Formulário de Busca

Futebol de verdade

Qui, 19/06/08
por Lédio Carmona |
categoria Eurocopa

swis.jpgMais um grande jogo na Euro. Jogado tufo a tufo do campo. Teve um pouco de tudo que gera êxito. Três itens claros: ritmo, técnica e força. Sem medo. Muito diferente daquele modorrento clássico de ontem, no Mineirão, quando a bola foi surrada diante de milhões de testemunhas. A Alemanha venceu Portugal. Placar de clássico: 3 a 2. É o fim da Era Scolari em Portugal. Não ganhou títulos, mas, definitivamente, fez um bom trabalho.

É o começo da nova lenga-lenga do futebol mundial, que consistirá na bravata de que Cristiano Ronaldo falha em jogos decisivos. E é mais um atestado de que não se brinca nem se desdenha da Die Nationalelf. Não tem craques, mas tem gente que resolve. Que joga à vera. Sem chororô. Sem melindre. Como se faz com profissionais bem resolvidos. A Alemanha foi grande. De novo. E vai para as semifinais contra Croácia ou Turquia. E querem saber: eu vou torcer para chegar à final.

Portugal foi atropelado na primeira parte do jogo. Nesse momento, a classificação se escafedeu. Os lusos marcavam à distância. Jogavam com lentidão. E eram massacrados pela Alemanha, que corria, atacava e marcava com a velocidade de um TGV. Aos 21min, Bosingwa não acompanhou Podolski. O cruzamento foi perfeito, até porque a zaga estava aberta e Paulo Ferreira, fraco, comeu poeira para o ótimo Schweinsteiger, o melhor em campo: 1 a 0. Aos 26min, erro recorrente da zaga portuguesa. Schweinsteiger cobra falta e Klose fez 2 a 0, de cabeça.

crrona.jpgAí, uma estratégica à alemã que quase torra o Bockwurst. O time de branco recuou. E o Portugal cresceu. Cristiano Ronaldo, aquele que todo mundo gosta de falar mal, mas que para mim joga bem até quando parece mal, recebeu lindo lançamento de Simão. Bateu mal. Lehmann rebateu e Nuno Gomes, todo torto, descontou.

Portugal parecia vivo. E estava. Raul Meirelles deu dinâmica ao meio. Só que, após outra cobrança de falta, Schweinsteiger bateu falta. Balack atropelou Paulo Ferreira e fez 3 a 1, com ajuda de Ricardo. Helder Postiga ainda diminuiu. A Alemanha recuou de novo e se agüentou. É um bom time. Corajoso. E que joga futebol competitivo. Portugal tem mais craques, tem mais técnica, também é uma boa equipa. Mas falhou quando não podia. Principalmente quando o adversário veste branco e quase não sorri.

Não brinque. Não durma. Não pense. Jogue. Se não, eles atropelam. Aconteceu hoje. A Alemanha passou. E pode acontecer domingo, com a Itália diante da Espanha. Tão previsível quanto os vellhos discursos de lei.

deixe seu comentário

257 comentários


  1. o cristiano ronaldopudia jogar muito melhor na seleccao portuguesa porque ele no manchester united faz de tudo para ganhar e na seleccao nao ele e um grande egoista nao e p[or ele ser o melhor jogador do mundo que faz o que quer na equipa das quinas e isso que eu tenho a dizer sou uma grande fa doi manchester united voces tem uma grande equipa. o nanitambem joga muito bem nao e so o cristiano ronaldo voces tambem tem bons jogadores nao [precisam dele para nada

    sandra cunha


  2. França e Portugal, no ano 2000, era uma “final antecipada”??? Onde isso cara pálida? A final da Euro 2000 foi França e Itália!!! Duas seleções tradicionais, campeãs.

    Ah, e eu não tenho dúvida que o Brasil hj seria favorito numa Copa pela história, não pelo futebol. Concordo contigo. Assim como a Alemanha em 2002. E é justamente oq vc falou mesmo: em 2002 os alemães chegaram no talento de Kahn. E isso invariavelmente acontece com times que tem camisa: na hora H, mesmo tendo jogado 4 anos de um futebol ruim (como acontecia com a Alemnha à época) alguém surge, o time se entrosa, se supera, a camisa pesa e o time anda. Ou a Itália antes da Copa jogava um futebol esplendoroso? Aliás, nem na Copa jogaram. Mas souberam se impor. É a tal da tradição.

    A verdade de uma seleção decide-se em eventos importantes. A geração de Figo naufragou vergonhosamente em 2002, na ÚNICA chance que tiveram - única chance por conta deles mesmos. A geração de Deco e CR, com alguns remanescentes da primeira, chegou em 4º na Copa seguinte.

    De fato, entendo o sentimento de fracasso com a Euro em 2004: perder p/ a Grécia, em casa, é desastroso. Mas o fato de chegar a uma final, depois de um retumbante fracasso numa Copa, deve ser sublinhado. Bem como os resultados posteriores. Portugal NÃO é uma potência no futebol hj, infelizmente. Mas tb não é mais um azarão, como era, sim, até o início do século. Isso, em parte, deve-se ao Felipão.

    Ah, realmente, existem umas 6 seleções melhores que o Brasil hj. Fazer oq. Nenhum problema em admitir isso: a administração do nosso futebol é pífia. Agora, aos nossos jogadores que ninguém conhece…vc conhecia um tal de Kaká em 2002? E um tal de Ronaldo em 1994?

    A propósito: veja a entrevista do Mourinho falando a respeito do futebol brasileiro. Já que só opinião européia é a que conta….
    Abraços


  3. Ricardo,

    Acho bom que pensem assim. Inclusive, se tomar poor base a seleção do Dunga, é fraca mesmo. O problema é que esta vai ter no máximo três titulares para 2010. Robinho, inclusive, deverar ser banco, assim como Julio Batista. Nunca disse que o Brasil será favorito na Copa. Aliás, Brasil nunca foi campeão nessa condição, assim como a Itália. Por isso a previsão dos entendidos dá sempre errado, veja França e Argentina em 2002. O favoritismo é terrível psicologicamente e talvez, por isso, o desempenho da seleção de Portugal foi insatisfatório em relação a 2000. A França foi campeã na maior humildade e o Brasil entrou favoritíssimo na final, Jogou toda atrás e teve a sorte de fazer dois gols de bola parada, Brasil todos desarrumado e sem Ronaldo. No segundo tempo poderia ter até ocorrido o empate, tal o número de gols perdidos, saindo o terceiro nos descontos quando já era o tudo ou nada. Em 2002, o Brasil entrou totalmente desacreditado, Scolari pegou o time quase desclassificado nas eliminatórias, perdeu os dois primeiros jogos e só se classificou no último jogo contra a Venezuela. Barrou Romário, jogou com três zagueiros, treinou um mês, e o talento dos três erres, melhores do mundo seis vezes em conjunto, fez a diferença. Ronaldo fez oito gols, Rivaldo sete e Ronaldinho três. Não me venha com jogo da Turquia porque aquele foi o primeiro jogo e estava empatado e em nada influenciou o resto da Copa. Aquele time, já entrosado e com ritmo ganharia de qualquer seleção daquela Copa, porque era o único que tinha três foras de série, que resolviam sozinhos. Só lembrar o primeiro gol contra a Inglaterra, jogada de dois contra o time e dos dois gols da final contra a Alemanha, com Rivaldo e Ronaldo envolvendo toda a zaga.

    Seus amigos espanhóis podem ter certeza que, na mesma época de entressafra em tempos passados o Brasil já teve seleções bem piores que essa. Essa jogando como zebra, mas se dedicando, meteu três a zero na Argentina complete, que é, aliás, um time bem melhor que Portugal.

    Mas não se iludam. Como eu disse, eu adoro essa posição de desprezo contra o Brasil. Traz humildade e dedicação aos jogadores, cuja soberba é incontrolável por essas paragens, basta ver a Copa de 2006 em que os caras chegaram 5 quilos mais pesados e acharam que só o talento resolveris sem precisar correr. Zidane nunca jogou tão livre na vida. Pelo menos para isso Mineiro serviria.

    E pode esperar que daqui a dois anos o futebol de muita gente já amadureceu e muito cara que está fora de forma vai estar voando, incluindo R.Gaúcho, Adriano, Robinho, Pato, etc. Só estou aguardando pelos laterais. Dani Alves já está bom de um lado, mas do esquerdo vou esperar que Marcelo já tenha aprendido a marcar. Se não jogaremos com três zagueiros (com Lúcio fora). A safra está ótima. Pode ter certeza que seus favoritos europeus vão ter que rebolar.


  4. quem sao os 4 craques da holanda diga la ja agora.
    Deco,Carvalho,Quaresma,Nani,Pepe são o quê ruins?


  5. RICARDO DEVE SER PORTUGUÊS! No jogo Alemanha x Portugal ….Pepe ficou kara a kara com leeman e jogou para fora…uma cabeçada a queima roupa…(incompetencia gravissima); ro Goleiro Ricardo amarelou em dois lances de Bola Parada…dois lançamentos de destino previsível, o Goleiro Ricardo não se garantiu era só ter pulado..preferiu ficar plantado no chão aff….Além disso no gol de Ballack …o jogador Português foi empurrado! Ah cara e Alemanha é um time fortissimo…não duvido que ganhe a Euro….Alemanha e Holanda são os favoritos com toda certeza…e o futrbol mais fino , de qualidade..mais técnico é o da Holanda que possui talentos individuais infinitamente superior ao futebol português e o futebol alemão é aquele que prioriza a perfeição tática! Chamar o felipão de fraco é pura falta de respeito, kara eu sou sincero contigo…craque em Portugal só o Cristiano Ronaldo…o time holandês tem 4 craques!…e sobra demais em relação as outras seleções da euro, bicho a holanda classificou com extrema facilidade no grupo da morte..acredito firmemente numa final Alemanha x Holanda…Força e tática vs técnica e arte!


