A história de mais um Maracanazo
Mais um Maracanazo. A LDU ganhou a Libertadores. Nos pênaltis. Em quatro cobranças, o Fluminense só fez um gol e permitiu que o instável goleiro Cevallos, que falhou em dois gols tricolores no tempo normal, pegasse três bolas e saísse do Maracanã como herói equatoriano. No tempo normal, de virada, Fluminense 3 a 1. Na prorrogação, 0 a 0. Nas penalidades, LDU 3 a 1. Uma final incrível, marcada pelo imponderável e que terminou de maneira totalmente fora do script. Mas assim é feita a história do futebol. Quase todas são contadas pelo avesso do cenário traçado pelos personagens envolvidos, pelos torcedores e pela mídia.
A LDU é um bom time. Não era a presa fácil que Renato Gaúcho apregoou desde semana passada, quando garantiu por A + B que o Fluminense seria campeão. Tem bons jogadores, como Guerron, Urrutia, Manso, muito embora Washington tenha dito que o craque equatoriano era a Altitude. E não é pequeno, como Gabriel chegou a comentar. Mas, também, a LDU não tem uma equipe que lhe garanta um título da Libertadores sem discussão. Não era para tanto, mas, pragmaticamente, jogou com o regulamento debaixo do bolso desde as oitavas-de-final. Tanto que, na fase do mata-mata, só venceu duas partidas em oito disputadas. E nem tem grupo (muito menos terá em dezembro) para superar o Manchester United, em Yokohama. Mas, com tantas ressalvas, a LDU teve seus méritos. E calou 80 mil tricolores no Maracanã.
E porque calou? Hoje muito mais por erro de postura do Fluminense. E olha que não sou daqueles de justificar derrotas e diminuir vencedores. Por sinal, nós, brasileiros, um dia saberemos respeitar o adversário antes da partidas e, quem sabe, valorizá-los após sermos derrotados, coisa que, diga-se de passagem, tem acontecido com absoluta rotina nos últimos anos. Mas, assim mesmo, continuamos com um injustificável discurso arrogante-ufanista-ingênuo-saudosista.
Mas, de volta ao tema do início do parágrafo anterior… Por que a LDU calou o Maracanã? Não foi por causa do gol de Bolaños, logo aos cinco minutos. Claro que todos sentiram. Os equatorianos jogavam bem. Do meio para frente. Na defesa, porém, estavam mal demais. E o Fluminense, com autoridade, se impôs. Logo aos 11 min, Tiago Neves bateu de fora da área e Cevallos, aquele que se tornaria herói, aceitou.
O jogo prosseguiu do mesmo jeito. Fluminense em cima. LDU perigosa na contra-ataques, ainda mais com o incansável Guerrón. Aos 27 min, um arremesso de lateral de Junior Cesar encontrou Cícero livre. Cruzamento perfeito e outro gol de Tiago Neves. O título parecia a caminho. Ainda faltavam mais de 15 min do primeiro tempo e todo segundo pela frente.
Nada mais aconteceu no primeiro tempo. Ah, sim. Houve um pênalti não marcado em Washington e um impedimento inexistente de Cícero. No segundo tempo, Hector Baldassi e seus dois assistentes erraram ao não validarem gol de cabeça de Bieller (impedimento mal marcado). Voltemos agora à parte final.
Nada mudou. Fluminense em cima. LDU, com personalidade, nos contra-ataques. Veio uma falta na entrada da área. Eram 11 min. Tiago Neves bateu bem. Mas dava para Cevallos chegar na bola. Foi gol. O terceiro. O Fluminense teria mais de 30 min para fazer mais um e ser campeão da Libertadores pela primeira vez. Mas aí o jogo, estranhamente, mudou. A LDU, não, seguiu com a mesma postura perigosa. E o Fluminense diminuiu o ritmo. Talvez tenha achado que o quarto gol surgiria naturalmente. Reduziu a pressão. E permitiu que os equatorianos ficassem com a bola a maior parte do tempo.
Assim, foi-se o segundo tempo. E também a prorrogação. Claro que o Fluminense teve suas chances, como num chute de Dodô por cima e num outro de Tiago Neves, desta vez salvo por Cevallos. Mas a LDU também assustava, tanto que, no último lance da prorrogação, Luis Alberto teve que fazer falta em Guerron e ser expulso. Do contrário, o ala direito entraria com bola e tudo. Tudo foi para os pênaltis e, ali, Cevallos virou herói e pegou as cobranças de Conca, Tiago Neves e Washington. Pela LDU, só Campos errou. E o Maracanã se calou diante da festa inédita dos equatorianos. Fica uma dúvida: o que terá acontecido com o time do Fluminense após ter marcado o terceiro gol? Faltou perna? Sobrou respeito? E resta uma certeza: a LDU é campeã da Libertadores. Para o Fluminense, o caminho agora é único. Campeonato Brasileiro. Não há outra opção.
rss do blog
Thiago Moraes | Qua, 22/10/08 | 12:57
Fluminese ?!
Que piada.. Não respeitar o diversario, jogar com arrogancia, falar de mais e achar que venceram antes do apito final.
Estes foram os motivos do MARACANAZZO… Alem é claro da força do LDU e de seu principal jogador Guerro.
Parabens Tricolor … tropesaram na lingua hahahaha
Agora é segundona pra vcs
time sem tradição !!!! e sem historia no futebol…
Luciana Mello | Dom, 06/07/08 | 15:34
A tristeza, o choro e a frustração foram inevitáveis… Mas o que eu posso dizer?
Posso dizer que, TRICOLORES continuam de cabeça erguida a dizer: ORGULHO DE SER TRICOLOR!
Este título que nos escapou por entre os dedos por causa de apenas um gol, não faz o FLUMINENSE adotar os adjetivos de seus rivais, que vergonhosamente são eliminados por times pequenos e fracos da América Central.
O Tricolor Carioca mostrou a todo seu público nacional e internacional, torcedores de todas e quaisquer cores, COMO SE JOGA FUTEBOL!
Foi vitorioso em suas milhares de qualidades… E foi a MELHOR campanha da Taça Libertadores 2008. O Fluminense - e só apenas ele poderia - eliminou o maior adversário de todos, vingando anos de eliminações brasileiras e devolvendo a moral para o Brasil, perante os Argentinos. Eliminou o São Paulo, atual Campeão Brasileiro. E olhando daí para trás, não haverá argumentos para dizer que o Fluminense não merecia este título.
Entre dribles, passes, chutes e gols… Nós fomos à loucura e vimos o maracanã EXPLODIR nas cores VERDE, BRANCO e GRENÁ! Nós, deste lado, também fizemos um trabalho fantástico, UMA TORCIDA VIBRANTE, LINDA E EMOCIONANTE, refletindo beleza e tradição. Arrematamos os olhares de todos os torcedores, principalmente daqueles que mais torciam contra e que ao verem a festa desta torcida colorida e criativa, se derretiam ao dizer: - A sua torcida é a mais bonita!
Tenho orgulho de dizer que EU FIZ PARTE DISSO, ou melhor, eu SOU parte disso!
Não temos do que nos envergonhar ou responder.
O Fluminense foi o MAIOR nesta libertadores, simplesmente porque apenas ELE será lembrado.
Ao time, guerreiros, heróis, meus PARABÉNS! Jogaram com raça e honraram o manto que vestem e isso ninguém pode nos tomar. Seus nomes serão muito bem lembrados e repetidos muitas vezes ao falar de FUTEBOL COM QUALIDADE!
Apesar dos pesares, repito: EU TENHO ORGULHO E TIVE A FELICIDADE DE PARTICIPAR DA MAIOR FESTA DE TODAS DA HISTÓRIA DA LIBERTADORES DAS AMÉRICAS!!
FINAL DA LIBERTADORES: EU FUI!!!
Victor Pimentel | Sex, 04/07/08 | 14:45
Lédio,
Vai ser duro voltar à realidade do Brasileirão. Como seria mesmo se fosse campeão.
De minha parte, fiquei muito satisfeito com o Flu. Para mim, tem de se comemorar esse título de Vice-Campeão. Foi um feito também.
Fluminense, O Grande Vice-Campeão da América
César | Sex, 04/07/08 | 11:41
Volnei,
Vc está enganado sobre Renato Gaúcho….é verdade que ele falou sobre ser “Renato Carioca” quando foi apresentado ao Flamengo em 1987. Mas depois de ficar alguns anos no RJ e passar algum tempo, ele voltou atrás no que disse e inclusive foi jogar no Grêmio novamente em 1991, por um semestre. E depois que Grêmio ressurgiu no cenário nacional nas mãos de Felipão, em 1995, e foi chegando perto da final da Libertadores, toda a geração campeã de 83 começou a ser entrevistada, inclusive Renato, e ele falou na Bandeirantes, na TVs a cabo, que era gremista, inclusive disse isso no Jô Soares Onze e Meia da Globo , após o gol de barriga que fez contra o Flamengo, na final do Campeonato Carioca de 1995.
Conheço bastante esta história, ele fez muitas vezes reverência e referências ao Grêmio sim. Aquele episódio de 1987 foi jogada de “marketing” pois pelo estilo de vida de Renato, é óbvio que ele sempre quis morar no RJ e perto da praia, próximo do “glamour” carioca. Se vc lembrar, Renato chegou até a aparecer em novela da rede globo. E ainda teve uma filha com uma jornalista carioca.
Raphael Henrique Diniz Ferreira | Sex, 04/07/08 | 11:30
Ricardo,
Achar que se criar aí é prova de que é bom, é o pensamento de 99% dos clubes e da imprensa européia. Logo, você estando aí, tende a pensar nisso também.
Acontece que o futebol europeu tem fama mundial, sendo acompanhado pelo mundo todo de forma igual. Porém o futebol sulamericano não. A Europa não sabe nem 1% do futebol sulamericano.
