Eles não aprendem
Confesso que não consigo entender. A Copa Sul-Americana oferece 75 mil dólares por jogo aos seus participantes. O campeão, além das cotas, ganha mais 1 milhão de dólares. E o que faz a maioria dos nossos clubes, amparada por seus iluminados cartolas? Desdenha do evento e enche de reservas suas equipes.Começa hoje para os brasileiros. Na Arena da Baixada, titulares do Atlético Paranaense contra um misto do São Paulo.
Amanhã, em Porto Alegre, reservas do Grêmio contra o principal do Internacional.
Botafogo e Atlético Mineiro devem usar o que têm de melhor, descontados os desfalques, amanhã, no Engenhão.
E o Vasco, o Super-Vasco, aquela máquina cheia de craques, vai com reservas (!?!?!?) contra o Palmeiras, em São Januário.
Se o time principal já é ruim, imagine o que será reserva!
Se o Vasco tem uma fagulha de chance de ganhar algo em 2008 seria a Sul-Americana. Pelo jeito, dirigentes e comissão técnica não entenderam isso.
Confesso que não entendo a lógica desse pessoal.
Aí, quando chegarmos em dezembro, e com cara triste observamos festa de argentinos ou mexicanos, todos com os bolsos cheios, faremos cara de arrependimento.
Não tem jeito. Todo ano é a mesma ladainha.
rss do blog
Daniel F. Silva | Qua, 13/08/08 | 21:28
Concordo com o comentário de Douglas Heinz (11:07) e digo mais: a adaptação dos calendários brasileiro e da Conmebol ao da UEFA é a melhor solução.
Rodrigo_Maragato | Qua, 13/08/08 | 20:12
A Sul Americana é o torenio ideal para clubes que buscam maior legitimidade no continente sul americano, ou seja, clubes que sonham em ganhar uma Libertadores, ou, até mesmo, clubes que ganharam uma Libertadores meio que assim, não sei como. Na primeira categoria poderíamos incluir o Atlético do Paraná, e, na segunda, o Internacional de Porto Alegre, que, assim como o Once Caldas, têm representatividade similar fora das fronteiras do Brasil. Clubes que ganharam duas ou mais Libertadores não precisam da Sul Americana. Sendo assim, desejo boa sorte aos morangos.
ricardo favero | Qua, 13/08/08 | 17:21
realmente eles não aprendem lédio. como entender os segundinos (gremistas) que dizem que a competição não vale nada (recopa? amistoso no japão na suruga bank que paga 2 milhões de dólares por apenas um jogo amistoso?) por que não existe critério com boca e river já nas oitavas mas esquecem que a copa do brasil que eles tanto amam por anos não teve critério nenhum e clubes grandes que iam mal nos estaduais eram simplesmente convidados na cara dura? isso é dor de cotovelo! e o gremio tá mostrando a sua cara: tá com medo de ser eliminado com o time titular e a coisa degringolar no brasileirão. ISSO TEM NOME E SOBRENOME: GREMIO MEDROSO DE ALMEIDA. dalhe INTER, rumo a ser campeão de TUDO!
Gremista | Qua, 13/08/08 | 16:14
Uhum, e assim prestigiar uma “competição” onde duas equipes são favorecidas com vaga direta na oitavas de final? Muito obrigado, prefiro que minha esquadra seja campeã do brasileirão e aí sim, disputar uma COPA de verdade, não essa vergonha aí…
Me desculpe o tom lédio ,nada contra a você…
Farley Nobrega | Qua, 13/08/08 | 15:20
Amigo dos JA,
Lendo os comentários dos amigos gostaria de entender certos pontos:
1) Muitos clubes na reta final do Brasileiro lutam para pelo menos disputar esse torneio Sulamericano; e esses mesmos clubes desvalorizam essa mesma competição que se esforçaram no ano anterior para estar nela, jogando com suas equipes tidas como reservas; vai entender.
2) Se o prêmio é o grande atrativo da competição, se eu não tiver enganado porque não disputar o torneio com toda a seriedade.
3) Em termos de status qual é a verdadeira graça de se conquistar esse torneio ? Ser campeão de um torneio de times que não alcançaram seus objetivos no ano anterior ? ou Simplesmente disputar a Recopa em jogos de ida e volta com o vencedor da Libertadores ( nesse caso a LDU ) ? Tá faltando atrativos.
Como disse anteriormente; que o Flamengo saiba tirar proveito de apenas estar disputando o Brasileiro e que não perca pontos para as equipes que estão nas duas competições.
Um abraço a todos e SRN.
VAscoooo | Qua, 13/08/08 | 14:40
É LÉDIO, TÁ DIFICIL PARA O NOSSO VASCÃO HEIM.
TODOS NÓS ACDREDITAVAMOS NA NOVA DIRETORIA, MAS ATÉ AGORA NUM ESTÁ DANDO EM NADA, VAMOS ESPERAR PARA VER, A ESPERANÇA É A ULTIMA QUE MORRE.
Aloisio | Qua, 13/08/08 | 14:04
Concordo Lédio…os clubes não aprendem mesmo.
Aqui no RS o Internacional valoriza a Sul-Americana e o Brasileirão e vai com força máxima nos dois.Já o rival Grêmio (puro cavalo paraguaio)prefere os reservas, pois no primeiro Gre-Nal do Brasileirão foram massacrados pelo Inter e estão receosos de que uma vitória sobre os titulares possa abalar a campanha. Mas o tiro vai sair pela culatra e a crise iniciará hj pois parte da torcida não aceitará uma derrota para o inter e o início do ciclo de problemas estará instalado nas bandas da Azenha (Bairro sede do clube e famoso por seus cemitérios…sugestivo não???)!!!
13/08/2008..retomada colorada que culminará em breve na formação com Clemer, Indio, Sorondo, W. Monteiro, Gustavo Nery, Edinho, Guinazu, Alex, D’alessandro, Daniel Carvalhoe Nilmar…creio que um bom time e que estará destacado na mídia em poucas semanas!!!
abraço!
Rafael Locatelli | Qua, 13/08/08 | 14:04
Lédio, a questão é a seguinte. Emquanto houver esse favorecimento aos clubes argentinos, e com o calendário apertado, a SA continuará em segundo plano para os clubes que estiverem bem no Campeonato Brasileiro. Acho que a imprensa brasileira podia fazer pressão para que se mude o calendário dessa Copa SA, fazê-la concomitante à Libertadores. Aí não gera desequilíbrio técnico nas competições, pq os principais clubes estarão disputando ou uma ou outra, e poderão por os titulares e valorizar a competição sempre.
Figueira | Qua, 13/08/08 | 13:53
Srs., boa tarde:
Penso que cada dirigente deve conduzir os destinos do seu clube como lhe convier. O importante, mesmo, são a constância na gestão, a segurança das finanças e o respeito pelo torcedor. Nesse ponto, o SPFC é, desde muito, exemplar. Os clubes que têm recentemente sido geridos com mais responsabilidade e menos amadorismo vêm colhendo frutos. No caso do Brasil, frutos são atletas formados nas bases, que depois viram ídolos e geram títulos e receita.
Em 1994 havia a precussora copa Conmembol. O SPFC montou um time de garotos para disputá-la. Foi campeão, vencendo, inclusive, o Corinthians tido como o melhor e mais experiente elenco do Brasil na época (um emocionante 3×3 com vitória nos pênaltis).
Dessa safra sairam Rogério Ceni, Bordon, André Luis, Pereira, Jamelli, Caio, Guilherme, Catê e tantos outros.
Concluindo: o SPFC mais uma vez está no caminho certo. Usa a Sulamericana para dar tarimba e exposição para a molecada e aproveita para manter jogando a defesa reserva, esta com jeito de ser uma das melhores em ação.
Abraços
Figueira
Celso Colorado | Qua, 13/08/08 | 13:20
Lédio concordo com tudo que vc diz. A postura do Vasco é lamentável. O Vasco sequer ter um time, como poderá fazer um com reservas. Esta Copa para ser respeitada pelos brasileiros deve deve distribuir apenas 4 vagas para eliminar estes confrontos entre brasileiros, além disso a briga pelas vagas no brasileirão será mais interessante. Classificaria os quatro após os classificados da Libertadores, sem vaga para o campeão. Como prêmio esportivo da Copa conceder ao campeão uma vaga na libertadores do ano seguinte. Com estas mudanças vai ser uma briga pelas quatro vagas no Brasileirão, bem ocmo na Copa em si. Tipo Inter hoje que deseja muito estar na libertadores do ano que vem trataria esta Copa com prioridade absoluta.
