Jogo para sempre
04 de junho de 2008. Dia de manhã ansiosa, tarde tensa e noite espetacular para quem gosta de futebol. Fluminense e Boca Juniors fizeram o melhor jogo do ano no Maracanã impecavelmente lotado, com 84.632 mil torcedores – recorde no ano. Uma partida espetacular. Há muito não via um confronto tão intenso. Nervoso, porém bem jogado. Grandes defesas, belas jogadas, erros decisivos, gols espíritas e espetaculares.
O que dizer de duelo no qual até quem perdeu foi gigante? Fluminense 3 x 1 Boca Juniors já virou “Jogos para Sempre”. Foi épico. Tornou-se clássico. Entrou para história. Do futebol e dos tricolores, guerreiros, heróicos e iluminados, pela primeira vez na final da Taça Libertadores da América, contra a LDU, de Quito. Mas, pelo menos por enquanto, relembrar a quarta de luxo – mais uma - é a melhor das opções.
Recordar porque o Fluminense simplesmente eliminou o Boca Juniors. Só o Santos, de Pelé, e o Fluminense, de Thiago Silva & cia conseguiram eliminar o clube argentino em jogos eliminatórios de Libertadores. Entre eles, 9 times brasileiros, em 11 oportunidades.
Tudo levava a crer que a noite de ontem seria apenas mais uma. O time de Riquelme e Palermo dominava o meio campo, já que Cícero foi deslocado para o ataque e Ygor atuava como terceiro zagueiro. Fernando Henrique teve de trabalhar desde cedo. Sempre seguro, por sinal. Decisivo nessa reta final. O primeiro tempo terminou sem gols. Não por falta de vontade do Boca Juniors.
Veio a segunda etapa. A equipe de Renato Gaúcho continuou com a mesmíssima postura. Não deu outra. Palermo, sozinho, após bonita jogada de Dátolo, abriu o placar. Vários filmes, então, rodavam na cabeça dos tricolores. Prevaleceu o do mais otimista. Assim como contra o São Paulo, o Fluminense não tardou a fazer o gol de resposta. E com a participação de Dodô. Sofreu a falta que o iluminado Washington cobrou perfeitamente. 1 a 1.
A vantagem recuperada obrigou o Boca novamente a atacar. Os xeneizes tocam a bola como ninguém. Chegavam ao ataque com extrema facilidade, já que a marcação nas laterais pelo lado tricolor inexistia. Não à toa Fernando Henrique e Thiago Silva se transformavam em personagens épicos. Mas o sistema defensivo dos argentinos, que já não era tão sólido, estava exposto. Foi aí que Conca contou com a sorte para virar a partida, aos 25 minutos, em contra-ataque puxado por Dodô. Êxtase no Maracanã, embora fosse ainda cedo para comemorar. Fernando Henrique tratou de se consagrar mais um pouquinho perante Palermo. Enquanto isso, Dodô e Júnior César desperdiçavam chances de ouro. Tudo para ser mais sofrido, emocionante. Aos 47, não teve jeito. Dodô selou a magnífica classificação. E, no vestiário, reclamou da condição de reserva. Fato é que o time tem atingido os objetivos após suas entradas.
Resta ainda um adversário, a perigosa LDU. Mas para quem derrubou dois gigantes da história recente sul-americana, como São Paulo e Boca Juniors, é difícil – não impossível - imaginar que o caneco fique no Equador. Embora Renato Gaúcho adore uma infantilidade em suas entrevistas, o Fluminense – sortudo e competente - está aí para quem quiser ver e acompanhar. Muito prazer digo eu.
Timão de primeira

O Corinthians entrou no gramado do Morumbi enfurecido. Parecia um trator para cima do Sport. Pressão total. Que vinha das arquibancadas, lotadas com 63.871 pagantes. E do campo, com um time forte, corajoso e sem medo de atacar, comandado por Dentinho, Herrera & Cia. Tanta pressão teria que resultar em gol. Até demorou: aos 18 min, após bate-e-rebate, Dentinho bateu de primeira: 1 a 0. Quatro minutos depois, Herrera, com outra ótima atuação, fez o segundo. O Corinthians era avassalador e parecia ter inspiração para repetir, ainda na etapa inicial, o placar de 4 a 0 construído contra o Goiás, nas oitavas.
Não fez. No segundo tempo, o Sport melhorou bastante. Reforçou a marcação e partiu para o ataque. Precisava de um gol. Teve chances. Mas levou o terceiro. Ótimo passe de Herrera para a projeção de Acosta. De argentino para uruguaio. Gol do segundo, aos 30 min. Sinceramente, com aquele resultado seria praticamente impossível para o Leão reverter, mesmo dentro da Ilha. Mas o gol de Enílton, aos 45m, deixou esperanças. Continua difícil, mas…
O Corinthians é o favorito. Joga um futebol de primeira e comporta-se como tal. O gol de Enílton foi importante para o Sport, mas a vantagem ainda é ótima. Ora, pois: o time de Mano Menezes pode perder por um gol de diferença que será campeão. Ok, poderia perder por dois se não tivesse levado o tal gol de Enílton. Mas, numa boa, é possível até perder. Foi, sim, um resultado excelente para o Corinthians.
E o corintiano só deve mesmo ficar com a pulga atrás da orelha porque a confiança do rubro-negro pernambucano é justificável. Nos três últimos resultados na Ilha do Retiro, pela Copa do Brasil, o Sport goleou o Palmeiras por 4 a 1, ganhou do Internacional por 3 a 1 e passou pelo Vasco (2 a 0). Todos esses números seriam convenientes para o Sport na volta contra o Corinthians. Apenas o 3 a 1 levaria tudo para os pênaltis.
Então, amigos. Tudo é possível. Mas, como no confronto do Maracanã, o que fica mesmo é que o duelo é de primeira. Mano Menezes e Nelsinho Baptista souberam montar seus times. Não são máquinas, mas são muito acertados e bem treinados. É isso que vence no futebol de hoje em dia. Trabalho, repetição e uma dose de talento. Corinthians e Sport têm isso. Fluminense e Boca, idem. Uma noite fantástica. Que venham outras.
É o futebol. Contra tudo e contra todos.
Amém.
Com Victor Canedo
rss do blog
fla-boca | Dom, 08/06/08 | 02:48
E o Fla-Boca?!
http://img147.imagevenue.com/img.php?image=41079_00000098_Page_1_123_846lo.jpg
colorado | Sáb, 07/06/08 | 13:32
Se o idiota do Portalupi falou que torceria a favor do Barcelona na final do mundial contra o Inter, acredito ser óbvio e justo que todos os colorados torçam contra este cidadão e consequentemente (infelizmente) contra o Fluminense. Um abraço aque dos pagos…..
Jungle | Sex, 06/06/08 | 17:43
Caro Paulo,
não estou criticando a preferência de ninguem em suas escolhas, longe de mim êsse julgamento, no meu comentário apenas teci que não se deve generalizar as preferencias, rotulando assim como é o comportamento da cada torcida, eu como bom rubro-negro não encntrei motivos para torcer pelo Flu, essa coisa de carioca é meio bairrismo, me considero mais brasileiro, terraqueo, cidadão cósmico, nessa ordem, mas como gosto do esporte, apreciei as duas equipes imparcialmente, porém confesso, que quando liguei para familiares meus, tricolores, e vi o nivel de emoção que rolava em suas casas, a felicidade mesmo que efêmera, como é a do futebol , fui dormir satisfeito, era legal saber de conhecidos meus sentindo aquele clima que também sinto nas conquistas do Mengão
Marcelo | Sex, 06/06/08 | 12:05
Corinthians X Sport:
A empolgação dos corintianos não se deve apenas ao placar de 3X1, que se diga de passagem é uma bela vantagem, mas principalmente pelo futebol que vem jogando o time paulista. Na ilha o Sport vai jogar como jogou o segundo tempo do primeiro jogo, ou seja, encurralando o Corinthians. É aí que mora o perigo para os pernambucanos, pois o Corinthians terá um contra-ataque ainda mais forte do que teve no primeiro jogo, pois agora contará com Lulinha, além de Dentinho e Herrera. Na minha opinião, o favoritismo corintiano não se deve apenas ao placar, mas sobretudo pela forma como vem jogando, tendo como armas principais uma forte marcação e um contra-ataque perigosíssimo (de onde saíram os dois últimos gols do Corinthians). Para o Sport resta pressionar e tentar fazer um gol nos primeiros 15 minutos, o que poderia balançar o emocional corintiano e facilitar o Sport a chegar ao segundo gol. Em suma, a esperança dos torcedores do Sport se justifica até certo ponto, pois até os 45 do 2º tempo o título estava perdido; depois, com o gol de Enilton, o Sport viu que ainda é possível, apesar de difícil, muito difícil, ainda é possível.
Dia 11 promete. De um lado o Corinthians querendo começar logo a festa; de outro o Sport com a esperança de jogar água no chopp corintiano. E que vença o bom futebol!
Paulo Bertazzo | Sex, 06/06/08 | 11:56
Engraçado no Redação vc disse com tanta convicção que o Sport era o favorito.