Daí ser dificil comparar sem acompanhar os 2 a fundo. Nós, pobres, podemos comparar com mais exatidão, pois temos os 2 como referencia.
Pra começar, o Sr Ian Wright é um recalcado que nunca ganhou nada na vida e nem craque foi. Seus comentários são sempre denegrindo os outros. Oh carinha pra falar besteira. Já li muitas dele. Pra ele nada que venha de fora da Inglaterra presta.
Quanto ao Adriano e o Derlei, apenas citei jogadores horrorosos e que se criaram aí. Derlei jogou até se aposentar e Adriano até artilheiro do time foi. Enquanto excelentes jogadores como o Diego, hoje no Werder Bremen, e o Ibson nem tiveram chances.
Essa de falar que um foi pro Getafe e outro pro Inter também não cola. O Fábio Rochemback saiu daqui pro Barcelona, enquanto o R. Gaucho saiu pro PSG. Então, pela sua teoria, o Fábio é melhor que o Gaucho.
Quanto ao preço, justamente por vocês pensarem assim, não se vende jogadores muito caro. Europeus em geral pensam como você. Daí ninguém dá mais de 8 milhòes num sulamericano que jogue aqui. Vocês pagam 60 milhoes no Jo (Meu Deus, há 600 atacantes melhores que o Jo aqui na america do sul) que já joga na Europa, mas não dão nem 10 num melhor que ele que jogue aqui.
Você citou o Quaresma… É um ponta rápido e habilidoso. Nada demais. Nos times argentinos tem uns 40 iguais a ele. Se procurar na Colombia, Paraguai e tal você acha também.
Lucho Gonzalez? Você está de brincadeira. Isto é um enganador. Jogador limitado técnicamente. Uma verdadeira baba. Junta dois Luchos e não dá um Ibson.
Melhor que o Pepe, há um monte de zagueiros por aqui. Fiquei com pena do Real Madrid quando eles descobriram que levaram gato por lebre. Pagaram uma fortuna num zagueiro que falha jogo sim, outro também. Por um terço do que gastaram, poderiam levar Alex Silva, Miranda, Henrique ou Thiago Silva. Todos beeeem melhores que o limitado Pepe.
Mas bem, 35 milhões de euros no Daniel Alves, 28 milhoes no Pepe e 30 milhões no Jô. Enquanto Henrique 7 milhoes, Ibson 4 milhoes e Lampard 9 milhoes… É realmente o europeu que entende mesmo…rs
César | Sex, 04/07/08 | 11:24
Ricardo de Portugal,
Existe figuras de linguagem na língua portuguesa chamadas “ironia” e “metáfora” e “hipérbole”…..quando falei de Mourinho quis ser exagerado e irônico. É isso que parece que vocês de Portugal não compreendem: os brasileiros usam muito a metáfora e também a ironia principalmente quando querem brincar . Não quer dizer que ele treinou Portugal, disso eu sei, é que vocês compreendem tudo LITERALMENTE…..aí fica difícil. Quis apenas FRISAR que Portugal não ganha nada….e continua sem ganhar nada……e for por clube, bem os clubes brasileiros ganharam muito mais do que Porto, Benfica ou Sporting…….e nenhum clube de Portugal veio ao Brasil e deu uma goleada em final de Mundial contra um clube brasileiro, como o Santos fez com o Benfica em 1962, no Estádio da Luz. E quando os últimos clubes brasileiros chegaram a final do Mundial Interclubes: São Paulo e Internacional, ambos ganharam dos “poderosos” clubes europeus Liverpool e Barcelona, respectivamente.
É isso que quero demonstrar: ter mais dinheiro não significa que necessariamente seja sempre o melhor. E conheça mais o futebol equatoriano antes de falar sobre o que vc não sabe….e pare de olhar somente para seu umbigo e falar somente dos europeus.
E ninguém falou de africanos ou brasileiros na seleção de Portugal. Ainda que eu ache que Deco e Pepe são brasileiros, pois basta ouvir eles falarem para ver o “sotaque” fortíssimo daqui aparecer…..
Você precisa ter mais inteligência emocional e circular Ricardo, e ser menos “literal” no que comenta, querendo sempre rebater tudo o que os brasileiros falam…..vc parece que nunca admite que uma outra pessoa possa ter uma opinião diferente da sua…
ricardo | Sex, 04/07/08 | 01:49
Em termos de clubes pelo menos nao perdemos com a LDU e actualmente nossa selecção é melhor que a brasileira.Se isso é ser limitado…
Africanos,brasileiros?Voce anda enganado…Na selecção so jogam portugueses.
Julio | Sex, 04/07/08 | 01:32
Foi o MARACANAZO III:
Nas 3 maiores decisões disputadas no Maracanã (Copa do Mundo de 1950, Mundial de Clubes de 2000 e Libertadores de 2008), o time da casa perdeu.
Será que vão insistir com isso em 2014?
volnei | Sex, 04/07/08 | 00:37
Ao Tricolor Gaúcho: tanto orgulho do Renato GAÚCHO, que quando foi para o flamengo disse que não era mais gaúcho, e sim RENATO CARIOCA, tamanha a identificação que teve com o RJ. Nunca ouvi ele fazer ao gremio a referencia q faz ao fluminense…
Ahhh… E aos amigos que citaram meu nome, um abraço. Tudo faz parte do planeta futebol. Discussão, sarro, alegria, tristeza. Uns gostam do SP, outros do Flamengo, outros gostam dos outros times. Mas o importante é que tudo se faz com respeito. Inclusive quando parece desrespeito, podem ter certeza que não é. Umas palavras mais fortes, mas tudo no sentido de zoar um pouco e rir no final.
Um abraço à todas as torcidas, inclusive para a do vasco, que agora é Roberto Dinamite… E a do fluminense, que não tem nada a ver com o Rei e o Bôbo (Renato e T. Neves)
Pedro Grossi | Sex, 04/07/08 | 00:28
Esse Renato Gaúcho é um arrogante, safado, mal caráter e soberbo. Ele mereceu cada lágrima que chorou ontem na coletiva, com aquela cara de babaca de sempre!!!!! E ele já tá fazendo escola entre os bobos dos jogadores do Flu, vide declarações de T. neves, T. Silva, Washington e Júnior César….
O Flu como instituição gloriosa do futebol brasileiro não merecia esse revés, mas esses caras merecem isso e muito mais, principalmente o babaca do Baby.
A LDU venceu porquê foi melhor e ponto. Vamos parar com essa baboseira de timaço e injustiça. A justiça foi feita e muito bem. Fizeram um marketing imenso em cima desse time do Flu, Três tenores… Melhor elenco do Brasil etc… puro amadorismo da imprensa.
O Fluminense é um bom time, jogou bem a Libertadores, mas a LDU jogou melhor! Por isso a LDU ficou em primeiro e o FLU em segundo. Nada mais justo.
E não tem nada mais ridículo do que ficar relembrando o penalti não marcado pro Fluminense, principalmente pq no mesmo jogo, foi anulado um gol (Eu disse gol e não penalti) da LDU.
Perdeu pq o outro time era melhor. Zaga forte e bem postada, meio campo ofensivo sem deixar de ser responsável, dois pontas abertos (Guerrón e Bolaños) que deram uma SURRA nos laterais do flu e um ataque razoável.
A LDU ganhou com todo o merecimento, nós brasileiros temos a péssima mania de tentar menosprezar o adversário e buscar desculpas para as derrotas.
Rodrigo | Qui, 03/07/08 | 23:12
Nossa, o que esse portugues ta fazendo aqui?! ahahahha! Coitado… Já vem apelando e falando de 10 milhoes contra 100 milhoes. Isso nao tem lógica, portuga. Seria verdade se todos os jogadores da seleção de Portugal tivessem nascidos em Portugal. Acho que há africanos, brasileiros… ahhaha… Pensa comigo. Vamos lá. Um pouquinho só. Na realidade vocês se valem de muito mais do que 100 milhões de pessoas para terem jogadores! ahahaha! O futebol portugues é limitado, Ponto final.
CARLITO | Qui, 03/07/08 | 22:44
Caro Klinger 19:50. Se tradição signfica ser o único time que possui 2 jogadores na seleção FIFA de todos os tempos, ser o clube com maior nº de jogadores cedidos à seleção brasileira em todos os tempos, ser tb o clube com maior nº de jogadores campeões em Copa do Mundo e ser considerado o 12º clube do mundo no século XX p/ FIFA. Conseguir sobreviver a 20 anos de adminstrações calamitosas e sem patrocínios milionários. Então eu acho que você pode acrescentar o Botafogo à sua lista. Vencer a Libertadores é importante mas, veja bem caro amigo, a LDU que acaba de se sagrar campeã, tem um goleiro que não sabe pular para o lado esquerdo e é barrigudo. Uma defesa que leva gol em cruzamento oriundo de cobrança de lateral. É disputada por times como Cienciano, Cel. Bolognesi. Acho que já não é uma competição tão valorizada assim. Ser campeão brasileiro é um título muito mais difícil e dos times que você citou como de tradição, nos últimos tempos, somente o SPFC tem se mantido no topo ao longo dos anos.
Um forte abraço. Eu gostaria muito que voltasse a ser disputado o torneio Rio-São Paulo e te digo, que na minha opinião, tal torneio teria mais glamour e nível técnico do que a libertadores. Como o Botafogo ganhou o tal torneio 5 vezes e tem o melhor retrospecto contra o futebol paulista dentre os times cariocas na história, a velha mística alvinegra poderia retornar, desde que é claro, montemos um time bem melhor do que o atual. Uma boa noite a todos.
