O futebol não perdoa
Daqui a 50 anos lembrarão do Maracanazo de 07 de maio de 2008. Depois de vencer no jogo de ida, na Cidade do México por 4 a 2, o Flamengo entrou em campo para bater-ponto na volta contra o América. Mais importante era celebrar a despedida de Joel Santana. Não recrimino. O time mexicano é fraquíssimo. Tem um grande goleiro (Ochoa) e um centroavante inteligente (Cabanãs). Mais nada. Encaixou um contra-ataque em 90 minutos. Fez um gol. E deu dois chutes a gol que desviaram em alguém e entraram. América, o lanterna do Campeonato Mexicano, 3 x 0 Flamengo, bicampeão carioca. O futebol é sórdido, cruel e só é tão bom por ser tão divinamente incoerente. O pior passou. O melhor parou. E porque? Aí virão os oráculos com suas teses.
b) O Flamengo não respeitou o Flamengo
c) A culpa é da homenagem a Joel.
d) A imprensa é arrogante.
e) O Flamengo jogou para o ataque (se jogasse atrás, seria escurraçado do mesmo jeito).
f) Peru não morre de véspera.
Comentei o jogo no SporTV. E, como disse um dos oráculos aqui embaixo, lembrei antes do jogo que o América é fraco, envelhecido e não assusta ninguém. E repito: é tudo isso mesmo. O Flamengo perdeu para ele mesmo. E perdeu porque jogou mal. Porque foi mal escalado. Porque errou demais. Porque se fartou de perder gols. E porque os mexicanos estavam com uma estrela tão iluminada quanto a de Obina nos últimos tempos.
Até os 20 primeiros minutos, o Flamengo mandava. Souza falhava muito. A torcida xingava. Até que Salvador Cabañas chutou duas vezes. A bola acabou batendo no ombro de Jaílton (péssimo!) e matando Bruno. Aos 38 minutos, o ÚNICO contra-ataque dos mexicanos no jogo. Silva para Esqueda. Onde estava Jaílton? Toró? Ronaldo Angelim? E Leonardo, fraquíssimo, escolhido por Joel Santana para substituir Fábio Luciano, machucado. Errou tudo. E falhou também Papai Joel. O meio de campo do Flamengo não pode prescindir de Cristian. Hoje ele sentou no banco. Deu no que deu.
No segundo tempo, Joel pôs Obina, Diego Tardelli e Renato Augusto. Sacou Souza, vaiado e em rota de colisão com os torcedores, Kleberson e Jaílton. Teve chances. Não fez. Mas já jogava ainda pior do que no primeiro tempo. Mas, assim mesmo, não tomava um contra-ataque. Porém, como eu alertei na transmissão, exagerava nas faltas próximas à área. Principalmente com Toró e Jaílton. Era a única chance de o América fazer mais um gol e se classificar. E fez. Cobrança mal feita de Cabanas. A bola bate no braço de Obina e entra. Incrível.
O Flamengo foi eliminado da Libertadores. Com a classificação na mão. E pelo lanterna do Campeonato Mexicano, com treinador interino. Um mico histórico. E que jamais terá uma explicação plausível. Ou melhor, terá. Mas jamais saberemos. Cada um terá a sua. O futebol é perverso. Aí está a graça. Caio Junior já entrou no caldeirão de 1000 graus. E o Flamengo que tente colar os seus cacos. E que tenha fair-play para suportar tantas piadas e provocações quanto às que virão por aí. O torcedor rival não perdoa.
7 de maio de 2008, o dia da derrota (e do mico) sem resposta exata.
Eles chegaram de novo
*O Cruzeiro foi guerreiro, mas deixou o Boca Juniors gostar do jogo. E como de costume, os argentinos mataram o jogo na hora certa. A Raposa desceu para os vestiários de um Mineirão lotado – 61 mil pagantes - já com um revés nada agradável – 2 a 0. Gols da dupla endiabrada, Palácio – Fabrício errou feio no lance - e Palermo. Aí está o perigo do resultado do jogo de ida. Precisava, então, fazer 4 gols para passar de fase.
A equipe Adílson Batista voltou do intervalo com outra postura – Apodi e Marcinho deram mais opções ofensivas ao time. Ao Boca, virtualmente classificado, cabia apenas se defender. Até os 30 minutos este foi o panorama da partida. Wagner, com um belo voleio, diminuiu. Marcelo Moreno, após bela jogada do meia canhoto, acertou a trave. O Cruzeiro ainda criou outras chances – finalizou mais de 13 vezes na segunda etapa -, mas para eliminar o Boca Jrs é necessário mais do que isso. Ramires ainda foi expulso. A torcida reconheceu. Não vaiou. Afinal, o ano não acabou. Nas quartas-de-final, os xeneizes enfrentarão o Atlas, mesmo adversário da fase de grupos. Não preciso nem dizer quem é o favorito.
A vitória do pragmatismo
O São Paulo avança. Sem alarde. Sem barulho. Sem brilho. Mas vai em frente. Hoje, no Morumbi, com pouco mais de 42 mil torcedores, enfrentou um time guerreiro. Chato. Brigador. Esse Nacional é da escola uruguaia pura. Duro vencê-lo. E o São Paulo conseguiu. Na marra: um gol de Adriano, aos 37 minutos; e outro, em grande estilo, de Dagoberto, aos 43 do segundo tempo. E lá vai o São Paulo de Muricy Ramalho. No caminho do Fluminense nas quartas-de-final. Confronto sem favoritos. Sem previsão. Dois jogaços à vista.
O São Paulo sabe ser pragmático. Como mostrou a Folha de São Paulo de hoje, ganhar um mata-mata dos tricolores em casa, numa Libertadores, é dificílimo. Desde 1994, ninguém consegue. Hoje o time superou ausência de seu jogador mais criativo, Jorge Wagner, e teve uma vitória guerreira. Sem brilho. Mas forte, firme e determinada. Coisas que fazem falta numa Libertadores. E isso o São Paulo tem sobra. Como o Boca. Na competição, isso faz uma diferença danada.
* Lembro ainda que todos aqueles que não fizeram o cadastro para o Troféu Gato-Mestre, que o façam no post lá debaixo, além de já poderem postar os pitacos da rodada.
rss do blog

Josemir Siquara | Sex, 09/05/08 | 11:34
Pessoal,
.
so queria dizer que amo o São paulo cada vez mais, não pq nos últimos anos ganhou títulos e sim por enfrentar times grandes na libertadores. São jogos emocionantes , como foi com o Flamengo(1993), River Plate(2005), Atletico-PR(2005), Internacional(2006),Grêmio(2007), Fluminense(2008) e outros que não me lembro. Não sei quem vai passar entre FLU e SPFC, mas tomara que sejam jogos de encher os olhos de quem gosta de futebol.
.
Tomara que o tricolor paulista consiga passar.
.
Abraço a todos.
Marechal | Qui, 08/05/08 | 22:48
Comentei duas vezes e meus comentários não aparecem. o último foi só pra pergunta do primeiro. nem um era ofensivo. tá com problema o blog? quando eu enviei os dois apareceram depois sumiu. se não der pra explicar aqui pode mandar pro meu email.
Nao chegaram aqui.
Pablo Perrud | Qui, 08/05/08 | 22:47
Respondendo ao art_Fla das 22:22, sabe porque botafoguenses, vascaínos e tricolores estão comemorando a derrota do menguinho? Por que vocês tripudiam de todos, se acham os melhores do mundo, são soberbos e arrogantes, são arruaceiros, brigam dentro da própria torcida e até se matam, fazem arrastão, adoram baderna. Agora querem passar por coitadinhos. Quer que eu fale mais ou pare por aqui?
