Formulário de Busca

Já era hora

Dom, 22/06/08
por Lédio Carmona |
categoria Eurocopa

Finalmente. Desde 1984 a Espanha não chegava a uma semifinal da Eurocopa. Também quebrou um estigma de seleção amarelona. Ao menos por agora, a Seleção Espanhola continua vermelha. De fúria. Depois de longos 120 minutos sem gols, a equipe de Luís Aragonés eliminou a grande Itália nas penalidades, por 4 a 2. Muito graças ao herói Iker Casillas, um goleiro que deixou nada menos que Buffon como coadjuvante neste domingo.

Os desfalques de Pirlo e Gattuso enfraqueceram a Itália. Donadoni pôs Aquilani e Ambrosini. Mas o meio campo perdeu em qualidade. Nada que afetasse a retaguarda da equipe. A Espanha chegava à base dos chutes de média distância. Não empolgava. A partida só foi mudar com a entrada de Camoranesi, já no segundo tempo. Casillas operou um milagre com o pé. Enquanto isso, Buffon quase entregava a classificação, ao contar com a sorte – e a trave – em chute de Marcos Senna. Veio então a prorrogação.

Ao contrário de ontem, as equipes pareciam se estudar todo o tempo. Ambos os times de fato confiavam em seus goleiros. Mas a noite só podia ser de um. Casillas não só acertou todos os lados das cobranças, como defendeu as de De Rossi e Di Natale. Buffon “apenas” pegou a penalidade cobrada por Guiza. A Itália se despede com o arrependimento de que poderia ter feito mais. Afinal, é nada menos que a campeã mundial. Na fase de Grupos, a Espanha goleou a Rússia por 4 a 1. Um placar até enganoso. Provavelmente o duelo de quinta-feira será mais equilibrado. Porém, não menos emocionante. Quem só tem a ganhar é o espectador.

Com Victor Canedo

deixe seu comentário

113 comentários


  1. Concordo plenamente com sua observação Lédio,

    E como disse o Frederico Viana e Nuno realmente o Ricardo não fez apologia de Hitler, e eu exagerei na resposta, mas minha discordância dos dois portugueses é achar uma “UNICA” pessoa construiu ou reconstruiu alguma coisa…..Hitler não (re)construiu nada sozinho….ele foi somente uma liderança de um grande grupo, aliás um grande grupo organizado pelo Partido nazista e de uma grande parte de empresários de fora da Alemanha…..o perigo de interpretar a história baseada em personagens unicamente……é mitificá-los. Como havia este costume no Brasil em relação a Getúlio Vargas ou na Argentina com Juan Domingos Perón…..como se estes indivíduos sozinhos tivessem algum poder miraculoso….
    Então reafirmo: diferente do que escreveu o Ricardo, Hitler não transformou a Alemanha numa potência imperial……quem fez isto foi o Partido Nazista como um todo e os empresários que o apoiaram coletivamente, claro que com a liderança dele, mas ele não era nenhum abençoado que sozinho poderia ter feito isto, do mesmo modo que Stálin.


  2. Enquanto nao entenderem que esse é um blog de futebol, e nao uma guerra diplomatica entre Brasil e Portugal, a conversa vai carecer de qualidade.

    Eu leio tudo o que o Ricardo escreve, mas me incomoda quando ele entra na guerra.

    Todos têm o que dizer, basta querer,

    Há preconceito, sim, contra Portugal. Estou cansado de ler e de apagar. Ontem, dei bobeira e passou.

    Há exagero, sim, nas respostas que vêm de Portugal.

    Há extremismo dos dois lados.

    Então, peço pela enésima vez: vamos discutir e aproveitar esse itnercambio. Nenhum blog oferece essa troca. Só o JA.

    Então, deixem de infantilidade e aproveitem.

    Os dois lados.


  3. Olá,

    A pergunta que se impõe é :

    SERÁ DESTA ??


  4. Olá,

    A pergunta que se impõe é :

    SERÁ DESTA ???


  5. du | Seg, 23/06/08 | 18:21 Ricardo,

    Não adianta, Portugal é um bom produtor de azeite e vinho do Porto, futebol não é com vcs.”
    ———————–

    São frases como esta que tiram a vontade de participar neste debate.”

    A mim também. Pelos vistos, a moderação tem 2 pesos e duas medidas. Este comentário do moderador a proposito do Hitler”Você tem toda razão. O Ricardo, infelizmente, só tem exagerado e decepcionado. Vc tem toda razão” quando o Ricardo não fez nenhuma apologia do Hilter, parece-me completamente desporporcionado. Duvido que tenha sido do Ledio Carmona, cujas cronicas leio com imenso prazer


  6. “Parece que actualmente preferem comentarios recheados de conteudo como os do Motta sobre panelas…”
    .
    A questão, ricardo, não é a preferência ou não que os outros blogueiros terão sobre determinado ponto de vista; a grande jogada de um blog é comentar e aceitar contrapontos. Só que, pra vc, parece que contraponto é sinônimo de contrariedade, e aí fica difícil. Não existe “O” dono da verdade, existem sim pluralidades de opiniões, e é isso que, pra mim, faz a graça num blog de futebol, desde que a pluralidade se desenvolva de forma educada e ordeira.
    .
    Num Tribunal qualquer vc terá contrapontos não só da parte contrária, mas do Magistrado também. E nesses contrapontos vc vai contestar oralmente com “ridículo”, “invejoso”, “desinformado” e etc (interrogo) Penso que não : )
    .
    Penso que a sua forma insistente sobre um determinado assunto sobre futebol deve ser utilizada num Tribunal também, sob pena da parte contrária passar como um rolo compressor em vc. Porém, a insistência deve ser utilizada de forma ordeira e educada, como de resto é em todos os lugares.
    .
    Sobre panela, nada há de discriminação, preconceito ou xenofobia de minha parte. Muito looooonge disso.
    .
    Relaxa, rapaz : )
    .
    Abraço


  7. Ok nao ha problema.
    Nao comento mais
    Ha de me dizer aonde reescrvi historia.
    Se calhar voce é que nao a estudou direito ou nao tem sentido crítico.gosta de julgar logo so p lhe apetece-
    Qual o mal de falar de Hitler?Foi para podermos falar á vontade dele e de quem nos apeteça que andamos a lutar pelo fim desse tipo de regimes…Querere criar tabús sobre alguns temas é fazer exactamente o que Hitler,Salazar,Franco,Mussolini etc queríam e faziam com sua maquina de propaganda e suas polícias políticas.
    .
    Luiz quanto a historia wikipedia,vcoe claramente nao sabe com quem está falando nem o grau de conhecimentos que a pessoa a quem voce se refere tem…
    Eu estudei história e muito,aliás é só uma das minhas maiores áreas de interesse.
    .
    .
    Quanto ao ofender todo o mundo,o blog ag virou moda,é ofender o portugues,se for ofender o portufues,a seecção ortugesa pi Cristiano Ronaldo pode.Se for pa se defender e contra atacar nao pode.
    .
    Se eu sou o factor de desestabilizaçao Ledio,se nao acrescento nada eu nao escrebo mais.
    Faz tempo que isso se tornou um blog frequentado por gentt absolutamente xenófoba e preconceituosa que ve panelas e panelas na europa e o paráiso na terra no seu país.
    A esses sim tudo é permitido,até insultar países.
    .
    .
    .Raphae nao houve efeito suspensivo nenhum,me equivoquei no ano da copa pq tou em madrid e nao tenho a minha documentação aqui.Mas nao hovue efeito suspensivo algum,o árbitro no dia a seguir na reuniao habitual com os delegados nao apareceu para entregar a ficha de jogo e assim garrincha pode jogar a final.
    .
    O árbitro desapareceu misteriosamente com a ficha de jogo,ha quem diga que teve direito a umas boas férias no Brasil….
    .
    .

    Mas isso nao interessa ao blog como é óbvio,melhor ter comentarios cheios de conteudo e conhecimentos historicos e desportivos como falar de panelas,de amarelar,de mascaras etc.
    .
    Lei é a seguinte tudo o que de existe perfeito no mundo do futebol ou é brasileiro ou existe por causa de brasileiro,tudo o resto é merda e nao existe.Esse é o lema para se poder comentar actualmente no blog.
    sendo assim abraços aos q ficam e muita pena minha por nao poder partilhar conhecimentos e opiniões com:emerson,hollanda,diego carvalho,nuno etc.
    .
    Parece que actualmente preferem comentarios recheados de conteudo como os do Motta sobre panelas ou até os qiue falam de colonialismo ou de caracter extramente descriminatório para com a Europa…
    adios


  8. “Edu | Seg, 23/06/08 | 18:21 Ricardo,

    Não adianta, Portugal é um bom produtor de azeite e vinho do Porto, futebol não é com vcs.”
    ———————–

    São frases como esta que tiram a vontade de participar neste debate.

    “hitler fez da alemanha uma potencia mundial”
    ————————

    Meus caros, foi isto que o Ricardo escreveu. Não estou a ver o Ricardo a louvar o Hitler ou qualquer coisa do género, com esta frase. Não ponham palavras na boca dele.

    A única imprecisão que existe nesta frase é que o tal senhor não “fez”, simplesmente “refez”. Ou seja, a Alemanha voltou a ser uma potência mundial nos anos 30 depois de ter sido desfeita na 1ª Guerra Mundial.

    Na vizinha Rússia o Estaline fez a mesma coisa e tornou a URSS numa potência Mundial.
    Por eu escrever esta frase vocês vão dizer que eu estou a fazer apologia aos horrores Estalinistas? É obvio que não. Com certeza que todos aqui concordamos que estas duas “personagens” foram o pior que aconteceu á humanidade no século XXI.

    Têm material suficiente do Ricardo para contestarem, sem precisarem de inventar escândalos inexistentes.