  6. Viniciu o Brasil será considerado favorito pelo passado e nao pelo que joga hoje…
    .
    Ainda ontme falava com amigos que tinham visto o jogo do Brasil e mes estavam comentado meus amigos espanhois que era incrível como o Brasil neste momento é tão mau…Que nunca viram uma selecção brasileira tão fraca.Que era rídiculo ver o Brasil jogar que tinha jogador muito maus como Josué,Mineiro,Gilberto,Gilberto Silva e ainda por cima jogadores que ninguem conhece.
    E mais espantados ficaram por saberem que o Robinho era considerado um dos craques da selecção uma vez que é suplente no Real Madrid e ainda por Adriano mesmo decadente jogar de titular.
    .
    Falaram que só o Messi sozinho valia mais que a seecção do Brasil inteira nesse jogo.
    .
    .
    Todos são unânimes a dizer que o Brasil neste momento tem pelo menos umas 6 selecções a sua frente a saber:Portugal,Alemanha,Italia,Espanha,França e Holanda…E falou que até uma Croacia actualmente é capaz de dar luta ao Brasil e ser melhor.
    Nao ha duvida que actualmente o brasil esta abaixo destas primeiras 6 selecções.Uma selecção em que o Robinho é um dos craques nao pode aspirar a ser campeã do mundo…
    Para o Brasil ser campeão do mundo em 2010 era preciso que até la chegasse perto do jogo que apresentam essas selecções e isso me parece MUITO difícil..


  7. Ale,amha mais decadente foi aquela que jogou a final com o Brasil em 2002.
    Aio ponto de ser criticada pelos prooprios torcedores o torneio inteiro e so chegou á final porque o Kah n a foi salvando e na final nem jogou Ballack..
    .
    Brasil em 2002 nao deslumbrou ninguem,já Portugal ao passar em 1º no grupo da morte deslumbrou todo o mundo com o futebol magico de Figo e Rui Costa.
    .
    .
    Vinicius,vc nao sabe o qu fala.Portugal chegou como favorito em 2002 pela campanha da euro 2000 sim.
    Essa geração de ouro que voce fala ja tinha ido á euro 96,foi a sua 1ª participação numa grande comptição e ninguem a considerava favorita e cegou nos quartos tal como Scolari chegou com esta seelcção que tinha bem mais craques e era mais favorita.
    .
    Ou seja se fosse o argumento de apenas ter figo e a geração de ouro entao ja em 96 e em 2000 devíamos ser favoritos a ganhar e nao eramos no começo da competição.
    Portugal ganhou o respeito a partir da euro 2000 em que vence Inglaterra de virada,Alemanha ganhamos 3-0.A Alemanha nao foi humilhada foi eliminada no grupo da morte dessa euro porque no ultimo jogo em que precisavam de ganhar Portugal deum uma demonstraçãi de força e venceu-os 3-0 jogando com 11 suplentes.
    .
    .
    Ou seja antes de Scolari na euro ja vinhamos subindo,quartos de final um ano,meias finais o outro o normal sería chegar na final depois.
    .
    E atenção conseguimos melhores resultados,ou seja mais vitorias e menos derrotas,mais golos marcados e menos sofridos e dando mais espectaculo na euro 2000 e com uma geração muito mais fraca que esta,nao tinhamos as opções que temos agora nem o banco que temos agora.
    .
    Portugal em 2000 jogou uma final antecipada com a França de Zidane e só caiuu de golo de ouro no ultimo minuto do prolongamento e de penalti muito polemico.
    Falamos da mesma França que dois anos antes havia humilhado o Brasil com um 3-0…E Zidane fez um dos melhores jogos da sua carreira nesse jogo,o proprio o afirma em todas as entrevistas.

    .
    Comparar isso com perder com Grécia duas vezes em casa num ano em que tinha a base da equipa campeã da europa e comparando com ficar nos quartos de final de uma euro em que era considerado pelos jogadores que tinha uma das maiores favoritas…
    .
    .Ou seja esse voso sonho de que Portugal´só conseguiu algo por Scolari vai mesmo por água abaixo…Em 2000 com menos condições e com um tecnico portugues que tambem nao era grande coisa conseguimos jogar bem melhor e nao tinhamos:CR,Carvalho,Pepe,Bosingwa,Moutinho,Quaresma,Nani etc…andavamos a jogar com Abel Xavier,Dimas,Vidigal,Paulo Bento etc…e mesmo assim fizemos melhor…
    .
    .
    Basta ver Mourinho foi campeão da europa com metade do time que Scolari tinha…Isso da pa ver o pouco que foi o que Scolari conseguiu comparado com aquilo que um tecnico competente conseguiría…


  8. É preciso entender o que é campeonato difícil e equilibrado. Aqui, pelo menso 10 dos 20 times podem ser campeões. Mesmo com a saída de jogadores aos borbotões todo ano, para reforçar os campeonatos de três times fortes em cada país europeu, surgem jogadores desconhecidos que no ano seguinte sairão. Ninguém sabia quem eram Hernanes e Breno ano passado e o São Paulo foi campeão, já tendo um ido para o Bayern e outro deve sair agora, provavelmente para o Barça. Como saem muito cedo, muitos não se adaptam, voltam, se valorizam e tronam a sair para times melhores. Mancini era mediano no Brasil, saiu e estourou na Roma. Teu Pepe querido era desconhecido no cenário brasileiro porque jogava no Corinthians de Alagoas e saiu com 18. Já tem gente aqui saindo com 16 para o Manchester. Assim, é muito comum um time da primeira encarar um da segunda na Copa Brasil e tomar sufoco no mata-mata, quando não perde, esses jogos revelando os Pepes que aqui estão por todo lugar. Claro, que nem todos vingam, por diversos motivos. Mas não tem a moleza de pegar um campeonato que só tem Benfica, Porto e Sporting, ou Barcelona e Real, ou Bayern e só, ou Juv Inter e Milan dividindo os títulos todo o ano. O time que tem mais títulos brasileiros tem 5 e 16 times têm pelo menos um título brasileiro. Isso com uma primeira divisão com 20 times. Isso é equilíbrio.

    Agora, dizer que os times brasileiros são fracos, tira os top três dos países europeus e traz pra cá que vão disputar rebaixamento. Principalmente jogando nos campos brasileiros e não nos tapetinhos europeus, toda quarta e domingo.
    Na Europa, pra mim, só tem um campeonato forte. A Champion’s League. Lá, sim, os bons são testados. E tira todos os brasileiros, argentinos e africanos, incluindo os “nacionalizados” desses campeonatos para ver para onde vai o nível. Tua seleção já ficava sem 5 titulares.


  9. Eu até agora não entendo porque o Ricardo fala tanto da Euro de 2000. Ele fica mencionando que Portugal venceu a Romenia de Hagi que teve seu auge na Copa do Mundo de 1994 e tinha 35 anos na Euro. Venceu uma Alemanha que entre a humilhante eliminação para a Croácia por 3×0 nas quartas da Copa de 98 e a surpreendente final na Copa do Mundo de 2002 viveu a pior fase de sua história. Lembrando que a Alemanha foi eliminada na fase de grupos com um mísero ponto. O único trunfo realmente importante foi contra a Inglaterra na primeira fase. Vencer Inglaterra e Alemanha o Brasil também fez em 2002 quando foi campeão do Mundo. Mas essa é a difereça entre Portugal e Brasil. Enquanto você se gaba de Portugal ter chego as semi-fianis de um Eurocopa nós falamos de títulos mundiais.


  10. Ricardo: até o início desse século, Portugal não representava nada em termos de futebol, for a seleção de 66. Chegou com expectativas em 2002 pq tinha um grande jogador, Figo, e uma seleção que 11 anos antes havia sido campeão do mundo de juniores. E só. Porque a “geração de ouro” tinha, à época, a PRIMEIRA OPORTUNIDADE de disputar uma Copa, tendo em vista não ter conseguido vagas p/ os mundiais de 1994 e 1998.

    E mais: quantas Euros Portual havia disputado antes de 2000? Quantas vezes tinha chegado a algum lugar? Não seria um acaso uma boa campanha se Portugal sempre chegasse, oq, definitivamente, não ocorria té 2000.

    Não fosse o Felipão, mesmo com suas limitações, hj Portugal continuaria a ser oq foi boa parte do tempo. E vc ainda estaria ancorado na Euro 2000 e na participação na Copa de 66.

    Digo, e repito: os favoritos p/ a Copa de 2010: salvo uma catástrofe: Brasil Argentina, Alemanha e Itália. É o futebol. Portugal poderá um dia entrar nesse hall. Basta dar continuidade no trabalho começado pelo Felipão.

    Abraços


  11. Boa noite, JA.

    Podia ser pior. O Ricardo PT podia torcer pro Botafogo. Imagina isso?


  12. Vinicuis o tecnico de 2000 nao foi o mesmo de 20002
    O de 2000 mesmo fazendo a euro que fez foi mt criticado no caminho e acabou deixando a selecção e fez melhor que scolari…Agora pense e veja diferença…
    Se Scolari fosse portugues depois desta euro ele nem conseguia entrar no país.
    Humberto Coelho sofreu bastante e conseguiu melhor euro q ele em 2000 e foi mt criticado.Em Portugal exijem e criticam demasiado um tecnico portugues.Os estrangeiros têm mt menos pressao pa trabalhar.