Lilu | Qui, 08/05/08 | 22:36
Puxa, Odair,
não tô sabendo de nada…e nem tenho o email do The Best Olavo!
Se alguém souber, de notícias!!
Saudações tricolores!!
Lilu
Odair Porcolino | Qui, 08/05/08 | 22:24
OLAVO, meu amigo, como vai?
.
Por favor, se alguém da Tropa de Choque souber alguma notícia sobre o nobre Olavo, por favor, nos mantenha informado.
Peguei uma conversa dele com o Arruda aqui no blog.
Parece-me que ele iria fazer um exame de catetirismo. Não tenho certeza.
.
OLAVO BEST FLU.
Deus te abençoe.
SENTA A PUA.
.
Odair Porcolino
art_Fla | Qui, 08/05/08 | 22:22
Não entendo o porque de os torcedores dos outros times do Rio estarem comemorando a derrota do Flamengo como se fosse um título deles próprios… pq n comemoram a vitória dos seus próprios times?
SRN
Odair Porcolino | Qui, 08/05/08 | 22:03
Caro Diego Carvalho.
Vale lembrar que em 93, o Plameiras/Parmalat contratava jovens jogadores, revelações como Roberto Carlos, Emundo, Edilson Evair e outros pra poder revende-los ao exterior.
Hoje o Palmeiras/Traffic tá uma verdadeira “Clínica de Recuperação”. Espero que tenhamos Exito.
Se o objetivo desse “consórcio” é comprar jovens jogadores pra depois revende-los pro exterior, como fez a Parmalat, então porque investir em jogadores que ninguém pode afirmar nada a respeito,se dará resultado ou não.
.
Sobre o SPFC , como eu disse a LIb está sem um time em você possa dizer: “Este é o franco favorito”.
Com isto a competição fica muito disputada e aquele que souber melhor aproveitar as suas “manhas” com certeza chegará lá.
O SPFC é sempre um desses times, pois tem um bom elenco e tem tarimba na Libertina.
.
Um abração verde pra você, meu bom amigo piauíense.
Dia desse você passou no “Vou de Kombi” e deixou seu recado.
Fiquei muito feliz.
.
Odair POrcolino.
LUIS FLAVIO | Qui, 08/05/08 | 21:40
Carioca tem que aprender que LIBERTADORES não é o CAMPEONATO CARIOCA.Todo ano é a mesma coisa.Paulistas e Gaúchos tem mais experiência no torneio continental.Antes de time,tem que ter humildade.
Diego Carvalho | Qui, 08/05/08 | 21:39
Odair meu nobre
Pois é , queimei minha língua com o Flamengo.hehehheheeh!Eu como estou de fora posso achar isso até alguns flamenguistas.Mas os jogador esnão, foi isso que aconteceu…
E o verdão será que repetirá 93?Em 93 o Palmeiras saiu da fila,embalado pelos investimentos da parmalat. Ganhou o paulista e o brasileiro,numa época em que o São Paulo reinava.No mesmo ano o São paulo se consagrava Bicampeão da américa na era telê,naquela ocasião enfrentamos um rival carioca nas quartas,o Flamengo .
Esse ano o Palmeiras saiu da fila como em 93,embalado pelos investimento de outra parceira e o Luxa como treinador .Foi campeão paulista,será vai levar o brasileiro também?não duvido. E o São Paulo,assim como em 93 vai enfrentar nas quartas de final da libertadores mais mais uma vez um rival carioca ,o Fluminense.É ou não é coincidência?ehehehheeh!Espero que termina com o mesmo final para nós.
CARLITO | Qui, 08/05/08 | 21:31
Caro Caio Brito. Com todo o respeito. O campeonato paulista não é tudo isso que você diz. Amigo, o time da Ponte Preta, finalista do paulistão é ruim de doer. E amigo, os clássicos cariocas tem sido muito mais vistosos e emocionantes do que os burocráticos jogos entre os grandes de São Paulo.
verdade | Qui, 08/05/08 | 21:29
Que dia lindo , O Rio está lindo , sabe que não vi uma camisa sequer do fla na rua . A torcida não é o 12 jogador? Cade a massa? O maraca é nosso ? É para o flamengo passar vergonha , vai gostar de passar vergonha assim lá na gavea .
Cesar | Qui, 08/05/08 | 20:51
Não sei como algumas pessoas conseguem ver mais importância em ser campeão carioca do que da libertadores. Isso é pensamento de time pequeno, que se contenta em prevalecer sobre o rival local, e não de time grande que quer ver o seu nome conhecido e respeitado internacionalmente [como é o Boca]. O flamengo não montou o time que tem para ser bi do estadual, montou para vencer a libertadores. Para ganhar o carioca nao era necessário gastar o que gastou, veja o caso do botafogo.
Quando o flamengo perdeu para o nacional fora de casa, comentei com amigos que o time não tinha jogado com espírito de libertadores, que nada mais é que marcar sem dar muito espaço, evitar cair nas provocações adversárias e manter a calma quando o placar está adverso. Ontem senti isso novamente. Não se entra em um jogo de libertadores, por mais fraco que seja o adversário como é o caso do América, apenas para cumprir tabela, ainda mais na segunda fase. As falhas em excesso nas finalizações demonstram como o time acreditava que ia marcar quando quisesse. E o próprio Marcinho disse isso numa entrevista após o jogo. Falta ao Flamengo mais experiência em disputas internacionais. Isso ficou evidente ontem e no ano passado, quando foi eliminado ao perder por 3 a zero na mesma fase no jogo de ida. E é aí que está a graça da libertadores, ela pune severamente a displicência.
o/
Caio Brito | Qui, 08/05/08 | 19:54
Vamos ver se no ano q vem os cariocas fazem um campeonato estadual decente, e não essa PIADA que foi esse ano. O Flamego tem um time mediano um técnico ruim (Joel), agora contratou outro técnico ruim..
Fala sério q queriam ganhar a Libertadores com Joel Santana no comando???
Meter goleada em Olaria, Cabofriense, Duque de Caxias jogando só em casa fica fácil.
Se jogasse o Paulistão não ficava entre os 5.
Odair Porcolino | Qui, 08/05/08 | 19:51
Boa Noite JA.
.
Sem poder dar pitacos desde ontem.
.
Rocha, meu amigo. O seu comentário foi hilário pros São paulinos, é claro.
Eu, por exemplo, achei a conquista do “Paulistão”, o máximo, visto que não ganhávamos um há onze anos.
E se você perguntar ao Silber e ao Cesar Augusto o que eles acham se o Corinthians for campeão da séire B, com certeza eles vão ficar muito felizes.
KKKKKK.
.
Ontem só ví o 2º tempo do jogo do São Paulo.
O time realmente não tem brilho, mas em se tratando de LIbertadores, tem que ser aos trancos e barrancos.
Eu diria que a Lib está em aberto. Todos os times podem ser campeão. Até o Onze Caldas, se estivesse nessa.
Jorge Vagner faz muita falta. Ernanes não foi bem. Quando o Adriano sair vai fazer muita falta. Ontem ele correu por dois.
No segundo tempo ele foi o melhor em campo.
.
Bisonha, ridícula foi a atitude do tal de Baroni, jogador do Nacional., kkkkkkk.
Depois dele tomar um chapéu “varzeano” do Zé Luis, quando acabou o jogo ele queria bater no jogador do SP.
Por quê eu queria saber? Será que o “sombreiro” foi tão feio assim?
Muitos criticam o Valdivia, mas eu sempre digo, “Quem sabe faz, quem não sabe bate palmas”.