Agora vem com esse papo. Acho melhor vc comentar futebol do Rio, pq de SP parece que vc não entende nada. Não conheçe a força e a tradição do Corinthians? Agor vem e fica tentando se redimir.
Lamentável esse tipo de postura.
Kbôko | Sex, 06/06/08 | 09:39
Jah deu na telha esse negocio de preconceito, Sul x Nordeste (aliás, nordeste nao, pernambuco)
olha preconceito existe até mesmo entre os Estados de uma mesma região:
pergunte a um piauiense se ele jah nao sofreu preconceito em Fortaleza ou no Recife
ou a um paulista qnd vai ao rio; um gaucho qnd vai a curitiba
essa chatice de preconceito eh pura hipocrisia
coisa de quem tem complexo de inferioridade.
se este incidente tivesse ocorrido numa partida entre um paulista e um carioca, nunca estariamos discutindo preconceito.
E. Neto | Sex, 06/06/08 | 08:32
3 pontos que quero tocar
- torcedor do sport super maltratado no morumbi. Alguns apanhram.. ficaram espremidos e sofreram todo tipo d desrespeito. Ainda ficaram varios torcedores do lado d fora.. O onibus do time levou pedrada,. e até um sinalizador jogaram.
- Se o gol do Sport foi falha do sistema defensivo corinthiano, o q dizer dos gols do corinthias ? Embora confesse q o corinthians jogou melhor e na empolgação, como se deve jogar numa final, os 3 gols foram achados. E o Sport sente a saida d romerito e o meia q sempre entra, Kassio, se machucou contra o vasco na ilha do retiro. Mas na ilha acredito sim em um bom resultado.
- O aflitos ser interditado preventivamente - até agora não sei o por que, e ter sido indeferida a suspensão preventiva do maior causador de toda a confusão, o jogador andré luis, prova mais uma vez a incoerência do sistema judiciário brasiliero, em face, o esportivo. Na esfera pessoal sobra pro mais “rico” e na esportiva tbm. Vocês tratam o nordeste como se fossemos de outro país. Quem ta sendo preconceituoso não nota. É um preconceito brando e enraizado. Nem a alemanha de Hitler, que tinha um preconceito agudo, notou que estava sendo preconceituosa. Os arianos achavam que estavam sendo certo e pronto. Não to fazendo comparações, pelo amor d deus… Mas to mostrando como o preconceito pode ser encarado por quem está sendo. Vocês não notam. Não generalizando. Mas uma coisa pode ser comparada, a ação da Grande mídia: afinal, “uma mentira dia 100 vezes pode se tornar verdade..” É o caso do “flamengo campeão de 87…” (100 vezes por ano). “A policia causou a confusão” (100 vezes na semana)… E pra quê ver a imagem ? Se o editor da matéria e o jornalista da bancada ja disse que a policia q tava errada, assim como um boy que tava la na Austrália e o outro que nem viu a súmula da arbitragem e apenas de uma olhada numa matéria editada e ja saiu tirando conclusões. Esse outro era aquele do STJD.
Evandro | Sex, 06/06/08 | 03:52
Iriaa expor alguns comentários mas desisti. Vi que seria muita “idiotice”…
SEMPRE TIMÃO | Sex, 06/06/08 | 00:49
NÃO ESQUENTA, FIEL!
Aquele gol do Sport foi só para lembrar que nada é fácil para o Corinthians.
O Timão já disputou 3 finais da Copa do Brasil, e foi campeão nas duas que jogou o primeiro jogo em casa. Contra o Grêmio em 1995 e o Brasilense em 2002, o Corinthians ganhou a primeira por 2×1, e depois se garantiu fora.
Agora, foi 3×1! Nunca um time conseguiu ganhar por mais de 2 gols de diferença a primeira partida de uma decisão da Copa do Brasil. E quem abriu a vantagem de 2 gols, sempre foi campeão.
FALTA POUCO, FIEL!
Se o Corinthians mantiver a pegada que vem mostrando, e jogadores como Herrera repetirem o futebol que têm jogado, o tricampeonato da Copa do Brasil virá!
Seria a consagração, no ano que todos pensavam que o Corinthians deixaria de ser tão grande quanto é.
A honra já está restaurada!
Resta alcançar a glória do título!
VAI, CORINTHIANS!
O Virtual de Almeida | Qui, 05/06/08 | 23:21
Caros,
Os cães ladraram, uivaram, espernearam e o Fluminense passou de fase a fase até chegar à final. Não ganhamos nada ainda, mas já é hora de acertos de contas com alguns idiotas da (pseudo) objetividade - de agora em diante denominados de “idiotas p.o.” - infiéis que azucrinaram os ouvidos da mais bonita e apaixonada torcida do Brasil com teses estapafúrdias, preconceitos, falsas intrigas, indignações hipócritas, etc. Assim, vamos lá:
- Quero agradecer ao primeiro idiota p.o. que vaticinou aqui, neste blog, que o Flu não passava da primeira fase. A este grande idiota p.o., o meu muito obrigado.
- Agradeço também ao(s) idiota(s) p.o. que apelaram para a falta de “tradição em Libertadores” do Flu. Resultado: metemos a maior goleada dada por brasileiros em argentinos no torneio ( 6×0 no Arsenal ) e eliminamos o Boca. Tudo isso já está escrito na história do torneio, além, é claro, do fato de termos a melhor campanha da competição. A estes idiotas p.o., um abraço tricolor original.
- Muito obrigado também ao idiota p.o. que previu que não passaríamos do primeiro confronto da segunda fase. Muito obrigada seu idiota p.o.!
- Agradeço também muitíssimo aos idiotas p.o. ( inclusive da SPFC press ) que sempre consideraram o SPFC um timaço imbatível, uma verdadeira seleção. A eles, genuínos especimens de idiotas p.o., o meu sincero muito obrigado!
- E, é claro, fico mais grato ainda, e creio que todos os tricolores originais têm uma grande dívida de gratidão com todos os idiotas p.o. que idolatraram do Boca. Em particular um que pediu para ser cobrado. Pois bem, seu idiota p.o. ( não me lembro do nickname ) estou aqui cobrando, e aí? Fluzão 3×1.
No mais ainda temos de ouvir besteiras ficcionais como a de que o São Paulo teria dominado o Flu nos dois jogos, e o chororô de um jacaré portenho, do qual não se aproveita o couro. Sobre a “sorte de campeão”, pergunto se o chute de Junior Cesar na trave foi “sorte de campeão” ou simplesmente a mais clara oportunidade de gol perdido durante a partida com o Boca. Ao jacaré lembro apenas que um dia a lagoa iria mesmo secar e aí: “créu”. Futebol é bola na rede, meu chapa, simples… Deixa prá lá… Nós tricolores originais chegamos. Estamos, como a torcida cantou, a dois passos do paraíso. Aos amigos apaixonados por outras camisas que torceram e vão torcer por nós, SDs tricolores originais, aos demais: morram de inveja !
SDs tricolores originais.
flamar | Qui, 05/06/08 | 22:44
parabens mais uma vez para o timinho que començou a ser engolido e deu uma baita aula de jogar na bola aos papabrasukas…..
Valeu…….noite inensquecivel para a torcida fluminenese e em especial para turma do JA……vcs merecem……LDU é mole mais quase certo que o mengão continuara a ser o unico campeão mundial pq em dezembro vcs vão enfrentar a FLAMANCHESTER….KKKKKKKKKKKKKK………
Kbôko | Qui, 05/06/08 | 22:07
Primeiramente, gostaria de dar parabéns ao fluminense pela grande classificação a final da libertadores (sou botafoguense);
mas gostaria tb de destacar a incrível torcida do Boca q deu um exemplo para nossas torcidas (organizadas?)
cantam o tempo inteiro sempre INCENTIVANDO o boca tanto q os secadores q estavam infiltrados na torcida, por varias vezes, foram repreendidos pela mesma ao tentarem cantar músicas com ofensas aos tricolores.
aqui no brasil, o bonito eh ridicularizar o adversário..se preocupam mais em destruir a imagem de um time rival do que torcer para seu proprio time;
Ano passado uma torcida organizada do botafogo começou a criar músicas de incentivo sem palavroes e foi seguida por varias outras..ficou bonito ateh o dia em q começaram a satirizar e ridicularizar as musicas e a rede globo mostrou a letra pro brasil inteiro ver..aí, acabou-se tudo de bonito. A graça agora eh pegar as musicas adversarias e fazer versoes ironicas. Esse é o reflexo do nosso futebol: pobre, sem imaginação e a cultura de ter q ganhar “a todo custo”. Como se futebol fosse um negócio de vida ou morte.
douglas | Qui, 05/06/08 | 21:50
Boca jogo mais os 180 minutos,
Mas um frango do goleiro, 1 gol achado de cabeça e mais outro achado no maracana deram ao flu o vice-campeonato da américa.
Eduardo | Qui, 05/06/08 | 21:48
Boa noite geral.
Sou atleticano e torci muito pelo Flu ontem, Gostei muito do jogo.