Ricardo Royol | Qua, 13/08/08 | 13:15
Lédio, seu humilde fã/servente faz uma ressalva assim como quase todos os outros posts. Esssa sulamericana, tem um regulamento um tanto estranho e confuso e claramente beneficiou dus equipes argentinas.
Acho que o meu Grêmio tem coisas mais importantes para se preocupar.
Moreira | Qua, 13/08/08 | 13:11
Concordo com o Lédio, não aprendem mesmo.
Vejo a Sul Americana um torneio bem interessante além dos rendimentos que podem gerar aos falidos clubes do Brasil.
Esse negócio de poupar jogador é uma grande idiotice, vide o Fluminense na temporada.
Jogador profissional tem que estar preparado para jogar 2 vezes po semana. São ou não são atletas?
Priorizar competição A ou B é pra quem pensa pequeno. Além do mais a Sul Americana tem praticamente 1 jogo apenas por mês ou pelo menos com prazo de 15 dias entre os confrontos. Somente na semifinal e na final é que se joga em duas semanas seguidas.
Os demais clubes eu não sei, mas o Botafogo entra pra disputar o título e não vai poupar ninguém.
Só lamento o vacilo da diretoria em não coseguir inscrever a tempo o Zarate para a disputa da competição. O cara tem mais de 30 dias que acertou seu contrato e o clube e não tiveram tempo de agilizar o processso. Brincadeira.
De qualquer forma, levo fé no time do Ney Franco com Castillo, Thiaguinho, Túlio, Diguinho, L Flávio, J Henrique e Cia.
Com ralação aos argentinos, os que entram nas oitavas de final são apenas o campeão e o vice do nacional…..River e Boca
Os demais disputam a fase preliminar como os brasileiros de acordo com os critérios da federação argentina. Estudiantes x Independiente e San Lorenço x Argentino Jrs decidem as outras duas vagas no torneio.
Já o Arsenal de Sarandí (atual campeão) enfrenta o convidado de Honduras.
No Brasil fica esse negócio de mata-mata dos times que ficam entre o 5ª e a 12ª colocação no Brasileiro.
Seria muito mais interessante se do 5º ao 8º classificados já entrassem direto nas oitavas de final da sulamericana.
Evitaria assim que alguns clubes desinteressados nos poupassem de poupar seus principais jogadores.
Thiago Gremista | Qua, 13/08/08 | 13:07
Discordo de ti, Lédio.
Tens razão no geral, mas há exceções. O que vale a Sul-Americana além de dinheiro? NADA!!! E nem é tanto dinheiro assim - esse prêmio “maravilhoso”, 1 milhão de dólares, equivale a 2 Jogos de Olímpico lotado.
Acho que Grêmio e São Paulo acertam em manter o foco no Brasileirão. Principalmente o Grêmio que joga na sul-americana um clássico local, onde impera a maior rivalidade do Brasil. E no fim de semana tem um jogo que realmente vale muito, Grêmio x São Paulo, para os dois. É um jogo que, no final do ano, poderá ter decidido o Campeão Brasileiro.
Se o Grêmio estivesse no meião da tabela, deveria usar os titulares na Sul-Americana. Mas não é o caso, e o Brasileirão é muito mais importante. Além de dinheiro, vale vaga na Libertadores, e é um título muito mais importante.
bernardo B. | Qua, 13/08/08 | 12:47
Quando me refiro aos “desmontar a opinião do blogueiro”, não é minha intenção dizer que o senhor mudou de opinião, mas sim ao comparar a maioria das opiniões é notório que a grande maioria discorda da sua opinião!!!! Em relação a copa dubai, eu disse que fora o dinheiro ela não vale nada, e nao vale mesmo!!! E como entramos na comparação de dinheiro, o senhor defende a sudamericana pela questão financeira, mas essa competição exige muito dos times e para receber todo o dinheiro mencionado no post, tem que ganhar a competição… entre esse tempo todo tem viagens desgastantes e uma outra competição paralela ( campeonato brasileiro) que leva a uma libertadores que paga muito mais e os louros da vitória são muito maiores que o da sudamericana ou da copa dubai. Em relação a copa dubai,acho muitíssimo válido fazer a pré-temporada lá e tentar abocanhar os euros pagos, pois é apenas alguns jogos e paga um dinheiro tão bom quanto a sudamericana e num período de tempo muito menor, mas continuo com a opinião que fora a grana não vale nada!!! Claro grana é bom, mas investir na sudamericana, neste momento, para alguns clubes, na minha opinião não é bom. É questão de querer arriscar ou não, posso ir lá a ganhar a sudamericana e tb a vaga na libertadores ou nada disso pode acontecer. Os estaduais são jogados independentes de se jogar copa dubai ou não, portanto não consegui entender sua colocação querendo menosprezar os estaduais… acho que eles poderiam ser reduzidos ( enxugados), mas não exterminados. Contudo para melhorar e quem sabe aumentar o interesse pela sudamericana é necessário mudar o calendário e também a forma de organizá-la deixando-a mais transparente.
abraco
junior | Qua, 13/08/08 | 11:35
otimo comentario, pois os clubes vivem reclamando de falta de dinheiro ,eo q custa jogar no meio de semana pois na europa e ate aki mesmo no brasil isso é absolutamenjte normal o futebol brasileiro naum tem jeito mesmo administrato por amadores
Guillermo | Qua, 13/08/08 | 11:15
Teria jeito sim Lédio. Bastava alterar o calendário para a Sudamericana ser paralela à Libertadores. O problema é que a Sudamericana não é a UEFA Cup, mas um torneiozinho fuleiro que só serve para ocupar espaço no calendário da Fox Argentina.
Eu realmente gostaria de ganhar essa Copa neste ano só que a chance do título nacional está muito grande e não dá para arriscar isso em um confronto contra os moranguinhos (se fosse contra outro time eu não temeria tanto pela má intenção do outro lado).
Mandem a gurizada campeã da Copa BH e vamos fazer a festa no lago.
Abraço e DÁ-LHE GRÊMIO!!!
Douglas Heinz | Qua, 13/08/08 | 11:07
Bom dia Jogo Aberto!
Infelizmente é assim mesmo, enquanto a sulamericana for disputada nestas datas, e mantendo-se o calendário brasileiro, não vejo mudanças acontecendo.
Os times que estiverem bem na tabela vão ‘poupar’ os jogadores para o brasileirão. E quem estiver mal na tabela vai preferir utilizar os titulares para escapar do rebaixamento, deixando a sulamericana para os reservas.
A única saída que vejo seria a mudança do calendário continental, fazendo com que a libertadores e a sulamericana sejam disputadas ao mesmo tempo, e durante o ano todo. Datas há, bastaria organização.
Ednei | Qua, 13/08/08 | 10:14
É complicado. Ganhar a sulamericana e ser rebaixado no brasileiro não interessa a nenhum time. Daí, sacrificar o time principal em função desta competição é muito forçoso. O ideal é uma mescla.
Emerson Gonçalves | Qua, 13/08/08 | 10:10
Vejo alguns comentários críticos com relação à presença de Boca e River na SA todo ano.
A CONMEBOL não determina quem participa ou não da SA, isso é competência de cada uma das federações nacionais, que estabelecem seus próprios critérios.
A AFA coloca Boca e River todo ano, por um critério próprio que não sei qual é.
É direito dela.
Se alguém deve chiar a respeito são os outros clubes argentinos.
Na CONMEBOL o Brasil é somente um voto a mais, e um voto com baixo peso político hoje.
A esse respeito, basta recordar como foi a reunião que tratou do veto ou não aos jogos na altitude.
Ricardo Teixeira, defendendo a proposta do Flamengo, foi fragorosamente derrotado e ficou isolado na Confederação, como era de se esperar.
Tanto na CONMEBOL, como na FIFA e na UEFA, as decisões devem ser negociadas exaustivamente e o máximo de interesses deve ser atendido.
Carlos | Qua, 13/08/08 | 09:53
Pois é… concordo com o pensamento da maioria daqui…
Quem joga a Sul-americana ou fracassou na busca por uma vaga na Libertadores ou teve êxito na tentativa de escapar do rebaixamento, por isso está ali…
Por que esta vantagem para os Argentinos? A audiência lá é maior?
Será que Boca e River são tão superiores que merecem mais prestigio que o meu Grêmio, São Paulo, Palmeiras, Cruzeiro e Flamengo?
E se o Grêmio ganhar, pra que serve? Tão somente para jogar a Recopa…
Copa do Brasil, Brasileirão, Libertadores, esses sim acho que tem que entrar pra ganhar, esses levam a algum lugar…
Financeiramente pode ser um espetaculo, assim como a copa Dubai, copa Paquistão, e sei lá o que mais inventarem, mas, não aumenta o Status e o prestigio de ninguem.