Atitude tão feia, quanto o time do Nacional.
.
Abraços verde-esperança pra vocês tricolinos.
E ao meu amigo Diego Carvalho, que ontem teve que assistir ao “treino” do Flamengo, he, he ,he.
Odair Porcolino.
Anderson Matos | Qui, 08/05/08 | 19:26
Zé Tricolor, choro é atribuir a derrota a vários aspectos, menos à qualidade do adversário ou ao fato de que o seu time jogou mal.
O que aconteceu com o Botafogo foi isso. A derrota na taça GB foi atribuída à arbitragem. O Fla não teve mérito algum naquela vitória de acordo com alguns jogadores, torcedores e dirigentes do Botafogo.
Ontem, o Fla perdeu por alguns dos motivos que já foram ditos aqui e principalmente porque jogou mal e foi horrivelmente escalado. E o adversário teve mérito sim, pois mesmo não sendo um bom time tecnicamente, foi eficiente nas chances que teve.
E chega por hoje, pois o dia foi longo!
Grande abraço a todos e boa noite!
Marcos R. | Qui, 08/05/08 | 19:26
Meu Deus, eu nunca vi tanto ódio em um único post. Tem gente que sente prazer com tão pouco. A vida deve estar um m… mesmo. Daqui a pouco vai aparecer torcedor dizendo que gostaria de beber as lágrimas do Obina e Bruno.
…
Em compensação tem pilhas engraçadíssimas aqui. Estou rindo até agora do “morre-morre”.
…
Estou vendo muita gente aqui dizer que o Kleberson deveria entrar na barca rubro-negra. Mas uma coisa tem que ser dita: ele era o melhor em campo quando o Joel o tirou no intervalo para atender a um capricho da torcida e colocar o Obina.
…
Muita gente fala em soberba e falta de raça mas não acho que foi isso que aconteceu. O time correu o tempo todo.e em momento algum ficou tocando bola desinteressado ou fazendo firulas. Eu atribuo a derrota de ontem a quatro fatores:
1. Escalação e substituições equivocadas.
2. Falta de inteligência. Por que jogar como se tivesse perdido o primeiro jogo por 4×2.
3. Muuuuuuuuuuuuuito azar. O America chutou cinco bolas a gol e três entraram. Dessas três, duas desviaram em jogadors do Flamengo e enganaram o Bruno. Dessas duas, uma o Cabañas chutou, a bola rebateu no zagueiro e voltou no pé do atacante para chutar e fazer o primeiro gol do jogo.
4. Souza.
…
E vida que segue. Ös jogadores tem que colocar a cabeça no lugar e se concentrar no Brasileiro onde é possível fazer uma boa campanha.
Vinícius Gonzales | Qui, 08/05/08 | 19:19
Impressionante !!!!
Como os Flamenguistas tem resistência em aceitar algo tão óbvio: O time do Flamengo não é nada demais e está longe de ser uma força no futebol brasileiro e sul americano.
Por favor Flamenguistas tenham humildade de aprender na Derrota, pois do contrário continuarão achando que tem um time dos sonhos e vivendo pesadelos.
PS Os comentários deste Markin são de uma empáfia indigesta. Um iludido nato.
Saudações tricolores .
luis | Qui, 08/05/08 | 19:18
a torcida do fla esta inFlamada de vergonha….
deixar o Inhonho marcar dois gols é dureza, que dureza…..
bom para o novo tecnico do fla…que tira um peso das costas, caso o fla seguisse na libertadores.
Pedro SPFC | Qui, 08/05/08 | 19:12
ADVERTÊNCIA
(O post a seguir não é indicado para pessoas sensíveis, sabemos que o Eurico não presta e, tampouco deve ser levado a sério, portanto, choro que utiliza desse argumento não conta.)
“- Vou tentar contratar o Cabañas para a alegria dos torcedores do Vasco. Não sei se ele virá para jogar, mas fará parte do elenco. Trata-se do Mansões (Cabanãs). Não é gozação, quando ele chegar, será chamado assim - afirmou o dirigente.
Cabañas foi autor de dois de três gols na partida inesquecível para os mexicanos e rubro-negros, que consideram a derrota a maior vergonha da história do clube.”
As palavras não são minhas…
OBS: Luiz Carlos | Qui, 08/05/08 | 18:35 :
“dane-se a Libertadores…snif …..snif…”
uahauhauhauahuahuahuah
Cid | Qui, 08/05/08 | 19:11
Anderson, suas informações que vc pegou nesse site nao sao precisas. Estou sem tempo agora mas se quiser posto aqui depois ou te mando por email que as informacoes de que na final de CAMPEONATO (nao turno) está 8×3. Eu (nem centenas de historiadores) inventamos esse número. Depois com calma te envio. abs
Anderson Matos | Qui, 08/05/08 | 19:07
Biel_SPFC concordo em parte contigo. Talvez o Botafogo e o Vasco tenham bons times, mas não bons elencos.
Ainda acho que o elenco do Fla é bom, mas o time atual não é o ideal e já disse isso aqui antes. Uma coisa é utilizar um jogador como o Toró, por exemplo. Outra coisa é utilizar o Toró e ao mesmo tempo o Jailton, Leonardo, Souza, Kleberson e Íbson (em péssima fase).
ô dia demorado esse de hoje!
Li uma notícia dizendo que o Caio Júnior pretende manter a base do Joel. A única dúvida é o Fábio Luciano que está machucado. Será que ele não quer ficar muito tempo no Fla? Depois do que aconteceu ontem, ele vai manter o time?
Luiz Carlos | Qui, 08/05/08 | 18:35
De fato o futebol não perdoa.
Fatalidade e muita falta de sorte. Talvez o único erro tenha sido escalar o zagueiro Leonardo.
Nào podemos crucificar um time que há 3 dias atrás venceu uma decisão muito mais difícl ( pareceu fácil, mas não foi) e importante. Fomos bi-campeões e conseguimos atingir a marca de 30 campeonatos cariocas. A única coisa que nos faltava para que tivéssemos uma hegemonia total sobre nossos adversários diretos. Todos são nossos fregueses e nenhum tem mais títulos do que nós seja qual for a competição.
Que se dane a Libertadores e suas Zebras!!!!
Parabens aos torcedores arco-íris. Montenegro, até o próximo jogo!!! Aproveite para falar as asneiras em quanto há tempo.
Anderson Matos | Qui, 08/05/08 | 18:35
Realmente essa do Ricardo CRF foi hilária:
Ricardo CRF | Qui, 08/05/08 | 09:38
Hoje, o mundo é um lugar escuro, frio e hostil. Muito hostil.
Depois do que aconteceu ontem, o Caio Júnior tem que ter liberdade para trabalhar, barrar jogadores como Jailton, Kleberson, Íbson, Souza, Toró. Opa, quem vai jogar? Vejam esta escalação e digam: Bruno, Fábio Luciano, Rodrigo e Thiago Sales (Angelim), Leo Moura, Rômulo, Cristian (Aírton), Renato Augusto e Juan, Maxi e Tardelli. É ou não é um bom time pelo menos no papel?
Anderson Matos | Qui, 08/05/08 | 18:13
Emerson,
Eu prefiro esquecer (rsrsrs).
E o Vasco hein! Está praticamente na semifinal da Copa do Brasil. Digo praticamente porque depois do que aconteceu ontem… . Aí Emerson, tá vendo? Já lembrei.