    Cumprimentos


  9. O Comentário de Ricardo a respeito de Adolph Hitler é extremamente infeliz e mostra desconhecimento puro da história (ingenuidade) ou realmente ele acha que em termos econômicos e sociais o que Hitler fez presta para alguma coisa: ele só conseguiu reconstruir a Alemanha militar e economicamente junto com o Partido Nazista por um lado porque a Liga das Nações ( a ONU da época) nada fez para intervir….tentando acordos diplomáticos com o ditador alemão para evitar uma guerra….e por outro lado porque teve ajuda de empresários e empresas até mesmo de fora da Alemanha, interessados em lucrar……agora dizer isto não invalida a barbárie que ele produziu, senão todos os regimes totalitários que sobem a qualidade de vida dos seus próceres e matam todos que são contrários seriam bons regimes políticos……transformou a Alemanha em uma potência coisa nenhuma…….preparou sim um revisionismo do Tratado de Versalhes e queria uma revanche a todo custo da Primeira Guerra Mundial…….e arrastou todo o povo alemão nesta aventura tresloucada…..e produziu o maior morticínio da história junto com Stálin….. nenhum progresso econômico justifica esta “barbárie” ,caro Ricardo.
    Desculpe falar de outro assunto Lédio, mas esta não podia deixar passar……


  10. Lédio, o Ricardo tem carta branca para falar qualquer coisa? Ele pode falar de forma tão leviana sobre personagens como Hitler? Pode (re-) escrever a história à moda de certos revisionistas que, em outras praças, não têm voz? Pode ofender todo mundo que discorda dele? Não entendo essa tolerância. Não acho nem um pouco agradéval, nem aceitável, essa história meio Wikipedia, meio adolescente, que ele vem cuspir aqui. Isso diminui o seu bolg, que de resto é ótimo, frequentado por pessoas especiais.

    Falta de censura não quer dizer que vale tudo. A casa é sua, e só me surprende você aceitar isso, ou não considerar isso ofensivo, juvenil e estúpido.

    Você tem toda razão. O Ricardo, infelizmente, só tem exagerado e decepcionado. Vc tem toda razão.


  11. ricardo | Seg, 23/06/08 | 16:20 Di stefano,Puskas,Best,Eusebio,Figo,SindelarY etc serão uns amareloes entao e sem competitividade por suas selecções uma vez que tambem nao ganharam nada.

    ô dificuldade pra entender!!!

    Amarelão não tem nada com ganhar ou perder. Será que vai ser preciso desenhar pra você entender o que é???

    Amarelão é o JOGADOR que some em jogos decisivos. Kaká não é amarelão, já jogou bem diversas vezes pelo Brasil e pelo Milan em jogos decisivos.

    Santa dificuldade!!!!


  12. ricardo, a camisa pesa, pode ter certeza disso. Quando se fala em seleções a camisa pesa mais ainda. E quando se fala em Portugal, ele, sempre ele, com seu bigodinho conhecidíssimo e sempre na companhia do Murtosa entrará nos relvados de Portugal e no nosso debate qualificado: Big Phil Felipão : )
    .
    Falando em Seleções, estritamente nelas, na China a camisa não pesa porque a Seleção de futebol não tem prestígio. Na Índia a camisa não pesa porque a Seleção de futebol também não tem prestígio como no Brasil e, mais recentemente, em Portugal.
    .
    Continuando a falar de Seleções, estritamente nelas, a camisa pesa. Todavia, não é a camisa com gola e mangas, mas do interior para o exterior, ou seja, desde os jogadores convocados para vestirem as camisas, passando pelo número de torcedores interessados na Seleção que, naturalmente, chamará a imprensa pra perto dela, terminando na venda de camisas em lojas, blogs esportivos como do Lédio, etc…
    .
    A Seleção Brasileira sempre terá camisa porque tem torcedores apaixonados…(ops… porque não, vamos falar a verdade, por mais que doa) tem consumidores aqui e fora também, pois o Brasil vem jogando mais aí pela Europa que aqui.
    .
    A Seleção, por alguns momentos, é o ópio do povo desde aquela musiquinha “a Copa do mundo é nossa” de 70; desde a convocação do Dadá com ingerência clara da ditadura; desde a Copa de 78 (1 ano antes do meu nascimento) que ninguém tira da minha cabeça que aqueles 6 a 0 da Argentina no Peru tiveram dedos dos fardados argentinos; desde Euzébio como patrimônio português, até os dias atuais, que em alguns momentos sinto que o futebol está sendo levado por aquelas mãos invisíveis do liberalismo (ops, lá vem aquela lenga-lenga comunista enfadonha comedora de crianças : )).
    .
    A pressão do torcedor faz a camisa pesar. Com a pressão dos torcedores, logicamente que os formadores de opinião também farão pressão (Fernando Calazans é um exemplo claro e às vezes até meio chato, mas o cara é necessário : )).
    .
    Portanto, ricardo, quando se fala em peso de camisa,EM MINHA OPINIÃO, é todo um conjunto de fatores, não é só pelo fato da camisa do Brasil ser amarela e da Itália azul.
    .
    E o Big Phil, o que tem a ver com a história (interrogo). Muita coisa, querido ricardo. É inegável que o Felipão conseguiu unir uma Seleção Portuguesa e fazer um conjunto fechado; é inegável a mobilização da torcida e da imprensa portuguesa por causa do método Big Phil na seleção portuguesa; é suposição minha que esse ardor seu pela Seleção portuguesa veio após o Big Phil entrar na Seleção, fala a verdade : ).
    .
    Torcida e imprensa são dois fatores que fazem a camisa das Seleções pesarem. Lógico que os jogadores de qualidade também, mas se existir fusão como do Felipão com a Seleção como Portugal faz muito não via, a camisa pesa, e pesa muito.
    .
    Bonito, Felipão, valeu!
    .
    Abraço


  13. Ricardo,

    Não adianta, Portugal é um bom produtor de azeite e vinho do Porto, futebol não é com vcs. Concordo que tecnicamente o Robinho não está bem, mas os espanhóis não gostam dele porque gostam de um futebol estranho, quadrado, sem drible, milimétrico como se fosse uma ciência exata, vide o Rafa Benitez. Agora “no vamos ver” o Brasil sempre ganha. O Brasil só perde para ele mesmo! Não adianta chorar, Portugal nunca vai ser campeão de nada!!!


  14. Emerson,

    Mesmo com todos estes jogadores que citou do São Paulo, do Vasco , que era chamado “Expresso da Vitória”, e vários outros, os argentinos liderados pelos jogadores do River Plate, “la maquina” eram superiores e tinham cartaz mundial inclusive. E volto a dizer: surravam os brasileiros mesmo….a Argentina estava muito a frente do Brasil, ganhando muitos confrontos diretos, inclusive em Copas Américas.
    Ultrapassamos eles a partir da metade dos anos 50, antes éramos fregueses, só verificar as estatísticas da CBF e a história do futebol argentino.
    E o Ricardo precisa ser mais preciso a respeito de Garrincha e o Brasil: ele confunde a Copa de 1958 com a Copa de 1962.


  15. Ontem assiti uma verdadeira vergonha aquele time do ipatinga ficaria bem na terceirona de minas tem jogador q nao sabe nem amarrar as chuteiras inda bem q a europa nao viu uma pelada daquela tem razao do brasil estar arranhando nas eliminatorias. A grande globo poderia parar de passar estas peladas; com tantos outros jogos bons.


  16. Emerson Gonçalves,

    Não é difícil falar da década de 40 não….é só ir nos arquivos, claro que uma geração do Brasil estava no auge, mas ainda não era na mesma altura que os argentinos….tanto que o ataque do River Plate nesta época era chamado a “máquina” tanto pela imprensa argentina, quanto brasileira quanto européia….os argentinos tiveram muitos craques antes de Maradona…Alfredo Di Stéfano não era o único….veja os resultados de Brasil x Argentina nesta época bem como os resultados das Copas Américas nos anos 30 e depois no iniício dos 50, a Argentina ganhava quase todas…..seguido pelo Uruguay, mesmo Pelé em 1957, quando estreou pelo Brasil, perdeu para Argentina ( 2×1 - gol de Pelé). Sívori e Lousteau eram alguns dos principais….e o Brasil ia ter muitas dificuldades na Copa de 50 se os argentinos tivessem vindo, mais do que tivemos do que contra o Uruguay, considerando que perdemos de virada…..
    Reafirmo: o Brasil virou o jogo com os argentinos por causa da geração de Pelé, Mané Garrincha, Didi e Nilton Santos…..antes disso, os argentinos eram muito superiores….


  17. Di stefano,Puskas,Best,Eusebio,Figo,SindelarY etc serão uns amareloes entao e sem competitividade por suas selecções uma vez que tambem nao ganharam nada.
    .
    Uma coisa é ganahr pelo Brasil isso e bem mais facil que ganhar por Portugal.
    E actualmente o CR7 leva a sua selecção mais longe e joga mt melhor por sua selecção que Kaka pelo Brasil,ou ronaldino ou robinho ou qq outro brasileiro.
    .
    CR7 so foi o jogador com mais golos marcados no grupo de qualificação para a Euro por Portugal e mesmo lesionado na Euro ainda decidiu um jogo dificil com a Republica Checa e desde 2004 que é titular de Portugal e sempre autor de boas exibições.
    O resto é puro recalque e inveja.