Então, por mim o Grêmio pode entrar até com os Juniores que não vai fazer a diferença, se ganhar, ótimo, se perder perdeu…
Forte abraço…
André Cardoso | Qua, 13/08/08 | 09:14
Aí, chega no final do Campeonato Brasileiro, alguns dirigentes dizem: ” Não fizemos uma boa campanha, mas pelo menos conseguimos uma vaga na Sulamericana…”
Fernando Lôpo | Qua, 13/08/08 | 05:54
A Copa Sul-americana é um negócio incrível que deveria ser estudado por especialistas de todo mundo.
1 - Participam mexicanos. Deveria se chamar pan-americana ou apenas americana.
2 - Boca e River já estão nela por motivos de audiência na Argentina. Coisa bizarra. Joga no lixo qualquer critério esportivo.
3 - A competição é toda em mata-mata. Deveria ter fase de grupos e depois mata-mata como qualquer competição internacional.
4 - É um enorme embuste essa coisa de “8 brasileiros”. Na verdade são 8, pois eles se matam e metade caem fora antes de cruzarem as fronteiras. Acontece que caso se classificassem logo 4 esse campeonato de pontos corridos ficaria ainda mais lamentável e sem emoção. Hoje a imprensa fica tentando dar uma emoção à fantástica disputa pela 12ª colocação como se valesse um título.
5 - Deveria ser concomitante, com igual número de participantes e regulamentos da Copa Libertadores. Por que não é? Pelo mesmo motivo que Boca e River já estão garantidos: a TV argentina quer os dois times em ambas as competições. Para ajudá-los, poderiam botar isso logo nos regulamentos de Sul-americana eLibertadores, que Boca e River são participantes eternos. Ou bota também que se Boca for eliminado e outro argentino passar, deverá ceder sua vaga ao Boca.
6 - Essa é sensacional e fecha as bizarrices com chave-de-lata:
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Botafogo/0,,MUL721693-9861,00.html
Leia o que diz o item 2 do Artigo 4 do regulamento da Copa Sul-Americana:
“Até a etapa semifinal, e até 48 horas antes da primeira partida desta fase, será possível substituir até três jogadores, os quais deverão pertencer aos registros do clube na data estabelecida como início do torneio. Cada Associação será responsável pela certificação de tal situação. As substituições deverão realizar-se antes do início de cada fase, nunca no meio das fases.”
Quer dizer, a competição começa DURANTE A JANELA DE TRANSFERÊNCIAS INTERNACIONAIS E FECHA AS INSCRIÇÕES.
Essas 3 substituições que podem ser feitas só podem com atletas que já estivessem registrados no clube antes do início da competição.
A CBF deveria exigir a simultaneidade das duas competições continetais, nos moldes Liga dos Campeões e Copa da UEFA. Uma vez que a entidade não aceite, que retiremos os brasileiros da Sul-americana e passemos nossa Copa do brasil para o 2º semestre, acabando com essa bizarrice doméstica dos participantes da Libertadores não disputarem a Copa do Brasil, tirand-lhes uma chance a mais de voltarem à Libertadores e enfraquecendo a Copa do Brasil. Ou então, em vez de retirarmos os brasileiros, que botemos clubes da segundona para disputá-la.
Boller | Qua, 13/08/08 | 03:04
Dentre tantos comentarios que sempre li aqui no seu blog e praticamente nunca discordei finalmente acho que posso descordar de algo…naturalmente opiniões podem ser diferentes…
Se você observar o fato de que o gremio hoje tem reais chances de ser campeao brasileiro, de que o sao paulo acredita que ainda pode ter essa chance, acredito que o correto é realmente poupar os titulares, não por desdenho, e sim por prudencia.
Sou torcedor do gremio e tenho quase 20 anos… neste longo tempo em q torço pra esse time que me traz tanto orgulho por seu modo de jogar, seja hoje, atual lider do campeonato, ou seja na segunda divisão, com a conhecida raça gremista, nunca vi meu time vencer um campeonato com tanta importancia como o brasileirao.
Em 95, a libertadores, e 96 o brasileiro que tinha uma forma difetente de disputa. Creio que nao privilegiava as melhores equipes,mas sim quem sabia jogar em situações decisivas.Mas era tão pequeno que pouco me lembro destas, quero ver de novo meu time ser campeao de algo grande…que nao seja a copa do brasil…que pra mim hoje vale como um “torneio dos pobres”…que não chegam a libertadores através do brasileiro e tem que se esforçar para ganhar algo alem de um estadual por ano.
Aos poucos os times brasileiros vao aprendendo a jogar os pontos corridos, e se apaixonando por este campeonato tao dinamico.
Acharia hoje uma total falta de prudencia entrar com time titular em um classico gaúcho conhecido pela pegada e pelos lances mais ríspidos. O gremio tem time e tem conjunto pra buscar novamente o tao sonhado titulo brasileiro, o sao paulo tambem tem time e total possibilidade de chegar longe no brasileirão.
O vasco, tem um time tão ruim, que tem medo de perder seus poucos titulares garantidos em uma competição em que se sabe que não irão longe. o vasco hoje, não tem time pra disputar competição alguma, nem mesmo a serie B, entao, a solução é apostar todas as fichas no nacional e tentar não ser rebaixado para no ano que vem acertar as coisas.
Acho que cada time tem seus motivos pra colocar ou nao seus atletas titulares pra disputar determinadas competições. Infelizmente os elencos brasileiros sao muito limitados e pouco pode-se fazer quando se disputa duas competições simultaneas a não ser mirar em uma, e apostar todas as fichas.
Todos sabemos que os clubes brasileiros precisam de dinheiro, mas as vezes a reputação do clube pode ser mais importante do que o dinheiro a curto praso.
Espero que o meu time esteja fazendo a escolha certa ao escolher o campeonato brasileiro como principal, e que o vasco tambem esteja… Hoje, como se viu na pratica, nenhum time pode “brincar” no campeonato brasileiro…
Grande abraço do seu leitor de todos os dias.
César | Qua, 13/08/08 | 02:57
Meu caro Lédio,
Isto chama-se INCOMPETÊNCIA….nada além disso. Os dirigentes do futebol brasileiro que gerem um negócio que poderia transformar-se num NBA do futebol mundial, estão sempre na maioria das vezes pedindo PIRES para a estrutura, dinheiro e organização do futebol europeu. E isso não é de agora…vem desde a década de 80, e de lá para cá só piorou. Agora, acho até engraçado alguns comentarem aqui que a S.A não tem importância porque é competição para argentinos, ou um que falou que a Copa do Brasil é competição para cariocas….isto normalmente é desculpa para incompetência. Parece que a maioria não conhece a história do futebol brasileiro e sul-americano. Muito se falou que a Libertadores da América era competição para argentinos e uruguaios nos anos 60, 70 e 80 e que os brasileiros não valorizavam a competição. Não é bem assim….ocorre que a Libertadores antes era muito mais difícil do que agora…..é só lembrar como Santos, Flamengo e Grêmio ganharam no passado. Somente o campeão brasileiro e o vice iam para a competição, depois ficavam num grupo de 4….e somente UM passava para a próxima fase. E contando que não havia televisionamento, a pressão e a violência corriam muito mais solto….claro que argentinos e uruguaios usavam destes artifícios, mas tinham times muito bons também. Só lembrar que o Santos, o Palmeiras, o São Paulo, o Inter e o Cruzeiro pararam algumas vezes nas fases finais no Peñarol, Nacional do Uruguai, Independiente e Boca Juniors, incluindo finais. Então não é bem verdade que os brasileiros não valorizavam a Libertadores….ocorrre é que era muito mais difícil, dentro do campo e fora dele……
Cristian | Qua, 13/08/08 | 02:30
O termo com que o blogueiro se referiu a povos e países latino-americanos é extremamente ofensivo.
Por esse motivo o comentário foi deletado.
Moderador
Miguel B. | Qua, 13/08/08 | 01:53
Vá me desculpar, caro Lédio, mas a Copa Sul-Americana ainda não é capaz de seduzir os dirigentes nem as torcidas dos clubes brasileiros. Além de causar sérios riscos à campanha das equipes no Campeonato Brasileiro, que é muito mais importante devido à possibilidade de classificação à Libertadores (a qual, por sua vez, gera MUITO MAIS DINHEIRO) e também de rebaixamento, é uma competição desorganizada, sem crédito, composta por clubes CONVIDADOS (!), sendo uns mais favorecidos que outros. Este torneio, para os brasileiros, serve apenas para adquirir experiência em gramados internacionais, como uma preparação para a disputa da Libertadores, de modo que tanto dirigentes quanto jogadores conheçam as dificuldades deste tipo de certame.