Aliás, que bom seria (ainda pode ser) uma final da Copa do Brasil entre Vasco e Botafogo. Pelos cruzamentos é possível acontecer essa final? Mas o Inter está muito forte.
cristiano escobar | Qui, 08/05/08 | 18:07
e ja tavam falando em semis que iriam pegar o santos e arrepiar , desculpas mas 1 vcs ai do mengo e sua imprensa baba ovo fazem um aue que ganham um campeonato estadual que nao tem competividade nem uma em relaçao ao de sp , alem de fazer um carnaval por qualquer coisa ,levantao taça de qualquer coisinha e é como se fosse um mundial , o santos f c time humilde desde do seu maior jogador o rei pelé ate sua isntituicao gloriosa e mais sendo um time que nao é de capital de nem um estado brasileiro , bi mundial bi libertadores , 8 titulos nacionais sendo que penta seguido 61,62,63,64,65,,,,,,68,2002 e 2004 ,vamos brigar pela nossa vaga contra o cucuta e vamos sem oba oba jogar pra honrar o manto santista , pena, se deus quiser o patinho feio que incomoda o trio de lata de sp e os ditos grandes do rio ,vamos indo ,indo pra cala mais uma vez a boca de muita gente inclusive a imprensa bairrista , santos f c contra tudo e contra todos, saudaçoes santistas !!!!!!
Farley Nobrega | Qui, 08/05/08 | 18:06
Grande parcela de culpa pela eliminação precoce deve-se ao já vendido Joel.Primeiro como pode o mesmo escalar esse tal de Leonardo na zaga o mesmo já havia provado que tecnicamente não tem a menor condição de jogar pelo Flamengo( deixando o Thiago Salles no banco) que absurdo!, Segundo, alguém me responda como pode um meio-campo com Jaílton ( sem-comentários); Kleberson ( não mostrou a que veio e me parece que nem vai mostrar) e Ibson( não acertou nada esse ano e mandem ele de volta para Portugal)? Outro questionamento, porque o Cristian no banco? e Souza que cansou de perder gols. A s substituições equivocadas e muitos de nós torcedores querendo o Maxi pelo menos relacionado para os jogos e nada. Essa diretoria abusou do direito de fazer oba-oba e festinha para o Natalino e esqueceu da seriedade que representa o Flamengo e acabou com a libertadores que ao meu ver era só importante para nós apaixonados pelo Mengão! Essa derrota nunca iremos digerir,espero que os jogadores tenham aprendido a lição e passem a partir de agora a suar sangue em todos os jogos, porque sempre estaremos lá para cobrar e que o Caio Jr tenha a serenidade para arrumar a casa. Espero nunca mais ver o Joel no Flamengo.Um abraço e SRN sempre!!!!!!
Pedro De Luna | Qui, 08/05/08 | 18:00
Desculpe, Lédio, mas classificar o JW como o jogador mais criativo do SP é algo de que discordo. Ele é previsível, erra muito e não cria metade do que cria o Hernanes, esse sim, o grande cérebro do time são paulino.
mundy | Qui, 08/05/08 | 17:53
Bem como não poderia deixar de comentar, finalmente a Torcida tricolor poderá ver o garoto Sandro jogando uma partida, este rapaz nas vezes que o vi no time de juniores me agradou, quem sabe podemos ter uma boa promessa para compor o time de cima, agora é chato não posso deixar de admitir que mal começa o Brasileiro e os times que estão envolvidos em alguma outra competiçao importante , colocam times reservas, bem mas não tem jeito é assim que eles gostam, De resto é preparar minha ida para Sampa, já convoquei a galera da tropa,e ninguém me respondseu, então vou dar o meu jeito e vou sozinho mesmo, heheheehehehehe.VIVA O FLU SEMPRE.
Breno | Qui, 08/05/08 | 17:53
Às 17:33 tem um comentário que destaca que “O flamenguista de hoje não passa de um deslumbrado arrogante.”. Achei exagerado, e acho que a moderação pode dar uma olhada. Só essa passagem. O resto está normal, coisa de torcedor.
Logo em seguida, às 17:37, uma boa constatação do Urubu Rei. De fato, o aspecto positivo dessa história (se é que dá pra tirar algum aspecto positivo dessa história) é que o Caio Jr terá uma liberdade enorme agora. Depois desse King Kong, não existe intocável. O Jonatas sabe disso, e estava ao lado do Caio Jr, na foto estampada no globoesporte.com.
O Diego Tardelli tb deveria saber, e deveria ter tido uma atuação pelo menos “não sofrível” ontem. O Tardelli é o jogador mais irregular a pisar na Gávea nos últimos tempos. O Ibson pelo menos teve prolongados bons momentos e prolongados mau momentos. O Tardelli joga muito bem uma partida e nada, absolutamente nada, na partida seguinte, pra voltar a brilhar na próxima.
Pablo Christhian | Qui, 08/05/08 | 17:51
O melhor lugar para assistir à derrota do Flamengo ontem foi no lugar do Ibson. Que fase a dele e que teimosia do Joel colocar ele de titular. Mais inacreditável foi terem colocado Ibson na seleção do campeonato carioca.
E o que falar de Souza. Perdeu pelo menos 3 chances claras de gol. Era para ter colocado o Obina no lugar de Souza e Renato Augusto no de Ibson desde o início do jogo.
Leonardo? Sem comentários, não sei como joga no Flamengo, assim como Arroz, Colace, Diego, Gavilan e Jaílton.
Enfim, Caio Jr. tem uma difícil missão agora, pois o elenco do Fla é cheio de “estrelinha” e o grupo pode se dividir…
Edu | Qui, 08/05/08 | 17:49
É verdade que o gol salvador foi feito pelo anjo negro da gávea e de mão?
Edu - DF
Josias Fluzão de Ferros | Qui, 08/05/08 | 17:48
Não serei aqui o URUBU da vida do Joel Santana. Mas vale a pena lembrar. Em 1995, o Joel Santana comandava o meu Fluzão e fomos para a semi-final com o Santos podendo perder até por dois gols, e levamos 5 a 2. Na partida anterior ganhamos por 4 a 1, no Maraca e os jogadores fizeram festa antecipada, indo comemorar em uma churrascaria. No segundo jogo o Joel escalou um zagueiro chamado Alê, e foi um deastre total. Ontém ele escalou o Leonardo e foi a mesma coisa. Não sei o que houve. O Natlino levou azar ou foi mesmo manota da parte dele. Mas por questão de justiça deixo aqui o meu abraço ao Joel. É bom técnico e boa pessoa. Mas é bom ver os jogadores do Flamengo naquele CHORORÔ TODO.
Urubu Rei I | Qui, 08/05/08 | 17:37
Vou torcer muito pro Souza fazer uma grande besteira nos primeiros jogos do campeonato Brasileiro.
Uma cotevelada no adversário, um soco em um zagueiro, um cuspe na cara do juíz…
E depois acenderei umas velas para São Judas, para que ele pegue no mínimo uns 40 jogos de suspensão.
Ai finalmente verei o Souza fora do time titular do Fla.
De bom nesta história é que o Caio Junior tirou um peso gigante das costas.
Agora o Ele vai ter liberdade pra usar o elenco da maneira que ele achar melhor ,sem ter a obrigação de manter escalações ou táticas do Joel.
Isso pode ser muito positivo.
Eu acredito que o Fla tem um bom elenco.
Alguns melhores, outros piores, e uns poucos muito piores.
Mas ainda acho que é um dos melhores elencos do futebol brasileiro na atualidade.
Eu acredito no trabalho do Caio Junior se derem moral pro cara e se a torcida tiver paciência, se nos primeiros jogos as coisas não fluirem.
SRN
RUMO AO HEXA.