  18. Emerson,estou falando em termos militares e economicos.
    Os alemães na epoca tinham boa qualidade de vida e o país era de facto uma potência isso é inegável.
    O que nao queira dizer que ele é provavelmente das piores pessoas e o seu regime de terror a pior coisa que a humanidade ja conheceu.
    .
    O que digo é que mesmo ele sendo um louco e tendo ideias totalmente desrpeziveis,ele conseguiu fazer da Alemanha uma potencia imperial mesmo que á custa de mortes,perseguições por conta da raça etc.
    Mas a Alemanha nunca ficou parada no tempo como Portugal ficou.era isso que queria dizer.
    Longe de mim querer elogiar Hitler.
    So constantei o facto de que na época a Alemanha era a maior potência mundial,á custa de mortes injustificados e de um regime absolutamente repulsivo.
    .
    Emerson,voce me conhece o suficiente para saber que nunca iría querer desvirtuar a crueldade do regime de Hitler…Alias o texto que escrevo sobre Sindelar o comprova.
    .
    .
    .
    Edu,mas o Senna,o Pepe e o Deco nao se enquadram nesses casos.Principalmente o Deco e o pepe que tríam lugar na selecção brasileira facilmente.
    .
    -
    Portugal atingiu o pico com Scolari..mas foi graças a ele…?Ou a uma grande geração de jogadores?A melhor do futtebol portgues.
    E nao s esquce que antes de Scolari ja Portugal brilhava em 66,brihavam na euro de 84 e brilhavam no euro 2000 e Scolari nao estava em Portugal.
    Por isso nao vejo declinio nenhum…O Declinio foi o propirio Scolari que o iniciou ao graças a eles ficarmos pelos quartos naesta euro.Algo que contraria a tendencia iniciado em 96 de passar sempre os quartos de final.
    Scolari com uma geraça fantástica conseguiu o mesmo que Antonio Olvieira em 96 com uma geração bem mais fraca,incompleta e inexperiente para se ter uma ideia…
    .
    .
    .
    Sobre mascarado,voce deve tar falando no kaka ou no robinho…O Robinho triatleta,corre,pedala e nada como dizem aqui em Espanha.
    .
    Mascarado e é considerad o melhor do Mundo em todo o MUndo inclusive aí no Brasil..?ejejeEu prefieo um CR7 mascarado a mil e um ronaldinhos que nem clube arranja actualmente…ta bom assim?quem é o mascarado afinal?
    Veja quem ficará como melhor do mundo este ano e depois tente contar quantos brasileiros estarão no pódio…
    Se CR +e o melhor do Mundo e é mascarado,entao todos os jogadores brasileiros sao ainda mais mascarados uma vez que nenhum actualmente está ao nível dele.


  19. Boa tarde.
    Quero dar os parabéns ao Frdderico pelo que ele escreveu e pela forma como ele escreveu!
    Concordo com quase tudo o que escreveste.

    Só não concordo na parte da organização séria da Federação. Pelo seguinte: é certo que a organização melhorou bastante, mas os resultados, nomeadamente, os das selecções jovens de futebol estão muito abaixo do esperado e, digo eu, do possível. Não sei de memória, mas há 10, 15 anos, contavam-se pelos dedos as competições que as selecções jovens falhavam. Agora, contam-se pelos dedos as competições para as quais as selecções jovens se qualificam, sendo que os resultados, nestas, são maus.

    É certo que houve avanços de outros países no futebol jovem e justifica, em parte, esse abaixamento, mas, também, acho que há culpas da Federação, em termos de treinadores e na não reformulação dos quadros competitivos do futebol jovem em Portugal (há anos que se fala disso, mas, como habitualmente, nada é feito).

    .
    Falando do Sporting, Purovic foi contratado por 2 milhões de euros, quando Saleiro, ponta-de-lança que vinha bastante bem na formação e que tem futuro, foi emprestado. Celestino foi emprestado e Farnerud ficou no plantel principal, a ganhar 45 mil euros/mês.
    Ora, estes 2 jogadores jovens poderiam, mesmo sem experiência, ter ficado no plantel principal e ter jogado alguns minutos durante a época passada. E tenho quase a certeza que não são piores que os que estavam no plantel.

    Se, no Sporting isto acontece de forma esporádica ( e é bom que se diga que o Sporting é o clube que, de longe, mais aposta na formação em Portugal e aquele que, de longe, mais oportunidades dá aos mais jovens.), dá para ter uma ideia do que é nos outros clubes.
    O FC Porto tem a 2ª melhor formação em Portugal (mas a uma distância considerável da do Sporting), mas empresta os seus jovens jogadores, sem dar quaisquer oportunidades, e coloca nos seus lugares jogadores de qualidade duvidosa (valores mais altos se elevam… - parte II).
    Já o Benfica tem a pior formação dos 3 grandes e não tem ninguém, que me lembre, na sua equipa principal, proveniente da formação.
    Os outros clubes contratam jogadores de forma quase casuística e não dão oportunidades aos mais novos.

    Perante este panorama, não sei até que ponto o não aproveitamento dos jovens, em deterimento de jogadores sem qualquer qualidade (valores mais altos se elevam…) não estagnará o aparecimento de novos jogadores, já que estes estão estão a começar a ficar tapados nos clubes e não fará com que o nível da selecção baixe um pouco (mas nunca um abaixamento do tipo irá desaparecer do mapa).

    abraces!


  20. Ricardo,

    Quando me refiro à naturalização não tem nada a ver com discriminição de credo cor, raça, nacionalidade etc. O futebol tem que ser pensado de forma sistêmica. O que tem ocorrido é que alguns jogadores não tendo chance de jogarem pelo Brasil têm recorrido ao expediente de se naturalizar e isso é ruim para futebol. O direito à naturalização é universal, você vir dar aula de direito internacional para mim é perda de tempo, o mérito da questão não é esse. Você levou para um lado que não cabe nem discussão. Nos dias atuais temos que combater qualquer tipo de racismo e intolerância, respect! A propósito, rebatendo o seu post, o Cristiano Ronaldo não é o melhor jogador do mundo ainda, oficialmente é o Kaká. E como um estudioso do futebol e muy respeitoso dos costumes e crenças de todos os países do mundo e avesso a qualquer tipo de discriminação, a seleção portuguesa vai entrar num longo e tenebroso declínio daqui pra frente, o pico foi com o Scolari. E só para descontarir queria lhe agradecer por ter lido meu post e dizer que o CR correndo com a bola parece um esquilo rolando uma noz. É um jogador mascarado que ainda precisa aprender a ser competitivo na seleção portuguesa, se quiser ganhar alguma coisa!


  21. “hitler fez da alemanha uma potencia mundial”

    Ricardo, Hitler nada fez da Alemanha.
    Nada de positivo, absolutamente nada.

    Levou milhões de pessoas à morte e ao sofrimento.
    Mandou assassinar outros muitos milhões.
    Destruiu, literalmente, a Alemanha.

    Hitler nada, absolutamente nada fez de positivo.

    Qualquer colocação minimamente diferente é um desserviço à história, à democracia e à lembrança dos muitos milhões que por causa dele encontraram a morte.

    Inclusive muitos brasileiros, crianças, mulheres, homens, civis que morreram nas ãguas do Atlântico quando estavam em navios brasileiros, neutros, torpedeados por submarinos alemães.
    E mais os nossos pracinhas que morreram em terras italianas.

    Hitler nada fez de bom.
    Absolutamnte nada.

    .

    Aliás, não termos a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos deve-se a ele.
    Lamento pelo comentário fora do tema.


  22. Sobre Sindelar e a equipa maravilha austríaca quería só acrescentar outra coisa,na altura Sindelar era considerado por muitos o melhor jogador da Europa numa época em que ainda nao havia champions e os grandes clubes nao jogavam entre si.
    .
    A copa do Mundo era TUDO para o reconhecimento da qualidade de um jogador,e Sindelar infelizmente só pode disputar uma e nessa foi absolutamente roubado em nome dos superiors interesses do regime ditatorial italiano…Mussolini nao admitia nada menos que a vitória nessa copa…Lembrar que antes do jogo da fina ele enviou a Giuseppe Meazza, o capitão italiano e dos maiores craques da história do país que deu mais tarde seu nome ao estádio do Inter, uma mensagem por escrito que dizia “Vencer ou morrer”.Para se ter uma ideía da obessão de Mussolini por esa vitória para dar uma imagem de força do regime.
    .
    .
    Sindelar foi um símbolo da resistência austríaca,os alemaes fizeram tudo para o apagar da memória dos aficionados do futebol e conseguiram em grande parte,uma vez que apenas na Austria e a quem se dedica mais ao estudo do passado do futebol conhece Sindelar.Por isso foi bom este jogo Austria.Alemanha para se voltar a falar nele.
    .
    Os alemºaes a dizer que ele se havia suicidado impediram assim que ele tivesse direito a um funeral de Estado porque suas leis impediam se a morte se devesse a suícidio…
    Mesmo assim e mesmo se tratando de um funeral q era suposto ser pequeno e abafado pelas autoridades alemãs,relatos dizem que na altura uma multidão austríaca saíu ás ruas para prestar uma última homenagem a Sindelar…o último resistente.
    .
    Por curiosidade os restantes jogadores dessa fantátstica geração:
    Grande parte aceitou jogar pela Alemannha,uma pequena parte fugiu do país e se exilou em outros países.Sindelar foi o único resistente,que se negou a jogar pela Alemanha ese negou a saír da sua amada Austria…


  23. Ricardo, só uma correção.

    Garrincha foi expulso na semi-final da copa de 1962, e não na de 1958

    Foi na partida contra os donos da casa, em que garrincha reagiu a uma provocação do adversario com uma agressão.

    Conseguiram um efeito suspensivo e ele jogou a final contra a thecoslováquia.

    A copa de 1958 foi contra tudo e contra todos amigo, ou se esquece do gol de bicicleta de Mazola anulado?

    Erros de arbitragem ocorrem sempre msm, mas é inegável q manobras politicas são mt utilizadas. Mas são todas dificeis de provar


  24. Ricardo a Copa que o Garrincha foi expulso na semi foi 62 no chile. Concordo com algumas das suas colocações sobre a Hungria, Austria e Portugal ter sido prejudicado em alguns mundiais. Mas não foram os únicos. O Brasil também foi prejudicado em 78 e a Inglaterra em 86. Pelo oque eu entendi você não acredita em “peso” de camisa???? Não estou discutindo, então não precisa vir com 3 pedras na mão.

    Abraços Bones


  25. Difícil falar sobre a década de 40.

    Leônidas estava no auge, o São Paulo era uma máquina de jogar futebol, o famoso “Rolo Compressor”, que chegou a ter no mesmo time, além de Leônidas, El Maestro Sastre, já citado, e mais a linha média famosa: Rui, Bauer e Noronha.
    Não só: Remo e Teixeirinha e Savério, grande zagueiro.

    No Rio, quem dava as cartas era o Vasco, que tinha um esquadrão famoso, também.

    Mas no geral eu concordo com o Frederico Viana (em tempo: hermano Jacaré, pare de ler esse comentário agora): Alemanha, Brasil e Italia estão, por direitos adquiridos, digamos, num patamar um pouco mais alto.

    :o)

    .
    Não quero ser chato ou coisa pior, mas eu não consigo engolir a Copa de 78 até hoje.
    Aliás, nunca conseguirei.