A premiação é U$ 75 mil por jogo como mandante, e cada clube tem participação garantida em apenas uma partida; na Libertadores, cada jogo como mandante rende aproximadamente U$ 150 mil, e na primeira fase são 3 jogos em casa garantidos para cada clube. Além disso, passar da fase de grupos é relativamente fácil, e a expectativa de avançar é maior. A torcida, por sua vez, não mede esforços para assitir aos jogos no estádio, admitindo pagar preços salgados por ingressos, gerando uma renda de bilheteria bem alta. Sei que você não contestou a superioridade de uma Libertadores, mas, como o Douglas referiu em comentário anterior, fazendo as contas, É PLAUSÍVEL ARRISCAR JOGADORES IMPORTANTES EM UMA COMPETIÇÃO QUE SE ESGOTA EM SI MESMA E COMPROMETER UMA CAMPANHA INTERESSANTE E UMA VAGA NO TORNEIO MAIS IMPORTANTE E RENTÁVEL DA AMÉRICA? Da mesma forma, seria prudente que clubes que beiram o rebaixamento foquem outra competição quando se encontram em situação delicada?
Os prêmios pagos não são suficientes para compensar os riscos assumidos…
Sérgio Augusto Mineiro | Qua, 13/08/08 | 01:15
Não vale absolutamente nada, pegando carona na conta feita pelo Diego, 3 milhões, pode até ser uma quantia boa para alguém da série B, e olhe lá, o Mengão, em uma meia dúzia de jogos no maraca, arrecada isso tranquilo. Projeção nenhuma, torneio dos desconsolados ( aqueles que não chegam nunca e ficam sempre no “quase” ) ou se preferir outra comparação, ( um eterno ator coadjuvante ) . A copa do Brasil é muito mais importante. Como dizia meu velho pai : Quando a laranja é doce, todos querem chupar.
Saudações.
Sérgio Mineiro.
Gilmar Filho | Qua, 13/08/08 | 00:54
Para os times que estão com os cofres cheios de grana(será que tem muitos?) e estão acostumados a disputar a Libertadores, talvez a SA não seja atraente. Agora, para os irmãos mais pobres, como é o caso do meu Botafogo, acho que é muito válido, até mesmo porque além da renda a bilheteria, contratos de publicidade e cota de 75 mil dolares, os jogos são transmitidos ao vivo p/America do sul, Central e aqui na America do Norte. Muito melhor do que disputar estaduais que o time paga p/entrar em campo!!!!
Finório | Qua, 13/08/08 | 00:45
Então tenta entender a fórmula ridícula criada pra beneficiar Boca e River que ficam na banheira esperando Grêmio e Inter se matarem pra tentar ir adiante num torneio que não leva a nada… depois explica pros leitores.
Paulo | Qua, 13/08/08 | 00:26
Eu penso assim Lédio…
Campeonato Estadual = Pré-temporada
Copa do Brasil = Preparatório para o Campeonato Brasileiro ( torneio para quem busca uma ascenssão nacional e qando os “grandes” jogam, geralmente saem campeões, com excessões )
Libertadores = Principal torneio do ano ( torneio para poucos times, os principais - SP, Palmeiras, Grêmio e Cruzeiro )
Sulamericana = Torneio internacional secundário (torneio para - Atl-PR, Internacional, Vasco e Botafogo )
Brasileirão = Se não for campeão, serve só para classificar para torneios internacionais.
Pode até ser rentável jogar a Sulamericana mas, será que não é mais válido planejar o próximo ano dedicando o Campeonato Brasileiro para buscar uma vaga na Libertadores ou até ser campeão?
Filme:
É um dos melhores filmes que já foram feitos, só vale lembrar a cena em que ele estava no bar com o amigo procurando alguém e a idéia que ele teve foi genial, conversar com a segunda mulher mais bonita do bar pois, a primeira todos querem e a segunda poucos olham!
Luis Henrique | Qua, 13/08/08 | 00:14
Realmente não merece reconhecimento essa competição argentina com os mesmos arbitros ladrões da Comebol sempre apitando jogos decisivos. A CBF deveria colocar os 4 melhores da Serie B para jogar isso, eles apreciariam mais os 75 mil para participar.
Laerte | Qua, 13/08/08 | 00:00
PARA O RAFAEL QUE POSTOU MENSAGEM AS 23:01
Pobre bairrismo esse !! Quer dizer que é torneio feito para os cariocas meu rapaz? nos anos em que os cariocas ficaram sem ganhar a copa do brasil, desdenhavam que nosso futebol estava em decadência, agora o torneio é para ganharmos?! Só por que Fluminense e Flamengo ganharam recentemente e Botafogo e Vasco andaram chegando? RIDICULO !!! Verifique onde estavam os grandes dos outros centros. Pelo que me consta, vaga para Libertadores são apenas quatro. Onde estavão os grandes que não jogaram a Libertadores? Sou carioca. e reconheço o declínio de nosso futebol por causa de cartolas corruptos, mas nestes últimos anos tem havido uma recuperação, não há como negar. Portanto, sejamos antes de tudo IMPARCIAIS.
Enio EAUG | Ter, 12/08/08 | 23:55
Se a copa sulamericana fosse junto com a Libertadores, nao ia ter problemas, Mas nao é. e porque? porque os argentinos, boca e river, entram como convidados ja na fase mais aguda da sulamericana. Nao importa a posiçao deles no campeonato argentino, estão sempre na sulamericana, classificados direto. O dia que conseguirem resolver essa politicagem ja vai melhorar. Se emparelhar a sulamericana disputada junto ca libertadores, daí sim fica bom. A copa da Uefa tambem nao leva a nada, mas os clubes se esforçam pra ganhar ela. Os times que disputam são selecionados por critérios. Aqui nao eh assim, dai ainda fica dificil.
Eu quero que o Gremio ganhe essa competiçao, mas no momento atual do brasileiro nao tem como ir de time titular. Jogamos julho e agosto quarta e domingo e nos tornamos líder. Daí quando é pra descansar vem a sulamericana. Nao tinha como. Tem que ir de reserva. Mas se der pra ir levando e passando de fase nao vai ser ruim. Mas entre BR e SA, eh brasileiro com certeza. A SA mesmo nao levando a lugar nenhum seria interessante de se ganhar. Nao se pode ter tudo, então foco no BR.
Bruno | Ter, 12/08/08 | 23:51
Lédio,
Sinceramente eu fico impressionado com a incompetência dos dirigentes brasileiros. Não possuem um pingo se quer de conhecimento de arrecadação de verba, sei lá, marketing esportivo. Acho que todo dirigente brasileiro deveria ser obrigado a ser formado em Gestão de negócios; o futebol nada mais é que um grande negócio de proporções globais.
Esta copa sulamericana é uma excelente oportunidade de times como Atletico-MG, Vasco , times grandes que não figuram no cenário internacional há muito tempo, de aperecer, de encher estádios contra times internacionais como o boca, etc..e até mesmo de ganhar um título pois convenhamos ganhar a sul americana, para mim é mais fácil que o Brasileiro, até por ser mata-mata e não depender tanto da regularidade.
Achou que eu que estou errado mesmo e sou burro demais..só pode! pq não da para entender.
F Emílio Trivellato | Ter, 12/08/08 | 23:33
A Libertadores também não valia nada. E essa questão de desgaste é relativa, se não estivesse acontecendo a Sul Americana haveria jogos do Campeonato Brasileiro, o número de clubes participantes foi diminuido em 4 justamente para adequação do calendário.
Normalmente existem de 2 a 4 jogadores suspensos por cartões amarelos, mais um bom planejamento e utilização correta do elenco, com avaliações físicas e fisiológicas dá para participar sim, e bem…
Esse negócio de poupar time raramente dá certo, aconteceu com o Inter ano passado, com o Fluminense esse ano, e com vários outros clubes. Quanto mais se joga,mais conjunto tem, mais peças de reposição se descobre. Elenco é pra que? come e dorme?
Paulo | Ter, 12/08/08 | 23:20
Priorizar competições como a Sulamericana, só porque são rentáveis, reflete uma mentalidade que queremos ver longe do futebol. Me parece uma completa inversão de valores. Desprestigia-se campeonatos tradicionais que mobilizam os torcedores (como os campeonatos estaduais) na medida em que torneios “caça níqueís”, sem qualquer simbolismo, são tidos como salvação dos clubes. Pragmatismo que só reforça a idéia do futebol como negócio. E dane-se o torcedor!