Rizzotto | Qui, 08/05/08 | 17:33
O Obina chorando e correndo da imprensa com a vergonha estampada no seu rosto. A soberba no sorriso do Sousa a cada gol perdido… Dois bons exemplos do moderno espírito rubro negro…
Vai ter que engolir seco esse vexame histórico por muitas gerações…. Vai ter que ganhar muita taça guanabara e capeonato carioca pra ajudar a enxugar as lágrimas da verdade que não vai calar.
Da minha parte, posso dizer que será um prazer.
Biel_SPFC | Qui, 08/05/08 | 17:27
Gostaria de destacar que, apesar de ter sido eliminado, o flamengo tinha time pra ir mais longe. Talvez até a final, ou campeao, quem sabe. O que quero dizer é que diferente do ano passado, em que so os urubus botavam fe no seu time, esse ano o grupo realmente era bom e poderia ter ido mais longe, nao fosse uma serie de fatores ja ditos por todos aqui. Acho que os times do rio esse ano estão bem, e tem bons elencos. E isso é bom para todos nos. Ter Flamengo e FLu na LA é muito legal. Como seria um Fla-flu no mata-mata hein?? talvez ano que vem saberemos. Fica por enquanto a certeza que a Libertadores se valoriza quando tem os grandes do Rio. O flu segue forte e a batalha será durissima contra o São Paulo. Dependo dos resultados ainda poderemos ter um SanSão disputadissimo. Aos que seguem, boa sorte, e ao que ficaram no meio do caminho, que aprendam a lição!
fABIO | Qui, 08/05/08 | 17:24
Coitado do Caio Jr.
Aos flamenguistas, CRÉU!
Pedro Goulart | Qui, 08/05/08 | 17:22
Cal,
O que percebo é que o Lédio passa por um grande momento.
Com o nascimento do Bob e o sucesso do JA é só sorrisos. Merecidos é claro!!!!!!!!!
Abs
Pedro
ronaldo derly rodrigues | Qui, 08/05/08 | 17:11
caramba que dia longo,parece que não vai acabar nunca,MEU DEUS SOCORRO
buá,buá,buá.
Anderson Matos | Qui, 08/05/08 | 17:10
Cid, a explicação que o Joel dava, dizendo que privilegiava os jogadores que terminaram o brasileiro do ano passado explica o porquê do Souza, Jailton, Íbson serem titulares mesmo sem jogar nada. De acordo com o Joel, para jogar no atual Flamengo o jogador não precisava estar melhor naquele momento e sim apenas ter participado da campanha de recuperação no brasileiro do ano passado. Esse foi o grande erro do Joel. De que adiantou o Fla contratar jogadores paraguaio, argentinos e praticamente não utilizá-los?
E tem o seguinte: depois do vexame de ontem, no mínimo boa parte da torcida espera a saída imediata de alguns jogadores como Leonardo, Jailton, Kleberson, Souza e pelo menos a barração do Toró. Disseram para o Toró que ele era jogador de marcação e ele acreditou. O Ney Franco “descobriu” isso e o Joel endossou. Mas o complicado de dispensar jogadores é pagá-los como?
No caso da predileção do Renato Gaúcho pelo futebol do Igor é opção tática e técnica do treinador. Se convence? Não, mas explica-se. Aliás, para mim não é somente o Igor. Eu, por exemplo, não gosto do futebol do Luiz Alberto. Antes era o Thiago Silva que jogava pelos dois e agora até o Róger que é inferior tecnicamente ao Thiago Silva tem que se desdobrar na zaga.
Paulo Alvares - Fla | Qui, 08/05/08 | 17:06
Nobre Lilu, tudo bem então, vamos deixar esta história de chapagne pra lá, entendi o que quis dizer! Abraços, SRN!
Lilu | Qui, 08/05/08 | 17:02
Cal, será que é apoio ao Tibete esta camisa laranja? hehehe…
Paulo Alvares, obrigada pelo elogio, mas o estouro de champanhe, que foi uma página vergonhosa da nossa história, não tem nada com a série C. Foi só isto.
Lédio, estava comendo biscoito amanteigado de novo? olha lá, hein…até dia primeiro você é mais velho que eu, tem que se cuidar…
Douglas Heinz | Qui, 08/05/08 | 16:57
Valeu Migão, eu o transcrevi inicialmente como recebi, mas após a sua informação, vou atualizar…
“Serei Flamengo mesmo que a bola não entre, mesmo que o Maracanã se cale, mesmo que o manto sagrado desbote, mesmo que a vitória esteja longe.
Serei Flamengo, seja longa a jornada, seja dura a caminhada, Flamengo no peito e na alma, no grito e nas palmas, Serei Flamengo até morrer!”
Ruy Castro
Pedro de Souza | Qui, 08/05/08 | 16:56
Lédio,
Vi o jogo do flamengo ontem pela Sportv II. Só para escutar os teus comentários. Sabes bem! Faço sempre. É óbvio que junto a falta de sorte faltou um detalhe que é de suma importante no esporte. O Respeito! Ao Flamengo em clima de festa do Bi Campeonato e pela despidada de Joel Santana, faltou respeito ao adversário e dignidade ao seu torcedor.
Quem fez ou participou de esporte competitivo de alto rendimento sabe bem disso. A mim não foi surpresa. Estava escrito que o descuido, a soberba estaria em campo ontem. A cada gol perdido um sorriso. O sorriso da soberba. Lamentavel! Pior foi a quantidade de dinheiro perdida.
E os jogadores em campo, alguns tocadores de birimbau não percebram isso. Aliás jamais perceberão. São meramentes tocadores de birimbau.
Breno | Qui, 08/05/08 | 16:55
Luciano, o Juan não saiu cinco metros à frente do Cabanas. Os dois saíram juntos, mas o Juan hesitou pq estava fazendo a cobertura do Toró, que perdeu a bola pro lançador do Cabanas. O Cabanas e o Juan correram juntos, e o Juan fez a falta quando tentou trocar de lado, pra correr por dentro e fechar o possível cruzamento.
Lilu, vamos esclarecer uma coisa: não torcerei nem para Flu nem para SPFC. Só não torcerei contra… mas da mesma forma desejo muita sorte ao Flu na partida. Será um jogão, e eu acho que dá SPFC, pela maior experiência no torneio.
Bons posts do André “Nega Véia” Raquítico e do Douglas. Sobre chororô, não comento. Depois das infelizes declarações do Montenegro, prefiro ficar quieto. Aliás, ao que consta houve tb muita festa na concentração do Botafogo. Fazer o quê? Cada um comemora o que pode.
Thiago | Qui, 08/05/08 | 16:55
Salve a inteligência e o bom senso do jornalismo brasileiro aqui representado.
Pedro Migão | Qui, 08/05/08 | 16:50
Douglas, este texto é do escritor Ruy Castro.
Paulo Alvares - Fla | Qui, 08/05/08 | 16:39
Prezada Lilu, gosto de ler seus comentários, sempre bem humorados, nunca ofensivos! Mas não se apoquente com meu comentário, é meu humilde pensamento, apenas isso, sobre algo que disseram acima! Não ofendi, nem menti, disse o que penso de algo real, que aconteceu! Abraços, SRN!
Anderson Matos | Qui, 08/05/08 | 16:36
Cid, obrigado pelas informações. Eu disse Flapress e algo semelhante, mas entendo seu posicionamento. Só acho que ninguém melhor para enaltercer a vitória de um time do que sua própria torcida. Quer ver então quando assistimos os programas esportivos de São Paulo (Terceiro Tempo, por exemplo)? Haja paciência.