    :o(


  26. Frederico essa passagens chatas e insultuosas tens que ver que se devem a constantes provocações que ja vêm de ha muito tempo e em resposta ás mesmas.
    .
    Por exemplo ainda abaixo pergunto se o kaka é amareão mas so em resposta +a critica injustuficada e á perseguiçao em relação ao CR7.Nada a ver com a minha opinião,porque o Kaka é até dos meus jogadores favoritos.
    .
    O nosso ditador era de todos o mais fraquinho é um facto…e de todos era o que tinha menos visão e que mais atrasou o país.
    Vês aqui em Espanha uma série de obras que o Franco fez para a desenvolver,hitler fez da alemanha uma potencia mundial ja o Salazar fechou.nos ao mundo e deixou-.nos ficar parados no tempo…
    .
    .
    Ele aproveitava o Benfica não só para silenciar as massas em Portugal,mmas também como imagem propagando do mesmo na Europa.A Salazar convinha-lhe muito que o Benfica brilhasse na taça dos campeões europeus e passasse para fora uma imagem de desenvolvimento e sucesso quandos e sabia que dentro de Portugal era o oposto que se passava..
    .
    .
    O Benfica estava para o Salazar como o Real Madrid para o Franco cada um nas suas dimensões como é óbvio.
    Tambem o franco nao se preocupava nem gostava de futebol,mas nao colocava de lado a forma catalizadora que tinham nas massas.
    Mas Franco também nao apostou muito na selecçºao do seu país.
    ..
    .
    .
    Quer Portugal quer Espanha foram também prejudicados e gravemente em momentos historicos que poderíam marcar uma viragem naquilo que foi a sua história desportiva.Nesses anos havia bem mais que hoje muitos jogos de bastidores e quem organizava as competições não tinha pejo em favorecer claramente as grandes potencias que lhes interessavam.
    E é ineg´val que ao longo da historia da Fifa existiram 3 forças:brasileira,italiana e alemã.É só conhecer os membros mais importantes lá dentro.
    .
    Nao que nao tenham mérito nas suas conquistas,mas por vezes a essas selecções era mais fácil ganhar que a selecçoes de países mais pequenos e com menos peso dentro da estrutura como:Hungria,Portugal,Austria etc.
    .
    Muito poca gente fala,mas a Austria nos anos 30 tinha uma geração de futebolistas fantástica liderada pelo mítico Sindelar.
    Ficou muito tempo sem ser derrotada e inflingiu pesadas derrotas em selecções como a Inglesa e deslumbraram a Europa com seu futebol.
    .
    Na copa de 1934 tinha tudo para ser sua consageação—Eles eliminaram a então ja potencia Hungria antes de chegar nas semi finais…
    Seu futebol era superior,mas na semi final foram absolutamente roubados,num jogo assistido por Mussolini num mundial organizado na…Italia.
    .
    Sindelar e seus pares teríam nova chance em 1938,sería a sua ultima…Mas aí veio a anexação por parte da Alemanha de Hitler.
    Sindelar recusou-se a jogar pela selecção alemã e no jogo amistoso entre duas selecçoes para celebrar a unificação dos dois paises nao teve problema em festejar um dos seus gollos diante de Hitler de forma exuberante,nem de durante todo o jogo falhar golos de proposito apenas para zoar com os alemães uma vez que era para o jogo ficar empatado…
    No final marcou e demonstrou sua alegria de ser austríaco.
    .
    Acabou perseguido pelo regime, e foi encontrado morto em seu apartamento juntamente com sua mulher judia…As autoridades disseram tratar.se de suícidio…muito conveniente.
    Foi á memória de Sindelar que os austríacos apelaram no útimo jogo com os alemães.
    .
    .
    Mas quem fala da Austria,fala da Hungria em Berna quando perdeu para uma selecção que na 1ª fase havia goleado de 7…
    No final do jogo encontraram-se ampolas injectaveis no vestiario alemão…numa época em que nao havia controlo antidopng…Mas o facto é qiue vários jogadores alemães ficaram meses sem jogar e um ou outro estiveram internados depois dessa final..
    .
    .
    Em 66 Portugal foi de longe a melhor selecção…Mas a organização lembru-se dois dias antes do jogo de mudar as regras…Portugal havia passado em 1º e tinha ganho o direito de se manter na mesma cidade jogando em Liverpool…Mas a organizaçao achou por bem que fosse Portugal a ter que viajar até Wembley para jogar com os ingleses…Numa altura em que as viajens de comboio eram bem desgastantes e em que aprvoeitaram para subornar dirigentes de um pequeno país para que se calassem…
    .
    ..

    Por isso ess ahistoria da camisa tem mt que se diga…
    ..

    E ha momentos na historia em que essas selecçõs que dizem serem pequenas so nao foram maiores porque nao as deixaram ser,e daí se criou esse mito da camisa.

    É so ver a copa ganha por Italia nos anos 30,a ganha pela Alemanha contra a Hungria,a do Brasil no Chile em que passou da forma q passou pela Espanha e na Suécia em que Garrincha é expulso na semi final e joga a final porque o arbitro desaparece com o relatório..
    A estas selecções por terem outro peso era mais facil o seu caminho até a um grande titulo qu a uma Austria,Portugal,Hungria etc


  27. Tenho que concordar com o César, o futebol Argentino da década de 40 era precioso, tenho dúvidas se a Argentina não Ganharia a Copa do Mundo de 50, eles eram muito evoluídos taticamente falando.
    Não me esqueço da palavras do técnico Osvaldo Brandão quando se referiu ao jogador argentino Antonio de Sastre:
    “Ele nos ensinou a jogar futebol”.
    Sastre foi um dos primeiros jogadores polifuncionais do futebol, jogava praticamente em todas as posições, inclusive de goleiro.


  28. Ricardo, peço desculpa pelos “insultos”, mas devo confessar que achei ALGUMAS das tuas intervenções bastante tendenciosas, chatas e insultuosas.

    “Quando dizes que Salazar na ligava ao desporto como forma de silenciar massas…Isso é incorrecto.”
    ————————-

    Eu não disse que não ligava ao desporto como forma de silenciar as massas. Ele fazia exactamente isso e só isso.
    Quando outros ditadores tentavam tirar partido de feitos desportivos das nações, como prova de superioridade dos sistemas politicos (Russia) ou da raça (Hitler), o Salazar ficava contente com as vitórias do Benfica que deixavam uma boa parte do país satisfeito e calado.
    Portugal como selecção nunca foi valorizado, o que não deixa de ser bastante estranho para um regime fascista e nacionalista.
    Mas lá está, o nosso ditadorzito nunca entrou nos delírios dos seus “amigos” Franco, Hitler ou Mussolini.

    Tu deves ser sportinguista pela forma como narras os feitos do sporting e a forma como os conheces.
    ————————–

    Sim, sou do Sporting, mas não me esqueci de feito nenhum do Porto e até me referi a ele


  29. Realmente o texto do Frederico Viana é muito bom (grande sem ser repetitivo). Só não concordo quando ele diz que a Argentina é do 2º time.


  30. Edu voce é extramene preconceituoso se acha que o mundo gira á volta do Brasil e que se alguem é bom é pq tem q ter brrasileiro no meio…
    A melhor liga do mundo quase nem tem jogadores brasileiros
    O melhor jogador do mundo actuamente nao é brasileiro
    As 4 classifacadss nos 1ºs lugares no mundial eram selecçoes europeias.
    .
    .
    Voce quer impedir a naturalização…?Sabe que naturalização é um direito constituído pelas legislações de todos os países nao sabe…?
    Nao é so para o futebol,isso é uma coisa menor.O objectivo é bem mais abrangente que esse e se trata da globaização.
    Essas barreiras de o eu nasci aqui e eu ali ja nao servem de nada.O ser humano circula,se fixa noutros lugares e ninguem é obrigado a ser da nacionalidade do país aonde nasceu.
    .
    As pessoas mediante determinadas condições têm o poder de decidir.
    No caso de Portugal Deco e Pepe optaram pela nacionalidade portuguesa sem deixarem a brasileira,apenas colocaram a portugues como nacionalidade activa.O que lhes faz ter todo o direito de representarem a selecção como qqa outro portugues.Nao o permitir sería descriminação e violaría o art 18º da Constituição da Republica Portuguesa que é o direito a igualdade e que está plasmado tamém entre os direitos do Homem..
    .
    .
    O que voce propoe portanto é descriminar?Se nasceu noutro país nunca mais poderá mudar a sua nacionalidade por mais que ja nem viva nesse país…?
    .
    .
    Portugal em 2000 em 66 em 86 qts jogadores de origem brasileira tinha na sua selecçºao?
    Espanha joga com Senna,se nao jogasse Senna tería Xabi Alonso que nao sei se até nao será melhor…
    Mas Senna quis ser espanhol,é a sua opção voce nao tem nada a ver com isso e mt menos a Fifa.
    .
    .A Fifa tem é q controlar se nao acontece como noutros desportos e nao se permitr que apareçam naturalizações so para jogarem na selecção,jogadores que sao pagos para naturalizar-se como acontece nos EUA em outros desportos.
    .
    E no caso de Deco,Senna,Pepe ninguem lhes pagou nada.Alias no caso do pepe foi o proprio a pedir que o convocassem.
    No do Deco e deo Senna ele sja tinham pedido a naturalizaçao faz tempo e dps de estar tudo tratado foram convocados.
    Procedimento absolutamente normal.
    Deco é tão portugues como eu,tem os mesmos deveres,nao se pode esperar qe dps nao possa gozar dos mesmos deveres,sería atentório o príncipio de igualdade entre todos os cidadãos.
    .
    .
    E Puskas e Di Stefano não foram como ilegais ao mundial,tinham nacionalidad eespanhola.
    O Puskas depois de se levantar contra a ditadura militar hungara teve que se exilar em Espanha e acabou vivendo aí e adquirindo a nacionalidade espanhola uma vez que nem podia entrar na Hungria.
    .
    .
    E o facto de eles ao terem nascido em Espanha o que tem a ver com o facto de o Brasil ter sido beneficiado em 62 contra os espanhois…?Essa nao entendi.