Ficará marcado ! Vou tentar ir no Maraca ver a final, mas não sei se conseguirei.
Parabéns Flu, pela garra, vontade e habilidade no jogo ontem.
Vicente Couto | Qui, 05/06/08 | 21:37
Essa discussão sobre o jogo Flu x Boca, me faz recordar a Copa do Mundo de 1978. Disputada num sistema classificatório estranhíssimo e cheia de polêmicas envolvendo um jogo Argentina x Perú, Copa esta vencida pelos Argentinos em sua casa.
Naquela ocasião após a Copa terminar, quando creio termos ficado com o 3º lugar invictos, nosso técnico o Claúdio Coutinho disse que éramos os campeões morais. Essa afirmação foi ironizada por Cezar Menotti, então o técnico Argentino, que disse: Tudo bem, eles são os campeões morais e nós campeões de fato.
Então hoje, mesmo particularmente achando que o Flu jogou mais e mereceu a vaga. Creio que os tricolores deveriam deixar os Argentinos com suas mágoas e rancores prá lá e curtir a vitória. Se eles se acham os finalistas morais, o Flu é o grande finalista de fato.
Saudações Alvinegras.
Dimitri | Qui, 05/06/08 | 21:17
Concordo em gênero, número e grau com o Felipe. (Qui, 05/06/08 | 19:31). Sou flamenguista e torci muito pelo Fluminense. Torcerei também nas finais. Se possível, vou até ao Maraca. Aliás, já fui a vários jogos do Botafogo, Vasco e do Fluminense, somente pelo prazer de ver bons jogos de futebol. Acompanhei todos os jogos do Romário na busca do milésimo gol, alguns no estádio, outrros, na TV. É muito frustante ver pessoas torcendo contra o Flamengo mesmo quando seus times não têm o menor interesse no jogo. Mas, não mudo minha postura. Estas atitudes ridículas é que causam brigas entre torcidas (exceto, é claro, quando a Raça briga com a Jovem; aí, é pura imbecilidade) e outros episódios desagradáveis de sempre.
Força Fluminense! Rumo ao Mundial!
Saudações Rubro-negras
Leonardo | Qui, 05/06/08 | 20:34
Oh…pessoal. Antes de falar besteira… vejam a verdadeira história do que aconteceu no jogo do Náutico x Botafogo no link do youtube. O pessoal do Sportv deve ficar com vergonha de ver esse vídeo pois mostra a manipulaçao do botafogo e do Sportv para punir o futebol pernambucano. Por favor, veja o vídeo no youtube. Duvido que você verá o vídeo mas….veja.
http://br.youtube.com/watch?v=pziZrkft9X4
Será que o Maracanã vai ser interditado devido a invasão do torcedor ao gramado? Puxa…ninguém fala. Agora, se fosse em Pernambuco teria o estádio banido do futebol.
Thiago Timão | Qui, 05/06/08 | 20:19
Salve Salve Coringão !!
Esse time está jogando muito !! Tá voando !! Vamos buscar mais esse caneco, mas estamos com um problema: teremos que apressar a reforma da mansão dos nossos troféus e taças…não cabe mais nada lá !!
Depois do caneco, importante continuar treinando direitinho na pré - temporada da Série B, que esse ano é igual a Série A em termos de projeção, mais umas 12 ou 13 rodadas e fatura liquidada !!
Irmãos Corinthianos, vocês acham que os invejosos vão dormir com um barulho desses? De noite, é buzinaço da vitória, de manhã, do motoboy ao presidente da empresa assobiando um canto da FIEL, aí os caras piram, começam a xingar, é trauma, é um verdadeiro massacre pra eles !!
p.s.: torci para o Fluminense e continuo torcendo, mesmo porque esse time da LDU é bem meia - boca.
Gabriel Batista Pfeifer | Qui, 05/06/08 | 20:15
o corinthians conseguiu uma boa vantagem mas o gol de Enílton no final da partida deu chances ao sport. próxima quarta teremos um jogasso n Ilha do Retiro, Acosta disse bem o que o resultado siginificou para o Corinthians, pois disse que saiu com um gosto amargo pois uma vantagem de três gols para uma vantagem de 2 gols é uma vantagem considerável, o timão deixou escapar uma goleada e ficar com as 2 mãos na taça. E esse gol sofrido pelo corinhtians pode sagrar o Sport o grande campeão da Copa do Brasil de 2008. Quanto ao jogo do flu, foi realmente um jogasso. O Boca foi valente todo tempo de jogo, mas o que valeu foi a garra e a massa tricolor. A LDU não chegou a essa final em vão, é menos time que o Boca e o São Paulo, mas sobretudo dentro de casa pode conseguir algo bom. o Fluminense é franco favorito.
F Emílio Trivellato | Qui, 05/06/08 | 19:55
Tricolores respeitem a dor dos adversários, mesmo que eles tenham qualquer tipo de soberba…A grande e maior virtude do Fluminense até agora foi não ter sido favorito… O Jacaré Argentino até que para quem perdeu, e mesmo tendo a história do Boca que é no mínimo impressionante foi muito educado….
Ou vcs queriam que ele falasse o quem tem vontade de falar: que o goleiro deles é bem pior que o Júlio Cesar ex-Botafogo, que o Palermo é bem pior que o Obina, ou Fábio, ou Alan Kardec?
O Fluminense está indo longe pq os jogadores ao contrário do Renato Gaúcho não demostram superioridade, inclusive acho que a opinião do grupo é mais forte do que a dele, pois as atitudes são completamente diferente das entrevistas do “comandante”….
Ainda não acabou, ninguém acreditava que o Once Caldas ganhava do Boca, nem que o America do México, com um centroavante de peso tonelada, ganhasse Flamengo. Eu pelo menos nessa última hipótese, que e recente, às vezes acho que não aconteceu.
Jorge | Qui, 05/06/08 | 19:46
Analisando as manifestações de corinthianos e anticorinthianos nas últimas semanas:
Os corinthianos estão em estado de crescente ansiedade e excitação. Estão como uma criança defronte à mesa de doces, que levou um tapa na mão (o gol do Enílton) quando achou que já era hora de se esbaldar, mas que continua com os olhos brilhando, a espera do momento de liberarem a sua festa.
Os anticorinthianos estão cada vez menos dissimulados. Foram do estado de satisfação com o “Corinthians de segunda” ao desprezo blazé diante do encorpamento da equipe de Mano Menezes, e agora vociferam, raivosos, diante da iminente conquista da Copa do Brasil. A julgar pelo que dizem, Sport, Botafogo, São Caetano e Goiás são timecos desqualificados; ainda assim, o Corinthians precisou da ajuda escandalosa da arbitragem para evoluir na competição.
Corinthianos:
Paciência. Apesar de todo desprezo e das más arbitragens que temos enfrentado, a hora do desabafo parece estar chegando.
Anticorinthianos:
Tudo que o Corinthians conquista tem que ser contestado? Nada ligado ao Timão é digno de admiração? Por que tanto inconformismo com a grandeza corinthiana?
Felipe | Qui, 05/06/08 | 19:31
Os tempos fut-modernos.
Que tempos modernos sao esses no mundo futebolistico de hoje?
sou Flamenguista e achei ridicula a atitude de alguns (minoria) torcedores em torcer pelo boca juniors no jogo contra o fluminense. Ora!
Eu torci muito pelo tricolor carioca. Time esse de varios amigos, alguns parentes… time da minha cidade, do meu futebol penta-campeao. como eh bom
ver meus amigos/parentes felizes; minha cidade e pais bem no conceito do futebol internacional.
Como pode alguem torcer por argentinos? Os mesmos que chamam, nos brasucas, de nomes extremamente racistas???!!! Argentinos que sao nossos grandes
rivais no futebol!!! Esse time, especificamente, que eliminou times brasileiros 13 das 15 vezes (ou algo do tipo) na libertadores!!!!???
Cara, eu queria mesmo q o flu colocasse esse time no saco! Ja tava na hora. eu sou brasileiro! Daqui a alguns dias tem brasilxargentina nas eliminatorias!!!
Imagina se o boca j. vence o flu no maracana? Os caras iam entrar cheio de moral! Agora nao, agora eles lembrarao quem sao os penta-campeoes! Que eles
vem jogar contra os melhores do mundo, na nossa casa. Entao, eles tem q ficar “pianinhos”!