COELHO | Qui, 03/07/08 | 22:38
NÃO TEM ESTA DE NOSSO TIME É O BRASIL OU É O RIO, TORCEDOR DE OUTRO TIME TORÇE E CONTRA, PARA DEPOIS NIMGUEM TIRAR SARRO COM O OUTRO, É POR ISTO QUE O FUTEBOL É GOSTOSO E APRONTA, OS JOGADORES E TECNICO QUE MOTIVARAM O LDU, ESTA É A REALIDADE CRIARAM O MONSTRO, O FUTEBOL SÓ ACABA DEPOIS DO APITO, HUMILDADE E CALDO DE GALINHA NÃO FAZ MAU A NIMGUEM, O CRUZEIRO GANHOU 2 LIBERTADORES E 1 VICE E PERDEU VARIOS BRASILEIROS E MARTELOU E FOI O PRIMEIRO A GANHAR EM PONTOS CORRIDOS, A VIDA CONTINUA, E FICA AS LIÇÕES PARA QUE POSSAMOS CREÇER.
ricardo | Qui, 03/07/08 | 22:25
Cesar a selecção portuguesa não ganhou nada com Mourinho…?Como se Mourinho nuca treinou Portugal…?
E voce espera que um país com 10 milhoes de habitantes ganhe copas do mundo á frente de países com 100 milhoes…?Voce sonha alto nao.?
Vejamos,agora teremos um treinador a sério.
E para ser das melhores da actualidade nao necessitamos de ganhar nada. E Portugal está actualmente entre as melhores selecções do mundo.
.
Portugal ja podería ter ganho,a Espanha ganhou este ano,Portugal podía ter ganho em 2004 e este ano era até considerado mais favorito que a Espanha mas com Scolari é díficil…Ter que levar com a panela Ricardo é díficil ganhar o que quer que seja…
.
E futebol europeu em termos de clubes é de longe o melhor actualmente isso nao ha duvidas.
Aonde estao os melhores jogadores,tecnicos e as melhorws condições no mundo?
O que nao significa que nao haja times bons no Brasil,Argentina etc.,mas claro que nao se comparam a um manchester united por ex
emplo.
.
.Sobre a LDU, não preciso pesquisar…Vejo os jogadores que tem,vejo do país que é.
A selecção do Equador é fraca,se a LDU é constituída na sua maioria por jogadores equatorianos não posso claramente a considerar uma potência quando nao existe um só jogador equatoriano entre o leque dos grandes jogadores neste momento.
.
Desculpe mas nao posso considerare um super time um time em que o craque o máximo que consegue é ir jogar para o Getafe.
.
.
Portugal como selecção nao ganha nada mas seus clbues ganham.Porto duas vezes campeão da europa uma delas ha bem pouco tempo em 2004,num time quase só de jogadores portugueses e com Scolari a nao os conseguir aproveitar na selecção e a perder para a Grécia em casa…
Mourinho com metade do que Scolari tinha ganhou uma champions…
Agora com Queiroz ganharemos um treinador finalmente e certamente pior que Scolari fez neste ano nao fará.E acabou a panela que havia na selecção.
César | Qui, 03/07/08 | 21:35
Ricardo de Portugal,
Claro que muitos dos meus compatriotas brasileiros são xenófobos e ignoram muitas histórias sobre o futebol de Portugal, porém vc há de convir comigo que muitas vezes vc é muito chato nos seus comentários, e sempre achando que está com a razão. Você fala do futebol de Portugal e da Europa como se fosse o maior futebol do mundo, que para ser bom ou ter mérito precisa sempre ser titular ou passar pelo “crivo” do futebol europeu. Óbvio que o futebol europeu tem mais dinheiro, mas isso não quer dizer necessariamente que seja sempre o melhor. Seria interessante vc ter um pouco mais de humildade também, como Renato Gaúcho vai precisar ter também e parar de “dar bom dia a Cevallos”.
E uma coisa continua a mesma desde que vc comenta neste blog: a seleção de Portugal continua sem ganhar nada no futebol profissional. Com Mourinho, Felipão, Otto Glória ou qualquer outro…….
E vc deveria pesquisar quem é a LDU para depois subestimar times que vc não conhece. Como o futebol globalizou-se a LDU vem disputando Libertadores há muito tempo…..parece que apenas o seu técnico e parte da torcida do Fluminense não conhecia este time. Possuem Centro de Treinamento e programas para jogadores jovens nas categorias de base de dar inveja em muito time brasileiro e argentino. Os equatorianos são tão apaixonados por futebol como os brasileiros, argentinos, colombianos…..quem conhece o país sabe disso….,
Giovani de Souza Pimentel | Qui, 03/07/08 | 20:28
Não faltam provocações e comparações do Fluminense com outros times. Num comentário recente, afirmam que o clube não tem tradição internacional. É um engano. O clube já há algum tempo não aparecia no cenário internacional com o destaque de agora, só isso, o que não indica que o clube não tenha tradição por não ter uma Libertadores e um Mundial de clubes. Aliás, nas categorias de base, recentemente estamos brilhando mundo afora, passando por cima de “equipes tradicionais” do futebol mundial e trazendo títulos internacionais - inclusive mundiais - nos juniores, juvenis, infato-juvenis, infantis, etc.
A máquina de 75-76 formada por Francisco Horta disputou uma série de torneios internacionais na Europa e como principal atração destes eventos (Torneio de Paris, Ramon de Carranza, Tereza Herrera), todos torneios badaladíssimos com a presença das principais potências do futebol europeu e com nível téncico muitíssimo superior a esse mundial promovido pela FIFA no Japão. Fomos vencedores de todos esses torneios. Portanto, não é uma Libertadores ou um Mundial que vai definir o que venha a ser ou deixa de ser tradição internacional.
E ainda que não tivéssemos não teríamos porque nos sentir diminuídos com isso. Até porque se queremos alcançar algo na vida, não é olhando para o que o outro tem que eu vou conseguir. Eu não tenho que olhar para o lado, mas para mim. Não me importa que o Flamengo tem e o Vasco tem. Aliás essa postura não leva nem mesmo o Flamengo e o Vasco a ter mais coisa alguma, porque se é no Fluminense que estão mirando pelo fato de não ter uma Libertadores, vão se acomodar com essa única conquista a espera do Flu alcaçá-la. O Flamengo então, já tem 27 anos que conquistou. Vai fazer o que para ir atrás de outra? Esperar uma conquista do Fluminense para se sentir atingido? Ou o neto do Zico crescer e vê se ele leva jeito para a coisa? Portanto, eu não me importo com o número de títulos dos outros, eu não deixo de gostar do Fluminense por causa disso e o Fluminense não é menor por causa disso. Eu gosto do clube do jeito que ele é e torço para que ele melhore, conquistando mais coisas. Inveja é algo que passa longe de mim.
ricardo | Qui, 03/07/08 | 20:24
Ja vem o tradicional insulto,ignorancia e xenofobia…
Quer comparar Portugal a Equador…?essa é boa.Portugal é os brasileiros?Scolari?Alguém leu o Wright um dos comentadores mais credenciados em Inglaterra falar que Scolari sería um flop em Inglaterra e que em Portugal foi um fracasso porque com a qualidade dos jogadores portugueses ele tinha que ser campeão da Europa…?
.
.
Porto perdería 9 vezes com LDU?Devo lembrar que o Porto num dos seus piores anos dos ultimos 10 derrotou o vosso invicto once caldas marcando nos penaltis depois de ter marcado 3 golos limpos anuçlados e sem o once caldas conseguir fazer um remate á baliza em 120 minutos…O Once Caldas que passou por todos os grandes times brasileiros esse ano..
.
.
Adriano Louzada ídolo em Portugal…?Como ele é ídolo se vai ser dispensado pelo Porto…?
ìdolo é o Ibson no brão que em Portugal nem lugar no banco do Porto tem.
Ídolos?Fale em Quaresma,em Lucho,em Lisandro,,,O resto é ignorancia sua…
Comparar um time em que o melhor jogador é equatoriano e vaio jogar no Getafe a um time com 2 champions,2 vezes campeão doi mundo de clubes e com jogadores internacionais argentinos,portugueses etc é no mínimo uma boa piada..
.
.
E falando em Portugal e sua tradição,Portugal ja foi campeao do mundo sub 20 duas vwezes,é actualmente presença constante em mundiais e eurocopas e está entre as melhores selecções do Mundo9…
O Equador nunca esteve sequer entre as selecções médias do mundo…Fugir a isso é querer ser cego.
.
Nenhum jogador do LDU tería lugar no time titular do Porto…Já do Porto até um suplente vira craque no Brão imagine na LDU…
Comparar Quaresma,Lisandro e Lucho a Guerrin é no mínimo para rir…
Um vai para o Getafe,o Quaresma vai para o Inter por 30 milhoes…
.
.
E essa do futebol portugues so ser algo por causa de brasileiros…bem pelo contrario,sem o Scolari(que é o único brasileiro que tinhamos uma vez que Pepe e Deco são portugueses e se são o que sao o devem a Portugal e nao aop Brasil) teríamos sido ja pelo menos uma vez campeões da Europa.
Mourinho com metade do seu time ganhou uma champions…
Felizmente agora com Queiroz voltartemos a ter um treinador no banco e nao um cara que leva o Roberto Leal no autocarro e a senhora do Caravagio para dar a táctica…
Giovani de Souza Pimentel | Qui, 03/07/08 | 20:04
Eu estava lá, in loco. Senti que o time havia corrido muito para superar a diferença de gols imposta pelo adversário no jogo anterior e aumentada no início do jogo de ontem. A postura do time, nesse momento não podia ser outra: arriscar ao máximo. Porém, quando fez 3 a 1 e estabeleceu a igualdade no confronto, sentiu que não precisava mais se arriscar tanto e adotou as cautelas que entendia necessárias dali em diante. O ritmo também não podia ser o mesmo, pois se continuassem se lançando à frente e não conseguissem o gol, ainda que também não o tomassem, não teriam qualquer fôlego numa possível prorrogação. Foi um misto de respeito à LDU somada à perna, que começava a faltar. O estresse emocional também pesou. A necessidade de buscar um resultado adverso, quando o igualamos colocou tudo na estaca zero do confronto. Foi como se um outro jogo estivesse começando a partir daí, dentro do mesmo jogo. Mas o time já tinha se doado demais até ali e não teve mais forças.