  31. César | Seg, 23/06/08 | 14:19, ganhaste.
    Realmente com perspectiva histórica as coisas parecem outras. Não conhecia essa época de ouro do futebol argentino. Tinha antes uma ideia da Argentina como tendo sempre uma boa equipa, sempre com grandes jogadores, mas que só (ou quase) com o Maradona é que conseguiu atingir o nível máximo.

    Na realidade aqui na Europa, vemos a Argentina um pouco como a Holanda, Espanha (e agora também Portugal), ou seja, uma equipa cheia de vedetas, optimo futebol, mas que no fim …não vai ganhar, vai-se ficar pelos quartos ou meias finais.

    Mas sem dúvida que se tem de dar o mérito, afinal a Argentina não é tão grande como isso (em população) e é incrivel como consegue ano após anos criar “monstros” como Maradona, Riquelme, Messi,…

    Só um reparo. A Itália (60 milhões) e Alemanha (80 milhões), são realmente “pequenos” quando comparado com o Brasil, mas são grandes o suficiente para ter uma boa base de recrutamento de jovens jogadores.
    De admirar é que países realmente pequenos, consigam mesmo assim, criar tantos bons jogadores ao longo do tempo: Holanda (15 milhões), Checa (10 milhões), Portugal (10 milhões). Mas claro, a um nível bem menor que os girantes.


  32. Espanhóis não se iludam e não fiquem reclamando do passado (62), por um acaso Puskas e Dis Stéfano eram espanhóis? Puskas era hungáro e Di Stéfano argentino. Hoje Portugal e Espanha só estão nesse nível porque têm brasileiros no time. Aliás a FIFA deveria proibir jogador de futebol de naturalizar, daqui uns dias ao invés de seleções nacionais, teremos seleções de aluguel!!!


  33. Saúdo o Frederico e o seu excelente texto que esclarece alguma da historia do futebol português.
    .
    .
    Acho é que te equivocas quando te referes a mim de forma insultuosa…
    Tu tás aqui hha um dia,eu ja ca ando ha dois anos a ler os mesmos desaforos,insultos,e complexo colonial sobre Portugal há dis anos…
    Quando cheguei,cheguei tambem cheio de boas intenções como voce…depois é que ficou complicado e voce com o tempo verá porquê…
    .
    .
    E voce erra,eu nunca disse que Portugal é melhor que o Brasil.Leia melhor antes de me acusar.Eu falei que ACTUALMENTE Portugal tem melhor SELECÇÃO que o Brasil.
    Agora historicamente nem tem comparação, Brasil e muito melhor.
    .
    .
    So uma imprecisão histórica…Quando dizes que Salazar na ligava ao desporto como forma de silenciar massas…Isso é incorrecto.
    Ele nao era como o Hitler,mas dava importância e o Benfica era um dos símbolos do seu regime.E como dizes e bem dominava todas as estruturas desportivas em Portugal nessa época e ficam para hsitoria casos como a ida de Eusebio para o Benfica o monopólio que o Benfica tinha em relação aos jogadores provenientes das colónias.
    .
    E convém lebrar que Eusebio nao saiu de Portugal para jogar no Inter porque foi declarado po Salazar como património nacional.
    .
    Tu deves ser sportinguista pela forma como narras os feitos do sporting e a forma como os conheces.
    .
    .
    Esqueceste-te que o Porto em 87 foi campeão europeu e já antes nessa mesma décad tinha disputado uma final da taça das taças com a Juve de Platini num jogo em quue o Porto perdeu com erros graves de arbitragem.
    .
    .
    Dou-te os parabéns pela lucidez do teu comentário,e gostei especialmente de teres batido em algumas teclas que já bati mas sem a mesma paciência que tu.
    Essa da questão do nº de habitantes é fulcral,e ha gente que prefere fechar os olhos e continuar a achar mesmo essa treta que é uma questão de DNA ou talento de cariz divino ou assim.
    .
    É obvio que se fvoce tem 100 milhoes de habitantes loucos por futebol será mais facil encontrar mais craques que num com apenas 10 milhoes…so nao vê isso quem nao quer.
    .
    .
    .
    .
    Sobre o Motta.Motta voce tem que ser honesto então.Me diga,porque qd é com o Scolari é carinho e com tecnico estrangeiro é panela?
    Nao existe panela com Scolari com Ricardo???
    O Baía nunca deu duas eurocopas como Ricardo deu,e o Baía ja foi 2 vezes melhor goleiro do Mundo…Isso cala qq coisa q vc possa escrever meu caro…
    Me diga um goleiro brasileiro melhor do mundo nos ultimos anos…Nao encontra.
    Entao se Baía que ainda em 2004 foi o melhor da Europa é frangueiro,todos os goleiros da historia do futebol brasileiro sao frangueiros..
    .
    .
    .
    .
    A lesao do CR7 é publica,na é desculpa.
    Ele nao pensou nele,se pensasse se poupava a agravar a lesao e comprometer a sua ida para o Madrid.
    Pensar so nele é se ele negasse jogar prela selecçao para ir de férias…
    .
    .
    E o Socolari sabia que ele tava lesionado,toda a comissao tecnica sabia,e foi o pp scolari que msms assim quis que ele jogasse.
    .
    .
    Sobre ele amarelar…alguem q marca 43 golos num ano é amarelao…?Entao o que é o kaka que nao apareceu em nenhum jogo grande este ano…?nem grande nem pequeno,nao apareceu ponto e deixou seu milan fora da champions
    Afinal quem é o amarelão?

    Ricardo: evite agressividade, por favor. LÉDIO CARMONA.


  34. Excelente o nivel dos comentarios nesse post.
    Muito bom mesmo.

    E seja bem-vindo, Frederico Viana.

    Grandes figuras com grandes ideias e bagagem para debates de alto nivel são sempre aguardados por aqui.

    A casa é sua.

    Abraços,

    LC


  35. Com o Ricardo, já estou acostumado, é o português que virou “cristo” dos brasileiros neste blog….entende bastante de futebol e parece sempre antenado….mas pena que é mal-educado com os outros quando quer contrariar sua opiniões.
    Mas assino embaixo o que disse o outro português, Frederico Viana, a respeito das grandes, médias e pequenas seleções por sua história e tamanho de países e pessoas interessadas no esporte bretão. Apenas discordo de não colocar a Argentina no grupo Brasil, Itália e Alemanha. A Itália e a Alemanha são de admirar realmente porque são países pequenos comparados ao Brasil e quase conseguem acompanhar a produção ininterrupta de jogadores que o Brasil consegue…..
    Coloco a Argentina no nível brasileiro, italiano e alemão porque mesmo sendo nossos maiores rivais, conheço bastante a história deles….e sei que sempre tiveram uma enorme tradição de “brigar” com entidades esportivas e com aqueles que comandam o futebol mundial….por isso algumas vezes não apareceram e outras ficaram foras de Copas do Mundo : mundial de 50 por exemplo, ao qual ele poderiam fazer sombra ao Brasil e ao Uruguay, e só não vieram porque não concordaram com a FIFA em escolher o Brasil…..eles queriam sediar o mundial!
    Nos anos 40, a Segunda Guerra Mundial impediu seguramente a Argentina de ganhar alguns mundiais, pois à época era o maior futebol do mundo, junto com Uruguay e Itália.
    Terceiro: a Itália ganhou os mundiais de 34 e 38 naturalizando MUITOS jogadores argentinos…., ou seja, a Argentina sempre foi uma potência, mas algumas vezes se isolou e outras, guerras não deixaram jogar…..tanto é verdade que a Argentina foi a adversária do Uruguay na final do primeiro mundial organizado pela FIFA em 1930. E até hoje eles possuem quase o dobro de troféus de Copas Américas, exatamente por causa desta época, em que eles surravam o Brasil na maioria das vezes…..
    O Brasil só ultrapassou os “hermanos” e ao pequeno Uruguay na liderança da América e como potência mundial, por causa do surgimento da geração dos dois jogadores que iriam lançar o Brasil para o primeiro lugar: Pelé e Mané Garrincha. Depois que os dois surgiram o Brasil enfileirou três campeonatos mundiais em quatro possíveis, e passou a vencer os uruguaios e os argentinos, inclusive com algumas goleadas. E como sempre gosto de afirmar aos desavisados: o Brasil tem um recorde na história do futebol muito difícil de ser batido - enquanto teve Pelé e Mané Garrincha juntos na seleção brasileira jamais foi derrotado, foram 40 jogos e 35 vitórias, invicto de 1958 até 1966, por oito anos o Brasil só ganhava ou empatava e ali se tornou a maior potência do futebol mundial.


  36. Muito bom, Frederico.
    Uma visão histórica bastante útil para podermos conhecer e entender melhor o futebol português.

    Estou a ler “Rio das Flores”, o último livro do Miguel Sousa Tavares (autor de “Equador”, cuja leitura á época recomendei vivamente aqui no JA), escritor da minha especial predileção, e ele conta da ditadura salazarista e tem muito a ver com isso que você colocou. De fato, Salazar, o professor obscuro, não cultuou as conquistas esportivas como seus ídolos.

    Carlos Queiroz é o treinador que eu gostaria de ver à frente do São Paulo, caso Muricy saísse. Mas, infelizmente, reais não concorrem com libras.
    Pelo menos por enquanto.

    :o)

    Dez milhões de habitantes é pouca gente. Mais gente que isso habita o município de São Paulo - mais de onze milhões.
    A Grande São Paulo tem perto de 22 milhões de habitantes.

    E nos últimos anos a Grande São Paulo não gerou tantos jogadores de alto nível.
    Claro, há motivos e motivos e motivos, etc e tal, mas, inegavelmente, Portugal merece respeito por essas últimas gerações - Figo e Cristiano.

    O tempo não me permite alongar esse comentário, mas é muito bom ter mais um português para trocarmos informações.


  37. Mais uma vez, a “colheita” era boa. Haviam bons jogadores em Portugal, e a prova disso é que o Porto consegue ganhar a taça dos campeões europeus em 87. Mas mais uma vez graças á falta de organização da federação e ao amadorismo… não ganhámos nada.
    No entanto, a vergonha no México (greve, lutas internas) fez mudar algumas atitudes. Esse facto, aliado à propria democracia já estar madura, levou a que se começasse a pensar a sério na organização do desporto por parte do governo.