Fabio | Ter, 12/08/08 | 23:15
A Sulamericana só terá importância para os times brasileiros se, além do título, der também uma vaga na Libertadores da América. Infelizmente (ou felizmente) o Brasileirão traz muito mais prestígio para os clubes do que a Sulamericana, ou será que alguém lembra quais foram os campeões da Sulamericana dos últimos anos? Do brasileirão eu sei de cor, mas da Sulamericana eu não faço a mínima idéia.
Rafael | Ter, 12/08/08 | 23:01
deixa pra lá, pessoal.
A Libertadores era assim, brasileiros não davam valor daí dois times brasileiros, Flamengo e Grêmio, foram lá e créu, créu…
Hoje é o que é!
Eu acho que um calendário melhor organizado seria interessante. Porque quem joga Libertadores não joga a Copa do Brasil? Não seria mais interessante ter uma Copa do Brasil forte com os principais clubes brasileiros se enfrentando com fórmula de copa do mundo, 32 times, quadrangular no 1o turno e playoffs. Quem esta na LA não joga estadual ao invés de Copa do Brasil! (tenho uma opinião que isso é para que um time carioca vença um título a cada ano)
Como os pobres clubes europeus fazem para disputar duas ligas nacionais, copas nacionais e copas continentais?
O nosso problema é com organização, vindo de uma competição com 2 rodadas por semana e continuando até o final do ano nesse ritmo e ainda vindo de Copa do Brasil, Libertadores e estaduais (2 rodadas por semana) não tem condição, o esforço é sobre-humano.
Um ponto que os blogueiros estão errados e os torcedores certos: os 70 mil são por jogo independente de jogar com titulares, reservas, misto, juniores ou mesmo com o dente-de-leite. O prêmio para o campeão é outra coisa, só que nossos clubes não podem garantir o título mesmo jogando com força total.
Taça de consolação, time de consolação.
Para meu amigo colorado: o Grêmio é que esta com a faca e queijo na mão. Se perder foi com os reservas se ganhar aí, bom aí…
Heitor Júnior | Ter, 12/08/08 | 22:59
Engraçado! O pessoal desvalorizando a copa sulamericana… achando pouco U$75mil..Alguém sabe quanto a CBF paga para o time vencedor do Brasileirão? Garanto que recebe menos que o U$1 milhão que inter ganhou ao conquistar a Dubai Cup.
Pessoal independente da competição todo o time tem que entrar para vencer,,,
Bruno Stern | Ter, 12/08/08 | 22:59
Se é para colocar o time reserva não é melhor nem se inscrever?? Aposto que há outros times interessados.
Motta-ES | Ter, 12/08/08 | 22:41
Rodrigo, imagina esses caras todos ainda jogando pelo grêmio e Inter? Por que isso é impossível? Tá bom, a respota é mais que conhecida: o poder econômico dos times europeus e a nossa incapacidade de segurar os bons e, ultimamente, até os regulares e os ruins…
.
Da forma que vc coloca a sua linha de raciocínio, parece que o SP, Inter e Grêmio trabalham num sistema de desenvolvimento sustentável, ou seja: os Europeus vêm aqui e desmatam, e, por outro lado, SP, Grêmio e Inter plantam novamente para um novo desmatamento e assim sucessivamente.
.
Não acho que isso significa ter estrutura. Acho que é uma política de exportação que demonstra fragilidade. Os times brasileiros, em minha opinião, parecem passarinhos no ninho com os bicos abertos sempre esperando chegar a minhoquinha do bico dos times estrangeiros. Tá certo, o ninho tá ficando formoso, tem centro de treinamento de última geração para os jovens, mas quando os passarinhos tão recebendo as primeiras plumagens, lá se vão eles, em troca de uma minhoquinha, jogar na Inglaterra, Espanha, Portugar, Itália…Ucrânia…Grécia…México…Etc.
.
Se forem mal, não tem problema: sempre há um clube pra eles ficarem 6 meses e irem embora novamente…
.
Respeito a sua opinião e assevero: estamos no campo das idéias, nada pessoal, pelo amor de Deus!!! : ) : ) : )
. Abraço
bernardo B. | Ter, 12/08/08 | 22:37
A opinião pública, neste post, simplesmente desmontou a opinião do blogueiro, não que esta nao seja válida, mas este post mostra que nem sempre, e muitas vezes isso acontece, a opinião pública não é a mesma que a televisão e seus comentaristas tentam passar!!! gostei muito do comentário que faz referência a copa dubai: se fosse só por dinheiro seria uma competição importantíssima!!! e veja só ela não vale nada!!!huahauhauahuahu
Sudamericana é desorganizada, beneficia os times argentinos, enfim tem muitos problemas e não compensa a divisão de atençaõ com o campeonato brasileiro. Porém, se o time não corre o risco de rebaixamento e também não almeja uma libertadores (caso do interzinho) seria válido até colocar os titulares para jogar, contudo, os times que estão na briga pelo título e pelas vagas na libertadores, na minha opinião nao devem desgastar os seus jogadores numa competição neste tipo.
Desmontou? Respeito a opiniao da maioria, mas não mudo a minha. A Copa Dubai não vale nada? Claro: a Internazionale foi lá em janeiro para fazer turismo. Valeu só 1 milhão de euros e entrada naquele mercado. Mas, claro, bons mesmo são os Estaduais.
Eu sou Borracho sim Senhor | Ter, 12/08/08 | 22:26
Discordo, Lédio. Sou gremista, mas gostaria que meu time fosse eliminado logo dessa competição, e assim priorizar o brasileirão! Para quem sabe sair campeão ou no mínimo pegar uma das vagas na libertadores, que já seria melhor do q ganhar a SA.
A única coisa boa dessa competição eh q nossos reservas vão poder treinar um pouco + !!!
Pedro NZ | Ter, 12/08/08 | 22:18
Concordo com o Emerson, esses valores sao muito baixos. A Mercosul, por exemplo, era mais desejada porque os valores eram bem maiores.
Emerson Gonçalves | Ter, 12/08/08 | 22:12
0×0 em Curitiba.
Bom jogo dos meninos, embora eu ficasse mais feliz com 1×0 para o SP, claro, ou mesmo 1×1.
Bosco foi o melhor jogador do São Paulo, mas vários garotos mostraram que o futuro estará em seus pés.
Depois de longa ausência, o retorno de Alex Bruno no final do jogo.
Boa sorte para ele.
Treinar entre os profissionais é uma coisa.
Jogar contra profissionais é outra muito diferente.
Muito torcedor cobra a entrada da garotada e muito treinador afoito ou temeroso da galera escala garotos antes do tempo. Não dá certo.
Hoje os meninos jogaram na boa, sem responsabilidade, só no lucro. Foram bem, mas mostraram que precisam, ainda, de muito arroz e feijão até terem lugar de fato no time de cima.
E como o Alício tá gordo, hein?
Victor A. | Ter, 12/08/08 | 22:10
Hoje, 8 times (talvez 9, se formos otimistas com o Internacional) disputam 4 vagas para a Libertadores, todos com reais chances de classificação.
.
Aí começa a sulamericana… enquanto que alguns poderão continuar focados no Brão, outros terão que fazer viagens pelo continente para jogá-la. E aí é uma questão de ponderação: vale a pena jogar com força máxima este torneio, a sabiendas de que será praticamente impossível manter no Brasileirão o mesmo ritmo de antes da divisão de atenções começar?
.
A verdade é que o Botafogo, que é o time que me importa, não tem nenhuma condição de encarar dois campeonatos competitivos simultaneamente. O Brão é extremamente nivelado, não há jogo fácil. E nosso elenco é pobre. Talvez querer abraçar o mundo seja um grande equívoco. O Botafogo dificilmente conquistará a sulamericana. Mas pode, ao simplesmente tentar a façanha, perder suas hoje reais chances de classificar para a Libertadores.
.
E, convenhamos, entre chegar nas quartas ou semi-finais da Sulamericana e se classificar para a Libertadores, eu prefiro a última opção.
.
Com isso, sinceramente eu jogaria com força total este jogo contra o Atl-MG pq, nas CNTP, o Botafogo tende a se classificar com certa facilidade. Mas depois… sei lá. Se não estivermos mais tão bem no Brão, eu apostaria fichas na sulamericana. Mas se entrarmos em meados de setembro ou início de outubro ainda brigando seriamente por Libertadores, mandaria a Sulamericana às favas. Afinal, quem quer crescer e ser grande no futebol brasileiro precisa ir bem no Brão e jogar Libertadores. Sulamericana não é um substituto à altura destes objetivos.