  13. Vinicus Santos foi um acaso 2000?Entao se foi um acaso porque em 2002 esperavam tanto de Portugal?Porque partimos paa 2002 como um dos favoritos ao título?????
    .
    Se fosse Scolari a ganhar 3-2 a Inglaterra,á romenia de Hagi e dae 3-0 alemanha voce diria que era um grande trabalho de Socolair…Como nao foi foi um portugues aí foi acaso…ehehehehe.Isso demonstra bem ao que voce vai.
    .
    .
    Porque Portugal nao ganhou a euro 2000?Perdeu de penalti em golo de ouro na prorroga contra simplesmente a melhor selecçao frances de todos os tempos….E tinha uma geração bem mais fraca e incompleta que Scolari teve nas mãos.
    .
    Ita voce demonstra toda sua ignorancia quando diz que os jogadores portugueses sao fracos por nao ganhar á Grecia.
    .
    Se fosse tem uma selecção que metade dos seus jogadores ganharam uma champions nesse ano pelo Porto que era be mais dificil e que depois reforçados com Figo,CR e Rui Costa nao conseguem ganhar á fraca Grecia com jogadore mais fracos aí a culpa tem que ser do treinador…
    .
    Mourinho com metade do time de Scolari ganhou a champions…
    .
    .
    Bruno voce deixa de ser levao a sério a partie do momento que chama o campeonato brasileiro de melhor do mundo…Quem acha isso?Voce so?Quem alguma vez no mundo reconheceu a liga brasileira como forte sequer…?
    ..
    .
    Ninguém conhece Scolari no mundo pelo que ele ganhou como clubes,so o conhecem pela copa pelo brasil e no mundial dos mais vergonhosos da historia.
    Veja-se o penalti apitado no jogo com a Turquia e veja-se os jogos da Coreia com Italia e Espanha.
    .
    .
    Vinicisu em 2002 naufragou da mesma maneira que a França de Zidane nafragou e nao foi por isso que deixou de ser respeitada.
    A França de Zidane foi ainda pior nem um jogo ganhou.
    .
    E Portugal teve várias questões extra futebol nessa euro.
    .
    Mas é so comparar a campanha de 2000 com a de 2004 e 2006 e agora para ver que a de 2000 foi muito melhor e toda a gente gostou muito mais.
    Em 2004 Scolar tendo o time do Porto campeao europeu e ainda Figo,CR,Rui Costa etc tinha a obrigaçao de ser campeão da Europa mas conseguiu a proeza de perder com a Gréciaç
    Isso é defeito de treinador,porque se joga em casa,se tem a torcida do seu lado,tem jogadores acabado de ser campeões da europa de clubes e tem os melhores jogadores e nao ganham a culpa é dele.
    .
    .
    Portugal ja nao era de 2º naipe quando Scolari chegou.Prova tinha sido o euro 2000 em que deslumbramos com o nosso futebol e apenas a melhor frança de todos os tempos nos conseguiu derrotar e de penalti polemico
    Tanto que em 2002 a desilusao foi grande excatamente porque colocavam Portugal entre os favoritos nessa copa…Se Portugal fosse tao fraco e e tao de 2º linha ninguem ficaría espantado ou desiludido com a campanha de Portugal o que nao foi o caso.
    .
    .
    E scolari enste euro com de longe o melhor elenco da Euro em termos individauais e com o melhor jogador do mundo cnseguiu fazer pior que Antonio Oliveira em 1996 em que na 1ª participação portuguesa na euro chegou também aos quartos de final e com um elenc muito mais fraco conseguiu chegarl igualmente aos quartos de final e nao perdeu 2 jogos como scolari.
    .
    .Respondem a essa,contra factos nao podem fugir por mais que tentem apagar os resultados de scolari para a geraçao de jogadores q tinha foi mediano comparando com o que haviamos conseguido antes em 1996 e 2000 e com uma geração que nao era tão forte.


  14. Esse ricardo joga palavras ao vento e espera que brasileiros apaixonados por futebol (como os que freqüentam este blog) acreditem ou até mesmo aceitem suas verdades. Nós brasileiros temos futebol no nosso DNA, seja dito. O primeiro presente que eu ganhei do meu pai foi uma bola de futebol. Estádio de futebol era o meu playground na infância.

    Vejam a última infâmia dele (ricardo) contra o Felipão: “Ita inveja do Scolari porque? Ele nem um bom tecnico é,a única coisa que consguiu fazer de jeito foi ser campeão do mundo pelo brasil e isso até eu conseguia ser com os jogadores e a tradiçao q o brasil tem.”

    Que afirmação lunática é esta? A saber, ricardo: Felipão foi campeão brasileiro (o campeonato mais equilibrado e difícil do mundo) e campeão da Libertadores pelo Grêmio, e novamente da Libertadores pelo Palmeiras. Quando chegou à seleção brasileira, pegou um grupo totalmente abatido e muito mal na tabela de classificação nas eliminatórias. Resultado: ganhou a copa do mundo que até você ganharia (piada). Ele também foi campeão da Copa do Brasil pelo inexpressivo Criciúma.

    E diga-se a verdade: Felipão resgatou a auto-estima dos portugueses (a Eurocopa em Portugal prova isto) ao levar uma seleção de segundo naipe como a portuguesa a sonhar em rivalizar com escolas mais tradicionais, digamos assim, do futebol mundial.


  15. Ah…Euro 2000

    Portugal ganhou? Se o time era tão bom, jogava tão bem, pq não foi campeão? pq naufragou em 2002? pq resolveram tirar o técnico e chamar um estrangeiro?

    Em 200, Portugal ir bem em um torneio importante era um acaso. Qualquer pessoa, de qualquer país do mundo sabe disso. Hj não é mais. E, vc queira ou não, Felipão tem uma participação importante nisso.

    E se prepare que vai mais um brazuca aí p/ continuar a fazer de Portugal algo além da nulidade que quase sempre foi em termos de futebol.

    Abraços


  16. Caro ricardo-pt, vou repetir meu comentário:

    Existe algo no futebol chamado camisa. Algo inexplicável, conquistado ao longo dos anos, que só quem vive entende oq é. No futebol mundial, hoje, creio que 4 seleções têm camisa: Brasil, Itália, Alemanha e Argentina. Ter camisa é algo difícil de se passar, mas funciona mais ou menos assim: essas seleções, quando entram em campo, INDEPENDENTE DE ONDE, COMO, QUANDO ou PORQUE, elas SÃO FAVORITAS contra QUALQUER ADVERSÁRIO. E mais: ELAS SE SENTEM FAVORITAS. SEMPRE. Tirando jogos entre elas: esses são os superclássicos. Aqueles que ocorrem nas fases decisivas dos torneios importantes. Por isso, é uma abalo quando uma delas fracassa. Por isso, hj, milhões e milhões de pessoas estão, em todos os cantos desse país ,execrando o Dunga e seu time: pq é inadmissível o Brasil jogar como está jogando. O mesmo ocorre aqui do nosso lado, na Argentina. Na Itália. Na Alemanha. PORQUE ESSAS SELEÇÕES TÊM A OBRIGAÇÃO DE SEMPRE GANHAR. Porque são as que têm camisa. Tradição. Craques. Não têm uma geração de talento: pelo contrário, têm uma História. O garotinho alemão, por exemplo, que resolver jogar bola hj, pode se espelhar num Ballack ou num Podolski. No Lahn quem sabe. Mas ele sabe, que, lá atrás, houve Beckenbauer, Meier, Mathaus, Klinsmann, etc, etc, etc. Ele sabe que o país dele, SEMPRE ENTRA PRÁ GANHAR. Ele aprende isso, desde sempre. O mesmo com o italiano, com o argentino, com o brasileiro.

    Portugal NUNCA FOI NADA em termos de futebol. Teve uma geração brilhante (em 66). Um craque. E só. Foi terceiro lugar numa Copa, como a Bulgária de Stoitchkov e Lechcov em 94. Ou a Croácia de Suker e Prosinecki em 98. Ah, mas teve o Figo, tem o CR. Ótimo. A Libéria teve Weah, melhor do mundo em 1995. De que adiantou? Seleção é mais do que a soma de bons jogadores. O Brasil de 2006 que o diga.

    Antes do Felipão, Portugal não era incluído em nenhuma lista séria de favoritos. A “geração de ouro” naufragou em 2002, lembra? no mesmo ano que o Felipão foi campeão do mundo, junto com o Ronaldo, aquele que foi 3 vezes o melhor do mundo.

    Com Felipão, Portugal passou a figurar entre as seleções favoritas. Chegou novamente entre as 4 de um Copa. Está de bom tamanho. HOUVE UMA EVOLUÇÃO. Mesmo sendo Scolari um técnico, a meu ver, com limitações. Portugal deve seguir seu caminho. Quem sabe, daqui a algumas décadas, não venha ser uma potência no futebol? HOJE NÃO É. NEM DE LONGE. Tem um craque e mais alguns bons jogadores. Mas lhe falta algo mais, algo que só vem com o tempo. Mas veja pelo lado bom: há 10 anos, Portugal nunca seria favorito numa Euro ou numa Copa. Hoje é. Isso é um avanço. Quem sabe em 2010, mais experiente, calejado, Portugal não entre no seleto hall de campeões do mundo? Basta que o trabalho continue. O trabalho que o Felipão, mesmo com seus problemas (e sim, suas teimosias), começou.

    Hoje Portugal está de novo no mapa do futebol. Depois de quase 4 décadas. Orgulhe-se disso. E pare de destilar ódio contra o futebol brasileiro. Nós estamos mal hoje. Mas vamos nos reerguer. Sempre foi assim. Não só com a gente: com a Itália tb. Com a Alemanha. Com os hermanos. É o futebol. É a tal da camisa, sabe? São os países que não têm esperança de ganhar. São aqueles que TÊM que ganhar. E não é à toa. Não é por conta de uma boa geração. É porque, na História, são eles que quase sempre vencem. A Alemanha é tricampeã do mundo: numa (54) bateu a favoritíssima Hungria, num feito que não era esperado por ninguém. Em 74, venceu o mágico carrossel de Cruyff. Em 1990, derrotou a Argentina de Maradona. É por isso que ela é sempre favorita, não importa oq aconteça. E isso continua assim: ou vc tem alguma dúvida de que, surpresas a parte, 4 dos favoritos a serem campeões do mundo em 2010 são Brasil, Argentina, Alemanha e Itália? Igualzinho em 2006, 2002, 1998, 1994, 1990, 1986……

    Abraços

    Ah, ia me esquecendo: tb p/ mim, Robinho está longe de ser craque. É um bokm jogador. um bom reserva p/ seleção.


  17. Luis Filipe vai fazer historia com o chelsea…e se tornar unanimidade até pelos invejosos! Portugal só adquiriu respeito internacional através do felipão, sem felipão ou mourinho vejo uma queda horripilante no futebol português…um futebol cheio de vaidades e de baixissima renovação principalmente no setor ofensivo…..! Na copa da Africa levo fé em Alemanha e Holanda, não duvido que até lá o
    Felipão assuma a seleção inglesa…awe verei a inglaterra campeã do mundo , vitoria do futebol de pais desenvolvido….foda-se Brasil e Argentina que não dá valor a realmente quem tem talento….Paulo autuori seleção pra ontem ; Bianchi seleção argentina já!


  18. Nuno Calheiros | Sex, 20/06/08 | 13:05 Lembrando que no Europeu de 2000 e com uma equipa inferior Portugal ficou em 3 lugar, e o treinador era português, e derrotamos a Alemanha por 3-0 com uma equipa reserva(já estavamos apurados para as meias finais) e perdemos com a melhor selecção francesa de sempre, no prolongamento a 1 minuto do fim e de penalti contestado. A mesma França que na mesma altura ganhou por 4-0 ao Brasil. Era a França de Zidane na sua melhor forma

    Não se percebe a teimosia de uma pessoa que escolhe um goleiro sofrivel que já várias vezes comprometeu Portugal, e sofre golos como eu mudo de camisa

    Fazendo um balanço da sua permanência cá em Portugal:

    O brasileiro tem, inegavelmente, uma excelente capacidade de motivação junto dos jogadores e conseguiu criar uma vaga de apoio entre os portugueses como nunca um seleccionador teve.