    E assim apareceu a “Geração de Ouro”. Meus amigos não foi o Scolari que tornou Portugal num país respeitado em termos de selecção. Foi Carlos Queiróz que no final dos anos 80, pegou em miudos (entao com 15 e 16 anos) e começou a trabalhar a sério, com método, organização, ordem. Esses miudos eram o Figo, João Pinto, Paulo Sousa, Rui Costa, Jorge Costa, Fernando Couto, V. Baia,…
    Portugal ganhou então dois campeonatos de sub21 seguindos no inicio dos anos 90, e foi quando essa geração atingiu a maturidade, que Portugal passou a entrar em todos os Mundiais e Europeus, não como um desgraçadinho mas como alguém que está lá para os vencer.

    Apesar de ser um país pequeno e de não conseguir “criar” craques todos os anos, eu acredito que Portugal não vai desaparecer como boa selecção. E isso deve-se ao facto de haver agora uma organização séria por de trás da equipa. Além disso os clubes agora estão obrigados a criar os seus próprios jogadores e o resultado está á vista. Todos os anos vai saindo uma ou duas estrelinhas das nossas academias de futebol (o Sporting neste caso está muito à frente dos outros, sendo já considerada pela BBC como uma das melhores escolas do mundo).

    Honestamente, faz-me muita confusão este desprezo e agressividade com selecção portugesa, quando toda a imprensa europeia a considera uma das mais fortes do mundo. Já sei que ainda não ganhámos nada, mas que somos uma excelente equipa, acho que ninguém pode negar, pelo menos niguém que perceba um bocadinho de futebol.


  38. Motta, eu sou Flamenguista e nunca fui fã do Felipão. Principalmente depois de ter treinado o Grêmio visando a marcação a base da porrada, e o episódio dos gandulas com o Palmeiras.
    Mas também não acho dos piores técnicos (hehehehehe). Melhor que o Dunga com certeza.
    Acho que ele deu mole em deixar o Ricardo no gol, e não usar melhor Nani e Quaresma. No geral acho que ele foi bem em Portugal.
    Na copa de 2002, ele também foi bem, mas o time só jogou bem depois que o Emerson se machucou. Kleberson e Gilberto Silva jogaram como nunca, e tudo conspirou a favor. Foi aquela sorte aliada à competência.
    Fora também, que Rivaldo, o melhor brasileiro em 98 e 2002 estava no time.

    Mas enfim, a Eurocopa tá aí, e eu torço pela Espanha no momento. E também acho que o CR é novo pra caramba, e já estão querendo que ele jogue como referência do time ? Dá tempo pro cara, ele não é o Pelé.


  39. Obrigado Emerson Gonçalves,

    Vou então escrever um terceiro post, com a minha “teoria” sobre a história da selecção portuguesa, os seus lapsos, pequenas vitorias e porque é que acho que mesmo sendo um país pequeno, não prevejo o “desaparecimento” de Portugal tal como aconteceu a outros países (Hungria,…)

    O futebol a sério em Portugal apenas apareceu nos ano 40. O Sporting, Porto, Benfica, assim como muitos outros clubes existiam desde o inicio do século. Mas um campeonato verdadeiramente organizado (em oposição a taças esporádicas) tomou forma por volta dessa década.
    Não demorou até aparecerem bons jogadores e a primeira grande equipa/geração a aparecer foi a do Sporting com os 5 violinos que jogou durante os anos 40/50. Estes 5 avançados eram tão bons que existe um artigo num jornal espanhol, que relatando um jogo entre Sporting-Real Madrid (vitória dos espanhóis), colocou como título qualquer coisa como “Afinal os portugueses não são imbatíveis”. Isto vindo de um jornal espanhol, significa qualquer coisa.
    Esses tais 5 violinos ganharam 7 campeonatos em 8 anos para o Sporting.

    Pouco depois, no inicio dos anos 60 aparece um super Benfica, com jogadores que formariam a melhor equipa que o país já viu (e eu sou do Sporting). Durante os anos 60 o Benfica ganhou 2 taças dos campeões europeus e perdeu mais 3 finais. Sem dúvida alguma, a melhor equipa europeia da década, além disso, o Sporting (apesar de longe da equipa dos anos 50) continuava a ganhar campeonatos em Portugal e ainda na Europa (taça das taças em 64).

    No entanto a selecção portuguesa continuava a não existir. Os jogadores do Benfica e Sporting eram portugueses e jogavam na selecção (sim o Coluna e Eusébio eram moçambicanos, mas nessa altura Moçambique era Portugal), então como explicar que o país não conseguisse aproveitar alguns dos melhores jogadores europeus?

    É difícil explicar, mas não se pode deixar de lado a ditadura do Salazar. Ao contrário de outras ditaduras europeias que queriam mostrar a sua superioridade a partir do desporto (URSS e Roménia comunistas, Italia e Alemanha fascistas), a ditadura portuguesa não se importava minimamente com o assunto. O “orgulhosamente só” era o lema. O desporto era uma coisa de clubes e o estado não tinha de se meter. Pois bem, sem estado não há organização, é preciso um federação, uma organização de futebol para uma selecção funcionar. Por muito bons que sejam os jogadores, é preciso haver algum “burocracia” por trás.

    É curioso ver como em 66, o Benfica praticamente tomou conta da federação portuguesa de futebol, e levou a sua equipa ao mundial. Os directores eram do Benfica, o próprio treinador era um homem da casa (brasileiro por sinal). Nessa altura houve alguma organização a suportar a equipa de Portugal (que na realidade era o Benfica e mais alguns jogadores do Sporting). O resultado foi o que se viu. E podia ter sido outro se não tivessem ocorrido factores dignos de uma comédia por parte da organização inglesa.

    Mas tudo isso passou, e voltou-se à falta de organização (e interesse) à volta da selecção portuguesa. Este facto aliado à fraca “colheita” de jogadores durante a década de 70 fez como que nem clubes nem selecção conseguissem ter sucesso durante esse tempo. Mas também, um país em revolução e quase guerra civil, tem mais com que se preocupar.

    Década de 80, há outra vez bola em Portugal. Já em democracia e com o país estável, consegue-se criar alguma organização. A federação portuguesa de futebol começa a trabalhar mais a sério e os resultados aparecem. Em 84 perdemos nas meias com a França de Platini e Tigana nos últimos minutos de prolongamento, depois de termos estado a ganhar durante muito tempo. Na qualificação pra Mundial de 86, vamos à Alemanha ganhar e entramos cheios de força no torneio com uma vitória sobre a Inglaterra. Mas as coisas ainda não estão no ponto certo, ainda se vê a anarquia e desorganização na federação. Resultado? Greve dos jogadores no próprio torneio… e as consequentes derrotas nos dois jogos seguintes.

    Continua…


  40. É, mas não ganhou da Itália desfalcada. Acho que não passa da Rússia. Acho que na final dá Rússia x Alemanha.


  41. Parabens ao Frederico Viana pelo seu comentário. Praticamente de acordo com aquilo que ele escreveu.
    Quanto ao Ricardo(português) que percebe bastante de futebol, talvez só lhe ficasse bem um pouco mais de moderação naquilo que escreve.


  42. Frederico Viana | Seg, 23/06/08 | 11:13 e Frederico Viana | Seg, 23/06/08 | 11:50 ,
    O nosso companheiro Emerson Gonçalves no outro post chamou-nos atenção para os
    seus dois comentários.

    Em pimeiro lugar, endosso as palavras do nosso companheiro , desejando que
    você seja bem vindo aqui no JA.

    Depois quero cumprimentá-lo pela a lucidez de seus argumentos.

    Tudo de bom.

    Um abração.

    STSF ( Saudações tricolores, salve o FLUMINENSE ) . Olavo


  43. Parabéns ao Frederico Viana por seu comentário (dividido em 2 partes) lúcido, inteligente, bem escrito e repleto de sensatez.

    Peço licença para assinar embaixo.

    E tomo a liberdade de dar a ele as boas vindas ao Jogo Aberto.

    Seu comentário foi postado às 11:13 e 11:50.
    Recomendo a leitura.

    :o)