Mas torcer contra nao eh so coisa dos Flamenguistas. Durante a transmissao vimos camisas do cabanas/americaMEX nas arquibancadas (pq sera q um torcedor
vai c/ essa camisa ao invez de ir com a camisa do seu time que esta jogando uma semi-final de libertadores?), o mesmo aconteceu na torcida do
botafogo quando foi desclassificado na copa do brasil, e na do vasco tb. Em SP, a mesma coisa acontece! Times e torcedores comemoravam a derrota do SP,
ou a queda do corinthians para 2a (so para mencionar alguns exemplos). Poderia tb mencionar a queda do gremio que teve a comemoracao colorada, ou os
torcedores do gremio torcendo contra os colorados na final do mundial/libertadores no ano que os mesmos (representantes do mesmo estado) sairam
vitoriosos. Em minas o cruzeiro celebrou como titulo a queda do atletico… e assim vai. Exemplos nao faltam, acho que voces entenderam…
Antigamente, muitas vezes, torcedores de outros times iam prestigiar equipes (mesmo nao sendo a deles) nos estadios. Por que um vascaino, Flamenguista ou
botafoguense nao poderia ir torcer pelo flu ontem (contra o boca j.) com alguns amigos? Eu nao fui, mas to amarradao de ver meus amigos tricolores felizes.
claro q nao seria a msm coisa que torcer para nosso time…Mas estar com uns amigos num momento importante para eles ver o futebol brasileiro vencer
o futebol argentino pode tb ser satisfacao. O q eu ganho se o flu tivesse sido eliminado???? NADA! A derrota dos outros nao me traz nenhuma felicidade…
Para isso existe o campeonato carioca! Para sacanearmos, tirarmos sarro etc. Mas tirando o campeonato carioca, para que torcer contra nossos rivais?
A q ponto chegou essa rivalidade? times para quais torcem amigos e parentes nossos…
Eu nunca consegui torcer para um time brasileiro perder uma competicao continental ou internacional. Tenho certeza que muita gente sente a mesma coisa.
A gente pode ate dar uma sacaneada caso o time perca, mas torcer pela derrota da equipe brasuca? Do nosso futebol? Faca-me o favor! duvido q seja maioria.
Ou espero q nao seja!
O pior, eh que isso vai alem da torcida em si e se transforma em episodios deprimentes como o do dirigente do botafogo comemorando derrota do Fla na
libertadores e dando um exemplo triste do fut-moderno. Chegou a dizer que estava que abriu vinho depois de tequila… Isso eh coisa de profissional
de futebol??? So pq perdeu a final do estadual e viu a torcida adversaria brinca, vibrar? Nao vale a pena. Agora,, depois do episodio dos aflitos,
o fla ta apoiando o bota! E tem mesmo q apoiar! Eles sao nossos vizinho/nossos irmaos. Ou mesmo a forma q o renato gaucho comentou algumas coisas sobre
o flamengo recentmente (o cara eh flamenguista, foi idolo la etc); ele nao precisava falar algumas coisas da maneira q falou (o muricy colocou a derrota
para o america de uma maneira mais correta, por exemplo).
Certo esta o ZICO, de apoiar o flu. Um exempl para muitos torcedores, dirigentes, tecnicos etc. Ate a camisa do vasco ele vestiu na despedida do roberto.
Como eh bom ver o maior idolo do meu time ter essa atitude.
Enfim, eh triste ver a nova realidade do fut-moderno. Pois eu, iria ficar amarradao de ter um camarote no maracana e levar nao so meus amigos rubro-negros, mas
tb vascainos, botafoguenses e tricolores para assistir uma final de libertadores comigo e os outros tantos amigos flamenguistas - e tendo o apoio deles.
Por isso!!! Dale flu!
Felipe
Fernando Xaruto | Qui, 05/06/08 | 19:19
Não sou muito de debater este negocio de torcidas e etc … mas da forma como a tricolada está expondo aqui me parece CRIME a existência de uma Fla-boca, Fla-madri, etc e etc … eu juro que não sabia que era crime …
Eu falei pra todo mundo aqui no JA que ia torcer pelo Flu se dar bem em razão da alegria e satisfação que meus amigos tricolores do JA teriam com isto … pelo visto deve ser crime também, pois todos sabem que sou um incorrigivel Flamenguista e assim sendo não convém torcer pelo seus amigos tricolores …
Roberto | Qui, 05/06/08 | 19:16
Jacaré, nenhum tricolor aqui no blog fez comentários endeusando o Fluminense, como você disse, muito pelo contrário. Vejo todos comemorando a vitória merecida mas com os pés no chão, sabendo que ainda faltam dois jogos pra ganharmos o torneio, contra o bom time da LDU. Você se esqueceu convenientemente no comentário que a defesa do Flu resisitiu heroicamente (sim senhor) à pressão do Boca com Thiago Silva e Luiz Alberto jogando muita bola e FH pegando tudo. Ao contrário da defesa horrorosa do Boca que tomou gol do Thiago Silva de cabeça e um goleirinho medíocre que papou uma penosa em Buenos Aires. O Flu venceu porque jogou mais, fez o resultado no primeiro jogo e no segundo, soube jogar com o regulamento debaixo do braço e a vantagem que conquistou NA BOLA na primeira fase de decidir todos os jogos em casa. A pressão desordenada do Boca não deu certo? O Flu não tem nada com isso. Seus comentários são cansativos e típicos de quem está com uma enorme dor de cotovelo, amigo. Enfim, vá chorar na cama que é lugar quente e assista essa final de camarote.
flucoelho | Qui, 05/06/08 | 19:08
jacaré argentino, já que vc gosta de matemática e diz que 3 dos 5 gols do Flu saíram de erros argentinos: dos 3 gols do Boca, um saiu de uma falta que não existiu e outro de uma falha absurda de marcação na defesa do Flu, com o Palermo sendo marcado pelo Thiago Neves (sem falar que o Fernando Henrique não saiu na bola como deveria ter feito). Portanto, mesmo na sua matemática, continuamos na frente por 2×1.
Quanto ao menosprezo: o Palermo disse que faria 2 gols em cada jogo contra o Flu e seria o artilheiro da TL. O seu ex-goleiro Pato qualquer-coisa disse que o Flu era um timinho sem tradição e que o Boca ia passar por cima quando quisesse. Querem falar? Eu acho um barato, podem falar à vontade, não ligo a mínima. Mas não venha ficar todo melindradinho depois quando ouve as respostas.
jean alexandre ronaldo gil Barros. | Qui, 05/06/08 | 19:06
1- Thiago Pipoqueiro Neves chuta a bola na mão do goleiro do Boca, e ele sai da bola; isso não é sorte?
2- FH, conhecido frangueiro, resolve pegar tudo que nunca pegou na vida…ñ é sorte?
3- Washington cobra falta (que quase nunca bate) do lado direiro (q era pra canhota bate) e aceta o angulô! Muita sorte!
4- Dodô (que não ganhou quase nada na vida), entra abilidoso; correndo bastante; e com o time do boca morto1 é claro que é sorte!
Paulo Machado | Qui, 05/06/08 | 19:02
jacare_argentino | Qui, 05/06/08 | 17:47 ,
Mas se o time do Boca era tão superior ao Flu, favoritismo decantado em toda a Argentina e no Brasil, porque não foi capaz de segurar a vantagem no placar que teve por 3 vezes nos 2 confrontos?
Mas podemos ter outra visão do confronto. O Flu foi melhor que o Boca nos 180 minutos porque foi superior quando necessário, quando precisou buscar o placar. Quem pode afirmar que se o Boca tivesse êxito na primeira oprotunidade de gol o Flu não empataria em seguida? Pois foi o que fez em 3 ocasiões.
E sabe de uma coisa? Sorte tiveram vocês que se classificaram no saldo de gols na primeira fase - 1 gol a mais que o Colo-Colo. Volte lá atrás, ainda na fase de grupos e veja a campanha do Boca antes de falar besteira.
Zero | Qui, 05/06/08 | 19:01
Infelizmente, pela primeira vez, não vou poder torcer pra um clube brasileiro numa final internacional!
Pra mim o fato do Fluminense ter voltado a primeira divisão em 2000 numa virada de mesa é imperdoavel……..ficou registrado na memoria coletiva como um dos maiores desrespeito as regras no futebol brasileiro……… ah……. tem também aquela champangne estourada pra comemorar a primeira virada de mesa em 1996.
Claro que a torcida do Fluminense é enorme e que meu apoio não será necessário,porém ficou feio num clube de tanta tradição virar a mesa e ainda comemorar o desrespeito as regras. é como uma mancha que nehum titulo por maior que seja apagara da história do clube das laranjeiras.
Emerson Gonçalves | Qui, 05/06/08 | 18:58
Às vezes eu torço a favor de algum adversário histórico.
Só às vezes.
Algumas vezes não torço a favor e nem contra.
Mas, na maioria das vezes, torço contra o Corinthians, Palmeiras e Santos - em ordem alfabética.
Por que?
Porque eu sou são-paulino, ora, pílulas!
Está no meu DNA torcer contra esses times, assim como está no DNA dos corintianos, palmeirenses e santistas torcerem contra nós e uns contra os outros.
Tudo bem que de vez em quando, por motivos diversos, a gente torce a favor de um ou outro, mas é raro, não é comum.
E gosto que seja assim.
Tenho certeza que gente como o Cesar Augusto, o Clécio e o Odair, todos eles civilizados ao extremo e ótimas pessoas, geralmente torcem mais contra do que a favor do São Paulo.
Nunca vi nenhum problema nisso.
Se eu fosse carioca e torcedor do Flamengo, com certeza acharia um barato a Fla-Madrid, Fla-Boca e Fla-qualquer coisa. Talvez tivesse comprado a camisa de uma ou outra, talvez não. Mas nem por isso deixaria de conviver na maior harmonia do mundo com parentes e amigos torcedores de outros times.