Não tenho sinceramente nada a reclamar do time. Fizemos uma campanha brilhante, a melhor de todas, fomos melhores em quase tudo, no ataque, na defesa, na média de público, na renda, no número de gols bonitos - só não fizemos o artilheiro e a goleada da competição, mas ainda assim realizamos feitos históricos, como nos igualarmos ao Santos de Pelé como únicos times brasileiros a eliminar o Boca Juniors em um mata-mata, a construção da maior goleada num confronto Brasil x Argentina na competição (6 a 0 no Arsenal) e termos um jogador que mais marcou gols numa final de Libertadores na história (Thiago Neves, ontem).
Por tudo isso, acho que devemos acima de tudo estar orgulhoso do que fizemos. Nunca a trajetória de um time brasileiro numa Libertadores foi tão difícil quanto à nossa (só jogamos contra os atuais campeões de seus países e das últimas edições dos torneios da Comembol). Não pegamos nenhum vice campeão nacional, 3º colocado ou time vindo de repescagem. Só campeões, alguns times ainda formando a base de suas seleções nacionais.
E até contra a campeã LDU tivemos vantegem: no confronto direto, foram 4 jogos com 2 vitórias nossas, uma deles e um empate. marcamos 6 gols neles contra 5. Nas finais, foram 4 tempos de 45 minutos. Só perdemos o 1º e ganhamos os outros três. Tivemos praticamente o dobro de vitórias deles na competição: 9 contra 5 em 14 jogos disputados. Perdemos menos: 3 derrotas contra 4 deles. Fizemos mais gols: 27 contra 21 e sofremos menos (14 contra 15).
Por tudo isso, não dá para considerar o 2º lugar como se não fosse nada. Não ganhamos porque não era para ser. É como o bom aluno qeu sempre estuda, mas naquele dia deu branco na prova. É da condição humana, mais do que normal. Não há obrigação em sermos perfeitos sempre. A obrigação está em lutar, em se preparar para poder agarrar a chance quando ela aparecer. Nem sempre, entretanto, vamos conseguir agarrá-la. Mas não faltou luta, em nenhum momento. Nem do time, nem da torcida que cantou junto a plenos pulmões. Eu mesmo cheguei no estádio 3 horas antes do jogo e berrei o que pude por mais de 4 horas (das 8 da noite até os pênaltis). Também estava morto, mas não nos entregamos até o fim. Simplesmente não há explicação convincente para o que ocorreu ontem. É algo da vida, irracional, do próprio futebol e sob o qual não temos o menor controle. Nós, seres humanos, temos essa mania de querer brincar de deus, de achar que podemos compreender tudo, de deixar tudo sob o nosso controle.Será que, caso conquistássemos o título, nas comemorações estaria prevista uma grande tragédia, com mortos e feridos? A providência divina sabe, ela tem esse controle. Já nós, temos que aceitar e pronto. Mas nunca esquecer aquilo que fizemos. Não há motivo algum para nos sentirmos menos orgulhosos. Nosso dia chegará.
klinger de souza loiola | Qui, 03/07/08 | 19:50
TRADIÇÃO: Não pode ser comprada e nem se encontra no caminho e isso o Flluminense não tem: TRADIÇÃO INTERNACIONAL. 106 anos de História 1 brasileiro e 1 copa do Brasil. Muito pouco. Primeira vez que chega as finas da libertadores e já quer título?A LDU já está a 4 anos na quase para conseguir o título neste ano.Jogeum mais, falem menos e não pensem que são o que vocês NÃO SÃO. Vocês não são Cruzeiro, Grêmio, São Paulo, Inter, Vasco, Flamengo, Palmeiras ou Santos. Voces são o Fluminense e estão um pouco abaixo dos citados.
Daniele | Qui, 03/07/08 | 19:34
Só pra finalizar: não perdemos o jogo! Fizemos o resultado! Perder nos pênaltis é 50% pra cada lado.
Aí, acredito, está a grande diferença!
Bola pra frente! Futebol não tem lógica e por isso é fascinante!
Abraços e foi um prazer debater com vocês!
Até a próxima!
Ronaldo | Qui, 03/07/08 | 19:24
Daniele,
Vou concordar com vc tb…
Pq o oba-oba que fizeram contra o América-Mex, foi demais sim…foi exagerado….muita festa e deu no que deu…vc´s bem q poderiam ter aproveitado a liçao deixada…futebol é uma caixinha de surpresas e respeito é tudo, pq como diriam os sábios, o jogo só termina quando acaba…Eu aliás, sempre ví o América como um ótimo time, desde mto tempo, dos tempos de Blanco, time que forma a base da seleção mexicana e não foi respeitado pelo Flamengo. Inclusive, um aposto aqui, o Brasil há tempos vêm sendo freguês do México nas Copas América tb…mas isso é outro papo…
Mas como todos torcedores fanáticos, sempre vamos defender nosso brasão…e admiro seu empenho…
Diria ainda que o Fluminense jogou bem, foi heróico, virou o resultado adverso…mas faltou pernas no final e acho q a torcida ficou um pouco desacreditada….pq precisaria ter empurrado um pouco mais…e venceria no tempo normal…
Mas como falei antes…dias melhores virão…todos devemos acreditar…
Um abração e bola pra frente
Daniele | Qui, 03/07/08 | 19:16
O Futebol português só está tendo resultados melhores porque têm brasileiros: FELIPÃO (já preferiu coisa melhor), Deco, Pepe e por aí vai!
Gilson Matos | Qui, 03/07/08 | 19:15
Eu teria um desgosto profundo se faltasse o FLAMENGO no mundo.
SRN
Daniele | Qui, 03/07/08 | 19:11
RONALDO!
Ouvi de torcedores! Acredite você ou não!
Ok, vou concordar com você então, em relação a soberba do Renato Gaúcho!!!! Já que está tão enfático quanto a isso!
Agora me responda uma coisa: não é soberba, após o jogo no México, altitude, goleada de 4×2, churrasco com pagode na véspera do jogo de volta etc etc??????????? Qual foi o final??? 3×0 América! Como disse o sensato MIneiro mais abaixo, o Fluminense não venceu por fatalidade e não por incompetência!
Pode zuar à vontade, estou orgulhosa demais do meu time! Chegamos à final! Podemos não ter tantos títulos quantovocês, mas todos os que temos, são valorizados! Valorizo o vice-campeonato! Não posso crucificar um time que começou a competição desacreditado, que no final de 40 clubes, chegou na final! Derrotamos SP e Boca, isso já é o suficiente para me orgulhar ainda mais do meu time!
Raphael Henrique Diniz Ferreira | Qui, 03/07/08 | 19:10
Ricardo,
Senti um forte ar de prepotência em seu texto ao subjulgar a equipe da LDU. Principalmente porque toma o Porto como exemplo.
O futebol português é das coisas mais inexplicáveis do mundo. Diego aí não teve vez. Ibson não teve vez. Agora, Adriano Louzada é ídolo. Derlei, meu deus, foi ídolo. Sem contar em cada coisa ruim que joga nesses times.
Vendo o futebol daí, entende-se o porquê de tanta piada de português.
Olha, bota pra jogar esse atual time da LDU contra o atual time do Porto 10 vezes e a LDU ganha 9 pelo menos. O Porto disputaria campeonato Brasileiro pra não cair…
Ah, e você fala do futebol português como se fosse de uma tradição… O que Portugal ganhou na vida? Antes do Felipão, tava esquecido por aí… anos sem disputar uma copa do mundo. O máximo que fez foi fazer semi-final em 66 e com um jogador que nem nascido aí era, o Eusébio.
Quanto às champions league vencidas, são exceções, como a libertadores do Once Caldas, por exemplo.
Aí você vem querer pisar nos outros? Falar mal do Equador e dos demais países sulamericanos… Como se o futebol Português fosse grande coisa. Se ainda fosse um Alemão, Inglês ou Italiano…
Menos, Ricardo. Bem menos.
Guilherme Gonçalves | Qui, 03/07/08 | 19:07
Gente, o que interessa é que a Unimed interviu para o Fluzinho não ganhar. Eles estavam tomando um prejuízo danado com o tanto de gente que passou mal no jogo e teve que usar o seu plano médico. A Unimed não aguentaria um mundial.
Agora, aconteceu com o flu mais do que oba-oba…Renato Gaúcho me fez lembrar dos seus tampos de treinador do Vasco. em momentos como esse ele, assim como o Cuca, tem uma capacidade ímpar de transmitir uma tensão para seus jogadores. Não se esqueçam que ele quase deu um soco no Valdir Papel na final da Copa do Brasil em 2006. Foi ele que se virou de costas numa disputa de penâltis de taça GB em 2007.
Com relação aos comentários sobre os torcedores rubro-negros….Creio que cada um pode ter a opinião que quer, desde que quando expressada ela não desrespeite os demais…Assim como a Daniele, eu me considero educado e não diria o que penso da maioria dos tricolores que conheço. E digo maioria, porque diferentemente dela, não faço generalismos e não tenho opiniões formadas sobre a torcida ou contra o clube Fluminense. No máximo, posso não gostar de determinadas atitudes de torcedores, diretores e jogadores. Já vi muitos tricolores dignos de admiração, já tive familiares presidentes do Fluminense, assim como do Flamengo. Por isso, sou contra generalismos, mas respeito as idéias dos demais.