    Contudo, Scolari comprou algumas guerras desnecessárias e acaba por deixar Portugal com uma imagem algo fragilizada. A agressão a um jogador durante a qualificação para o Euro e, principalmente, o anúncio fora de tempo da sua saída para o Chelsea custaram-lhe alguns apoiantes.

    Convém relembrar o que Scolari, no plano desportivo, alcançou: um segundo lugar num Europeu em que Portugal era o anfitrião e em que perdeu duas vezes com a Grécia. A mesma Grécia que terminou o Euro 2008 sem qualquer ponto e que falhou a qualificação para o Mundial 2006 na Alemanha; um quarto lugar no Mundial, onde Portugal esteve longe de mostrar bom futebol, mas em que venceu Angola, Irão, México e Holanda e derrotou a Inglaterra nos penalties. Por último, após uma fraca campanha de qualificação, Portugal venceu a Turquia e a República Checa e perdeu com a Suíça e Alemanha no Euro2008.

    Scolari nunca foi, julgo eu, um treinador brilhante em termos tácticos. Após o Euro 2008 apetece perguntar porque deixou de fora da convocatória Caneira, um dos laterais-esquerdos por si habitualmente usados, e optou por levar três laterais-direitos, incluindo um Miguel distante da boa forma. Frente à Alemanha, ninguém percebeu a saída de Nuno Gomes para a entrada de Nani e, só na fase do desespero, a entrada de Postiga saindo Petit. Enfim, treinadores de bancada somos todos, mas as opções de Felipão são, no mínimo, discutíveis. Tivessem sido feitas por um treinador português, imaginem António Oliveira, por exemplo, e este estaria agora a ser crucificado…

    OLÁ…..

    Escolhi este Post , do Nuno Calhieros ( és de Viana ?? è só pra saber ao que vens … :) ) , para corroborar QUASE TUDO o que ele escreveu .
    A passagem de Scolari por aqui , SEM QUERER PARECER MAL.AGRADECIDO , foi boa e menos boa .
    Boa - 1 . Conseguiu finalmente juntar grande parte dos portugueses a torcer com espírito de missão por uma causa - Selecção “Portuguesa” de Futebol , ultimamente até já eram todos mesmo (ver estatistica do jornal record de 5ª feira em que entre os adeptos dos 3 clubes grandes de Portugal , eram os do FC Porto os mais optimistas quanto ao resultado com a Alemanha , amostra de 5600 entrevistas .)
    2- Acabou com algumas teias ocultas ( se é que ainda o eram para alguém… ) de convocatórias pra selecção por Telemovel ( Celular ) , não é António Oliveira??
    Menos Boa - Tudo aquilo que o Nuno Calheiros citou . Mediano Scolari

    Venha um tecnico estrangeiro !

    E Madaíl mais uma vez irá a semear o Tacho .


  19. Ricardo PT é o exemplo da distorção do argumento a seu favor. Se a Grécia era tão ruim, o que ela estava fazendo em uma final? Foi duro, mas Portugal perdeu para um time de muitaraça, marcação e forte jogada aérea. Se a geração do Brasil é tão ruim porque vários jogadores com 16,17 e 18 anos foram comprados por times da “Major League” e já estão jogando, apesar de “suplentes”? Insiste em falar da seleção do Dunga de remendos em fim de carreira. Ronaldinho Gaúcho voltando (e só depende dele), Kaká, Adriando em franca recuperação física e até o Robinho (que está desperdiçando a carreira por indolência e mau preparo), que tem um potencial assombroso reconhecido por quem o contratou como astro tem lugar no time. A nova safra de zagueiros também é ótima - o Barça já está atrás de Henrique - todos com menos de 20 anos. Alguns já estão saindo com 16 como os laterais gêmeos do FLU, comprados pelo Manchester.(sempre Major League). Ou seja a contratação dos portugueses pelos grandes é sinal de geração maravilhosa, todos já no auge da carreira. A de moleques que já estão inclusive jogando, não. Thiago Silva é ruim porque foi do B do Porto quando Pepe era suplente. Só esquece que o cara estava arrasado por uma tuberculose contraída na Rússia que quase lhe custou a carreira. Futebol não é momento? Assista os jogos do cara então e dê sua opinião. É craque, extremamente técnico e preciso e se antecipa como ninguém. Ah ,a imprensa espanhola não falou, os pouco bairristas, os imparciais. Qualquer um que seja contratado por barça e Real vira craque na hora. E mais ainda, não se preocupe com a nossa geração, os que você conhece. Preocupe-se com os que você ainda não viu e não conhece, porque estes surgem às mancheias todo ano. Aguarde a abertura da janela e será apresentado a mais alguns. Ronaldinho Gaúcho, por exemplo, ninguém sequer tinha ouvidoi falar em 98, a geração em final de carreira, mas que venceu a copa seguinte (aquela fraquíssima em que o Brasil foi ajudado pela arbitragem contra a Turquia no primeiro jogo da primeira fase em um pênalti em que o jogo estava empatado, com direito a tira teima na semifinal) 7 jogos e 7 vitórias, batendo Inglaterra e Alemanha. É mas perderíamos para a Itália, a que não conseguiu ganhar da Coréia no tempo normal e armou um chororô). Em suma, existem os que voxês conhecem e os que vocês não conhecem. Da sua Liga nenhum passa por Boca e pelos 5 melhores brasileiros, mesmo com a invasão de “nacionalizados”. E Champions League não é nada perto de uma Copa do Mundo, para comprovar a qualidade de um jogador. Maradona ganhou uma? Pelé ganhou uma? De novo , volta o argumento de que ou é da Major League ou não presta. Calma. Esquece de azarar o Kaká. Será o melhor do mundo outra vez, porque está no Milan, o papa copas. O CR também vai para o Real. Terá as suas chances.


  20. pq felipao conseguiu a proesa, o feito, o inimaginável de levar um time sem historia como portugal pra final da eurocopa nunca antes conseguida e levar a semifinal de uma copa do mundo sem alguem do calibre de um eusebio. se perdeu pra grecia como os outros times, so mostra a limitação dessa ‘grandiosa’ geração de jogadores portugueses e europeus em romper uma defesa com um contra ataque limitadíssimo…se vc nao tem inveja do Kaka, pq teriamos com o CR? vc parece criança, só pq nao babamos ovo do CR temos inveja? na disputa pelos melhores jogadores do mundo segundo a fifa é o brasil vs o mundo desde o começo, hj é o portuga, mas ano que vem e no proximo vai ter sempre um brasileiro a ser discutido…abs


  21. Miguel tu gostavas do Scolari como aqueles benfiquistas q gostavam so por ele ter comprado uma guerra com o Porto.
    Nao precisava de ser Scolari,qq pessoa q na selecçao ou qq utra coisa entrasse em guerra com o Porto tu adorarías..
    .
    .
    Felizmente nem todos os portugueses sao como tu,alguns sim gostam de baixar as calças perante outros países,mas ainda ah aguns como MOurinho e Cristiano Ronaldo que não têm medo de ser os melhores e de se imporem aos demais com a confiança dos melhores.
    .
    Com portugueses como tu nunca seríamos ninguém.
    .
    .
    E quanto ao que pensam os portugueses,é so ler a opiniao de alguns no blog portugueses como aí um blogueiro ja colocou neste post…como vêm mts elogios pa scolari…ehehe
    .
    .
    Depois do soco mais de 60% pediam a sua demissao.
    Scolari fez o facil,chegou na selecção e comprou uma guerra com o Porto pq sabia que assim em 10 milhoes de portugueses tería 7 milhoes satisfeitos e tava-se a marimbar para os outros 3.
    Essa táctica nao é nova.E para unir um apaís necesitar de segrergar uma parte dele nao me parece uma grande estratégia.
    .
    E na verdade falou muito mas quando precisou foi de jogadores do Porto de Mourinho que ele se serviu pa chegar á final da Euro.
    So lhe faltou levar o Baía,era a peça que lhe faltava do Porto de Mourinho para ser campeão da Europa.
    .
    Mas ele preferiu brindar-nos com o rei dos frangos Ricardo.


  22. Não só o da Record…No Sportv idem, torcida Portuguesa com certeza…

    Mas ok, a Alemanha ganha, ganha pq eh melhor, pq tem mais time, pq tem mais história e ponto.


  23. Ita inveja do Scolari porque? Ele nem um bom tecnico é,a única coisa que consguiu fazer de jeito foi ser campeão do mundo pelo brasil e isso até eu conseguia ser com os jogadores e a tradiçao q o brasil tem.
    Parreira foi campeao do mundo pelo brasil e com uma geraçao com menos talento.
    .
    .Inveja de Kaka?Porque?É ds jogadores que eu mais gosto.E com o podia ter inveja de Kaka quando Portugal tem actualmente o melhor jogador do Mundo…?


  24. Scolari como disse o Nuno e bem teve os seus méritos.Foi mais psicologo que treinador,sao os proprios jogadors que dizem isso.
    Para um selecionador que tenha grandes jogadores coomo ele teve no Brasil e em Portugal isso chega.
    Mas como tecnico ele é mediocre.Da velha escola,sem estudos,sem conhecimentos nem tacticos nem de treino,sua leitura de jogo é muito fraca.
    .
    Ele teve o maior mérito de reaproximar a selecção do povo português mas isso deveu-se tambem muito á sorte que teve de jogar uma euro em casa e em ter uma geração acabadinha de ser campeã da Europa com o Porto.
    Ele aí demonstrou ser fraco ao nao a aproveitar durante 2 anos so por teimosia e por uma gurra com comprou com o Porto.
    Falamos de um tecnico que colocava no banco:Carvalho,Maniche,Deco e que colocava o Simão de titular na frente do CR7-
    O povo too exigiu o porto de mourinho e Cristiano e ele so os colocou em campo depois de sentir que podia ser eliminado depois de perder no 1º jogo-.
    A partir daí foi sempre a ganhar até á final e Scolari aproveitou o entendimento do meio campo do Porto e foi das poucas vezes em que a selecçao demonstrou algum jogo colectivo..
    .