Cid, consegui há pouco verificar algumas informações no site: http://www.campeonatocarioca.kit.net/primeira_divisao/temporadas_anteriores/principal.htm
É o seguinte: em 1919, 41, e 69 não houve jogos finais, pois nestes anos a disputa foi através de sistema de turnos. Em 1946 o vice foi o Botafogo. Em 1983, houve um triangular entre Fla, Flu e Bangu e salvo engano, o último jogo foi Fla e Bangu. Mas 1983 penso que deva ser considerado, pois Fla x Flu foi um jogo decisivo. Portanto, não são 09 títulos que o Flu tem sobre o Fla e sim 05 (36, 73, 83, 84 e 95). Considerando só campeonato carioca, sem finais de taça rio e guanabara. Flu 05 x Fla 03.
Considerando Taça GB e Taça Rio eis os números do Fla x Flu: anos em que o Fla foi campeão da Taça GB: 70, 72, 78, 84, 2001 e 2004 (06 vezes)
Taça Rio: 1986 (01 vez)
Anos em que o Flu foi campeão da Taça GB: 1966 e 1991 (02 vezes)
Taça Rio: 2005 (01 vez)
Números finais (decisão de carioca, Taça GB e Taça Rio): Fla: 10 vezes e Flu: 08 vezes
Douglas Heinz | Qui, 08/05/08 | 16:35
Primeiro, um esclarecimento. Desde que o JA mudou TODOS os meus comentários foram enviados com meu nome completo, como este. Portanto é outra pessoaque está assinando apenas Douglas.
Segundo, para encerrar a minha participação neste post, abaixo uma mensagem que recebi de um amigo rubro negro (que aliás me confidenciou que ainda está sem dormir…)
“Serei Flamengo mesmo que a bola não entre, mesmo que o Maracanã se cale, mesmo que o manto sagrado desbote, mesmo que a vitória esteja longe.
Serei Flamengo, seja longa a jornada, seja dura a caminhada, Flamengo no peito e na alma, no grito e nas palmas, Serei Flamengo até morrer!”
Texto de autor desconhecido
Emerson Gonçalves | Qui, 08/05/08 | 16:33
Essa primeira terça parte da temporada está recheada de resultados anômalos.
Esquisitos.
Anormais.
Estranhos.
Esdrúxulos.
Espantosos.
E outros adjetivos mais.
Juventude perdendo de 8×1…
Galo perdendo de 5×0…
Grêmio de melhor campanha a eliminado na CB.
CAP eliminado na CB.
São Paulo derrotado por 3 pênaltis seguidos em 12 ou 13 minutos.
Flamengo eliminado em novo “maracanazo”.
Tem outros, mas não recordo.
Só sei que é um começo de temporada muito, muito curioso.
Para ser recordado.
Cal | Qui, 08/05/08 | 16:31
Boa tarde!
Caminhando lá pelas 3 da tarde, aqui por Ipanema…encontro Lédio Carmona com uma vistosa e bonita camisa poló laranja…feliz…sorridente…É bom ver os amigos assim…muito bom!
Sentamos para um café rápido…olhar as “coisas” bonitas do bairro passando ..e conversar…
Lédio está muito feliz e animado com o novo Jogo Aberto!
Lógico, falamos um pouco de futebol também…mas vou ficar “pianinho”…hehehehehheheheh
ANDRÉ RAQUÍTICO | Qui, 08/05/08 | 16:22
OLÁ LÉDIO, MODERADORES E OS MEUS IGUAIS!
INACREDITÁVEL o que ocorreu ontem. Desde quando se desenhou a derrota após o segundo gol do América, passei o restante do jogo com o coração na mão. Tragédia concretizada, corri para o meu quarto; sentia-me deveras só; quis saber o que o pessoal do SPORTV e da ESPN BRASIL tinham a dizer (pq explicar eu não podia… eles também não!), mas o meu decoder da SKY pifara. Liguei o PC, precisava escutar a Rádio Globo, a cobertura do vestiário, o que os sites esportivos diziam…. Queria confortar e ser reconfortado pelos meus iguais do Jogo Aberto, mas a conexão estava fora do ar. Fazia muito tempo que não tive um enfado tão pesaroso assim. A última vez foi em 1995, após aquele famigerado “gol de barriga”. Nem a derrota pro Santo André causou-me tanto pesar. Ontem, nem a Nega Véia estava aqui para dormir comigo. Fui dormir só, sentindo-me como um Robinson Crusoé sem radinho de pilha (como diria o PC Vasconcellos).
O meu desconserto do pós-jogo começou, inopinadamente, com o LUÍS ROBERTO, jornalista conhecido e admirado por ser um moderado e otimista inveterado em suas análises, o que sempre lhe custaram diversas pilhérias por parte dos seus colegas de programas, como o RENATO MAURÍCIO PRADO. Infelizmente, ele sucumbiu à opção mais fácil e mais conveniente de asseverar a derrota como fruto indelével da suposta SOBERBA, do oba-oba, do excesso de “alegria” antes do jogo, do menosprezo ao adversário. Por isso, o SÉRGIO NORONHA sentiu-se no dever de ressalvar que cabia, também, a todos nós (torcedores e imprensa) aquele ar de festa e classificação certa.
É ATO DE COVARDIA atribuir o vexame exclusivamente aos jogadores, à comissão técnica e a diretoria do FLA, quando deveriam também assumir tal responsabilidade nós torcedores e a imprensa. Até mesmo a “Turma do arco-íris” que, tenho certeza, a maior parte estava dormindo ou fazendo outra coisa qualquer por acreditar que não iria valer a pena secar o seu desafeto. Até mesmo meus iguais blogueiros que agora reproduzem seus textos anteriores ao jogo, como se dissessem “Eu avisei!” e/ou “Eu não tenho nada a ver com isso!”
O prórprio LUÍS ROBERTO exaltou a atitude do FLA pelo exemplo que dava em festejar o seu técnico que sai e por receber com cordialidade o que chega. Agora é fácil dizer que aquilo não passou de uma pantomima fora de hora. NÃO! O FLAMENGO NÃO FOI SOBERBO, haja vista a preleção do JOEL no vestiário, a corrente feita pelos jogadores no túnel, a maneira como o time se comportou em campo (jogou sério, não deu firulas e não ensebou o jogo, cumprido como a sua missão nata de atacar o tempo todo, ainda que ineficiente e desafortunado em suas ações. No fim, exceto a destemperança de BRUNO, todo o time nada fez para tentar eximir-se da culpa, limitando-se a se retirar do campo, prostrado, silencioso e chorando. Choro de tristeza e dor pela derrota inesperada, muito diferente ao choro que a “Turma do arco-íris” costuma chorar.
Lilu | Qui, 08/05/08 | 16:20
Biel, sinto muito, mas as meninas têm preferência. Então, o Breno, nobre rubro-negro, vai torcer para o MEU tricolor…hehehe…
Apesar do Adriano, (que se é um bonde, o Uóxinton é o quê? ) teremos o reforço do pé-quente Cléber Machado!! Nas duas partidas que narrou do Flu enfiamos 6 no adversário.
É assim mesmo, temos que contar com o impoderável, com a sorte, e Mundy, vou manter meu ICE FOOT longe do Morumbi, fique tranqüilo…
A única coisa que realmente anda me preocupando é a aposta que fiz no Bar do Tênis, que pularia do trampolim de 3 m se o Flu ganhar a LA e do de 10, se ganhar o Mundial. Juliana Velloso, me ajude!!!
Paulo Alvares, vocÊ, provavelmente ainda atordoado pela traulitada de ontem, trocou as bolas sobre champanhe e outras coisas. É um assunto que já foi tão explicado aqui, mas tem gente que continua sem entender…
Saudações tricolores! Assim como as Havaianas, as originais!!