Se um dos nossos grandes enfrentar um time carioca em algum torneio, estejam certos, 90% dos demais torcedores estarão a favor do time carioca e contra o time paulista. Pois, para nós, é irrelevante que o co-irmão seja paulista, tudo que sabemos é que, no campo de jogo, qualquer que seja, ele é o adversário a ser batido, mesmo que por terceiros.
Isso é futebol e ele é fantástico porque, entre outras coisas, serve justamente para manifestações desse tipo.
tato | Qui, 05/06/08 | 18:50
Prezado, se ñ fosse viradas de mesa, mts dos grandes clubes do brasil estariam em divisões inferiores, kem sabe……
tato | Qui, 05/06/08 | 18:47
desculpe os erros chuveirinhos, efetivamente….
tato | Qui, 05/06/08 | 18:45
O Flu começou o jogo classificado, cabia ao boca atacar para reverter a situação, a posse de bola, mt superior a do Flu, foi consequencia disso…o Flu cozinhou o jogo, e o boca atacou atabalhoadamente tendo tido a maioria de suas chances em chuvereinhos e rebatidas…o Flu, qd tomou o gol, partiu evetivamente para o atake, e o fez apos cobrar falta, cometida pelo boca qd o dodo limpou dois e se dirigia pro gol…o Flu jogou mt, dentro do q se propos e o boca ñ teve competencia pra fazer o q deveria, q era ganhar do Flu…FLUMINENSE MERECIDAMENTE CLASSIFICADO PARA FINAL 5X3!!!
Carlos Eduardo | Qui, 05/06/08 | 18:45
Novo hit em Buenos Aires:
Para bailar lo Créu hay que tener disposición;
para bailar lo Créu hay que tener habilidad.
Créu, créu, créu, créu!
Saudações tricolores
Wood | Qui, 05/06/08 | 18:44
Durante todo o dia ouvi que o corinthians jogou muito no jogo de ontem, passei a me perguntar se eu assisti ao mesmo jogo que o pessoal todo.
Pois na verdade não foi o corinthians que jogou, foi o Sport que não entrou em campo e, preciso tomar dois gols para poder acordar e mostrar realmente o sport dos outros jogos. E apartir dai o corinthians não jogou nada, claro com dois gols de diferencia é facil manter o jogo para si, mas o sport foi superior e no segundo tempo não teve a sorte de fazer os gols.
E se o juiz marca aquela falta o corinthians não tinha feito mais gol nenhum, pois o sport ia se acertar e ae como poucos viram, dominou o segundo tempo.
Agora sobre o fluminense, infelizmente como disse um amigo flamengista algumas mensagens atraz, eles estão com muita sorte, é triste ver um time que senão fosse uma virada de mesa, talvez estaria ainda na 2º ou 3º divisão, não me lembro.
Mas enfim, não dá para mudar as coisas e nem sempre o melhor vence.
Grato.
Carlos Eduardo | Qui, 05/06/08 | 18:42
Novo hit musical em Buenos Aires:
Para bailar lo Créu hay que tener disposición;
para bailar lo Créu hay que tener habilidad;
Créu, créu, créu, créu!
Ricardo CRF | Qui, 05/06/08 | 18:41
Cid,
como da outra vez fui eu quem comentou sobre a criação da Fla-Boca, esclarecendo que era a iniciativa de um argentino xeneize-flamenguista, imagino que tua pergunta seja pra mim… mas não entendo tua preocupação com possíveis torcidas que envolvam Flamenguistas!! Deixa os caras fazerem as torcidas que quiserem, que fundem a Fla-LDU, que fundem a Anti-Flu… Por que isso te incomoda?
Ontem saiu na capa do Globo um garotinho com a camisa “River-Flu”, mostrando que entre os hermanos também existe rivalidade do mesmíssimo tipo que existe aqui. E esse é apenas UM exemplo, dentre vários, que mostra torcedores rivais unidos pelas circunstâncias.
Quer um outro exemplo? Então me responda uma coisa, com toda a sinceridade: se fosse o Flamengo ontem, contra o Boca, vc teria torcido “pelos cariocas”? Repare, eu não disse “Botafogo” nem “Vasco”; eu disse “Flamengo”.
Mas o mais importante de tudo, Cid, o que não podemos esquecer JAMAIS, é o seguinte: NÃO ESTEREOTIPAR!
Não é porque uma meia-dúzia de flamenguistas se une para torcer contra alguém que todos os flamenguistas o farão. Nada disso. Estamos falando de uma torcida gigantesca, com mais torcedores do que muitos países possuem de cidadãos. Qualquer tentativa de estereotipar esta torcida (ou qualquer outra) é, por si, um erro.
Ivan Nassur-ES | Qui, 05/06/08 | 18:39
Melhor time da America do Sul é o Fogão, ganhamos as três partidas contra o Flu. Tem sentindo, ou não? Abraços. Parabéns ao Flu. Acredito no Leão ainda.
jacare_argentino | Qui, 05/06/08 | 18:37
Bom, se voces próprios estao admitindo que meu time jogou melhor, entao ai nem preciso dizer mais sobre esse fato…
Lógico que o Flu está classificado, e lógico que quem vence é quem faz mais gols, agora quando se chega ao ponto de admitir que o adversário foi melhor e ao mesmo tempo chamar o Flu de herói…
Posso dar vários adjetivos pra isso, mas o que mais convem é “Pragmático”…
E desculpem pelo Palermo ter dito que venceria os dois jogos, afinal é um pecado tremendo se confiar no proprio time, na proxima vez que eu visitar a Casa Amarilla vou pedir a todos por la que digam que vao perder so pra nao irritar voces, tadinhos…
Ricardo Nunes | Qui, 05/06/08 | 18:11
Jacare_argentino, os tricolores estão morrendo de peninha do Boca. Se você quiser, inclusive podemos ligar par a Commebol e pedir para darem a vitória para o Boca, que jogou melhor e “merecia” a classificação. Pobrezinhos…
Não fizeram os 18 gols? Então, é um time incompetente e mereceu perder para outro que estufou as redes quando quis. Ponto final.
Sobre o desrespeito, ele existiu, sim. Só que fora de campo. Palermo disse que venceria os dois jogos. E o técnico Carlos Ischia garantiu que o Boca estaria na final. Pura arrogância, típica dos xeneizes. Agora, é hora de colocarem a viola no saco e juntarem os cacos. Um pouco de humildade e esportividade, por favor.
OLAVO | Qui, 05/06/08 | 18:09
Caro jacare_argentino | Qui, 05/06/08 | 17:47 , conclusão BOCA desclassificado, e o FLUMINENSE
jogará a final contra o LDU, futebol é gol, e quem não faz, leva, teoria é boa na escola, em campo
o papo é GOL. Um abração.
STSF Olavo GM - 201
Marcelo Monteiro | Qui, 05/06/08 | 18:06
ERRATA :onde se lê “contar” leia-se “contra”
Hilton Neto | Qui, 05/06/08 | 18:01
Ora, ora! Como é justíssima nossa justiça desportiva carioca/brasileira!
O estádio dos Aflitos foi interditado. Mas o pedido de suspensão preventiva ao jogador André Luis do Botafogo foi indeferido pelo STJD!
Tudo pode acontecer nesse julgamento da próxima quarta ( de ruim para o Náutico, é claro!)
Depois dizem que não há preconceito contra o Nordeste - HIPOCRISIA!
Agora me responda Lédio: Quem vai pagar pela punição ao Náutico será a torcida, certo? E qual a culpa da torcida nisso tudo?
Marcelo Monteiro | Qui, 05/06/08 | 18:01
Parabéns aos tricolores e ao Fluminense pela excelente e bela vitória sobre o Boca. Sou rubro-negro e quero externar aqui minha torcida pelo Flu sem ódios. Torcer contar é coisa de pessoa com mentalidade pequena.
zz | Qui, 05/06/08 | 18:00
Aí não!!!
Falar que o Fluminense só ganlhou na sorte e outras baboseiras, tudo bem.
Mas é um escárnio citar Nelson Rodrigues sem nunca ter lido!!!
O Sobrenatural de Almeida não era torcedor do Fluminense, ao contrário.
Leiam!!! Leiam!!! Leiam!!!!!
OLAVO | Qui, 05/06/08 | 17:58
Dodô titular ?
Não sei como se encontra o Dodô após a cirugia, acredito que ainda não esteja 100 %,
a sua introdução no time deve se dar com calma, tenho convicção que o RG, está com
cautela para poupar o jogador de uma titularidade prematura, afinal o técnico não é
maluco, para deixar um craque como ele no banco,
Acho que por opção tática os jogadores tem que respeitar os critérios do técnico, se é
errado ou certo, é outro problema, que não cabe ao jogador discutir. Eu não acredito
que os técnicos sejam o que se propalam, mas já que eles são pagos para isso, cabe a
eles dizer o que é melhor para o time. Dodô deve ter calma!