    .
    Mas mesmo assim ele como tecnico falhou gravemente ao nao conseguir levar de vencida uma fraca Grécia numa final e cometendo os mesmos erros do 1º jogo e insistir na sua panela como jogar com Pauleta a titular durante toda a euro msmo sem ele marcar nenhum golo ou ao nao convocar Baía nesse ano o melhor goleiro da europa para apostar em Ricardo que entregou a Euro com uma saída á Ricardo.
    .
    .
    Comparando euro 2000 e euro 2004 Portugal em 2000 jogando fora de casa e sem uma geração campeã da europa de clubes e com um plantel claramente inferior jogou melhor futebol em 2000 e gnhou mais jogos,marcou mais golos,sofreu menos e perdeu nao para a Grécia mas para a França de Zidane que fez um dos seus melhores jogos de sempre e mesmo assim so ganharam no ultimo minutoo do prolongamento num penalti polemico.
    ..
    .

    Euro 2004 nao foi um fracasso total,mas nao posso considerar um exito.Scolari foi contratado para ser campeão europeu,foi por isso que lhe pagaram tanto dinheiro e ele falhou redondamente jogando em casa.E tinha melhores jogadores á sua disposiçaõ qe tinha o Rehagle com a Grecia.
    .
    .
    .

    Em 2006 sim podemos dizer que ele cumpriu.Mas nao podemos esquecr que Portugal nao jogou um futebol de encantar,longe disso e o saldo foi:vitorias com Angola,Irao e Mexico,empate com Inglaterra qu jogou uma parte inteira com menos um e vitoria nos penaltis e uma vitoria com Holanda que sempre foi fregueza de Portugal.
    .
    E este ano entao foi um fracasso total.Portugal era apontado como um dos maiores favoritos e tinha a selecção com mais craques e Scolari no momento em que teve que provar ser treinador e criar automatismos nesse time e nao aprvoetiar o trabalho de Mourinho ou de outro tecnico aí ele falhou.
    Portugal jogava mais pelas individualidades que tinha e nao como equipa como a Alemanha que teve tecnico para montar um esquema e uma identidade de jogo e via-se entendimento colectivo.
    .
    .
    .

    Caír nos quartos de final tendo o melhor jogador do Mundo e jogadores como:Carvalho,Pepe,Moutinho,Quaresma,Nani etc é um fracasso.
    Antonio Oliveira que foi crucificado pelos portugueses em 96 na 1ª vez que Portugal jogava uma eurocopa e sem ter o melhor jogador do mundo nem uma geração sequer comparável a esta em termos de qualidade e sem a experiencia desta uma vez que era a 1ª vez que jogavam a euro conseguiu chegar aos mesmos quartos de final
    .
    .

    Empatamos com Dinamarca campeã da europa,vencemos a turquia,vencemos a Croacia por 3-0 a mesma croacia que dois anos mais tarde sería 3ª na copa do mundo e caímos perante a Republica Checa que mais longe chegou em todas as competições chegando nesse ano na final com Alemanha.

    Ou seja,ganhamos mais jogos que nesta euro,marcamos mais golos,sofremos menos e co uma geração mais fraca e com um treinador português.
    ..
    .

    Por isso em termos de resultados nao vi Scolari fazer uma coisa do outro mundo,pelo contrario com a geração que ele tinha nas maos esperava-se bem mais..
    .

    .
    Como disse o Nuno,se fosse um treinador portugues a ter estes resultados estaría neste momento a ser crucificado…e se tivesse ainda por cima assinado por um clube enquanto tava a meio da euro aí nem entrava no país…


  25. ricardo, a mesma inveja que vc parece ter do felipao e do kaka.


  26. e ninguém caaala

    esse chororôôÔ…..

    adeus Portugal,


  27. É triste ver que a maior parte dos blogueiros acabe por sentir algum prazer na derrota portuguesa simplesmente devido à existência desse ricardo. Vou tentar desfazer alguns dos mitos criados por ele criados aqui neste blog:

    - Portugal nunca foi, nem nunca teve pretensoes a ser uma potencia mundial
    - Portugal tem bons jogadores mas nao sao os melhores do mundo
    - O Brasil sempre foi e sempre sera o pais do futebol
    - Scolari fez um optimo trabalho
    - Cristiano Ronaldo e optimo mas tambem falha
    e por ultimo mas mais importante:
    - O Benfica, e nao o porto, e o melhor clube de Portugal ;)

    Por favor :A opniao do ricardo nao é, de forma alguma, a opiniao de todos os portugueses!

    saudaçoes


  28. Ita o CR7 seguiu com as ordens de Scolari e nao resolveu seu futuro com o Real >Madrid durante a eurocopanem falou d tema desde que a euro começou…
    .
    .
    Ja o Socolari,andou exiindo aos seus jogadores concentração e que nao resolvessem seus futuros durente a euro quando ele foi o 1º a pensar so nele e resolveu seu futuro e ainda andou a preparar a época do chelsea durante a Euro sendo ate eticamente incorrecto ou aliciar jogadores treinados por ele como o Deco.


  29. Vcs tao sempre esperando um jogo em que CR nao va bem para o crucificar,nao fazem isso com mais jogador nenhum no mundo,porque será…?muita inveja muita invrja mesmo.
    .
    .
    Kaka quando decidiu algo no Brasil?
    E Ronaldinho ha 8 anos atras?
    E ja nem falo no Robinho que ele nem titular do Real madrid é.
    .CR foi o artilheiro da fase de qualificação de Portugal e contra a Republica Checa neste euro foi ele que resolveu com um golo e uma assistencia pa quaresma.
    .Me digam no mundo um extremo qu marque 42 golos num ano seja artilheiro da europa,melgor jogador da liga inglessa e da champions.Um só brasileiro que tenha feito isso.Se ele fosse brasileiro nao havia discussao ate ja o comparaíam a Pele como fizeram com Robinho.
    .
    No Brasil nao ha ninguem que chegue perto ao que CR7 fez este ano e é isso qe vos custa.


  30. Ita o CR tem culpa que o Ronaldinho esteja na decadencia?
    Tem culpa que o Kaka so tenha jogado bem uma champions e nunc tenha feito nada de especial o resto da carreira?
    .
    .
    Senao eu digo,o Ronaldo so foi o melhor pq nao tinha concorrencia.
    .
    O 2º melhor do MUndo?Torres,Ibrahimovic, nao me parecem rivais que nao estejam á altura.
    .
    ,.
    .
    Sobre o outro cara que falou que os melhors do mundo do Brasil ganharam copa isso é uma burrice.
    Entao Di Stefano nao foi craque,puskas nao foi craque…
    Ganhar pelo Brasil émt mais cfail que ganhar por um país pequeno como Portugal,nao ha igualdade de circunstancias.
    .
    .
    Mas se fpr por aí o Ronaldo na vale nada uma vez que nunca ganhou uma champions ne jogano em times como Barça,Madrid e Inter e o CR7 aos 23 anos ja tem uma e sendo o craque da champions.
    .
    .Qd kaka so jogou bem na champions no ano passado nao vi ng falar q ele sumia nps jogos decsisovs com sua selecção ou na liga italiana…
    E ontem o CR7 jogou lesionado.
    Vai ser operado hoje mesmo e va parar 3 meses-
    .
    .
    Por isso tao avaliando um jogador que jogou lesionado.
    .
    .
    Mas parem de falar de 20002 e falem do euro 2000.
    Tava la o Socolari…?
    Dessa nao falam pq cai esse mito q criaram aí no Brasil que Portugal so passou a existir com Scolari…
    J antes dele chegar tinhamos deslumbrado a Europa e com uma geraçao menos forte do q a que ele teve e com um tecnico c mt menos condioes pa trabalhar q ele teve…
    Ms iso vcs nao comentam…pq será’?
    .
    .
    E a copa de 2002 é uma vergonha,considerada das copas mais vergonhosas da historia,Pessimo nivel tecnico e marcado pelas arbitrageens tendenciosas que beneficiaram o Brasil nos jogos com a Turquia e que levaram a Coreia ao colo até ás semi finais.
    Italia e Espanha framroubadas e esse arbitro meses mais tarde condenado por corrupçao em seu país.
    Copa de 2002 que até a frança de zidane nao fez um ponto e perdeu para o Senegal…Por isso falem mas é da euro 2000-


  31. A miha unica resposra a todos é Euro 2000.Porque ninguem comenta esse euro?Muito melhor do que alguma vez Socolari fez…
    Todos so falam de 2002.Falam de euro 2000.Porque nao falam?Portugal chegou favorito ao mundial 2002 pk?Porque no euro 2000 tinha deslumbrado a Europa com seu futebol
    .
    .
    Em 20002 fomos mal?Como foi a França,aliás a França foi ainda pior uma vez que nem um ponto conseguiu fazer.
    .
    .
    Ita,um cara que marca 43 golos num ano voce acha que nenhum deles foi decisivo?Ele é oficalment o jogador mais decisivo da liga inglesa,e na champions decidiu em quase todos os jogos da fase de grupos,nos oitavos da champions com o lyon,nos quartos em Roma e na final foi ele quem marcou o único golo do seu time.
    .
    Se ele nao decide deiga-me que jogador brasieiro decide?nenhum.
    .
    .
    Sobre o cara que falou aí que Ronaldo foi campeão do mundo á 1ª,se voc considerar ser campeão do mundo nao ter jogado sequer um minuto na copa tudo bem…


  32. sem querer ser chato e pra terminar, parece que o felipao é o bode expiatório…ele estava com a cabeça no chelsea assim com o CR está com a cabeça no real madrid. mas análises míopes enxergam o que lhes convém.