  44. Ambrósio, capixaba sangue-bom, o amor que nutro pelo ricardo, antes de ser fraternal, é frontal : )
    .
    Menes, como já disse e tenho convicção, o trabalho do Felipão é calcado no amor e na confiança. Diante disso, ele barrou o Vitor Baía porque o mesmo era paneleiro e, diga-se de passagem, engolia belas galinhas dangolas com suas características “tô fraco…Tô fraco…Tô fraco : )”
    .
    A safra de goleiros de Portugal nunca foi boa. Talvez o Helton se não tivesse jogado pelo Brasil podia se naturalizar português e acabar com a lacuna de goleiros que Portugal sempre teve.
    .
    ricardo, você é o imperativo categórico aqui do JA. Pelo menos, tenta sê-lo : )
    Eu também sou um imperativo categórico aqui do JA. Pelo menos, tento sê-lo : )
    O imperativo categórico é um conceito interessante de Kant sobre valores. Um dos pilares do conceito é a ação que serve como lei universal para todos os seres pensantes e todos devem aceitá-la, incondicionalmente.
    Sua ação é teclar daí da Espanha sobre essa questão dos paneleiros, colocar como lei universal que não existe panela e todos nós temos que aceitar incondicionalmente.
    A minha ação é teclar daqui do Espírito Santo sobre essa questão dos paneleiros, colocar como lei universal que existiu e você tem que aceitar incondicionalmente.
    As premissas e conclusões já foram postas, e prá você é lei universal que não existe panela merengue e catalã, e prá mim é lei universal que existe. Diante disso, faço a seguinte pergunta: aonde vamos chegar (interrogo).
    Eu, particularmente, queria chegar mais ou menos ao que Chaim Perelman estruturou como valor. Prá ele, para se chegar a um juízo de valor, deve-se, primeiro, montar uma estrutura argumentativa voltada ao consenso. Não é muito difícil constatar que diante do assunto paneleiros 5 estrelas nós não chegaremos a nenhum juízo de valor consensual.
    Acho que estamos chegando perto do alemão Nietzsche. Prá ele a moral racionalista é repressora das manifestações da natureza humana como a paixão, por exemplo. Prá ele, toda a moral construída por nós sem manifestação de desejos, vontades e PAIXÃO é instrumento de controle criado para a submissão e não para a liberdade. Dessa forma, quem sabe, estamos experimentando a liberdade apregoada pelo Nietzsche, já que há merengues, catalães e brasileiros na jogada (interrogo). Quem sabe as nossas vontades sobre esse assunto paneleiros estejam condicionadas a de um lado ter merengues e catal~es e, de outro, ter brasileiros (interrogo) Porém, até o Nietzsche chutou prá fora nesse lance, pois se a nossa vontade argumentativa de termos razão estiver construída na nacionalidade, não é muito difícil de se constatar que nós estaremos submissos e presos à moral racionalista. Logo, podemos contatar que não existe moral sem razão. Pergunto: quem tem razão (interrogo) Respondo: eeeeeu!!: ) : ) : ) Brincadeira: )
    .
    Pimba!!! Acho que chegamos a um pensamento filosófico mais perto para solucionarmos esse nosso impasse que vem se arrastando desde o primeiro jogo da Espanha na Euro.O nosso salvador da pátria é Hegel. Prá ele, a vida moral é o resultado da conciliação das vontades subjetivas e objetivas do homem livre inserido num determinado contexto histórico-cultural. Eu sou um homem livre (em sentido estrito, evidentemente) vivo no Brasil, com residência e domicílio em Vila Velha, ES. No contexto em que vivo, vejo a existência de paneleiros 5 estrelas antiética. Portanto, no trabalho tentarei não ser um paneleiro sem-vergonha e antiético (vontade subjetiva) e, caso saiba que exista paneleiros no ambiente de trabalho, acharei essa reunião antiética e reprovarei (vontade objetiva). Esse é o meu contexto histórico-cultural, e acho que é uma lei universal aqui no Brasil.
    Como tenho certa a existência de paneleiros merengues no Real e catalã no Barcelona, é preciso ver o contexto-cultural em que vivem e viveram o Raul, Guti e Salgado, assim como o Iniesta, Xavi, Puyol e… Oleguer. Talvez a panelada seja encarada como um comportamento normal no Real e no Barcelona FC e a sociedade espanhola ache certo esse tipo de coisa acontecer. Dessa forma, com certeza continuaremos a ter esse choque cultural e ético.
    Como tenho certa a existência da panela merengue e catalã, acho completamente reprovável a constituição de tais grupinhos. Futebol hoje, infelizmente, está se tornado eminentemente num negócio, assustadoramente num negócio. Estamos vivendo na era futebol-negócio. Jogadores são tratados como um negócio (em todos os sentidos), empresários que não empreendem nada tratam o futebol e os jogadores, principalmente os das categorias de base, como um negócio (em todos os sentidos), e nós, torcedores, de apaixonados estamos nos transformando em consumidores de alto potencial e super-protegidos pela legislação.
    Diante dessa realidade, os merengues e catalães paneleiros, ao invés de formarem uma espécie de sindicato para reivindicar condições de trabalho mais vantajosas para os que nasceram no país, preferiram fazer grupinhos e bagunçar o coreto e a harmonia.
    O ético no futebol de hoje, infelizmente, é fazer negócio e que se dane a nacionalidade. Isso já está respingando nas Seleções, vez que li em algum lugar que há jogadores de outras nacionalidades que foram pagos para se naturalizarem e jogarem por outro país. Marcos Vinícius andou colocando num post abaixo sobre essa invasão estrangeira que acontece nos clubes europeus acabar ocorrendo nas seleções. Concordo com ele e acho a mesma coisa.
    Bom, chega de blábláblá e vamos ao cerne da questão: 1- Panela, pra mim, é antiético; 2- No lugar de fazer panela, os jogadores merengues e catalães deveriam reivindicar limitação no número de estrangeiros nos clubes; 3- Futebol hoje, infelizmente, é um mero negócio e, como tal, quanto mais estrangeiros bons de bola tiverem numa grande equipe européia, melhor para o retorno financeiro. Só não sei se essa ética será sempre boa para os que nascem no próprio país e não têm oportunidade de jogar porque há muitos estrangeiros nas equipes e, também, para as Seleções de vários países como Portugal, por exemplo, em que há dois brasileiros naturalizados e a tendência é aumentar o número de estrangeiros nas Seleções.
    .
    No Futsal, por exemplo, a Itália foi campeã mundial com 90 ou 80% constituída de jogadores brasileiros naturalizados.
    Aonde vamos chegar (interrogo) Bom, isso só o tempo dirá, mas que deve haver um freio, isso, pra mim, é inegável.
    .
    Putz, tenho que almoçar : )
    Abraço


  45. tah bom a espanha arrebenta e soh eh prejudicada e o Brasil soh ganhou com a ajuda da arbitragem…para de falar asneira…pq ñ se fala de tds os erros de arbitragem existente em tds as copas, vc deixaram de fora alguns importantes, peskisem mais……


  46. minha terceira previsão babou…italia eliminada, eu achava q a azurra seria campeã, ñ q merecesse, mas por achismo mesmo, como achei e acertei q portugal e holanda seriam eliminadas…agora torço por russia e alemanha na final e acho q a alemanha ganha….embora esteja torcendo pela russia…


  47. Ricardo, continue assim debatendo nesse nível, assim dá certo.
    Realmente, ele não teve a boa fase que teve no Santos em 2004, por exemplo. Mas ano passado mesmo, ele teve muito boas atuações, caindo de nível no fim da temporada, estou errado? Agora temos que ver que algumas pessoas, o perseguem sem motivo aparente. E temos que ver também, que alguém tenta denegrir o futebol brasileiro, disparadamente a melhor escola de futebol do mundo, senão não teríamos 5 Copas do Mundo na bagagem. Entressafra, por entressafra, nós fomos campeões do mundo em 1994 numa das piores entressafras de craques no futebol brasileiro (no fim da década de 80, e no começo da década de 90). E a badalada seleção de 2006, repleta de “craques” de grande sucesso em seus respectivos clubes (RG no Barça, Adriano na Inter, dentre outros), foi o fiasco que foi…


  48. ricardo, apesar da sua reconhecida falta de capacidade de entendimento, vou tentar te explicar o que chamamos aqui de “amarelar”.

    “amarelar” não significa pedir férias, recusar a participar de um jogo da seleção (Kaká não fez nada disto, a história é outra, mas não vem ao caso agora, é muita coisa junta para você compreender).

    “amarelar” é quando o jogador, DENTRO DE CAMPO, se esconde da bola, treme com o jogo difícil.

    Veja o exemplo do Ballack - era um jogo importante pra Alemanha e ele pediu a bola, comeu a bola, tentou, brigou, apareceu, chamou a responsabilidade, com coragem e talento.

    Veja o exemplo do Fábregas - enfrentava um gigante de competições internacionais, tinha na frente um dos melhores goleiros do mundo, experiente em decisões por pênalti, foi lá e fez o gol DECISIVO pra Espanha. Não se acovardou, não tremeu.

    Agora, um outro jogador qualquer, por ex, o Cristiano Ronaldo - jogo difícl, marcação implacável sobre ele e o que ele faz? some, fica escondidnho, “não me passem a bola, não me passem a bola!!!!”, e depois de não ter assumido a posição de craque, de principal jogador, ainda vem com uma desculpa esfarrapada que estava lesionado.

    Nos jogos decisivos da Champions League, a mesmíssima coisa: sumiu e quando teve que cobrar pênalti, um foi parar em Marte e outro na Lua!! Vai ver que foi a lesão no pé, né?

    Não adianta vir com argumentos bobos - FATO é FATO!!! CR7 = Amarelão.

    Para terminar, porque existem outros bons debatedores e participantes portugueses no blog, aprenda de uma vez por todas:

    1 - Se o CR estava lesionado A PONTO DE TER PREJUDICADO A ATUAÇÃO DELE NO JOGO CONTRA A ALEMANHA, foi irresponsabilidade dele ter jogado. Prejudicou a equipe e seus companheiros. Isto não é amor a camisa, e sim muita vontade de aparecer. SE ele realmente fez isto, foi pior ainda!!

    2 - A lista de brasileiros que já foi e que ainda será MELHOR DO MUNDO é tão, mas tão maior e mais importante que a de Portugal, que só dá pena ouvir você falar de inveja. É um fado tristonho, tristonho.


  49. Parte 2 -

    Portugal não é o Brasil, toda a gente sabe disso (talvez o ricardo seja o único que ainda não percebeu).

    Existem 3 grande países do futebol: Brasil, Alemanha e Itália (a ordem é indiferente). Tenho muitas dúvidas em colocar a Argentina neste grupo. Na minha opinião a Argentina apenas aparece numa segunda linha com a França e Holanda.

    O problema aparece quando vocês brasileiros (para responderem às ilusões do ricardo), embarcam numa guerra para rebaixar Portugal. Eu diria que anda por aqui muita gente com complexos coloniais. Que os angolanos nos estejam sempre a “atacar” ainda percebo (só passaram 33 anos desde a sua independência), mas vocês? 200 anos depois ainda se sentem assim tão ameaçados que têm de deitar abaixo e atacar o ex colonizador.

    Pois é, vocês (com os italianos e alemães) são os melhores, mas dizerem que Portugal não é nada em futebol é uma afirmação tão idiota como dizer que Portugal é tão bom como o Brasil.
    Portugal em futebol vale o que qualquer outro país de 10 milhões de habitantes pode valer. Tal como qualquer outro país pequeno que adora futebol, Portugal estará sempre dependente de gerações que vão aparecendo e desaparecendo, simplesmente porque é impossível para um país pequeno “criar” craques todos os anos ao mesmo ritmo e da mesma qualidade.