STSF Olavo GM - 201
Sergio | Qui, 05/06/08 | 17:49
Quem assistiu River x San Lorenzo viu o melhor jogo da LA deste ano.
.
Claro que Flu x Boca foi jogão, mas River x San Lorenzo foi melhor.
.
Não quero desdenhar a linda vitória do Flu, pois torci muito para ele, mas aquele jogo foi pra matar qualquer um que tivesse problemas no coração.
.
Parabéns aos torcedores do Flu, que viram seu time vencer sem dar botinada!
.
Forte Abraço
jacare_argentino | Qui, 05/06/08 | 17:47
Já que a democracia me permite, amigos, hora da Tréplica…
Se a questao da classificação do Flu foi matemática, entao deixe-me mostrar outros números
O Boca chegou a ter em, determinados momentos do jogo, 62% de posse de bola, fez 18 finalizações contra 10 do Flu, teve no mínimo 3 chances claras de gol a mais que o tricolor carioca, e pasmem, tudo isso que eu disse foi somente do jogo no Maracanã, aonde o Flu deveria ser mais forte…
E claro, a matemática mais importante, 3 desses 5 gols nasceram de erros estúpidos da zaga do Boca, erros tais que nao precisam de um time forte do outro lado pra aproveita-los, alias contra o Migliore ate o time da minha universidade conseguiria fazer esses gols…
Nao digo que ter sorte é um pecado, mas sabendo de tudo isso nao da pra endeusar o Fluminense, a não ser que heroísmo seja sinonimo de ser sortudo, ou que apresentar um futebol melhor que o adversário signifique fazer gol de maneiras tao bizarras como as dessas semi-finais…
Aí de duas, uma. Ou o conceito de futebol mudou, ou o Aurélio que tera que fazer um recall para modificar o sentido do vocábulo “Herói”
Quanto ao desrespeito que acharam que o Boca teve contra o Fluminense, me demonstrem por favor momentos nos dois jogos em que isso tenha ficado claro, porque senão tudo isso foi papo furado para inflamar a torcida brasileira contra o time xeneize, sendo assim trocado o lado desrespeitoso…
Abraços a todos
Rodrigo | Qui, 05/06/08 | 17:43
SORTE CONTRA O SÃO PAULO, SORTE CONTRA O BOCA!
POR FAVOR PAREM COM ISSO.
É PERCEPTÍVEL QUE A FALTA DE ARGUMENTO DOS TORCEDORES DE OUTROS TIMES CHEGOU A UM NÍVEL EXTREMO.
NA FALTA DE ARGUMENTOS FIQUEM QUIETOS. MAS NÃO DIGAM BESTEIRA.
TRABALHO E COMPETÊNCIA ESTÃO SENDO FUNDAMENTAIS AO FLU.
SAUDAÇÕES TRICOLORES!
À PROPÓSITO QUEM DEU SORTE FOI O BOCA: 3X1 SAIU BARATO. É SÓ OLHAR OS GOLS PERDIDOS DO FLU NO JOGO
Marcos R. | Qui, 05/06/08 | 17:42
Cid, longe de mim querer policiar o que vc ou qualquer outra pessoa escreve aqui no blog. Mas eu acho que essa é uma das raízes de algumas problemas que ocorrem no JA. Vários torcedores descarregam aqui no JA suas frustrações e irritações com o que acontece fora do blog. Eu inclusive já fiz isso algumas vezes. Muitas vezes nos sentimos tentados a escrever aqui para responder um babaca/invejoso/palhaço que nos irritou fora da blog. Quando isso acontece fica sempre a impressão de que estamos respondendo a alguem do blog. Outros atacam o Lédio porque alguma outra pessoa da mídia falou algo sobre o time dele com a qual ele não concorda. Na minha opinião o que faz o JA especial é o senso de comunidade que foi criado pelos seus frequentadores. E os melhors momentos do blog acontecem quando há a troca de idéias, discussões e até pilhas sadias entre seus frequentadores, ignorando os imbecis que nos importunam fora daqui. Abraço.
Emerson Gonçalves | Qui, 05/06/08 | 17:41
Lédio e pessoal, acabo de publicar no Olhar Crônico Esportivo em primeira mão (pelo que sei), a informação que os naming rights do Brasileiro 2009 estão sendo negociados com a Ipiranga.
O Clube dos 13 e a CBF pretendem o valor de 20 milhões de reais - 8 milhões de euros ao câmbio de hoje - e o acordo está próximo.
Na mesma nota, comento a respeito da assinatura do acordo entre o BBVA, maior concorrente do Santander, que dará seu nome à Liga Espanhola de 2009 a 2012, por módicos 20 milhões de euros por temporada.
Link para o OCE direto aqui mesmo, no meu nome, ou na lista Favoritos do JA, na categoria Marketing (lá embaixão…).
:o)
Paulo Machado | Qui, 05/06/08 | 17:40
jungle | Qui, 05/06/08 | 15:38,
Ninguém contestou o direito de botafoguenses, vascaínos, flamenguistas de torcerem contra ou a favor do Flu. Entretanto, assim como acharia exagero um rubro-negro desmaiar de emoção torcendo pelo Flu, às vezes me assustam certos comportamentos que vão além da rivalidade, no limiar do ódio. Você imagina o trabalho que deve ter dado a um rival do Flu ir o jogo ontem - fila quilométrica para comprar ingresso (já caro), confecção da camisa Fla-Boca, cambistas, engarrafamento, frio etc. apenas para torcer contra num jogo televisionado. Direito lógico que tem, mas também me reservo o direito de achar esse exagero uma tremenda duma babaquice.
Diego Carvalho | Qui, 05/06/08 | 17:38
Caro Afonso
É muito fácil falar depois do jogo,que quando o Flu quis matou o jogo.Então por que o time não foi campeão carioca,será por que não quis?Por que não matou o jogo contra o São Paulo no morumbi,esperou o jogo do marcanã,pelo seu raciocínio me parece isto.Que o time ganha na hora que quer.
O Fluminense está bem arrumado entrosado,e numa fase,em que tudo da certo, até chute errado vira gol.A mesma fase que o São Paulo viveu nos brasileirões anteriores,e que poderá vir aconter até no decorrer do campeonato,ou com outro clube.Mas claro a sorte só ajuda que trabalha e tem competência.
abraço!
OLAVO | Qui, 05/06/08 | 17:30
Correção :
OLAVO | Qui, 05/06/08 | 16:50 A população da Argentina é de 36, 100 milhões.
A do Boca = Dezoito milhões e cincoenta e mais hum = 18.000.050 + 1
A do FLU + 9.500 milhões + 18 milhões e 49 argentinos argentinos que torcem pelo FLU contra o ” Boca “( segundo o blogueiro Raul, torcedor do Boca ).
Total de torcedores do FLUMINENSE = 27.549 milhões torcedores, e se juntarmos mais a torcida da china e de outros
países, teremos um nº parecido de 3 bilhões, segundo IPPO ( Instituto de Pesquisa Parense do Olavo ). Kkkk
STSF Olavo GM - 201
Mauricio Lizardo (USA) | Qui, 05/06/08 | 17:25
Parabens, Flusao!!!! Voces nao se acovardaram diante do Boca, igual fez meu cruzeiro. Jogaram de igual pra igual e mostraram para os gringos quem eh que manda no futebol mundial. Eh isso ai!!!! Torco muito por Renato Gaucho, pois, ele me deu muitas alegrias quando jogava no meu cruzeiro. Agora eh nao ficar de salto alto e liquidar a LDU. Valeeeuuuuuuuu!!!!!!!
Cristiano | Qui, 05/06/08 | 17:23
A verdade é que o Corinthians construiu um belo time, e foi um jogaço, poderia ter sido 5×2, 6×3 e tal, jogaço de se ver, um espetáculo.
Agora, vamos comemorar a volta definitiva do Corinthians Todo Poderoso. Em cada esquina tem alguém com o manto sagrado, uma bandeira, tocando o hino…cantando algum hino da Fiel, na fila do pão, no banco, no café da empresa então, um cumprimento, uma buzinada, é o mundo dominado pelo universo Corinthiano…essa é a alma Corinthiana.
LHP (Lealdade, Humildade e Procedimento), princípios da Gaviões da Fiel.
Alma Lavada…e muito orgulho.
Vamos ao Hepta nacional.
OLAVO | Qui, 05/06/08 | 17:21
OS XENEIZES :
Me contaram hoje, estiveram no posto 6, no bar da calçada do De Cezare, tirando a maior onda
com os senhores que lá se encontravam, dando a maior sorte, pois é o bar que tem os melhores
porradeiros por m2, todos diga-se de passagem, gente dócil e de bons costumes, pois são donos
de academias e etc., acontece que era hora em que só estavam os aposentados, então ficaram
impunes, mas dali foram para o bar Bico quase em frente a 13ª DP, e foram querer tirar a
a mesma onda, lá a moçada não aliviou, deram tanta porrada neles, e eles correram para dentro
do banheiro, foi o mal , lá não tinham para onde correr, apanharam muito, e só pararam de
apanhar, porque a moçada resolveu aliviar, eram mais ou menos uns 12. Pediram e ganharam !