  33. “na bravata de que Cristiano Ronaldo falha em jogos decisivos” lédio, vc é um grande admirador do CR e é justo que o defenda, mas é inegável que em jogos decisivos ele se torna um jogador mais comum, nao consegue brilhar como contra equipes medíocres inglesas. ele é firulento, corre demais com a bola, toma decisões atrasadas e erradas nesses jogos importantes, tem uma critica no abola.pt que fala exatamente isso, habilidade para exercer tecnicas ele tem, mas nao é tudo. concordo que essas qualidades chamam muito mais atenção do que um futebol lucido e inteligente como o do DECO por exemplo, que tem muito mais a ver com o crescimento de portugal no cenário futebolistico (a começar pelo titulo do porto em que foi mostruoso, buscando o jogo, segurando a bola, invertendo, um maestro…) do que o CR, em todos essses ultimos anos na seleção (deco foi fundamental para o barça tambem).. sei que parece perseguição com o cara, mas ele vai ser melhor do mundo, mais quem é o segundo? o terceiro? nos anos anteriores as disputas estavam acirradíssimas tanto que os nao comtemplados ficavam chateados na cerimonia (incluindo o CR). ele vai ser eleito com o kaka e ronaldinho em fase ruim, messi vindo de seguidas contusoes, aguero se afirmando e um bando de otimos jogadores quem nao brilham. não há concorrência, simples assim… PS1 mencionar o fenomeno, um dos maiores de todos os tempos com esse guri marrento é uma afronta à historia do ronaldo. PS2. comparar a história do brasil que é a mais vencedora, disputa todos os numeros importantes como vitorias, gols, titulos, com o resto, sendo a seleção que sai das copas de forma mais honrosa, perdendo pra times campeoes mundiais ou para o melhor time e geração de outras seleções sempre com o melhor jogados da historia desse países com um paisinho que passou a se interessar por futebol realmente a pouco tempo e ainda precisa de estrangeiros pra chegar a 4o lugar NÃO TEM O MENOR CABIMENTO, poupem a todos nós desse disparate. PS3 a pose do CR dele batendo falta com aquela cabelinho revoltado zona sul é ridículo, tanto quanto o cabelo do ronaldinho gaucho…aliás seria tema até de post, ronaldinho gaucho podia começar cortando aquele cabelo e pensar só em futebol


  34. Lembrando que no Europeu de 2000 e com uma equipa inferior Portugal ficou em 3 lugar, e o treinador era português, e derrotamos a Alemanha por 3-0 com uma equipa reserva(já estavamos apurados para as meias finais) e perdemos com a melhor selecção francesa de sempre, no prolongamento a 1 minuto do fim e de penalti contestado. A mesma França que na mesma altura ganhou por 4-0 ao Brasil. Era a França de Zidane na sua melhor forma

    Não se percebe a teimosia de uma pessoa que escolhe um goleiro sofrivel que já várias vezes comprometeu Portugal, e sofre golos como eu mudo de camisa

    Fazendo um balanço da sua permanência cá em Portugal:

    O brasileiro tem, inegavelmente, uma excelente capacidade de motivação junto dos jogadores e conseguiu criar uma vaga de apoio entre os portugueses como nunca um seleccionador teve.

    Contudo, Scolari comprou algumas guerras desnecessárias e acaba por deixar Portugal com uma imagem algo fragilizada. A agressão a um jogador durante a qualificação para o Euro e, principalmente, o anúncio fora de tempo da sua saída para o Chelsea custaram-lhe alguns apoiantes.

    Convém relembrar o que Scolari, no plano desportivo, alcançou: um segundo lugar num Europeu em que Portugal era o anfitrião e em que perdeu duas vezes com a Grécia. A mesma Grécia que terminou o Euro 2008 sem qualquer ponto e que falhou a qualificação para o Mundial 2006 na Alemanha; um quarto lugar no Mundial, onde Portugal esteve longe de mostrar bom futebol, mas em que venceu Angola, Irão, México e Holanda e derrotou a Inglaterra nos penalties. Por último, após uma fraca campanha de qualificação, Portugal venceu a Turquia e a República Checa e perdeu com a Suíça e Alemanha no Euro2008.

    Scolari nunca foi, julgo eu, um treinador brilhante em termos tácticos. Após o Euro 2008 apetece perguntar porque deixou de fora da convocatória Caneira, um dos laterais-esquerdos por si habitualmente usados, e optou por levar três laterais-direitos, incluindo um Miguel distante da boa forma. Frente à Alemanha, ninguém percebeu a saída de Nuno Gomes para a entrada de Nani e, só na fase do desespero, a entrada de Postiga saindo Petit. Enfim, treinadores de bancada somos todos, mas as opções de Felipão são, no mínimo, discutíveis. Tivessem sido feitas por um treinador português, imaginem António Oliveira, por exemplo, e este estaria agora a ser crucificado…

    A saída do Euro mostrou aos portugueses os piores defeitos desta Selecção: é uma equipa inconsistente; é permeável no jogo aéreo, em particular nos lances de bola parada; Ricardo é sofrível nas saídas aos cruzamentos e depende excessivamente de alguns jogadores, como Deco e Cristiano Ronaldo.

    Portugal continua a ter bons jogadores, com lacunas em algumas posições, nomeadamente a de lateral-esquerdo e a de ponta-de-lança, mas precisa de um modelo de jogo consistente, não tão dependente de A ou B, e de um treinador que saiba ler os jogos.

    Após um Europeu abaixo do esperado seria de exigir a Gilberto Madaíl responsabilidades. Contudo, vendo o que se passou em 2002, o mais certo é o presidente da Federação assobiar e olhar para o lado.

    Resta desejar boa sorte a Scolari, que bem vai precisar no Chelsea de Abrahmovic, e esperar que o apoio dos portugueses à selecção não diminua após a saída do brasileiro.


  35. Este clima criado entre gente de lá e gente de cá, me fez lembrar
    dos portugueses que eu conheci.

    Meu padrinho e minha madrinha em 1954 moravam na Tijuca na Rua Sampaio Ferraz
    esquina com Hadock Lobo, lá havia um ponto de taxi e dois motoristas chamados Esteves
    e Carlos faziam ali seu ponto com seus carros pretos Chevrolet, me lembro que no natal, o
    meu padrinho nos levou para ver a cidade enfeitada, enquanto isso o sr. Carlos voltava em
    casa para colocar os meus presentes na àrvore como se fora o papai noel, nesta época ainda
    morávamos em Belém do Pará, tinha vindo passar as férias aqui.

    Em 1955/1957 já morando de vez aqui no Rio, em Copacabana, conheci o Francisco e seu
    pai o sr. Carvalho,este garrafeiro que me comprava os jornais velhos e garrafas, os dois gente
    simples e boas pessoas.

    Em 1958 mudei-me para av. Atlantica esquina de Almirante Gonçalves no posto 5, e lá
    conheci o sr. Antonio padeiro de carrocinha que me vendia fiado os sonhos deliciosos, que
    época, que sr. gente fina, conheci nesta mesma época no Bob´s vários portugueses que
    ali trabalhavam, ali só tinha funcionários portugueses , pois era exigência do BOB o propietário.

    E não poderia deixar de falar no Manuel dono de algumas lavanderias até hoje , como na
    Sá Ferreira e Djalma Ulrick em Copa, este é um irmão que eu tenho, uma qualidade dele,
    batia uma bola muito redonda no futsal até uns 10 anos atrás.

    Estou contando isto, pois ontem em um comentário meu, posso ter dado uma impressão,
    que me fez responder ao companheiro Nuno Calheiros | Qui, 19/06/08 | 16:46:
    Meu caro nada contra Portugal, sua seleção
    e Cristiano Ronaldo, muito pelo contrário todos os 3 me agradam muito, o meu
    comentário tem endereço certo, infelizmente ele acertou o alvo errado, lamento!
    Tudo de bom.

    Sou casado com neta de portugueses, e sempre me dei muito bem com a sua família.

    Desejo tudo de bom aos irmãos de além mar.

    STSF Olavo GM - 201


  36. Agora, que o Rodrigo Herd foi para à Europa, teremos um verdadeiro correspondente europeu.
    Boa sorte nessa nova etapa da vida.


  37. Correção : OLAVO | Sex, 20/06/08 | 09:55 Por favor leia-se: imperaram.
    STSF. Olavo


  38. Caramba Ricardo, onde eu escrevi que o Pepe é mau jogador? Pelo amor de Deus pára com isso. Eu apenas disse que é muito cedo para falar que ele é um dos melhores do mundo. Mas vou listar os zagueiros que eu acho melhor do que ele: Canavarro. Nesta, Lucio, Ricardo Carvalho, Juan, Naldo, Sergio Ramos, Materazzi, Chivu, Terry, Ferdinand, Miranda, Thiago Silva. Tá bom ou vc realmente quer 20?

    Quaresma foi destaque na última Champions League? O Porto jogou em um grupo que tinha apenas o Liverpool de relevante e no confronto com o time inglês empatou uma e foi goleado na outra. O Porto sequer passou das oitavas de final sendo eliminado em casa para o Schalke 04. Grande destaque.

    Em relação ao Bosingwa, você me lembrou bem, havia me esquecido do Lahm. Adicione ele na lista dos laterais melhores do que Bosingwa.


  39. Para quem quiser rir, os clips abaixo são do goleiro de Portugal, Ricardo, vale a pena ver !!! He he he


  40. Refletindo :

    Um senhor de idade foi morar com seu filho, nora e o netinho de quatro anos de idade. As mãos do velho eram trêmulas, sua visão embaçada e seus passos vacilantes.

    A família comia reunida à mesa. Mas, as mãos trêmulas e a visão falha do avô o atrapalhavam na hora de comer. Ervilhas rolavam de sua colher e caíam no chão. Quando pegava o copo, leite era derramado na toalha da mesa. O filho e a nora irritaram-se com a bagunça.

    - “Precisamos tomar uma providência com respeito ao papai”, disse o filho.

    - “Já tivemos suficiente leite derramado, barulho de gente comendo com a boca aberta e comida pelo chão.”

    Então, eles decidiram colocar uma pequena mesa num cantinho da cozinha. Ali, o avô comia sozinho enquanto o restante da família fazia as refeições à mesa, com satisfação.

    Desde que o velho quebrara um ou dois pratos, sua comida agora era servida numa tigela de madeira.

    Quando a família olhava para o avô sentado ali sozinho, às vezes ele tinha lágrimas em seus olhos. Mesmo assim, as únicas palavras que lhe diziam eram admoestações ásperas quando ele deixava um talher ou comida cair ao chão.

    O menino de 4 anos de idade assistia a tudo em silêncio. Uma noite, antes do jantar, o pai percebeu que o filho pequeno estava no chão, manuseando pedaços de madeira.

    Ele perguntou delicadamente à criança:

    “O que você está fazendo?”

    O menino respondeu docemente:

    - “Ah, estou fazendo uma tigela para você e mamãe comerem, quando eu crescer.”