Farley Nobrega | Ter, 12/08/08 | 21:51
Como torcedor do Flamengo, vejo essa Sulamericana com bons olhos. Muitos serão os clubes que perderam o foco no Brasileiro jogando duas competições simultâneamente; concordo com muitos comentários dos nobres amigos quando dizem que uma má apresentação na Sulamericana pode ter reflexos no campeonato nacional além claro do desgaste emocional dos jogos e das viagens. Espero sinceramente que o Flamengo saiba tirar proveito dos clubes que disputam esse torneio sulamericano. SRN.
Fernando | Ter, 12/08/08 | 21:49
Não se esqueçam que a SA leva à Recopa e essa também tem o seu preço que eu não sei qual é, mas $$ é sempre bem vindo.
Marcello Rothery | Ter, 12/08/08 | 21:48
Eu, se apitasse alguma coisa no Vasco, dava um gás na Sulamericana. Primeiro pelo aspecto financeiro, que tanto aflige o clube. E segundo pela moral e visibilidade que uma boa campanha nessa copa dariam ao clube. Poderia ser uma saída. Mas sem dar prioridade absoluta, que nem o Fluminense fez na Libertadores. Bota a força máxima nos dois, e é isso aí.
Numa coisa eu faço coro com o Xaruto : não quero o Vasco rebaixado. Principalmente agora, que o Eurico rodou.
Cuca no Flu ? Acho que pode muito bem decolar. Pois o time é, e continua sendo, bom. Só caiu em desgraça após todo o falatório da Libertadores, e a derrota na mesma. Agora, sem o falastrão, os jogadores vão colocar a cabeça no lugar, e o Cuca, se não for bobo e trabalhar de cabeça erguida, resolve a parada rapidinho.
Vicente Couto | Ter, 12/08/08 | 21:45
Cada clube tem sua realidade, suas metas.
Eu gostaria muito que o Bota levasse a Sulamericana, mas se for passando de fases com certeza vai começar o festival de distensões, estiramentos, torções e contraturas, disso não tenho a menor dúvida. Deveria sim ser cauteloso e dar oportunidade ao restante do grupo que não é pequeno e tem suas qualidades. Hoje acho que a prioridade deveria ser firmar-se no Brão que ainda está muito embolado, para poder lutar em pé de igualdade por uma vaga na LA.
O Inter vejo numa situação parecida, mas concordo que anda precisando entrosar suas novas contratações e daí é bom jogar.
No caso do SPFC, Grêmio, Palmeiras a importância de uma Sulamericana é bem questionável.
Já o Vasco deveria ir contudo por várias razões: Precisa jogar pra se acertar, se perder jogadores machucados com certeza não são tão melhores que os reservas. Até mesmo porque pro Vasco melhorar vai ter de apostar no conjunto e não em suas individualidades e se conseguir emplacar umas boas vitórias, melhora o astral do grupo no Brasileirão também.
Rodrigo | Ter, 12/08/08 | 21:44
Motta-ES: o quê eu tenho visto aqui no RS, tanto da parte do Grêmio quanto do Inter, é que criou-se um círculo virtuoso com a venda de jovens jogadores…veja: Lucas, Anderson, Sobis, Pato, Renan, Daniel Carvalho, Carlos Eduardo, Nilmar são só alguns dos jogadores que foram vendidos por milhões de euros no passado recente (Nilmar e Daniel até voltaram) e financiaram o surgimento de outros jovens craques em curtíssimo espaço de tempo (Rafael Carioca, William Magrão, Léo, Tyson, Anderson Pico) que são lançados no time profissional e dão resultado (veja a campanha do Grêmio - ninguém conhecia o time até o início do campeonato). O empresário que visita o Olímpico hoje em dia vai até lá para apresentar jovens promessas e tentar colocá-los na estrutura de primeiro mundo do Grêmio (hotel para as categorias de base recém-inaugurado com psicólogas, nutriconistas, enfim, toda a estrutura), O SPFC, até onde sei, faz o mesmo. Alguém sabe do SPFC entrar em disputas milionárias pelo passe de jogadores? Não, né. Eles, assim como o Grêmio e Inter vem fazendo, investem pesadamente na FORMAÇÃO de jovens promessas para vender e financiar o surgimento de novos talentos. O processo não é estanque. O jovem craque de hoje financia o jovem craque de amanhã. Ex.: Anderson foi vendido e eu achei que era péssimo; veio Lucas; Lucas foi vendido e surgiu, agora, Rafael Carioca; tem ainda William Magrão e comenta-se que existe um cracaço de bola lá no Olímpico com apenas 16 anos que o Grêmio esconde a sete chaves porque é algo fenomenal…enfim, se a nossa moeda não é forte o suficiente para competirmos com os euros dos europeus, parece que os três clubes que mencionei acima descobriram a fórmula de manter a competitividade com o que temos de melhor: jovens craques financiando o surgimento de outros jovens craques.
Antonio | Ter, 12/08/08 | 21:40
Lédio, concordo com você, os clubes brasileiros estão nadando em dinheiro? Ué, os times tem elenco ou não. Está parecendo que só tem o time titular e olhe lá. Priorizar, não é a palavra adequada, mas sim organizar-se. Se os clubes se organizassem desde o início do ano, hoje não haveria problemas, pois TODOS já sabiam que disputariam a S.A. Outra coisa, parece que tem gente que não entendeu , 75 mil dólares + a renda de cada jogo + um milhão de dólares para o campeão. Num barato dá para arrumar uns 5 milhões de reais ou mais. Mixaria. Pobreza. Esses mesmos clubes recebem uma mixaria da televisão pela transmissão de 38 partidas e acham o dinheiro da S.A. mixaria. Ora bolas.
AMBROSIO | Ter, 12/08/08 | 21:35
Sem entrar no merito financeiro, o melhor para oVaco e ficar de fora da sulamericana logo de cara, explico:_ Tita assimiu um time alquebrado, sem moral, desenergizado, alem de fraco tecnicamente…portano o melhor para o Vasco no momento é teinar muito, para que o novo treinador possa tentar criar um esquema de jogo, mesmo que seja um esquema de time pequeno , que se defende bem e sai no contra ataque( vi times do Tita serem assim armados e os jogadores que o Vasco tem hoje não permitem coisa melhor), so por isso prefiro o time treinando…o bando que tem se apresentado em campo pode se treinado render mais…eu acho.
.
Acho tambem que Tita vai conseguir fazer com que alguns mequetrefes que hoje atuam pelo meu Vasco,rendam um pouco mais…Lopes (obrigado pelos titulos) ja não conseguia fazer o time render, portanto a mudança foi correta.
rodrigo | Ter, 12/08/08 | 21:32
o gremio proriza pq ah sete jogos repete a mesma equipe, e ta na lidernala bo brasileirao, alem disso o inter perde pra nos (com reservas)
Motta-ES | Ter, 12/08/08 | 21:30
Augusto-RJ (Augusto-RJ | Ter, 12/08/08 | 21:13), concordo inteiramente com vc e entendi o seu primeiro post. Eu só fiquei bolado com o seu conectivo “SE” : ) : ) : )
kurth | Ter, 12/08/08 | 21:29
_________________▒▒▒▒▒▒
________________▒▒██████
______________▒▒▒█████▒██
____________▒▒▒▒██████████
___________▒▒▒▒▒███████████
___________▒▒▒▒▒███████▒████
____________▒▒▒▒▒███████▒▒███Não quero a Grana da Sul America, é por isso que sou assim, vejam minha postura hihohihoo
____________▒▒▒▒▒▒███████
____________▒▒▒▒▒▒████████
__________▒▒▒▒▒▒▒█████████
__________▒▒▒▒▒▒███████████
___________▒▒▒██████████████
_____________█████████████████
____________████████████████████
___________████████████████████
_________██████████████████████████
________███████████████████████████
_______███████████████████ ███
_____██████████████████ ███
____█████████████████ ██
____████████████████ ▒▒
____▒▒██████████████
_▒▒▒▒███████████████
_▒▒▒▒████████████████
▒▒▒▒▒▒███████████████
▒▒▒▒▒▒ ██████████████
▒▒▒▒▒▒ █████████████
▒▒▒▒ ██████ ██████
▒▒▒▒ █████ █████
▒▒▒ ████ ████
_________███ ███
________███ ███
_________███ ███
__________███ ███////////////////
Motta-ES | Ter, 12/08/08 | 21:25
Rodrigo (Rodrigo | Ter, 12/08/08 | 21:10), vc não acharia melhor comemorar o fato dos times brasileiros conseguirem segurar os jogadores no Brasil em vez de vendê-los para não fecharem no vermelho?