Outra coisa, a torcida do Fla (digo partes desta) estva secando o Flu porque são torcidas rivais, porque as demais torcidas cariocas secam o Fla. Isto é fato. No dia dos gols de Cabañas, até baile funk no morro dona marta teve. Então não se coloque como vítima e que somente a torcida rubro-negra seca.
Desculpem-me pelo longo post, mas senti-me obrigado a dar a minha opinião.
Abraços a todos
jose valerio | Qui, 03/07/08 | 19:07
Concordo com você que os brasileiros demonstram arrogancia quando não relevam o potencial das equipes adversárias de menor tradição, principalmente em jogos decisivos. Porém, acho que você esta incorrendo no mesmo erro, ao afirmar que a LDU, indiscutivelmente campeã da libertadores com todos os méritos, não tem chances no mundial da Fifa no final do ano, no Japão, contra o Manchester. Você tem certeza que o Manchester vai para a final? Outras equipes estarão na disputa e hoje, embora muitos da imprensa continuem a não enxergar, não existe mais nenhum time bobo no futebol.
Raphael Henrique Diniz Ferreira | Qui, 03/07/08 | 18:53
Paulo Machado | Qui, 03/07/08 | 16:48
Caro Paulo Machado,
Acho que não me fiz compreender. No meu texto disse que gozação entre as torcidas é a coisa mais normal do mundo e que deve existir mesmo. Faz parte da graça do futebol.
Isto que alguns torcedores do Flamengo fizeram de esgotar bandeira do ldu, fundar fla-boca etc, fizeram também em 98 contra o Vasco. E se fosse o Botafogo faria também. Não que eu concorde. Pelo contrário, acho uma palhaçada. O time eliminado ficar fazendo torcida dos outros.
Se a final fosse Fla x LDU, os torcedores do Flu estariam fazendo o mesmo.
Você falou que só flamenguistas fizeram isso, e Botafoguenses e Vascaínos não. Que isso entao prova que o Flamengo é que tem algo contra o Flu. Não creio.
No episódio do América, quando nós sofríamos, quem vestia a camisa com metade do america-mex foram os Botafoguenses.
São atitudes de resposta. Naquele momento, era o Botafogo que estava engasgado com o Fla por causa do episódio do chororô. Agora, era o Flamengo que estava engasgado por causa das declarações do Renato Gaucho desde a nossa eliminação.
E por aí vai.
Quanto aos comentários sobre o ódio de tricolores ao Flamengo, não é coisa do último mês - que por sinal eu estava na Terra, e não em Marte - mas sim de anos e anos de observação no comportamento de torcedores. Tenho muitos amigos tricolores, se bobear, at;e mais que flamenguista. Meu melhor amigo é tricolor.
Torcer contra, todos torcem uns contra o outro. Quando eu digo ódio, é porque há uma preocupação diferenciada. Por exemplo, não vi em momento algum o RG citar Botafogo e Vasco nas suas declarações/provocações. Não vi em momento algum a torcida xingar e/ou cantar insultos contra Botafogo e Vasco quando saía gols do Flu. Tricolores são capazes de escalar o time do fla do 1 ao 11 mas não sabem escalar o Botafogo ou o Vasco.
Enfim, os Flamenguistas torceram contra e fizeram festa com camisas de Boca e LDU. Mas na mesma intensidade que fizeram contra o Vasco no mundial em 98 com a Fla-Madrid, e do mesmo jeito que fariam contra o Botafogo se este chegasse algum dia a alguma final importante.
O Flu não. É só contra o Fla. Entende? O Flu torce contra o Fla, o Vasco e o Botafogo. Mas na hora de fazer música, é pro Fla. Na hora de provocar quando chega numa final, é o Fla. Na hora de perguntar sobre trocar de lugar é o Fla… Daí vem o meu comentário sobre ser diferenciado.
O Vasco chega numa final e comemora. O Botafogo chega numa final, comemora. O Fla chega numa final, comemora. O Flu chega numa final e, antes de comemorar, dá a alfinetada no Fla.
É isso que gostaria de entender. Não estou falando especificamente desta libertadores. É uma questão que há anos se repete.
Quando meu time é campeão, eu até esqueço que existe vasco, fogo, flu… Eu quero mais é comemorar. O Flu não. Ele nunca esquece o Fla.
Se vocês tiverem a resposta pra isso, juro que gostaria de entender…
No mais, Paulo, espero que possamos trocar mais mensagens futuramente, Afinal temos uma mesma paixão que nos une: o Futebol.
Abraços,
Rapha
Leonardo Rocha | Qui, 03/07/08 | 18:45
Bom, acredito que a rivalidade entre os 4 grandes do Rio é folclórica. Tire como exemplo a final do Campeonato Carioca de 2001. As torcidas do Fluminense e Botafogo também estavam presentes TORCENDO CONTRA O FLAMENGO. Era assim e sempre será. E qual o problema de secar o adversário? O Fluminense não secou o Flamengo diversas vezes? Rivalidade comum em todo o Brasil.
O Fluminense jogou bem, demonstrou um enorme potencial. Em certos momentos até me surpreendi com a torcida. Não é normal a torcida tricolor se mobilizar tanto como foi durante o primeiro semestre deste ano.
Com certeza a torcida do Fluminense riu e sacaneou a torcida do Flamengo quando fomos eliminados da Libertadores. Agora vocês também têm que agüentar. Pimenta no rabo dos outros é refresco; no seu não.
Ronaldo | Qui, 03/07/08 | 18:44
Daniele,
Meu comentário ficou suspenso, mas não havia ofensas…ainda mais a uma mulher…..
Admiro sua defesa e indignação…coisa de torcedor apaixonado….entendo muito bem disso….podes ter certeza…
Mas só ressaltava que quem estava considerando o Flamengo campeão eram outras pessoas, inclusive adversários e os próprios jornalistas…
Mas nunca poderás comparar sua equipe com a maior do Brasil…desculpa…
Sem meias palavras, continue acreditando….dias melhores virão…
E agora, continue secando o líder…
Bom final de dia inesquecível pra vc e toda a torcida Pó de Arroz
Abraço
SRN
Ronaldo | Qui, 03/07/08 | 18:37
Daniele,
Admiro sua defesa e indignação, mas, só ressaltei à vc, que está colocando palavras na boca de outras pessoas que não era o Flamengo quem estava se dizendo já campeão; ao contrário da soberba e excesso de confiança que vc não enxergou no comandante Renato Gaúcho se dizendo o favorito e tudo mais…
A verdade é que quem cantou glória antes do jogo, chorou no final e ainda teve que ver suas serpentinas de cores tricolores(especialmente dispostas para a “suposta” comemoração da tão sonhada conquista da Taça LA) serem lançadas sobre os jogadores da LDU. Ficou feio para vc´s e bonito neles…..mereceram….foi mais um detalhe da final…
Ô prepotência tricolor, hein!!
É melhor ficar cada um na sua….imagino que hoje não tenha sido um dia muito bom para vc´s….mas dias melhores virão…
Todo mundo deve se respeitar e futebol é alegria e paixão, não violência e ofensas.
Tenho amigos, sobrinho, ex-cunhado tricolores……cada um defende seu escudo, eu o meu; mas numa boa….não vamos comparar né, fala sério!!
Um abração, desejando sorte e agora faça sua parte, seque o líder…pq o Flu bem que “agora” quer trocar de lugar.
Como a batalha final encerrou à 01h da manhã de hoje, um bom final de dia inesquecível para vc…
SRN
Dinamo Rubro Negro | Qui, 03/07/08 | 18:28
Boa análise lédio,
Mas acho que faltou treinador, um esquema mais ousado, tranquilidade, menos salto alto.
O renato com o elenco que tem não soube fazer do Flu um time para vencer a final.
Muito erros contra um time limitado e previsível.
Os deuses do futebol não perdoam certaz vaciladas.
Fico triste pelo meu mengão não ter aproveitado a chance e se rcastigado por estes mesmo deuses, rs.
Ano que vem tem mais!
Apesar da tristesa do meu pai e irmão,,.gostei muito do resultado.
Após o jogo coloquei um disco de Salsa, merengue e reggaeton para comemorar em alto estilo! hehehe
Assim como um bom vinho para cair bem com um ceviche e fritada a la LDU ! hehehehe
SRN
CARLITO | Qui, 03/07/08 | 18:24
Como botafoguense, torci para o Flu. Me parece no entanto, que o Flu perdeu a final no 1º jogo em Quito. O time simplesmente não atacou e não marcou com firmeza e levou 4 gols em 45 minutos. Venhamos e convenhamos, é demais para um postulante ao título. No Maracanã, o time correu demais e me parece que faltou pernas na prorrogação. Agora, a comissão técnica do Flu deveria ter percebido que o goleiro equatoriano não sabe pular direito para o lado esquerdo onde levou os dois gols. Será que ninguém da comissão técnica percebeu isso ? O cara é ruim pra burro. Uma pergunta que algum tricolor poderá me responder é se Renato Gaúcho treinou penaltes durante a semana. Sinceramente, a muito tempo não via cobranças tão mal executadas, tão bisonhas quanto às dos jogadores do Flu. A verdade é que infelizmente foi decepcionante mas, só chega ao vice-campeonato que consegue disputar a final. Agora é levantar a cabeça e vida que segue. No entanto, as notícias que vêm das Laranjeiras não são nada animadoras: boatos de uma suposta agressão em Dodô que visivelmente não está a vontade no grupo com a reserva. Branco entrando na justiça para cobrar dívida de 2,8 milhões do Flu com penhora da renda da final. De repente, parece que a carruagem virou abóboras.
Boa noite a todos. Domingo experimentarei um sentimento estranho, confuso e novo. Se o Botafogo ganhar, ficarei como de costume, feliz. Se perder, e o Geninho for embora, não posso dizer que ficarei triste.
Boa noite a todos.
Paulo Penta. | Qui, 03/07/08 | 18:19
Daniele | Qui, 03/07/08 | 17:38 MIGÃO!