Outros, estes gente muito boa ,chegaram em um bom número em Ipanema em frente a minha casa,
se dividiram, e fizeram uma pelada de uns 9 contra 9, da varanda dava para ver que não eram cegos
em futebol, depois tomaram umas latinhas e fizeram amizades. É isto aí, cada um ganha o que pede !
STSF Olavo Gm - 201
Fabio de Lima Paiva | Qui, 05/06/08 | 17:18
Menos torcida e MAIS narração… sorry
Fabio de Lima Paiva | Qui, 05/06/08 | 17:17
Pior foi quando saiu o gol do Sport… Godoy, Neto e Luciano do Vale dizendo que o cara estava impedido…. Meu Deus…. nesno com Replay os caras defenderam esta hipótese. Menos torcida e menos narração….
Agora, entre times de países diferentes, acho que vale um torcida para os locais…
Leonardo | Qui, 05/06/08 | 17:15
Ledio e o Inter sem perspectica de tecnico.Autuori e Muricy os preferidos nao devem ser liberados.Que enrrascada entrou a direção hein?
Pedro Goulart | Qui, 05/06/08 | 17:13
Lédio,
De fato foi o melhor jogo do ano. Eletrizante do inicio ao fim. O Fluminense teve muita sorte. O Boca foi melhor os 180 minutos.
igor | Qui, 05/06/08 | 17:12
PEÇO A VOCÊS DO GLOBOESPORTE.COM
QUE VEJAM NA COMUNIDADE OFICIAL DO FLAMENGO
O TOPICO : [HEXA] Já que vcs tão confiantes…
ESTAMOS NOS MOBILIZANDO RUMO AO HEXA
OBRIGADO .
Anderson Matos | Qui, 05/06/08 | 17:01
Migão,
Entendo quando você fala sobre o estado de ânimo de alguns rubro-negros pelo que aconteceu na LA.
Mas concordo com o Douglas. Vida que segue.
Mas para alguns, essa ferida só será totalmente cicatrizada com uma nova conquista da LA. O Hexa poderá ser um belo consolo, caso venha ocorrer em um campeonato tão difícil quanto o brasileiro.
Roberto | Qui, 05/06/08 | 16:59
Me solidarizo com o IGREJA, que, como eu, foi obrigado a assistir ao jogo pela Fox Sports en Espanhol. Os caras são verdadeiras tietes do Boca, nunca vi uma transmissão tão parcial. Algumas pérolas soltadas pelos senhores que narraram e comentaram a partida de ontem:
“A torcida do Fluminense vaia sua própria equipe diante da superioridade do Boca” - era óbvio que a torcida vaiava qualquer posse de bola do Boca, não o time do Flu.
“O Maracanã está mudo” - mas se ouvia a torcida do Flu cantando naquele momento. Inclusive logo após o gol do Boca se ouvia “NEEEEEENSE” em alto e bom som
“Que injustiça esse resultado, o Boca merece a vitória” - dispensa comentários.
Ainda chegaram ao cúmulo de pedir o término sumário da partida após a confusão com a PM e os baderneiros xeneizes na arquibancada.
Enfim, apresentaram naquela transmissão esdrúxula a empáfia do próprio time e dos torcedores do Boca Juniors antes do jogo. Galvão Bueno e Luiz Roberto perdem fácil pra esses caras. É por essas e outras que os argentinos tem fama de serem arrogantes, não só no Brasil, mas em toda a América Latina. E se depender da Fox isso não vai mudar nunca.
OLAVO | Qui, 05/06/08 | 16:50
A população da Argentina é de 36, 100 milhões.
A do Boca = 18.051
A do FLU + 9.500 milhões + 18.049 argentinos que torcem pelo FLU contra o ” Boca “( segundo o blogueiro Raul, torcedor do Boca ).
Total de torcedores do FLUMINENSE = 27.549 torcedores, e se juntarmos mais a torcida da china e de outoros
países, tere4mos um nº parecido de 3 bilhões, segundo IPPO ( Instituto de Pesquisa Parense do Olavo ). Kkkk
STSF Olavo GM - 201
Afonso | Qui, 05/06/08 | 16:41
Grande Lédio,
*
Você que sabe tudo, mata nossa curiosidade:
*
SE o FLU for campeão, quem ficará e quem deve sair até o Mundial????
*
Você sabe de alguma coisa????
*
E no Manchester?????
*
Abraços
*
Futebol arte, eu defendo!
marcelo | Qui, 05/06/08 | 16:35
A torcida do fluminense cantou ontem que ninguem ganha deles no rio?????????????
Esqueceram dos tres chocolates que o botafogo deu neles no carioca????????? semifinal da taca guanabara (2×0); jogo da taca rio (3×1) e final da taca rio (1×0).
Esqueceram tbm a vitoria do nautico e do mengo neste brasileiro.
Abracos
Marcelo
OLAVO | Qui, 05/06/08 | 16:31
Acabo de chegar da rua, aonde me encontrava bebemorando o GRANDE TRIUNFO TRICOLOR.
Ontem após a grande vitória, o telefone não parou até às 2 hs. da matina, meus amigos torcedores
do FLU, e uma quantidade enorme de outros clubes estavam felizes com a classificação.Pude perceber
que esta vitória não era só do FLUZÃO, mas sim de todo o Brasil,todos os que duranteos 95 minutos se
dedicaram a torcer pelo THE BESTFLU podem se achar no direito de comemorar, nisto incluo nossos
companheiros do JA.
Voltando a rua, que coisa maravilhosa todos felizes e sinceros, não me encontrei com nenhum
invejoso graças a Deus, todos se sentiam orgulhosos.
O ” BOCA ” time extraordinário, do meio para frente, jogadores que todos gostariam de ver em seus times.
deram muito trabalho, mas o dia e a classificação já estavam pré determinados que seria do FLU,e se o
juiz não termina não sei quantos agols mais o NENSE teria feito, 10, 15 não sei, com o destino não se brinca !
Falar em sorte, sim o FLU teve a sorte que os grandes campeões precisam ter, nós não temos culpa disso !
Futebol é bola na rede, e neste quesito o FLU sobrou em campo !
A nossa torcida, nunca se verá nada melhor, que coisa mais linda, um show, chorei cachoeiras,
emoção tive milhões, foi um turbilhão de sentimentos, como é bom torcer pelo FLUMINENSE.
JA, campeão a postura da maior parte de seus blogueiro, é um privilégio conviver com vocês.
Agradeço a todos a força, e que Deus lhes permita sempre, sentir pelos seus clubes, o que estou
sentindo agora.
Nosso time, não posso e não devo destacar ninguém, ele foi um todo, e como tal nota 10.
Fernando Henrique, Gabriel, Thiago Silva, Junio César, Arouca, Igor, Conca, Thiago Neves,
Cícero, Washinghton, Rogério, Roger, ´Renato Gaucho e todos que de alguma forma contribuiram
para irmos a final com o LDU, obrigado.
Agradecimentos aos amigos : Danilo-ES, ronaldo derly rodrigues e Anderson Matos
Aos tricolores do blog, PARABÉNS, nós MERECEMOS !
OBRIGADO FLUMINENSE
ESTAVA ESCRITO NAS ESTRELAS
PAR LA VICTOIRE ET PAR GLORIE DE FLUMINENSE
PELA VITÓRIA E PELA GLÓRIA DO FLUMINENSE
SENTA A PUA
O CÉU É O LIMITE
VENCER OU VENCER
Por favor relevem a caixa alta.
STSF . Olavo .GM - 201
Correção: Por favor leia-se : parte de seus blogueiros.
Danilo - ES, ronaldo derly rodrigues e Anderson Matos.
Um abração para vocês.
STSF Olavo GM - 201
José Juca | Qui, 05/06/08 | 16:28
Primeiro caiu no grupo da sorte, sim é muita sorte cair no grupo do campeão da copa sulamericana, do campeão paragauio, do campeão equatoriano, semifinalista da Libertadores no ano passado.
Aí teve a sorte de fazer a melhor campanha da 1a. fase e mais sorte ainda que o regulamento comtemplava com os jogos decisivos em casa.
Nas oitavas, que sorte! enfrenta o campeão colombiano e que já venceu uma libertadores, e na pura sorte o elimina com duas vitórias.
Não é possível como esse time tem sorte. Vai ter que cruzar nas quartas com o bi campeão brasileiro e tres vezes vencedor das libertadores e como é muito sortudo o elimina.
Chega de sorte pensamos nós. Que nada na semi elimina, com sorte é claro, simplesmente o Boca.
Espero que a sorte não nos abandone contra o LDU.
OLAVO | Qui, 05/06/08 | 16:25
Acabo de chegar da rua, aonde me encontrava bebemorando o GRANDE TRIUNFO TRICOLOR.