.
Respeito e compreendo a sua opinião, mas ficar sem jogar uma competição porque tem jogador pra vender e fazer caixa não é, em minha opinião, sinal de superioridade ou motivo pra não jogar uma competição importante.
.
Abraço
kurth | Ter, 12/08/08 | 21:19
Se o Sei chefe resolvesse lhe dar um aumento vc negaria, um milhao faz muita falta, é grana e a projeção que um milhão tem cotas de TV, torcida, sou a favor da Sul Americana, se vc nao quer o dinheiro me de e seja feliz, ainda vem pensar pequeno é por isso que o Brasil é assim…
BJ | Ter, 12/08/08 | 21:17
Lédio eu entendo perfeitamente a sua colocação referente a este campeonato , porem o desespero dos vascaíno com a segunda divisão é tão grande que faz com que os torcedores concordem com a dirigentes de usar um time reserva .
E como o Vasco esta precisando deste dindin viu Lédio, como viria em ótima hora…
E como você mesmo falou , se o time titular do Vasco já e um pesadelo imagina os time reserva…
Estou esperando para amanhã mais uma derrota , pois os reservas do Palmeiras se equivalem ao time titular do Vasco.
Por amor ao Vasco eu continuo acreditando .
Augusto-RJ | Ter, 12/08/08 | 21:13
Motta, minha “crítica” não foi ao Ney, muito menos ao Botafogo. Quando o Ney Franco foi contratado, eu disse com todas as letras que o Botafogo iria se recuperar no brasileiro e que iria ser campeão da sul americana, pois o Ney não passa 6 meses sem título (só não contava q iria brigar tb pelo título do brasileirão, hehehe).
Estou criticando é a cegueira do torcedor, que adora avaliar o trabalho depois dos resultados, e não antes. Eu, mais uma vez reitero, concordo com o Ney. Se meu Flamengo estivesse disputando essa Sul Americana, eu iria querer ver os titulares. Aliás, nem me lembro se o Flamengo já disputou essa competição. Que eu me lembre, ela surgiu logo num momento em q o Fla está indo para a Libertadores todo ano.
Rodrigo | Ter, 12/08/08 | 21:10
Como torcedor do Grêmio não quero nem saber do meu clube disputando a S.A.. E não somente porque ela não leva a lugar nenhum, mas, principalmente, porque é impossível um grupo de jogadores passar ileso por duas competições simultaneamente. A priorização é decisiva para o clube que almeja alguma coisa (título ou Libertadores). Aliás, se a S.A. desse uma vaga para a Libertadores eu tenho CERTEZA que a história seria outra. Alguém desdenha a Copa do Brasil hoje em dia? Não, né. Por quê? Porque ela dá vaga na Libertadores. Luminares são os caras que criaram esta S.A. sem dar prêmio verdadeiro. Um milhão a mais ou a menos faz a diferença para os clubes realmente estruturados no Brasil? O Grêmio, por exemplo, vai vender o Léo para o PSV por 8 milhões de euros. O Inter, por sua vez, vai vender o Renan por 5 milhões de euros para o Valência. As categorias de base vem sendo a salvação do futebol gaúcho porque trabalham com a MELHOR matéria-prima existente no mundo: o jovem jogador brasileiro de ALTÍSSIMO POTENCIAL. Sul Americana? Tem que levar a algum lugar.
—
De qualquer maneira, o EXPRESSINHO do Grêmio vai fazer frente aos Inter-Caldas.
Motta-ES | Ter, 12/08/08 | 21:08
Fazem, não! é faz, pow! : )
.
Abraço
kurth | Ter, 12/08/08 | 21:06
Nao entendi nada cara, 75 mil dolares é muita grande a grana cara fora a torcida que vem , quero sim a sul americana é um grande caneco, e outra pelo menos o meu fogão quer bricar vai la precisamos de grana, isso sim é investir, o resto é conversa para boi dormir….
Odair Porcolino | Ter, 12/08/08 | 21:04
Boa Noite amigos do JA.
.
Que me desculpem os contrários, mas nunca fui a favor dessa tal de “Sudamericana”.
Ela só serve pra “bondosa” Conmebol aliviar os seus cofres, que devem estar abarrotados.
Me admiro de tanta bondade. Só não é mais bondosa que a nossa “Casa da Boa Fama”.
.
É um torneio fora de hora, em razão do Brão e pra piorar as coisas os clubes brasileiros a desvalorizam ainda mais.
.
Se o Palmeiras perder pro time B do Vasco é um favor.
Aliás o Luxeco deveria colocar jogadores novos pra disputar esse torneio e dar experiência a eles.
Motta-ES | Ter, 12/08/08 | 21:02
Augusto-RJ, eu aprecio a sua conduta sempre otimista para com o Flamengo. Os seus conectivos condicionais “se” quando se trata do FLA é sempre com o intuito do time melhorar e voltar a jogar tão bem quanto estava jogando até a 10 rodada do Brasileiro. Só que, quando é com meu fogão, vc vem com os conectivos “se” com um pessimismo gigantesco, hein?
.
Brincadeira : )
.
Rapaz, gostava do trabalho do Ney quando estava no Mengo e estou gostando do trabalho dele no Botafogo. Quando ouço o Ney falando que a meta é ficar perto do G4, não soa como uma postura pequena, mas sim o que o elenco pode dar no momento.
.
Quando vejo o descaso da maioria dos times para com a competição continental e vejo, por outro lado, que o Botafogo entrará com o time titular, só posso concluir que o alvinegro vai entrar pra ganhar.
.
SE o Botafogo começar a cair na tabela do brasileiro e SE não for bem na Sulamericana, pelo menos o Ney nos mostra que é um cara que trabalha com metas transparentes e tenta sugar o máximo o que o time pode dar dentro de um campeonato em que há 19 concorrentes, coisa que poucos técnicos no Brasil, em minha opinião, fazem com tamanha competência.
.
Agora, SE o Botafogo continuar na mesma toada no Brasileiro e SE continuar com o mesmo pique na Sulamericana… : ) : ) : )
.
Abraço
Bruno Costa | Ter, 12/08/08 | 20:58
Lédio,
Enquanto o “2º” campeonato continental não for uma espécie de COPA DA UEFA, jogada paralelamente à LIBERTADORES, e com critérios claros de ingresso, nem 3x essa grana vai fazer os clubes brasileiros levarem a sério.
Chega desses castelhos quererem enfiar os mesmos times nas duas!!!
As competições tem que ser paralelas.
Isso iria limpar o calendário, daí, daria para colocar a COPA DO BRASIL no 2º semestre e classificar os clubes campeões dos estaduais do próprio ano. Fazendo um campeonato mais enxuto (32 times) sem vagas reservadas (os 10 primeiros do ranking) e com os clubes da libertadores.
Talvez voltasse a ter a graça que tinha na segunda metade dos anos 90.
Até lá…
O São Paulo e o Grêmio estão errados? Eles tem o que na minha opinião é a final do campeonato, pois não vejo no Cruzeiro e Palmeiras condições de buscar o Grêmio.
O Palmeiras é irregular e vai perder o Valdivia.
O Cruzeiro toda vez que joga sem o Wagner fica inofensivo!!! Não tem elenco para ser campeão…
Se o Grêmio ganha do São Paulo precisará fazer uma campanha bem abaixo do que vem realizando para chegar a 77 pts.
Abraços.
Diego Carvalho | Ter, 12/08/08 | 20:56
Acho muito mais importante um título interncional contra equipes de tradição.Do que a Copa do Brasil,que leva a uma vaga na libertadores.Em termos de importância a Copa Sulamericana pode não valer nada,pode não ter a mesma rentabilidade de outras competições…Mas para marketing e status é um bom negócio.Tanto que Boca e River jogam com suas equipes principais.
Por exemplo o Campeonato Paulista em termos de premiação é muito mais vantajoso que a Sulamericana.Mas pergunte a qualquer torcedor são paulino se ele prefere ganhar o paulistinha ou um torneio sulamericano?
Lédio Carmona | Ter, 12/08/08 | 20:52
Acabo de concluir que os milionários clubes brasileiros estão nadando em dinheiro.
Desculpe, nao sabia.
Gustavo | Ter, 12/08/08 | 20:51
Inter vai da mais premiação no camp comemorativo do centenario (2 ou 3 jogos) do que a confederação sulamericana vai dar p/ os 30 e poucos times que disputam esse bagulho.