    O garoto de quatro anos de idade sorriu e voltou ao trabalho. Aquelas palavras tiveram um impacto tão grande nos pais que eles ficaram mudos. Então lágrimas começaram a escorrer de seus olhos.

    Embora ninguém tivesse falado nada, ambos sabiam o que precisava ser feito. Naquela noite o pai tomou o avô pelas mãos e gentilmente conduziu-o à mesa da família.

    Dali para frente e até o final de seus dias ele comeu todas as refeições com a família. E por alguma razão, o marido e a esposa não se importavam mais quando um garfo caía, leite era derramado ou a toalha da mesa sujava.

    De uma forma positiva, aprendi que não importa o que aconteça, ou quão ruim pareça o dia de hoje, a vida continua, e amanhã será melhor.

    Aprendi que se pode conhecer bem uma pessoa, pela forma como ela lida com
    três coisas: um dia chuvoso, uma bagagem perdida e os fios das luzes de uma árvore de natal que se embaraçaram.

    Aprendi que, não importa o tipo de relacionamento que tenha com seus pais, você sentirá falta deles quando partirem.

    Aprendi que “saber ganhar” a vida não é a mesma coisa que “saber viver”.

    Aprendi que a vida às vezes nos dá uma segunda chance.

    Aprendi que viver não é só receber, é também dar.

    Aprendi que se você procurar a felicidade, vai se iludir. Mas, se focalizar a atenção na família, nos amigos, nas necessidades dos outros, no trabalho e procurar fazer o melhor, a felicidade vai encontrá-lo.

    Aprendi que sempre que decido algo com o coração aberto, geralmente acerto.

    Aprendi que quando sinto dores, não preciso ser uma dor para outros.

    Aprendi que diariamente preciso alcançar e tocar alguém. As pessoas gostam de um toque humano – segurar na mão, receber um abraço afetuoso, ou simplesmente um tapinha amigável nas costas.

    Aprendi que ainda tenho muito que aprender…

    E por tudo isso acho que você deveria repassar essa mensagem para os seus amigos. Às vezes eles precisam de algo para iluminar seu dia.

    As pessoas se esquecerão do que você disse… Esquecerão o que você fez… Mas nunca esquecerão como você as tratou.

    Tenha um lindo dia!!!

    Recebido por email ; Autor desconhecido.

    STSF Olavo GM - 201


  41. Bom dia a todos……
    .
    Cristiano Ronaldo é melhor jogador do mundo atualmente…….. não esteve bem nesse jogo !? Qual o problema ??? acontece…… ele fez um bom primeiro tempo, buscou o jogo, mas caiu no segundo tempo….. pra mim, o melhor de Portugal foi o Deco……. e essa história de que o CR é marketing, que treme e etc….. é tudo balela…… o cara é BOM mesmo, é CRAQUE, reconheçam, para o bem do futebol…….
    O Ricardo falhou em 2 gols…….
    .
    Qualquer semelhança no lance do gol Balack, com o gol do F.Luciano contra o Vasco, é mera coinscidência……..
    .
    Saudações Cruzmaltinas…..


  42. Ledião, aí é covardia, querer comparar a Eurocopa e seus jogos eliminatórios - eu não falo em mata-mata - com esta eliminatórias de copa do mundo modorrenta, um rame-rame xexelento de pontos corridos que leva dois anos para acabar, aí num dá, amigo, não sabe brincar não desce pro play!!!

    Bem, ontem à noite eu vi os gols de Alemanha e Portugal e gostaria de repetir um comentário indignado que li aqui. Foi este:

    “Trolla | Qui, 19/06/08 | 17:49 PORRA METERAM A MAO NOS TUGAS!! TEVE UM PENALTI NO NUNO GOMES NAO MARCADO E NO GOL DO BALACK TEVE FALTA NO LATERAL PORTUGUES. JUIZ COMPRADO DESSE JEITO ATE EU GANHO.
    MAS NAO VAI TER JEITO GERMANOS, O CARROSEL HOLANDES VOLTOU E VAI PACOTAR QUEM CRUZAR O SEU CAMINHO.”

    Eu quero me solidarizar aos “tugas” aqui do blog e de Portugal inteiro, porque aquela falta do Ballack no gol foi muito falta, foi falta prá cacete, foi falta em qualquer país do mundo, arrisco dizer que em qualquer planeta aquela jogada ali é falta!!!

    Meteram a mão nos tugas!!!

    Vou repetir este comentário lá em cima, tô indignado, hehehehe…


  43. Uma parada pro café, uma entrada rápida no Blog e um abraço inevitável: vava, vc voltou!!! Muito legal essa presença portuguesa por aqui. : )
    .
    Abraço e fuiiii!!!


  44. Para quem quiser Rir um bocado com o goleiro de Portugal Ricardo, vale a pena ver esses 3clips:

    CHICKEN LITTLE PARTE 1: RETROSPETIVA:
    http://www.youtube.com/watch?v=SUpyIPsB7m0

    CHICKEN LITTLE PARTE 2: CONFISSÕES:
    http://www.youtube.com/watch?v=X5vmGd890Nk

    CHICKEN LITTLE PARTE 3: JUSTIFICAÇÕES:
    http://www.youtube.com/watch?v=CFxpMNFNzc4


  45. Só ficamso triste porque o ciclo do Felipão terminou um pouco antes do esperado né? Pois Portugal tinha time pra ser campeão da Euro, mas infelizmente… OU MELHOR, felizmente ainda existe uma coisa chamada camisa e tradição . A Alemanha fez prevalecer esse fator além claro do futebol exrtremamente competitivo!! que quando chega na hora do pra valer essa cresce Medidas e comparações a parte, parece com um Flamengo que quando chega é chato de se segurar. Fico feliz por depois de 4a feira onde perdi meu tempo com aquele jogo ridículo e pior, com as declarações dos jogadres depois do jogo, vi um beeeeeelo espetáculo sem dúvidas! que me fizeram até tomar esporro do chefe pois estava 2 horas fora da sala de trabalho, mas sabe né jogo bom passa rápido que ninguém percebe! Parabéns a Alemanha faço dos votos do Lédio os meus, torcerei pra Alemanha ganhar a Euro, e digo mais.. Domingo, Dá Itália!!! a Espanha parece o meu Botafogo amarela na hora do pra valer!!!!

    Abraços
    e Saudações Alvinegras
    ps.: amanhã estarei na fila pra comprar os ingressos do jogo do Flu, agradar a Patroa né hehe


  46. Sinceramente, Portugal é uma Ponte Preta com o Cristiano Ronaldo… aquele goleirinho não seria titular nem na série B do Brasileirão, e aquele Nani, apesar do lançamento pro 2o gol, não joga nem nos gramados de Ítalo Del Cima.


  47. 2002- Portugal chega a copa com uma geração promissora contando com Figo, Pauleta e Cia, no gol o consagrado Vitor Baia, o time tem tudo para ser uma das surpresas da copa. Resultado: Portugal perde para Coréia e até para a Polônia com sua seleção de idosos, Vitor Baia não deixa barato e engole os seus, que goleiraçoooooooooooo…

    2006- Portugal chega a copa com uma geração promissora contando com C.Ronaldo, Maniche e Cia, no gol o jovem e humilde Ricardo, muito criticado no seu pais, que louco deixaria o grande e consagrado Vitor Baia de fora?, o time tem tudo para ser uma das surpresas da copa. Resultado: Portugal passa da primeira fase como o esperado, a partir dai brilha a estrela do jovem Ricardo, a surpresa da copa, acreditem, ele tira o foco do excepcional Buffon, que vinha fazendo uma copa memorável, Portugal chega as semifinais, perde por um penalti, e Ricardo? Vira herói, mas pouco depois volta a ser criticado, mas por que? Quem assiste filmes de heróis sabe que em algum momento a população se volta contra ele, é o que está acontecendo…


  48. Márcio Menezes: obrigado pela correção e pelo elogio

    Abraços


  49. Esse Cristiano Ronaldo é igual ao Beckham… só marketing… mas no futebol de hoje marketing é o que conta, não é? Não vê o Doni na Seleção? ahahahah

    Além do mais, dizem que pelos resultados do Felipão com a Seleção de Portugal, ele seria um ótimo técnico para o Botafogo! ahahahahahah


  50. Lédio, apenas uma ressalva sobre o fato de todo mundo falar mal do CR7. O problema não é o CR7 , mas o ricardo.hehehehe
    Vc já deve ter percebido que a maneira de rebater os insultos do ricardo de forma mais contundente é falar mal do CR7.
    Mas podes observar que muitos e muitos comentários dizem ser CR7 o melhor jogador do mundo na atualidade.
    Um abraço


  51. Bom dia Tropa de Elite, LC, VC, MD e para todos.

    Grande ronaldo derly rodrigues , não é que CR parece mesmo com Alberto Roberto.
    Um abração.

    Caro F Emílio Trivellato , muiro boa essa do : “se vc ficar “grávido” o rebento terá cara
    do Alberto Roberto (crédito by Olavo) e o cabelos encaracolados do Pepe.
    Um abração.

    Após ler a maratona de comentários sobre o Alberto Roberto, e que a seleção Luza
    ´é a 8ª maravilha do mundo, e que o Brasil não é isto e nem aquilo, aonde o despeito
    e o derrespeito imperou, não sei como se dá tanta trela as opiniões enfurecidas deste
    gajo , passo para assuntos mais interessantes. que é falar do THE BESTFLU a grande
    e 1ª maravilha do mundo. Um direito meu de achar !!!!!

    O tempo começa a contar para os jogos finais da LA, o coração bate mais forte a medida
    que vai chegando o 1 º jogo no Equador, tenho a convicção e a certeza, que se repetirá
    a união das torcidas, em prol de um resultado positivo do GLOBETROTTER brasileiro.

    Os jogadores tem que ter consciência do que representará em suas vidas uma conquista
    máscula como essa, valorização de seus passes, um título magnífico em seus currículos,
    serão consagrados para o resto de seus dias pela THE BESTFLU TORCIDA, com direito
    a fotos na galeria da história do FLUMINENSE.

    Desejo a todos um ótimo fim de semana !!!!!!!

    ESTAVA ESCRITO NAS ESTRELAS

    PAR LA VICTOIRE ET PAR GLORIE DE FLUMINENSE

    PELA VITÓRIA E PELA GLÓRIA DO FLUMINENSE

    SENTA A PUA

    O CÉU É O LIMITE

    VENCER OU VENCER

    Por favor relevem a caixa alta.