“Já ouvi sim! Mas estão certos em comemorar! Boa fase! É isso aí! Quem tem que correr atrás somos nós! A Libertadores ficou mais longe um pouquinho, nada que uma corrida de 2 km não resolva! ”
Então é bom começar a correr agora!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Pra descontrair um pouco, já que vc diz gostar e achar natural as pilhas e zoações entre as torcidas.
Sabe o que começa com Fla e termina com FLU?
- A classificação do campeonato brasileiro.
Daniele | Qui, 03/07/08 | 18:03
Parabéns SERGIO MINEIRO pela sua sensatez!
Disse tudo!
A culpa não é de ninguém, até porque o Flu venceu o jogo. Fatalidades acontecem! E foi o que aconteceu!
Como flamenguista que é, admiro sua capacidade de ser justo!
Abraços!
Raphael | Qui, 03/07/08 | 18:03
Eu credito boa parte da atuação do fluminense às substiuições feitas pelo Renato Gaucho. Tirou o Ygor, por opção, pra colocar o Dodô. Depois tirou o Arouca, acho que por caimbras, e se eu nao me engano pelo Mauricio. Com isso, teve que recuar o Conca e o Cícero para compor a meiuca. Conca cansou e sumiu. Cícero sumiu. Thiago Neves, o herói e vilão da noite jogou sozinho.
Com isso, Dodô nao viu a bola, salvo em 2 lances logo no início do 2º tempo. Washington só foi visto quando perdeu um gol invrível ainda no 1º tempo. O penalti? Discutível.
O fluminense cansou. Resolveu não se expor. A LDU pressionou quando podia, teve um gol mal anulado que teria decidido alí o titulo. Luis Alberto não tinha outra alternativa. Fez o que devia ter sido feito por alguem na meiuca.
Chegamos aos penaltis. Disse pro meu pai: Loteria. Nesse hora não importa campo, camisa, escrita, tradição. Ganha quem coloca a bola lá dentro. Roberto Baggio, um craque. E a bola se foi por cima do travessão. E conca, que eu nunca vi batendo penalti no vasco, cobrou mal. Thiago Neves, idem. Washington só resumiu sua atuação no jogo de ontem.
A postura do fluminense foi determinante para que a LDU levasse o jogo aos penaltis. E de lá sagrou-se campeã.
Parabéns a LDU, principalmente seu meio de campo com Urrutia, Guerron, Manso. Bom toque de bola, boa movimentação. Se fossem mais ousados, resolveriam o jogo com a bola rolando. Parabéns ao Equador, participou das duas últimas copas e chegou ontem à sua primeira libertadores.
Ao fluminense fica a lição do que é realmente uma libertadores.
Ontem eu estava tricolor.
Sds Vascaínas
Daniele | Qui, 03/07/08 | 18:00
RONALDO!
Graças a Deus que nunca seremos como o Flamengo e sua torcida! Que desgosto profundo!
Gente, não estou aqui para sacanear e nem menosprezar ninguém! Um amigo mais abaixo destacou minha educação ao escrever! POr mais que eu não goste do Flamengo e me sinta revoltada com provocações, acho normal, eu faria o mesmo. Estou apenas expondo minhas idéias. E por eu ser educada e não gostar de agredir as pessoas, guardo minhas principais opiniões a respeito do Flamengo e da sua torcida para mim!
André Novo | Qui, 03/07/08 | 17:53
Ricardo,
Não quis dizer no meu comentário que a Libertadores tem mais qualidade técnica que a Champions. É óbvio que o poder econômico faz muita diferença, e vai atrair os melhores jogadores do planeta, como realmente o faz.
Acho só que se superestima a qualidade do futebol jogado, principalmente porque o futebol não é feito só dos nomes, mas do que acontece dentro do campo. Infelizmente não há um campeonato mundial de clubes que mereça este nome, em que os clubes dos diferentes continentes possam se enfrentar mais do que uma única vez, numa final no Japão. Essa seria a única forma de comparar o desempenho de clubes daqui e daí.
Com relação ao meu comentário sobre a Grécia e o Porto, foi mais para mostrar que países que não fazem parte da primeira força do futebol do seu continente (guardadas as proporções) também podem ganhar torneios continentais, sem que isso signifique uma decadência total do futebol local.
Sei que você pode se aborrecer pelo fato de eu dizer que Grécia e Portugal são periféricos no futebol europeu, mas realmente o são.
Também acho, que ao mesmo tempo que tem muita gente exaltando demais os nossos campeonatos (e acho que são melhores em competitividade, não em técnica), você também gosta de provocar, sempre tratando de fazer um comentário negativo, mas não vou entrar nesta polêmica.
Repito que a questão é econômica, e por mais que CBF e AFA façam, não vão conseguir evitar o êxodo de atletas, da mesma forma que Portugal, que é muito mais rico, também não conseguem segurar os seus melhores …
Um abraço.
Leo | Qui, 03/07/08 | 17:50
Discordo de vc Ledio,primeiro que não houve penalty,ele se joga,isso fica muito claro vendo replay,preferiu se jogar a tentar um chute ,e se gundo vc não incluiu o gol mal anulado da Ldu no final da prorrogação,se errou ,errou para os dois lados,tem que acabar com essa historia de falar mal da arbitragem,o cara é humano,é uma final,o mundo todo ta vendo o jogo,e outra a Ldu não só jogou com o regulamento debaixo do braço,como é um time mais bem armado,mas bem treinado e com ótimos jogadores que fizeram a diferença na competição e foram merceidamente campeões.Já o Fluminense vinha dando uma incrivel sorte nas fases anteriores,sem se impor como equipe,na semifinal principalmete,é um time mal escalado,mal treinado,e foi quem sentiu a pressão no Maraca,bons jogadores com thiago silva perdidos em campo,com erros bisonhos,e cansados?como?o flu não tinha opções na saida de bola,as laterais inoperantes,e um poste nulo em campo,o unico destaque tricolor foi Thiago Neves que jogando essa bola,barraria qualquer um no meio campo da nossa tb mal escalada,mal armada e mal treinada Seleção Brasileira.
Saudações Rubro-negras !!!!
Giumengao | Qui, 03/07/08 | 17:45
Como dizia o Romario ah alguns anos….. O renato passou de ser o rei para o novo bobo da corte…..hahahahaahah
CHORA JOGADOR, CHORA PRESIDENTE, CHORA TRICLOR OLE OLE OLE..
Mauro Cristóvão | Qui, 03/07/08 | 17:43
Carmona, tem certeza que houve algum maracanazzo??? Alguma supremacia estratosférica por parte do adversário?? Ja viu disputa de panaltis onde o juiz apita, o jogador vai bater e o golero sai do gol, e de maneira aleatória solicita nova cobrança?? E o pior, o juiz acata!!!
Sinceramente, me parece que a imprensa gosta de ser covarde com determinados clubes, talvez por inveja, talvez por falta de profissionalismo, talvez por falta de profissionais.
Rafael Costa, antes de escrever asneiras, tais como virada de mesa, procure saber sobre papeletas amrelas, caso Sandro Hiroshi, e os motivos da copa joão havelange em 2000.
O problema de boa parte dos rivais é a ignorância futebolística.
O Fluminense sai da competição de cabeça erguida e sem ser humilhado dentro do templo do futebol mundial.
Pedro Migão | Qui, 03/07/08 | 17:43
O Fluminense perde e o mal do mundo são os rubro negros. Pode ?
Abraços direto do inferno.
Daniele | Qui, 03/07/08 | 17:38
MIGÃO!
Já ouvi sim! Mas estão certos em comemorar! Boa fase! É isso aí! Quem tem que correr atrás somos nós! A Libertadores ficou mais longe um pouquinho, nada que uma corrida de 2 km não resolva!
Sérgio Mineiro | Qui, 03/07/08 | 17:35
Alguns comentários são muito engraçados, sou rubro negro, e pra falar a verdade não torci pra nenhum dos 02 times, porém, acho que o time do Fluminense fez muito bem o seu papel, perdeu nos detalhes, apesar de não achar o Renato Gaúcho lá essas coisas, vejo os mestres comentaristas em tática aqui, dando uma aula de bobagens. Por ex: Alguns dizendo que se fosse o Muryci, ou fulano, ou cicrano, que faria assim ou assado, mas foi exatamente ele quem ficou de fora das finais, o Mano Meneses por ex: Também perdeu a copa do Brasil para o fraco Sport Recife, que se aproveitou do péssimo gramado da Ilha do Retiro pra sair vencedor. Então não vejo a derrota do time do Fluminense atribuída ao Renato Gaúcho, talvez o que faltou foi um pouquinho mais de cautela no início ao tomar o gol da LDU, pois ficou mais difícil, porém o time mostrou raça e fez os 03 gols que precisava, mas com o gol tomado logo no início deu mais confiança à equipe da LDU, no mais, não foi nenhuma anormalidade, mesmo porque, o time que chegou à final, sendo Argentino, equatoriano, boliviano ou seja lá quem fosse, chegou por méritos. Diferente do meu flamengo, que não conseguiu sequer fazer um golzinho apenas para ficar com a vaga, além de ter tomado 03 gols, isso sim, foi um show de incompetência, e não uma fatalidade.
Saudações.
Sérgio Mineiro.
Daniele | Qui, 03/07/08 | 17:35
MIGÃO!!!!
Não estou falando da boca pra fora. Estou citando o que pessoas próximas já falaram!
Procuro ser consciente para falar as coisas. Tanto que se lerem direito no meu último comentário coloquei que achava válido e bom pro esporte! Nada demais!
E respondendo ao outro amigo, pra mim o Flamengo é o mal do mundo sim, um mal com o qual adoro conviver e vencer!
Abraços pra todos! Sempre Fluminense!