Luciano | Qui, 08/05/08 | 16:10
O resumo do jogo aconteceu aos 39 minutos do segundo tempo: no lance em que depois foi expulso, o Juan perdeu a disputa na corrida com o obeso Cabañas, depois de ter saído uns cinco metros à frente do paraguaio.
flu/londrina | Qui, 08/05/08 | 16:04
Acho que podemos esperar um jogo muito pegado, se o Renato não tomar cuidado com a subida dos laterais, podemos receber muitas “bolas nas costas”, se tivermos Conca bem e o TN mais inspirado, acho que teremos alguma chance contra o São Paulo.p-s - só para registrar, o flu tem a melhor defesa da LB.
Breno | Qui, 08/05/08 | 16:02
Valeu Biel, obrigado pelas palavras. Um abraço, e boa sorte pro SPFC na fase final. Sem o Flamengo ficou mais fácil! Hahahaha…
Aliás, preciso admitir que eu ri do “Flamengo não é bom no mata-mata, mas é bom no morre-morre”… sensacional…
Mundy | Qui, 08/05/08 | 15:57
Galera da Tropa de choque, queria fazer um convite , quem topa ir para sampa, eu me prontifico a levar a galera no meu carro, dividindo a gasolina, o negócio é arrumar os ingressos, a Flu sócio esta fazendo caravana de avião , mas só de passagens sairia 400 para cada um, indo de carro e divindo o gas sai por muito menos uns 100 por cabeça, fora os ingressos, bem o convite foi feito, caso ninguém queira , dou o meu jeito e vou, pretendo sair daqui ao meio dia de quarta e volto após o jogo,e já aviso neste Dia não rola Cerveja, pois gosto de uma Cervejinha, mas amo minha Vida , então no dia do jogo é só agua mineral e com gás, e quem sabe a gente faz um encontro entre os tricolores Paulistas e do Rio, com direito a recepção do Emerson, bem eu lancei a ideia,hehehehehehehe.VIVA O FLU SEMPRE.
Diego Carvalho | Qui, 08/05/08 | 15:55
Luiz Antonio
Na final do paulista,no Palestra itália tanto a Band como Globo usaram essa mesma lente,estilo plano Médio, que aproxima o telespectador da tela,mas você não consegue visaualizar todo o cenário,e muita das vezes não acompanha uma lance ou gol desde o início da jogada.Fica muito ruim de se acompanhar o jogo…Não sei se a estrutura do estádio e onde fica locazada a cabine de TV influênciam.Por exemplo os melhores estádios, na minha opinião, de se assisitir um jogo pela TV é a Arena da baixada e a Vila.Você consegue visualizar o jogo todo e boa parte do estádio,como se estivesse na aquibancada.Numa tomada de um plano panorâmico ou geral.Acho que são os melhores angulos de se acompanhar um jogo pela TV.
No Morumbi tenho raiva quando as lentes das cameras se aproximam bastante do gramado e dos jogadores…Se sai um gol, alá Maradona,você só ver a conclusão em gol.
Guilherme Ayupp de Arruda | Qui, 08/05/08 | 15:51
Caro Lédio e blogueiros,
Tá tudo muito bom e tudo muito bem, mas a grande Folha de SP está errada quanto à informação de que o são Paulo não é derrotado em mata matas de Libertadores em casa desde 1994. Em 2006, a equipe de murici foi derrotada no Morumbi por 2 a 1 pelo inter de Fernandão na final da principal competição das Américas. Depois empatou em 2 a 2 no Sul, e o título ficou no Beira-Rio.
Qto ao jogo do meu Flamengo? Como diria a Dona Copélia (presonagem da brilhante Arlete salles): Prefiro não comentar…..
Estou perplexo !!!!
kenji | Qui, 08/05/08 | 15:46
o flamengo perde, ai ninguem da merito pro outro time…
se fosse com o botafogo, o vasco ou com o fluminense, ia ta ai uma materia enorme falando coisa boa do outro time, e criticando muito mais os outros cariocas…
enfim, fica a pergunta:
AFINAL, QUE TIME DE TRADIÇÃO É ESSE???
ESTRELA SOLITÁRIA | Qui, 08/05/08 | 15:43
Engraçado, tem um monte de rubro-negro que agora que o Fla perdeu diz quenão vai postar mais, que está magoado com as pilhas etc etc ec.
Aguentem!
Até ontem estavam todos faceiros e pilhando os botafoguenses
Clécio | Qui, 08/05/08 | 15:43
Augusto, o Cabañas tá com uma barriguinha bem criada, mas tem muito time aqui no Brasil que suspiraria para ter um centroavante desses no time. O barrigudo jogava fácil aqui no Brasil.
Augusto Barros | Qui, 08/05/08 | 15:41
E o São Paulo, novamente, chegou.
Possui uma defesa quase intransponível, uma boa proteção no meio, pouca criatividade nele e um bonde em excelente fase metendo todos os gols lá na frente. Além do mais possui técnico - não um churrasqueiro - e é bem treinado.
Nem vou dizer aos trancos e barrancos porque seria sacanagem. O time, mesmo tendo marcado poquíssimos gols, se classificou quase sem tomar gols em 8 jogos…foram quantos gols tomados mesmo? Dois, três?
Enfim, eu que não levava fé alguma no tricolor paulista agora já acho que ele tem grandes possibiliades de chegar até mesmo à final, apesar do jogo completamente imprevisível diante do Fluminense.
Ainda não sei para qual time irei torcer e qual terá a minha simpatia. Só sei que o que quero MUITO é ver dois jogões de bola e que o melhor vença. Mas é bom o SPFC tomar cuidado porque do outro lado o Flu, mesmo não vindo numa toada crescente, tem hoje o Conca em EXCELENTE fase, um típico meia-armador que distribui o jogo, parte prá cima, dá excelentes passes e marca golaços de fora da área.
Olho nele. E como eu gostaria que ele continuasse no Vasco para jogar ao lado do Morais!!!!
José Neto | Qui, 08/05/08 | 15:40
É por isso que o futebol é o esporte mais apaixonante do mundo. Em qual outro esporte nós veriamos uma virada tão espetacular, como o América/MEX deu sobre o Flamengo. Agora é claro e evidente que a sorberba, a festa montada pela despedida do Joel e o ´`já ganhou“ dos jogadores, da comisão técnica e da torcida prejudicaram bastante o time e fizeran com que o clube caísse em desgraça. Mas não podemos negar a alagria de ver a urubuzada chorando e sendo despenado pelo timeco mexicano.
Biel_SPFC | Qui, 08/05/08 | 15:40
Ok Breno, valeu espero que voce seja pé-quente entao e torça para o seu Adriano jogar tudo que sabe. Alias cabe destacar que eu nao gostava nem um pouco do Adriano no Brasil, nas ele no São Paulo vestiu a camisa de tal maneira que hoje sou seu maior fã. E claro, nao so vem jogando com vontade e determinação como tbm fazendo gols. Nosso maior trunfo em 2008 até o momento, apesar de muitos secadores ainda nao quererem admitir isso.
Abs Breno, voce e seus comentarios são referencia no JA!
Douglas | Qui, 08/05/08 | 15:36
Joel Santana, de bestial a besta em menos de uma semana. Mas acho que cabe um “mea culpa” da imprensa esportiva, que entrou nesse oba-oba, enganando o coitado torcedor flamenguista, alardeando o “alto nível” do elenco da Gávea.
.