Se é esse o teu argumento pra fazer os times se interessarem pelo campeonato benzadeus…
Diego de Moreas | Ter, 12/08/08 | 20:46
75 mil dolares? por jogo? tá… o dólar tá quanto? 1,62.. por ae
Ok… dá R$121 mil reais por jogo… hmmm 2 jogos de preliminar, mais 8 das oitavas até a final, isso soma 750 mil dólares mais 1 milhão de dólares se for campeão… no total 1.750.000,00 dólares ou R$ 2.835.000,00 ¬¬
Bom… comparando com meu time que tem mais ou menos 600 mil reais de bilheteria por jogo… hmm e sendo sulamericana e tal com jogos contra times de fora, atrairia umonte de turista metido a torcedor… pularia pra 900mil por jogo por ae…
A sei lá… 3 milhões de reais é mtu poco… o goleiro reserva do grêmio custa isso… Se esse forem os valores eu não acho q valha a pena não.
Tem um motivo bem melhor.
A TAÇA!!!!
Che | Ter, 12/08/08 | 20:45
Ainda não entendi se tu ta sendo irônico ou nao… (quem escreveu essa coluna? @_@)
tu ta de sacanagem tentando defende um campeonato que da MIZERAVEIS 75 mil DOLARES por jogo.
Meu inter vai com o time principal e eu acho bom SIMPLES E UNICAMENTE pra que ele pegue liga. Ouvi o Odone (presidente do nosso co-irmao) comentando motivos pro time jogar com o selecionado reserva, e o mesmo fez questão de lembrar, o dia do sorteio, quando botaram os brasileiros pra se degladiarem entre si, e boca e river pegando dois times escrotos p/ passar pra proxima fase, e o mesmo ao questionar a confederação a resposta foi direta: motivos economicos, jogos armados p/ dar audiência pra globo, fox e cia…
Palhaçada agora querer exigir que os times priorizem esse tipo de campeonato e usar os times como se fossem bobos da corte pra aumentar a vossa audiência
não deixa mais esse moleque postar no teu blog ledio ¬¬
Diego Carvalho | Ter, 12/08/08 | 20:43
Eu tenho uma opinião contrária a do Emerson,pelo menos com relação a este ano.Como até postei em um outro post.
Por que não ganhar a Copa Sulamericana este ano?Priorizar um campeonato longo como o brasileiro ,sem contar que esse ano as equipes estão muito mais parelhas, ou seja o título está mais difícil do que nos anos anteriores.Se tivessímos na situação que se encontra o Grêmio ,líder e com uma boa vantagem,até poderia priorizar o brasileiro.Mas esse ano ,acho tremendo erro por parte da diretoria.Até por que ganhamos os dois últimos brasileiros.Em 2006 e até ano passado era aceitável.
Na minha opinião dava para conciliar as duas competição.As chances de ganhar a sulamerica e salvar o ano é bem maior do que o brasileiro.Como já tinha dito,ano passado vibrei mais com a Vitória contra o Boca do que,com o título do brasileiro.
André Monnerat | Ter, 12/08/08 | 20:31
O fato é o seguinte: esse é um torneio que esportivamente não vale nada.
O melhor da América do Sul é definido pela Libertadores. É ela que leva ao Mundial A Sul-Americana, então, que não decide o melhor de coisa nenhuma nem leva a qualquer competição maior, serve pra quê?
Só dinheiro não adianta. O torcedor não enxerga essa grana em sua conta. Então, não vai dar valor nunca.
E as diretorias devem satisfação aos torcedores, que não vão entender o time felizão porque chegou a uma semi-final de Sul-Americana e acabou, no Brasileiro, conseguindo apenas… outra vaga pra Sul-Americana.
Quem poderia até acabar feliz esse torneio é o campeão. Mas ele é um só.
Se a Sul-Americana desse uma vaga na Libertadores, pelo menos, já seria um atrativo. Já ouvi falar nessa idéia, mas pelo que sei ainda não foi implantada.
mau | Ter, 12/08/08 | 20:25
Voce tem razão em parte Lédio, meu time o Gremio não pode correr o risco de machucar 1 ou 2 titulares, ou mesmo cansar ainda mais o time que já vem desgastado, num jogo da Sul Americana. Pegamos o São Paulo domingo e não podemos perder a chance de eliminá-los da disputa do titulo com força total em campo.
Acho que a Sul-Americana deveria possibilitar uma vaga na libertadores.. seria outra historia.
Abraço
Alexandre RS | Ter, 12/08/08 | 20:15
Boa noite amigos do JA
O greNal de amanhã será muito oportuno pro Inter, que precisa entrosar o time e melhorar sua campanha no Brasileiro. Se o gremio jogar com reservas ou titulares, não muda muito, vai perder igual (ehehe). Não perco por nada a estréia de D’Alessandro com Daniel Carvalho e Nilmar, um trio que Inter não teve pra vencer o Boca nas duas vezes que beliscou a Copa Sulamericana, em 2004 e 2005.
.
Emerson Gonçalves | Ter, 12/08/08 | 20:12
Lédio, fazendo uma continha simples:
US$ 75,000.00 correspondem a R$ 120.000,00.
Por esse valor não é compensador o São Paulo entrar em campo com o time principal.
Já no ano passado eu defendi a tese de exclusão pura e simples do Campeão Brasileiro da SA, ou entrar em campo com um time B.
É o que o São Paulo fará hoje, ao entrar sem nenhum titular.
Se a SA se limitasse a jogos em Curitiba, Belo Horizonte ou Rio de Janeiro, além de SP, até daria para encarar, poupando alguns titulares em alguns momentos. Mas, passando pelo CAP, o São Paulo terá viagens longas, pesadas - para a Venezuela ou, mais provável, México -, sem a menor chance de tirar o time de sua competição mais importante no momento, em busca do título mais importante de sua história ao lado dos Mundiais, ou ao menos em busca de uma vaga na Libertadores 2009.
A Sul Americana é uma competição interessante desde que feita nos moldes da Copa da UEFA, realizada simultaneamente com a Libertadores e recebendo em uma fase eliminatória os times que ficaram em terceiro em seus grupos na Libertadores, por exemplo.
No atual formato e momento, ela não é interessante para quem tem mais o que disputar.
Estou animado para o jogo de hoje, e o clima ontem no Santo Paulo era de muita animação, também. É uma chance de ouro para os garotos da base ganharem experiência e conhecerem a dureza das competições levadas a ferro e fogo, desde já contra o CAP, para quem é questão de honra vencer o São Paulo. Se passarem, irão pro México e farão um vestibular de Libertadores.
Ao mesmo tempo, Bosco poderá jogar, assim como Alex Bruno, Anderson e Junior.
Ops, começou o jogo. Fui.
:o)
Augusto-RJ | Ter, 12/08/08 | 20:11
Motta, eu concordo plenamente com a postura do Ney. Mas quer apostar q, se o Botafogo não for campeão da Sul Americana, ou cair de produção no brasileiro, vai aparecer torcedor metendo o pau e querendo a cabeça dele? Torcida é um bicho complicadíssimo!
Walter | Ter, 12/08/08 | 20:08
Lédio, na minha opinião a Copa Sul Americana deveria ser disputada por equipes que não partciparam da libertadores. Quanto ao fato de escalar times reservas, acho absolutamente normal. Abs
Motta-ES | Ter, 12/08/08 | 20:03
A questão é a prioridade. O negócio é planejamento e avaliação da concorrência para traçar as metas, e nisso o Ney Franco parece ser fera.
.
Se o Botafogo vai com o time titular nessa nova era das metas visíveis e realistas sob o comando do Ney, eu só posso concluir que o time vai pra ganhar o título da Sulamericana.
.
Ficar perto do G4 para beliscar uma vaga na Libertadores e fazer um bonito papel na Sulamericana que é um Campeonato de tiro curto, estilo mata-mata e que não gera, em minha opinião, cansaço (exceto quando tem time mexicano na parada participando da Copa… Sulamericana, com viagens desgastantes…) são as metas do Botafogo do Ney.
.
Bem-vindo, portanto, a era das metas visíveis e realistas do Botafogo no Ney!
.
Abraço
Edurado | Ter, 12/08/08 | 20:00
e mais uma vez Botafogo x Galo !
pelo menos não vão com o time reserva, pro Galo principal e reserva é praticamente a mesma coisa. Sinceramente o Galo poderia poupar pelo menos Marques (não sei se vai jogar, por estar machucado de novo) ou então colocar o Pet no segundo tempo.
Os meninos da base que disputaram a Taça Bh tambem seria uma boa, mistura pelo menos um pouco. Juninho deveria entra no lugar de Edson ou coloca um goleiro digno da base. Acredito que a diretoria (ainda exi