Ronaldo | Qui, 03/07/08 | 17:35
A Daniele está realmente motivada com a melhor campanha que seu time fez em toda a história, mas ficou vice….assim como outros já ficaram em outros tempos…
Só queria dizer à ela que quem apontou o Flamengo entre os prováveis, disse “prováveis” campeões foram alguns adversários (cito o Rogério Ceni), que apontou também Cruzeiro, o próprio São Paulo e Palmeiras…..e a imprensa também adora “cogitar”….para aumentar os debates, quais os possíveis campeões.
O que a cara Daniele têm que se conformar é que o seu time não figura entre estes e se guardar às suas lembranças deste Maracanazzo do dia 02/07/08.
Pode chorar…..nunca o seu time será como o FLAMENGO…nem como a sua torcida!
Um abraço.
Saudações Rubro-Negras
Luiz Eduardo | Qui, 03/07/08 | 17:34
Prezada Daniele, seu comentário é muito educado e você faz uma indagação bastante interessante.
A rivalidade no Rio é forte porque as torcidas cariocas são extremamente apaixonadas por seus Clubes.
Com o Flamengo a coisa é ainda mais acirrada. Talvez porque a torcida do Flamengo seja a maior. Mas acho esse argumento meio reducionista, porque, lá nos primórdios, quando havia uma equivalência maior entre o número de torcedores, os clássicos com o Flamengo sempre foram mais disputados.
Pra citar um episódio recente, me recordo de que, antes da final da Copa do Brasil em 2004, contra o Santo André, o time paulista foi treinar nas Laranjeiras. Uma senhora Tricolor acendeu vela, fez macumba e tudo agourando o Mengão. Faz parte. É o folclore do futebol. Daí você nota que é uma coisa que não parte apenas do Flamengo. Eu acho que é um fato cultural mesmo da cidade do Rio de Janeiro.
As pessoas aqui vivem e respiram futebol.
Paulo Penta | Qui, 03/07/08 | 17:26
Que hipocirisia.
Como se a torcida do Fla fosse o mal do mundo.
Andei em Copacabna hoje e vi muitas camisas do Fla (a maioria natural pelo tamanho da torcida), Vasco, Botafogo e até do São Paulo e Palmeiras…
Eu duvido que a grande maioria destas torcidas (pelo menos a parte que acompanha e gosta de futebol) tenha torcido realmente para o Fluminense.
A diferença talvez seja que a torcida do Fla dá as caras e assume o que faz ou está fazendo.
Além de ser muito grande pra não ser notada.
Parece que ninguém se lembra da festança que houve entre torcedores de todos os times adversários do Brasil quando o Fla foi desclassificado pelo América do México.
Apenas lembrando este fato recente, pois ainda tem derrota pro Santo André, desclassificção pro Defensor, etc….e as grandes festas que houveram depois realizadas pelos adversários.
E a mídia vai muito nesta onda pois tem que continuar a vender…
E sabem o tamanho da torcida do Fla e alimentam e propagandeiam a secação (uqe não é privilégio do Fla) para continuar sendo consumida.
Mas somos a maioria mesmo e como disse anteriormente pelo menos mostramos a cara e assumimos.
O brasileiro torce pra time. ISSO É FATO.
Chego a dar risadas quando vejo o narrador falar:
- O Brasil todo torcendo pro Flu, São Paulo, Flamengo, Grêmio etc etc…
ISSO NÃO EXISTE…
É mais fácil a maioria do Brasil está torcendo pra qualquer time adversário de um destes times.
Alguns fazem uma tempestade em copo d’água sobre estes assuntos.
Pra mim isso tudo faz parte do futebol e da rivalidade. E não é só por aqui no Brasil.
Duvido que a trorcida do River torça a favor do Boca e vice versa.
Pedro Migão | Qui, 03/07/08 | 17:22
Prezada Daniele,
Eu ainda não vi um único rubro negro dizer que já é campeão brasileiro. Aliás, a gente mesmo tá se sacaneando no espírito “vamos comemorar antes que seja tarde”.
Quanto a uma pilhazinha, é natural e saudável. A mais engraçada foi a foto do Washington indo para o Mundial - o supermercado, é bom que se diga.
Marcelo Faria | Qui, 03/07/08 | 17:14
SUDERJ Informa !!!!
Atenção proprietário do Fusca Amarelo placa FLU-2008, por favor queira comparecer ao veículo.
Sua lanterna está acessa !
—
E uma musiquinha
“Chora laranjeiras/ Laranjeiras chora/ Chora Laranjeiras/ Sua taça foi embora/
Quando eu morrer vou querer no meu caixão / o manto rubro-negro / Preu subir campeão”
orlando nogueira | Qui, 03/07/08 | 17:13
O resultado das finais da Libertadores comprova que o futebol brasileiro não assusta mais ninguem na América. Nós temos que ter humildade e enfrentar os adversários com respeito. Que os técnicos, jogadores, cronistas, revisem um pouco mais suas teorias e se organizem para enfrentá-los.
ricardo | Qui, 03/07/08 | 17:12
André Novo,nao da para comparar o LDU ao F. C. Porto que jhá venceu duas champions,e que faz parte de um país que ja esteve numas 7 finais de champions e que ja teve 3 melhores jogadores do Mundo e que tem jogadores espalhados pelos melhores times do Mundo.
.
O Porto quando fo0i campeão europeu tinha:Deco,Ricardo Carvalho,Maniche,José Mourinho etc.
O Porto tinha jogadores internacionais no seu elenco de bons países e nao do Equador que nao existe futebolísticamente.
.
.
Mesmo a Grécia tinha jogadores no seu elenco a jogar nos melhores campeonatos da Europa:Kartagounis-Inter,Dellas-Roma etc.
Voce na Ldu tem o craque do time que vai jogar no…Getafe.
.
N~ºao dá nem para comparar.O Porto campeão europeu tinha o Decop que foi 2º melhor do mundo nesse ano,tinha o melhor zagueiro do mundo nesse ano e tinha o melhor treinador do MUndo,todos saíram para grandes times.No LDU voce acha que ha la algum jogador com capacidade de jogar sequer no Porto…?Quanrto mais num Barça,Chelsea etc…
.
.
Boa tentativa de comparação mas não dá.Mesmo a Grécia tinha jogadores que valiam mais no mercado que todo o time da LDU.
.
Aliás,nem a selecção do Equador tem qualidade para disputar uma champions,quanto mais a LDU…
.
.
Tudo bem que queiram arranjar desculpas,mas é exactamente isso que faz cdom que depois passem duas libertadores e um clube brasileiro nao vença e seja possível que um time do inexistente Equador ganhe uma Libertadores.
Nao desprestigia o torneio ganhar outro time que nao do Brasil e da Argentina,despristigia que seja um time em que o seu melhor jogador vai para o Getafe e que é de um país em que nem juntanto todos os seus melhores jogadores numa selecção conseguiriam disputar uma champions.
.
.
Isso devía ser motivo de reflexão e devia levar a uma tomada de posição da CBF e da liga argentina e devia levar as pessoas a saírem da soberba habitual da melhor liga do mundo e o escambau e deixarem-se de saudosismos e ufanismos baratos e admitirem a situação em que vivem e assim encontrarem formas de melhorar.
Mas ha quem prefira viver numa ilusão e fechar os olhos e imaginar que ainda vive nos anos 70 e que o tempo nao passou pelo Brasil…
A selecção brasileira é a melhor do mundo sempre,a liga brasileira é a melhor do mundo sempre,por mais que apareçam Paraguais,e LDUs a desmenti-lo…
Se todos fizeram como as avestruzes e enterrarem a cabeça no chão,então a tendencia é para “feitos” como este da LDU se repitam…
Daniele | Qui, 03/07/08 | 17:12
Gente, sou uma torcedora fanática do Fluminense. E por ser mulher, muitos se surpreendem com isso. Mas hoje, depois de ter dormido, apesar do coração apertado, procuro avaliar as coisas. Não serei hipócrita a ponto de falar que todos os cariocas deveriam ter torcido para o Flu, até porque eu torço contra o Flamengo discaradamente, sem dó nem piedade e por falar nisso, minhas forças estão concentradas nesse objetivo … rs. Agora, porque será que existe esta rivalidade sem tamanho entre as torcidas do Rio. Não será porque a torcida do Fla está sempre presente secando os outros. Talvez se ficassem quietos, isso não chegaria a pontos mais alos. Mas por outro lado, acho isso muito válido, pois dá emoção ao esporte.
Muitos estão falando em soberba, e eu não enxerguei isso. Por que não falar que já existe a soberba do lado rubro-negro que com apenas 8/9 rodadas do Brasileirão já diz que será campeão brasileiro? Vou fazer do Renato as minhas palavras (um pouco modificadas … rs): nós estávamos há 5m do título e estávamos mesmo. Eu acho que toda e qualquer tentativa de incentivo é válido. Não vi, sinceramente, e me desculpem os que pensam o contrário, oba-oba. Agora, o Fla está há 5km do título do Brasileirão é já diz que será campeão. Vamos ver né?! Enquanto continuo torcendo contra que é meu hobby favorito e foram eles mesmos que me ensinaram, aguardo na minha umas das 4 vagas na LIbertadores 2009 para o meu FLU!
ORGULHO DE SER TRICOLORRRRRRRRRRRRRRR!
Jordan Penedo | Qui, 03/07/08 | 17:08
Aiaiaiai
Ganharam uma mísera copa do Brasil e pensaram que poderiam, de cara, conquistar a América.
Doce incência…
Nós Cruzeirenses por exemplo, precisamos ensinar o Santos do Pelé a jogar bola primeiro, pra depois ganhar o torneio mais cobiçado do continente.
Aí depois, foi consequência….
4 Copas do Brasil…
Mais uma Libertadores…
Uma tríplice coroa…
Vários títulozinhos internacionais menos expressivos…
Não se enganem…
Pra conseguir lograr êxito internacionalmente e nacionalmente,é preciso pensar como um time grande, que vocês felizmente não são.
