei Bubka quem fez algo assim…pfv, me corrijam se estiver errado.
Ah, quase esqueço: linda a vitória das meninas no 470…valeu a pena ficar acordado p assistir. E o vôlei tb…os dois.
E no nado sincronizado..espetáculo.
Agora um pouco de cultura no blog: Sabem o q as meninas passam no cabelo p fixar e brilhar (além de impermeabilizar) os cabelos dentro dágua?
Gelatina…
Isso, gelatina, dessas q comemos em cs nas sobremesas. Jogo Aberto tb é cultura.
Sdçs alvinegras.
Rocha | Seg, 18/08/08 | 19:43
Diego Carvalho,
a Alemanha perdeu e ponto.
Quando o Brasil perde alguma coisa, cai o mundo aqui dizendo que deveria ter se preparado melhor, que quem é bom tem que mostrar na adversidade…
Se a Alemanha tava sem condição física, problema delas.
Outra coisa que eu não entendo é esse seu papo de que o Brsil gasta dinheio com muitas modalidades.
Não sei da onde você tirou isso, já que a maioria dos atletas se banca por conta própria.
As equipes de esporte coletivo sobrevivem devido às suas respectivas Confederações, que assim como a CBF, são entidades privadas. Não têm nada a ver com o COB.
Renato EPJ | Seg, 18/08/08 | 19:41
Caro AMBROSIO | Seg, 18/08/08 | 18:40 - …concordo que ninguem do COB pode ficar na pista de atletismo. Mas a decisão de se paralisar, ou até adiar a prova se daria nos bastidores.
A semi-final do 400m masculino foi adiada várias vezes pra que a Yelena Isinbayeva pudesse se concentrar no salto do recorde. Naquele momento, NEM disputa de medalha havia mais.
É a pergunta que TODOS estão fazendo: …se a vara da Yelena Isinbayeva tivesse sumido, o que teria acontecido???
Respeito a sua (e a de todos) opinião, mas continuo achando que ela estava orfã. Completamente desamparada..
Renato EPJ | Seg, 18/08/08 | 19:31
Boa noite ao pessoal do JA!
Após ler os últimos 34 comentários, pude tirar a seguinte conclusão:
- O Mundy continua MUITO irreverente como sempre. A piada sobre o uso da “vara” do Diego Hipólito foi ótima;
O comentário do ricardo | Seg, 18/08/08 | 17:29 Não haverá algum exagero…? Não estará ela inventando uma desculpa para ter derrubado 3 vezes em 3 tentativas…?
…foi lamentável. Ricardo, por que não te calas? Vai falar do que entende… No esporte de ALTÍSSIMO desempenho, como tem acontecido, especificamente nessas Olimpíadas, a concentração é TÃO ou MAIS importante do que o preparo anterior. O salto com vara é EXTREMAMENTE técnico. Se vc tivesse escutado especialistas como o Lauther Nogueira, o Robson Caetano ou o André Domingues, que estavam comentado a prova pelo SporTV, talvez pudesse entender a dimensão do problema.
Existem várias varas, sendo uma específica pra cada tipo de salto.