    STSF . Olavo .GM - 201


  52. Lédio e amigos do blog, saudacoes germanicas!! Ontem tive o prazer de assisitir ao jogao numa imensa praca no centro de hamburgo! Eu e mais 30 mil alemaes e uns 5 mil portugueses (há uma grande colonia portuguesa aqui!), num show de civilidade e respeito ao próximo! Alemaes e portugueses torcendo lado a lado, sem q houvesse uma única confusao! Sensacional! Assim como o jogo, q na minha opiniao poderia ter sido decidido pela alemanha ainda no primeiro tempo, mas q gracas aos gols tomados no fim das etapas, garantiu emocao até o final, quando entao se seguiu uma festa maravilhosa nas ruas e bares da cidade! Tb sem nenhum relado de incidentes! Enfim, parabéns à alemaes e portugueses pelo belo espetáculo dentro e fora de campo! Fico triste apenas pelo amigo rubro-negro portugues Pedro Costa, q é inteligente e bem educado, ao contrario do seu conterraneo q insiste em tentar impor suas opinioes como verdades absolutas! Grande abraco a todos!!


  53. onde é q o cr7 estava quando tinha a idade do pato? estava no man utd fazendo sua primeira e vestindo a mitica camisola 7 estavamos no ano de 2003.

    sobre o jogo nao vi ao vivo mas depois vi o vt

    ricardo sem comentarios
    mas nao vou apontar culpados, porque ja aconteceu e nada do q se falar ira alterar a realidade e isso ja faz parte do passado. Alias ja sabia q dificilmente portugal venceria mas tambem nao esperava q jogassem como jogaram na primeira parte sem atitude uma coisa q sempre eles estiveram.

    gostaria muito q alguem disse-se ao cr7 q nos jogos decisivos (reconheço q ja esteve em nivel aceitavel em alguns jogos decisivos, mas muito poucos) q é ai onde os melhores devem deixar sua marca, e notar-se a diferença entre os bons e os craks e a historia se recordara dos melhores nesses grandes momentos; se bem q eu nao contava muito dele nesse euro, porque ja nos ultimos jogos do epoca inglesa e champion ja se via q ele em termos fisicos ja tinha estourado. Mas acredito pela idade q tem ira superar isso, mas pra isso tem q acreditar q ele consegue, tem tudo capacidade tecnica habilidade e outros requisitos, isso é apenas uma questao de ordem psicologica, e o q mais me errita é ver aqui alguns aproveitarem-se e com razao para tirar merito ao jogador q ele é. mas concerteza q este ano ele é o melhor do mundo isto é uma realidade.

    pena logo é q portugal foi perder logo no dia do meu aniversario fiquei muito irritado

    ricardo gostaria de saber qual a tua opniao sobre a possivel ida de cr7 para real madrid.


  54. ricardo | Qui, 19/06/08 | 19:05
    Ricardo o Ronaldo foi campeão mundial na sua primeira copa - 1994.

    E quem é desinformado é o Motta…


  55. Ricardo - Uma comparação entre Portugal e Brasil, em Copas do Mundo principalmente… (Não vou nem citar competições continentais, até porque são 2 realidades distintas).

    Brasil:
    Pelé - 1958, 1970 (nem considero 1962, pois ele mal jogou), o maior do mundo tem 2 copas no currículo.
    Garrincha - 1958, 1962, o mago das pernas tortas, que ganhou 1962 praticamente sozinho
    Romário - 1994, o peixe ganhou essa copa praticamente sozinho também
    Ronaldo - 2002, vindo de uma lesão que chegou até a se duvidar da continuação de sua carreira, ganhou essa copa levando o ataque nas costas (embora coadjuvado por um excelente Rivaldo, e um craque, um tal de Ronaldinho, àquela altura desconhecido nos grandes centros e jogando pessimamente no PSG, ah e só pra cutucar, o técnico era Felipão, e vencemos os 7 jogos, incluindo a final contra a Alemanha).

    Portugal:
    Eusébio - ? (craque indiscutível, mas não ganhou nada pela seleção, e quase o mundo pelo Benfica, afinal perder pro Santos de Pelé no auge não é nada desmoralizante, e um detalhe, ele é angolano)
    Cristiano Ronaldo - ? (craque, mas ainda deve também pela seleção, embora tenha ganho quase todos os títulos possíveis pelo “péssimo” (ironia) Man. United, faltando o mundo também)

    Tire suas conlusões.
    E pergunto qual a diferença.
    Não venha me falar do Ricardo (goleiro), por que segundo me consta o Félix (1970), era meio mão-mole.

    E esse tal de realidade é o que? Português, alemão, brasileiro, primo do ricardo PT?


  56. Vamos imaginar um coisa… um sonho!!! Já pensaram como seria o futebol se fosse PROIBIDO um jogador atuar em algum time que não fosse o de seu país??? Imaginem só um campeonato brasileiro com todos os jogadores e técnicos que atuam fora??? E mais, imaginem também se fosse PROIBIDO jogadores mudarem suas nacionalidades!!! Não teríamos poloneses na Alemanha, brasileiros em Portugal, argentinos na Itália etc etc etc….

    E o melhor de tudo, o caro amigo Ricardo não perderia seu tempo falando tantas besteiras!!!


  57. Isto sim é uma partida de seleções! Agora, a seleção alemã é comparável a de Portugual, sem essa de que Portugal é que tem os craques. E o Leman e o Balack? Acho que a Alemanha ganha a Eurocopa.


  58. Grande VIinicius SPFC ,bela definiçaõ dada por vc em resposta ao nosso querido RICARDO,POREM SÓ UM PEQUENO ERRO DESCULPAVEL É CLARO.. em 54 a alemanha ganhou da HUNGRIA E NÃO DA AUSTRIA. ABRAÇOS.


  59. Tem um Ricardo muito chato nesses coments. Quer falar que o Felipao nao trouxe nada pra portugal… Pois bem, se nao fosse pelo Felipao, dois dos grandes craques de Portugal nao estariam nem na selacao.
    Deco, o maestro do time, so ta la pq o Felipao bateu o pé… senao ele nem poderia jogar por Portugal. Assim como o Pepe, que apesar de criticado aqui, ate ontem era o jogar da Eurocopa que havia ganho mais bolas divididas/confrontos diretos. è um bom zagueiro, apesar de novo.
    Portugal tomou dois gols de bola parada, algo que nao se pode culpar o tecnico, e sim a desantencao da defesa.

    E so pra encerrar, o C. Ronaldo hoje é aclamado como o melhor do mundo. Realmente joga um futebol vistoso e em direcao ao gol, mas por outro lado, acho o Kaka um jogador muito mais efetivo, coletivo, e que traz muito mais para um time do que o C. Ronaldo. Se eu fosse um tecnico e tivesse que escolher entre os dois, com certeza escolheria o Kaka.


  60. Lédio não é “Die Nationalelf” mas “Die Mannschaft”. Sobre Cristiano Ronaldo ele é um grande jogador. Só quem não conhecem nada de futebol pode dizer que Cristiano Ronaldo não joga nada em jogos decisivos, ou que ronaldinho gaucho não joga bem na seleção(campeão do mundo 2002, foi o melhor jogador do jogo contra a Inglaterra na copa de 2002, no qual jogamos dez contra onze; campeão da copa das confederações 2005 etc)


  61. Só pra não ficar sem resposta: quem falou em “Inconsciente coletivo” foi Jung e não Freud.
    E o nosso Monólogo, héin? Não tem jeito mesmo.


  62. Caro ricardo-pt:

    Existe algo no futebol chamado camisa. Algo inexplicável, conquistado ao longo dos anos, que só quem vive entende oq é. No futebol mundial, hoje, creio que 4 seleções têm camisa: Brasil, Itália, Alemanha e Argentina. Ter camisa é algo difícil de se passar, mas funciona mais ou menos assim: essas seleções, quando entram em campo, INDEPENDENTE DE ONDE, COMO, QUANDO ou PORQUE, elas SÃO FAVORITAS contra QUALQUER ADVERSÁRIO. E mais: ELAS SE SENTEM FAVORITAS. SEMPRE. Tirando jogos entre elas: esses são os superclássicos. Aqueles que ocorrem nas fases decisivas dos torneios importantes. Por isso, é uma abalo quando uma delas fracassa. Por isso, hj, milhões e milhões de pessoas estão, em todos os cantos desse país ,execrando o Dunga e seu time: pq é inadmissível o Brasil jogar como está jogando. O mesmo ocorre aqui do nosso lado, na Argentina. Na Itália. Na Alemanha. PORQUE ESSAS SELEÇÕES TÊM A OBRIGAÇÃO DE SEMPRE GANHAR. Porque são as que têm camisa. Tradição. Craques. Não têm uma geração de talento: pelo contrário, têm uma História. O garotinho alemão, por exemplo, que resolver jogar bola hj, pode se espelhar num Ballack ou num Podolski. No Lahn quem sabe. Mas ele sabe, que, lá atrás, houve Beckenbauer, Meier, Mathaus, Klinsmann, etc, etc, etc. Ele sabe que o país dele, SEMPRE ENTRA PRÁ GANHAR. Ele aprende isso, desde sempre. O mesmo com o italiano, com o argentino, com o brasileiro.

    Portugal NUNCA FOI NADA em termos de futebol. Teve uma geração brilhante (em 66). Um craque. E só. Foi terceiro lugar numa Copa, como a Bulgária de Stoitchkov e Lechcov em 94. Ou a Croácia de Suker e Prosinecki em 98. Ah, mas teve o Figo, tem o CR. Ótimo. A Libéria teve Weah, melhor do mundo em 1995. De que adiantou? Seleção é mais do que a soma de bons jogadores. O Brasil de 2006 que o diga.

    Antes do Felipão, Portugal não era incluído em nenhuma lista séria de favoritos. A “geração de ouro” naufragou em 2002, lembra? no mesmo ano que o Felipão foi campeão do mundo, junto com o Ronaldo, aquele que foi 3 vezes o melhor do mundo.

    Com Felipão, Portugal passou a figurar entre as seleções favoritas. Chegou novamente entre as 4 de um Copa. Está de bom tamanho. HOUVE UMA EVOLUÇÃO. Mesmo sendo Scolari um técnico, a meu ver, com limitações. Portugal