Time grande,principalmente o Celeste Estrelado,joga calado, sem fanfarrice, e comemoora só quando se ergue efetivamente a taça.
Não a tôa somos mineiros.
jatoba | Qui, 03/07/08 | 17:06
PARABÉNS POR QUÊ? Por ter subido p/ a 1ª Divisão por meios obscuros, desrespeitando todas as regras do futebol, desmoralizando o futebol brasileiro. Parabéns, por quê? Por ter um técnico fanfarrão que não respeita a máxima do futebol: humildade e respeito pelo adversário. Isso foi uma vingança, que tardou mais veio…O Corinthians este ano sentiu o peso de suas histórias mal contados e de títulos roubados, como o último brasileiro. Achei ótimo, já estava perdendo a esperança de que no futebol brasileiro tem que ser malambro, ladrão, para ganhar algo. Corinthians e Fluminense devolveram minha esperança: a vingança tarda mais não falha!! PARABÉNS, LDU!!
Cid | Qui, 03/07/08 | 17:01
“CAOS AÉREO:
Vôo para o Japão termina em Washington.”
Eu ri com essa, sem sacanagem.
Rafael Costa | Qui, 03/07/08 | 16:55
O Fluminense não merecia ganhar. Muito falaram do time, que realmente é bom, mas não merecia ganhar. Antes do jogo, a arrogância, a soberba, a falta de respeito prevaleceram no lado tricolor. O futebol as vezes é justo e neste caso da final foi justíssimo. Premiou o time mais aguerrido, mais determinado e mais humilde. Futebol se decide dentro das quatro linhas e não com declarações polêmicas sobre uma suposta superioridade. Aliás, jogar dentreo das quatro linhas não é o forte do Fluminense, já que subiu da 3ª para a 1ª, numa das mais vergonhosas viradas de mesa do futebol brasileiro. Parabéns à LDU!!!!
Paulo Machado | Qui, 03/07/08 | 16:55
Deu problema no meu post, repetindo
Raphael Henrique Diniz Ferreira | Qui, 03/07/08 | 15:47 ,
Você acompanha futebol? Diversos torcedores botafoguenses e vascaínos toceram contra nós, mas apenas os rubro-negros, não todos obviamente, levaram a coisa a um nível de paranóia que parecia que as quartas, semifinais e finais seriam Fla-Flus. Fundaram torcida, Fla-Boca, montaram camisas, compraram ingressos e apannharam de argentinos, esgotaram as bandeiras da LDU, fizeram questão de tratar jogadores da LDU com verdadeiras heróis e coisas do gênero. E somos nós que temos ódio? Eu hein, você passou o últiomo mês onde, em Marte?
André Novo | Qui, 03/07/08 | 16:55
Boa tarde a todos,
Já falei aqui que torci contra o Flu, liguei para meu sobrinho no fim do jogo para uma sacaneada básica (como ele fez quando o Mengão foi eliminado), e não tenho vergonha nenhuma disso, acho que faz parte da graça do futebol, principalmente no Rio, onde os torcedores são mais apaixonados que em qualquer outra parte.
Acho legal o Cid vir aqui, responder a um monte de gente, entrando no debate mesmo de cabeça quente, isso faz parte.
E para complementar, recebi um email com as manchetes do dia (eliminei umas, que eram ofensivas):
Quinta-feira, 3 de Julho de 2008
VIAGEM:
Flu já faz as malas. Cada um vai pra um lado.
CAOS AÉREO:
Vôo para o Japão termina em Washington.
TRÁFICO:
Dodô admite: cafeína é melhor que pó-de-arroz.
VESTIBULAR:
Aula de español. Palavras de hoje: Cabanãs, Bolaños, Vergoñas.
PROPAGANDA:
O melhor plano de saúde é viver sonhando. O SEGUNDO é a Unimed.
Um abraço.
Osvaldo Vasques | Qui, 03/07/08 | 16:53
Boa tarde a todos do JA.
.
Ainda sem o meu PC, avariado e na UTI, não poderia deixar de opinar sobre o jogo de ontem.
.
Torci pelo Flu em homenagem ao meu pai, que nos deixou em 1991, tricolor convicto e apaixonado. Também pelos tricolores que têm o JA como habitat… Mundy, Olavo, Igreja…
.
Agora, e estou contente, torci pela derrota pessoal do RG, o fanfarrão, desafeto de todos os alvinegros. Incoerência que eu assumo e credito a coisas que só o futebol explica…
.
RG, e sua soberba, agora tem uma sopa de letrinhas a atormentá-lo pelo resto dos tempos…
.
Saudações alvinegras.
Marcelo Gomes | Qui, 03/07/08 | 16:49
Atribuo a perda do título a dois fatores: primeiro, o Roger deveria ser titular desse time no lugar do Ygor há muito tempo, especialmente nesses dois jogos com a LDU, cuja jogada mais aguda é pelo lado direito.
O Júnior César, não tem força e nem condições técnicas para marcar o Guerrón, o Roger, com toda a sua experiência e por ser lateral de origem, sim.
Contra o SP, quem levou o drible do Aloísio que resultou no gol do Adriano ? Contra o Boca, quem foi esculachado pelo Dátolo, no gol do Palermo ? E ontem, quem marcava o Guerrón, no gol da LDU ?
Segundo, faltou e muita, coragem ao Renato para mexer no time e tentar a vitória no tempo normal. Washington estava morto e todos viram. Por que não colocou o Tartá, veloz, habilidoso, para tentar ao menos mudar o rítmo do jogo ? A LDU não jogou o tempo todo atrás, e conforme saíam, sobravam generosos espaços.
Mas agora, tarde demais ! Perdemos uma chance de ouro, e digo muito particularmente que mesmo que sejamos campeões da LA no futuro (e espero que sejamos), não sei se terá o mesmo brilho. Essa era a nossa hora, jogamos bonito, eliminamos potências como SP e Boca, só que a justiça não entra em campo. Determinação sim. Que fique o aprendizado.
Fluzão, força glória e tradição, pra sempre vou te amar !!!
Paulo Machado | Qui, 03/07/08 | 16:48
Raphael Henrique Diniz Ferreira | Qui, 03/07/08 | 15:47 ,
Você acompanha futebol? Diversos torcedores rivais, botafoguenses e vascaínos torceram contra nós, mas só os rubro-negros, não todos obviamente, levaram a coisa num nível de paranóia, que parecia que todos os jogos das fases eliminatórias eram Fla-Flu. Fundaram torcidas, compraram ingressos para apnhar dos argentinos, esgotaram as bandeiras da LDU, e coisas do genêro, e nós é que temos ódio pelo Fla? Você estava em Marte no último mês?
Luiz Eduardo | Qui, 03/07/08 | 16:43
Prezado Biel, exceto por uma ou outra mensagem mais agressiva, não vejo nada de anormal na pilha da galera. Pelo contrário, acho até que a maioria dos comentários prima pela educação. Claro que hoje o trabalho da moderação deve estar enorme, mas, no geral, já li muita coisa pior escrita em relação ao Flamengo.
Nesses momentos, a zoação é inevitável. Pesssoalmente, depois da derrota para o América-Mex, preferi nem ler os comentários aqui no JA. Li somente o sempre excelente texto escrito pelo Lédio. No mais, passei batido pelas provocações.
Mas eu lhe pergunto: se fosse o Corinthians ou o Palmeiras os são paulinos não estariam tirando sarro também?
Aqui no Rio a rivalidade é muito maior do que em São Paulo. Tenho amigos paulistas que moram ou já moraram no Rio e todos sempre ficaram impressionados com o tamanho da rivalidade entre os clubes cariocas, principalmente com o Flamengo.
Como eu disse antes, quando o Fluminense fez o terceiro gol, um vizinho meteu o cabeção na janela e gritou histericamente “Cabañas!”, “Cabañas!” Ou seja, o sujeito chegou ao cúmulo de no momento de maior alegria aproveitar para tentar zoar o Flamengo.
Pelo menos aqui na vizinhança, quando o Flamengo vence, a galera grita só Meeeeengooooo!
Abs e Saudações Rubro-Negras.
Paulo Machado | Qui, 03/07/08 | 16:40
Raphael Henrique Diniz Ferreira | Qui, 03/07/08 | 15:47 ,
Você acompanha futebol? Gozação sempre existiu e sempre existirá, mas eu não tricolor comprando camisa do A
Marcos R. | Qui, 03/07/08 | 16:35
Como é que é? Tem botafoguense que acha cara de pau rubro-negro aparecer aqui depois de ser sovado pelo Cabañas? Logo um botafoguense que apanhou na final do Carioca levando três gols do Obina que ele e outros consideram fraco.
frega | Qui, 03/07/08 | 16:34
“continuamos com um injustificável discurso arrogante-ufanista-ingênuo-saudosista”
concordo plenamente com essa frase. os brasileiros precisam deixar disso. enquanto os times e a seleção não jogarem respeitando os adversários sem esse ar de superioridade, tudo o que teremos mesmo são as velhas lembraças de um Brasil que “era” bom no futebol e que um dia foi a o melhor do mundo. Hoje nossa seleção é uma piada ambulante
Igor Serpa Lessa | Qui, 03/07/08 | 16:31
Ahhhhh..Renato gaucho…como vc fez a torcida Brasieleira nao torcer pro fluminense..por causa de sua confiança de certesa de ser campeao…
sorte ai no brasieleirao pq vc vai precisar…vc ferro o FLUMINENSE!!
Depois vc se demite ai fika tudu bem pra vc…mais o fluminense…vai continua na LAMA!
hehehehehehe…LDU
Jose Mauricio | Qui, 03/07/08 | 16:29
A humildade, dos jogadores, da LDU, sobrepujou a arrogância.