Ontem após a grande vitória, o telefone não parou até às 2 hs. da matina, meus amigos torcedores
do FLU, e uma quantidade enorme de outros clubes estavam felizes com a classificação.Pude perceber
que esta vitória não era só do FLUZÃO, mas sim de todo o Brasil,todos os que duranteos 95 minutos se
dedicaram a torcer pelo THE BESTFLU podem se achar no direito de comemorar, nisto incluo nossos
companheiros do JA.
Voltando a rua, que coisa maravilhosa todos felizes e sinceros, não me encontrei com nenhum
invejoso graças a Deus, todos se sentiam orgulhosos.
O ” BOCA ” time extraordinário, do meio para frente, jogadores que todos gostariam de ver em seus times.
deram muito trabalho, mas o dia e a classificação já estavam pré determinados que seria do FLU,e se o
juiz não termina não sei quantos agols mais o NENSE teria feito, 10, 15 não sei, com o destino não se brinca !
Falar em sorte, sim o FLU teve a sorte que os grandes campeões precisam ter, nós não temos culpa disso !
Futebol é bola na rede, e neste quesito o FLU sobrou em campo !
A nossa torcida, nunca se verá nada melhor, que coisa mais linda, um show, chorei cachoeiras,
emoção tive milhões, foi um turbilhão de sentimentos, como é bom torcer pelo FLUMINENSE.
JA, campeão a postura da maior parte de seus blogueiro, é um privilégio conviver com vocês.
Agradeço a todos a força, e que Deus lhes permita sempre, sentir pelos seus clubes, o que estou
sentindo agora.
Nosso time, não posso e não devo destacar ninguém, ele foi um todo, e como tal nota 10.
Fernando Henrique, Gabriel, Thiago Silva, Junio César, Arouca, Igor, Conca, Thiago Neves,
Cícero, Washinghton, Rogério, Roger, ´Renato Gaucho e todos que de alguma forma contribuiram
para irmos a final com o LDU, obrigado.
Agradecimentos aos amigos : Danilo-ES, ronaldo derly rodrigues e Anderson Matos
Aos tricolores do blog, PARABÉNS, nós MERECEMOS !
OBRIGADO FLUMINENSE
ESTAVA ESCRITO NAS ESTRELAS
PAR LA VICTOIRE ET PAR GLORIE DE FLUMINENSE
PELA VITÓRIA E PELA GLÓRIA DO FLUMINENSE
SENTA A PUA
O CÉU É O LIMITE
VENCER OU VENCER
Por favor relevem a caixa alta.
STSF . Olavo .GM - 201
Falcão | Qui, 05/06/08 | 16:25
Rodrigo Paz, presidente da LDU, provoca Fluminense para o jogo em Quito
Dirigente do clube equatoriano diz que Boca Juniors merecia a vitória, mas está conformado com o resultado do jogo
Fonte: Gazeta Esportiva.Net
A passagem do Fluminense para a final da Libertadores provocou reação imediata do presidente da LDU, Rodrigo Paz. O dirigente do clube equatoriano, rival dos cariocas na decisão, já começou a cutucar o próximo adversário.
“Eu preferia que o Boca vencesse”, afirmou Paz. “É um time de tradição, um time mundial”, continuou o dirigente. Para ele, o time argentino merecia a vitória no Maracanã porque “atacou mais, dominou a partida e criou chances de gol”.
“Mas estou conformado com a classificação do Fluminense. Até porque, acho que o Boca é mais time”, disse o presidente da LDU.
O discurso do dirigente não é o mesmo dos jogadores. Para o atacante Edder Vaca, a equipe terá dificuldades. “Já conhecemos o Fluminense e sabemos que serão partidas complicadas. Teremos de trabalhar muito”, afirmou.
O primeiro jogo da final acontece em Quito, no dia 25 deste mês. A segunda partida, no Maracanã, será em 2 de julho. As duas equipes enfrentaram-se na primeira fase da competição, com empate sem gols no Estádio Casa Blanca e vitória carioca por 1 x 0, em casa.
Mari Tritto | Qui, 05/06/08 | 16:21
Só uma correção, assinei MARI e não Mário.
Meu nome é Mariana.
Dizer que foi o primeiro gol de falta da vida do Washington foi força de expressão, quis dizer que o Flu “deixou de estar eliminado” – estava sendo eliminado em casa naquele instante - quando conseguiu no momento crucial um gol de uma maneira que não é a especialidade de seu autor.
O goleiro do Boca (e acredito que qualquer outro) visivelmente não esperava vir dali o chute!
Fernando xaruto | Qui, 05/06/08 | 16:12
O futebol é realmente uma coisa apaixonante e contagiante … falo isto em relação ao jogo de ontem entre Flu 3 x 1 Boca juniors … quem não viu o jogo deve pensar que o Fluminense deu um passeio em campo … mas não foi bem isso que aconteceu … longe de mim torcer pelos hermanos jacarés … só que vi um Boca Juniors envolvente desde o inicio, encurralando o dono da casa em sua defesa, obrigando o Fernando Henrique ser o melhor jogador em campo, ter 63% de posse de bola, sair na frente no placar e no fim perder por 3 a 1 … pensam bem se o futebol não é apaixonante? …
anderson pacheco de caro | Qui, 05/06/08 | 16:11
Prezado Colunista,
Antes do primeiro jogo do confronto você deixou claro que o boca era o favorito, o que passaria para a final. Nem mesmo após o segundo jogo mudou de opinião. Embora o Flu tivesse todas as vantagens para o 2º jogo, inclusive o fator campo. Agora, reconhecer que o boca foi um time mais consistente nos confrontos é muita má vontade de sua com o FLU. O FLU ganhou o confronto de 5×3, e todas as vezes que precisou impor seu ritimo o fez. O FLU JOGOU COM MUITA INTELIGÊNCIA, FRUTO DA COMPETÊNCIA. Ao contrário de muitos que atribuem o êxito do FLU a sorte. Tá na hora de rever seus conceitos.
flucoelho | Qui, 05/06/08 | 16:10
Mari Tritto, o gol de falta do Riquelme no primeiro jogo só ocorreu pq a bola, que ia pra fora, bateu na cabeça do Romeu e entrou. Fato?
Não acompanhei toda a carreira do Washington, mas só esse ano pelo Flu já é o segundo dele de falta. Fato?
Acho que o único FATO de fato é o seguinte: muito pouca gente esperava essa eliminação do Boca, e tentam jogar a sorte como fator preponderante. Discordo quando vc diz que a sorte resolveu o confronto. Mas que seja, concordo quando vc diz que a discussão é inútil.
jefferson-PR | Qui, 05/06/08 | 16:09
Muita adrenalina ontem, jogo nervoso e perigoso para o flu, levava o maior sufoco, mas começou a mudar a partir do gol que levou.
O Renato sacou o ineficiente Ygor, colocou o Dodô, recuou o Cícero para a cabeça de área, e ai a coisa mudou, o Boca começou a lançar bola na área, e o Cícero como um ótimo cabeceador começou a aparecer bem no jogo, e o Dodô, para nossa ¨sorte¨ entrou bravo e inspiradissimo no jogo. Ou seja, começamos a ganhar o jogo de ontem a partir do gol do Boca. Abraços a todos os tricolores do blog.
Arruda | Qui, 05/06/08 | 16:08
Boa tarde a todos! Fiquei muito decepcionado com o FLU, isso não se faz, é covardia bater em Juniors….Parabéns aos Ticolores!
SRN
THEAGOOOOO | Qui, 05/06/08 | 16:07
é mais uma vez timão dessa vez não tem pro leão da ilha ainda sabnedo do retrospecto do crinthians na copa do brasil
é só relembrar nos arquivos final de 1995 dentro do estádio olímpico e em 2002 de da boca do jacaré e novamente em 2008
agora na ilha do retiro já é nosso lédio pode deixar tri - mão eh eh eh oooooooooooo!!!!!!!
Edu Heinz | Qui, 05/06/08 | 16:04
Meu time é o time da Força, do Poder, do povo…Vamos ganhar Coringão…!!!
Rumo ao Hepta nacional !
Fé inabalável, amor incondicional e orgulho definitivo de ser Corinthiano…Mano da Fiel…é nóis !!!
Amplexos Orgulhosos pela lição de vida que o Corinthians deu, de superação, de volta por cima, isso é inédito, e preparem-se, pois, se com um pouquinho de boa vontade, planejamento, organização e comprometimento chegamos nessa fase em 6 meses, daqui pra frente o mundo é pequeno para o Corinthians, pois nenhum time tem a aura, o espírito, a alma que o Corinthians tem, é muito mais forte que só um time de futebol, portanto, buzinem, cumprimente seu irmão Corinthiano, bata no peito, pois você é uma pessoa privilegiada por ter nascido com sangue preto e branco mosqueteiro e guerreiro nas veias !!!
Lédio, parabéns pelo texto !
Rafael Goiano | Qui, 05/06/08 | 16:03
Parabéns a torcida tricolor pela brilhante campanha e o momento mágico que o clube vive.
É inegável que as coisas estão conspirando a favor do Fluminense, bobagem ficar discutindo isso. Ter sorte não é demérito, todo time campeão conta com ela. Num momento positivo, tudo dá certo, os gols saem quando é necess