    Já vi aqui pessoas que adoram mostrar que o tamanho do país não tem nada a ver com a qualidade do futebol, isto para provarem que o Brasil é bom, porque é abençoado por Deus, ou qualquer coisa do género. Não é o caso, o Brasil é o que é, porque tem 200 milhões de pessoas que adoram futebol. Com toda essa imensidão de gente, é natural que apareçam craques todos os anos. Portugal tem 10 milhões.
    Mas muita gente não aceita isto, e a maneira de provarem que esta teoria está errada é falarem na China e na Índia. Países com 1 bilião de pessoas e sem selecções de futebol decentes. Pois é meus amigos, mas na China e na Índia ninguém liga nenhuma a futebol, muita gente nem sequer sabe o que futebol é. Ainda há um mês estive na Índia e pelo país inteiro vêm-se miúdos a jogar na rua… cricket. Na tv há jogos a toda a hora de… cricket. O único sitio em que vi gente a jogar á bola foi (curiosamente) em Goa. Colónia portuguesa até aos anos 60.
    Depois dizem “o Uruguai foi campeão do mundo com 1 milhão de habitantes”, pois sim… e depois? Depois desapareceu. Ou seja, tal como disse anteriormente, os países pequenos apenas conseguem criar “gerações de ouro” de tanto em tanto tempo. Apenas o Brasil, Itália e Alemanha conseguem constantemente ter bons jogadores, praticamente sem interrupções. Holanda, Portugal, Checa, Hungria, … todos eles já conseguiram ter excelentes gerações, mas depois todos eles passaram por períodos em que não conseguem criar equipas verdadeiramente competitivas (a Hungria então, simplesmente desapareceu).

    Não foi o Scolari que meteu Portugal na meia final de 1966, foi o Eusébio, Coluna, Torres,…
    Não foi o Scolari que meteu Portugal na meia final de 1984, foi o Gomes, Chalana, Jordão,…
    Não foi o Scolari que meteu Portugal na meia final de 2000, foi o Figo, Rui Costa, Paulo Sousa,…
    Scolari teve o seu contributo (e importante) na final de 04 e meias de 06, mas quem marcou os golos ou os defendeu foi o Ronaldo, Carvalho, Deco,…

    Portugal vai continuar como esteve antes, enquanto tiver boas gerações vai ser respeitada (se toda a imprensa europeia nos dava como um dos favoritos, porque razão os brasileiros não aceitam? o tal complexo é o único motivo que me vem á cabeça). O problema é que o tamanho do país não garante que daqui a 10 anos exista uma equipa com a mesma qualidade da actual.


  50. Amigos brasileiros,

    Tenho por costume explorar sites de jornais estrangeiros e vim “parar” a este blog. Devo desde já dizer que o Lédio Carmona parece ser alguém que sabe do que fala. Parabéns por este espaço de debate desportivo.

    Sendo este um espaço de debate, é lógico que as mais variadas opiniões serão aqui encontradas. De todos estes “opinion makers” houve um que me saltou à vista, e tinha logo de ser… português. Pois é, anda por aí um certo Ricardo que será com certeza uma das pessoas mais chatas que este meu belo país já produziu. Tendo de “aguentar” por aqui tamanha personagem, muitos de vocês, decidiram responder da mesma maneira. Isso originou que por aqui aparecessem imensos “ricardos”, uns lusitanos, outros tropicais, mas todos incrivelmente “cegos” nas opiniões que produzem. Vou-me então transformar num “ricardo”, e dar a minha opinião também.

    Como já adivinharam, vou falar de Portugal e Scolari.

    Parte 1-

    Scolari fez um bom trabalho nos 6 anos que aqui passou? É discutível, essa é a opinião dos portugueses. Há os que gostaram e os que não gostaram. Na minha opinião Scolari fez um bom trabalho, mas nada de outro mundo. Não conseguiu o título em 2004 e poucos perceberão o que é que lhe faltou para o conseguir.

    Todos os treinadores falham, é o normal, e depois das competições acabarem é ainda mais fácil para nós apontarmos o dedo. Porque é que o Maniche ficou de fora? Porque é que o Ricardo continua na baliza? Porque é que não há um sistema alternativo, quando se sabe que o Nuno Gomes sozinho nunca irá produzir nada? São tudo falhas que podem ajudar a explicar o fracasso de Portugal neste Euro, mas também em outras ocasiões.

    Mas há coisas piores. O Scolari é acima de tudo um bom psicólogo e não um bom treinador, daí ser talhado para conseguir criar grupos muito fortes e unidos. Grupos esses que devido à força e vontade, conseguem esconder a nítidas limitações técnicas que o brasileiro apresenta. É a tal família que já vi aqui alguém referir. Mas desta vez não houve família. Desta vez houve circo, porque desta vez o próprio “pai” estava distraído a preparar a sua ida para Londres, e pior que isso, a preparar a saída do seu maior “ex-futuro rival” para Madrid, assim como a entrada de outros “filhos” para o Chelsea (Deco). Desta vez a grande força de Scolari (o período de estágio antes das grande competições) falhou… e Scolari foi o grande culpado. Definitivamente não saiu pela porta grande, é pena.

    continua…


  51. Ricardo, de fato, a Euro eventualmente prega surpresas. Surpresas esas que NUNCA se confirmam em Copas, onde, digamos, são definidas as grandes seleções. Dentre todas as finais de Copa até hj, apenas DUAS não tiveram participação de Brasil, Itália ou Alemanha. Será que isso foi só por causa da arbitragem? Elas adquiriram o “peso político” como? Ah, faça-me o favor.

    Camisa não ganha jogo: mas ajuda um bocado às vezes.

    Abraços.
    Desisti.


  52. Edinho a questão é quando o Robinho teve a sua boa fase na Europa…?Ele ha 3 anos que esta cá e nao consegue sequer se firmar como titular absoluto do seu time.

    Convehamos que é mt pouco para aquilo que mts torcedores brasileiros esperavam dele quando ele saíu do Brasil…


  53. O Ricardo (goleiro de Portugal) ainda vive daqueles penaltis sem luvas.
    Mas ai ricardo (blogueiro), também já estava na hora do Vitor Bahia sair naquela época.

    Enfim, Portugal tem um belo futuro. Os jogadores são jovens.


  54. Esse realidade só pode nutrir uma paixao muito grande pelo Robinho… Ele está numa má fase, como qualquer jogador, até o CR7 vai ter a sua, é inevitável… E acredite apesar da sua decantada em verso e prosa decadência do futebol brasileiro, nós ainda seremos campeões da Copa de 2010… E não duvido nada de que apesar do Dunga, a gente ainda leva a olimpíada, aí quero ver se vossa senhoria apareceria depois…


  55. Vinicius voce dizia que camisa por si só ganhava jogo…O que eu acho é que camisa ajuda a ganhar jogo por beneficio de arbitragem.Por isso Italia,Brasil e Alemanha sejam tavez as selecções com mais camisa para voce,sao as que têm mais peso político ao longo da historia na Fifa e foram as selecções mais beneficiadas pela arbitragem ao longo da historia…
    .
    1º o Brasil,2º a Italia e em 3º a Alemanha
    .
    .
    Lembraram e bem esse mundial do chile em que o Brasil se tivesse havido transparencia na arbitragem nem tería passado sequer da fase de grupos uma vez que anularam golo limpo a Espanha e marcaram um penalti absolutamente rídiculo por ser a metros da area a favor do Brasil que lhe deu a vitória e a passagem…Num jogo em que a Espanha foi bem melhor liderada por Puskas e em que tinha também Di Stefano pronto para jogar a 2ª fase e podería resultar no título mundial pa espanha.
    .
    Depois tem mais ao longo da história:em 94 a cotovelada de Tassoti dentro de area que rebentou o nariz de Luis Enrqiue e em que sería penalti a faver da Espanha e expulsao do jogador italiano.
    .
    Tem 2002 em que a Espanha foi absolutamente garfada com a Coreira,num jogo absolutamente escandaloso na copa do mundo das mais escandalosas de sempre.A mais escandalosa do futebol moderno sem dúvida e mais pobre.Coreia foi levada até ás semi finais pela Fifa..
    .
    Pois assim fica fácil falar que um tiem amarela e os outros têm camisa…
    Brasil se na Suécia o árbitro nao desaparecesse com o relatório do jogo em que Garrincha foi expulso e depois pode jogar a final…
    Se no Chile o Brasil nao fosse ajudado pelo arbitro pa vencer a Espanha.
    Se em 2002 a Turquia nao fosse prejudicada pelo Brasil…
    .
    Isso é camisa?
    .
    .
    Assim fica fácil falar em camisa.
    .
    .
    Ganha quem tem mais compet^rncia,a experiência ajuda claro mas nao é o suficiente para ganhar jogos.
    Prova disso de que nao ha camisa,é que nestas semifinais da euro voce tem:turquia,Espanha e Russia.Cade Italia,França,Holanda que têm mais camisa?
    Se o futebol fosse isso que voce diz então porque a Alemanha que vc diz ter muita camisa já desde 96 que nao passava uma fase de grupos da eurocopa?Cade a camisa aí?
    .
    .
    .
    Rodrigo Menes respondeu mt be ao Motta.
    É aquilo que todo o mundo comenta.Que Portugal é uma grande selecção mas que nao existe nenhuma selecção do mundo que ganhe algo sem ter goleiro.
    Portugal desde que Socolari chegou a Portugal deixou de ter goleiro e isso os custou duas eurocopas.
    .
    Felizmente Socolari ja se foi e quem vier vai acabar com essa panelinha que o Socolari criou…Agora jogará quem merece e nao os amigos de Socolari como o Ricardo…


  56. Motta, o Felipão barrou o Vitor Bahia, mas deixou o Ricardo, que pelo amor de deus, é muito mas muito ruim.
    Enquanto Portugal não ytiver goleiro não chega longe.
    Foi assim em 2004 e 2008.

    ABraços!


  57. Pra mim agora ficou fácil pra Alemanha. Já merecia ter ganhado a Copa de 2006, quem sabe agora ganha o título da Euro como premio de consolação? Acho difícil q adversários sem tradição possam fazer frente a Alemanha.


  58. Ainda não acabou. Dá tempo de amarelar ainda, Russia é carne de pescoço e está jogando muita bola. Tem seleção q não nasceu pra ganhar, a Itália não era nada apenas se classificou pela incopetencia do Mutu e da copetencia de Buffon, mesmo com os 4×1 da primera fase a Espanha tem q se cuidar e não deixar aquelas listras amarelas do uniforme crescer