1 - Com um centro-avante que, apesar de cumprir um bom papel tático, mas que não faz gol
2 - Com Toró e Jaílton no meio-de-campo, além de Ibson em péssima fase e um insípido camisa 10, de nome Renato Augusto (que está muito verde para assumir grandes responsabilidades)
3 - Com um goleiro apenas bom, que falhou durante todo o Campeonato Carioca (falhas que passaram despercebidas, pois a maioria não resultou em gol).
Não dá para KL666 bancar o fanfarrão.
Triste é ouvir de alguns que a solução está no craque-aço-aço-aço Jônatas. Um triste segundo semestre se aproxima.
Biel_SPFC | Qui, 08/05/08 | 15:32
valeu vasco alvarenga, mas esse negocio de jornalismo dexa com o Ledio que ele faz mto bem.
De minha parte ja estava de saco cheio da midia nesse começo de ano. A do rio por essas reportagens cansativas sobre o flamengo, e a de São Paulo, bom essa mesmo nem é preciso comentar, Para tentar ilustrar um pouco, é como se São Paulo x Palmeiras ou São Paulo x Corintians fosse Brasil x Argentina. Os caras nem disfarçam mais. Serio ja assisti jogos numa emissora com volume no Zero, pois é impossivel agentá-los. Pena que as vezes é o unico jeito de ver o tricolor.
Augusto Barros | Qui, 08/05/08 | 15:31
E a galera continua ouriçada!
Migão: a lamentar apenas que o Cicero Ramalho já tinha passado dos 40 e a barriga dele estava MUITO MAIOR do que a do Cabañas!!!
Se bem que o mexicano com certeza anda exagerando na Sol e na Tecate, isso é fato!!!
ADOREI os comentários da Tatiana, perfeitos!!!! Análise isenta é isso aí!
Zé José: cara, só assim para conhecermos os gostos de cada um aqui do Jogo Aberto…me amarro em Ataque 77 também!!!
E aí quando pensei que tudo tinha acabado, me deparo com o comentário do Biel_SPFC dizendo que o Flamengo agora está “out of bounds”……hehehehehhehehehehehhe….ri demais!
Muita gente inspirada aqui hoje. Lógico, salvo alguns imbecilóides agressivos de plantão, que trocam as bolas ofendendo instituições, o negócio aqui hoje está o maior barato e uma leitura mais apurada dá margens a umas boas gargalhadas!
Aliás, ressalte-se a MELHORA impressionante no nível do JA após a mudança de layout e o trabalho ferrenho da moderação. Parabéns mais uma vez, Lédio.
XU | Qui, 08/05/08 | 15:24
O Joel Santana estava pensando que era o Tele Santana…
Vasco Alvarenga Mamede | Qui, 08/05/08 | 15:19
Este “novo” vexame protagonizado pelo Joel Santana não é nenhuma novidade!
Lembram-se das semi finais do Brasileirão de 95 ?
Primeiro jogo no Maracanã: FLU 4 x 1 SANTOS. Após o jogo e nos dias subsequentes até o segundo jogo: muita festa e badalação!
Segundo jogo no Pacaembu: SANTOS 5 x 2 FLU. E o time do FLU mortinho, mortinho em campo!
Bem, o que o Joel já ganhou de tão expressivo para ser endeusado ? Ora…alguns campeonatos Cariocas! Brasileirão ? Não me lembro!
Copa do Brasil ? Também não me lembro! Libertadores ? Também não me lembro!
Joel é um treinador mediano! Regional! Não vai passar disso!
Fabio Moraes | Qui, 08/05/08 | 15:18
Para descontrair
*****
o Flamengo não sabe jogar mata-mata….
só morre-morre….
****
esta a maior confusão aqui nas padarias do rj, cheias de flamenguistas…
mas o sonho acabou………
Sds Alvinegras
Marcos Vinícius | Qui, 08/05/08 | 15:09
Diego Carvalho,
Eu nem culpo muito o Joel, não. Agora é fácil falar, mas talvez se o Caio Júnior tivesse estreiado ontem, a motivação do time seria outra. Foi nítido que eles entraram quase que em ritmo de treino, devido a vantagem feita no jogo de ida. O erro do Joel foi em escalar esse Leonardo, e em tirar o Kléberson no intervalo. O Ibson não vem jogando nada a muito tempo e quase nunca é substituído. E o Toró, que é o queridinho da torcida, e falhou em dois gols- marcou mal o Cabañas no 1º e fez uma falta boba, que ocasionou o 3º- também não sai do time de jeito nenhum. Mas o trabalho que o Joel fez, desde o ano passado, merece ser reconhecido. Apesar do jogo de ontem.
A questão do centroavante eu acho que está muito clara. Quando a situção aperta no São Paulo, o Adriano resolve. O Cruzeiro tem esse excelente Marcelo Moreno, que faz muitos gols. O Santos é dependente do Kléber Pereira. O Fluminense tem o Washington, que está em má fase, mas é um dos maiores artilheiros que eu vi jogar. Esse cara faz gol de tudo quanto é jeito! Por isso é o maior artilheiro dos Campeonatos Brasileiros em uma única edição. E o Flamengo tem o Souza, que não acerta uma jogada. Eu prefiro o Obina, até pelo fato dele ser um jogador decisivo. Mas o D.Tardelli também se sairía muito bem como centroavante (no Flamengo, o Joel tem escalado ele muito recuado, às vezes quase como um meia).
Técnico tem que saber exigir, como o Muricy faz muito bem. Senão, o jogador começa a achar que tudo é festa. Foi o que aconteceu ontem. Infelizmente, essa característica falta para o Joel. E aí, depois do título, todo mundo relaxou. E olha o que aconteceu…
Vasco alvarenga Mamede | Qui, 08/05/08 | 15:09
Biel_SPFC | Qui, 08/05/08 | 14:40.
Biel, você foi perfeito em seu post!
É isso aí! Quem gosta e acompanha futebol sabe que os jornalistas só falam de Corintians e Flamengo!
Como disse o Paulo Henrique Amorim: “A Globo acha que o Brasil inteiro é Corintiano e Flamenguista!”
Este é um dos principais motivos por eu ter deixado de assistir a programas esportivos! E sei de muitas outras pessoas que estão seguindo o mesmo rumo! A intolerância com a “parcialidade” vem aumentando e muito!
Biel, pelos seus comentários, você poderia ser um excelente jornalista!
LUIZ ANTONIO | Qui, 08/05/08 | 15:07
Em relação às transmissões da Rede Globo e do Sportv (inclusive PFC), deixa eu dar meu pitaco, que entendo ser construtivo.
Qdo nós compramos o PPV ou deixamos de ir ao estádio para ver pela TV, esperamos que as transmisssões sejam capazes de fazer a gente se sentir como se estivéssemos no estádio, e isso só é possível com o afastamento da lente. As opções de passe, o deslocamento dos jogadores, são são possíveis se vc abrir o enquadramento. Para quem gosta de futebol, isso é mais importante do que quem está com a bola.
Mas tanto no Sportv quanto na Globo tem um diretor (ou diretores) de transmissão que não entendem assim. Ele(s) acha(m) que aproximar a lente é sinônimo de qualidade, quando, na minha opinião, não é. Como comparação cito dois exemplos: o jogo Fluminense x Nacional (fui ao jogo e assisti pela TV os melhores momentos) transmitido pelo Sportv e Flamengo x América Mex pela Globo. Os dois jogos no Maracanã. No primeiro, lente aproximada, fechada, sem visão das jogadas, uma porcaria. O segundo uma transmissão espetacular, visão total de tudo. Me senti no Maracanã, torcendo pelo América.
O mesmo acontece em SP, em especial no Morumbi. Corinthians x S. Caetano, pelo Sportv, espetacular; S.Paulo x Nacional, ontém, uma porcaria. Ontém chegou a irritar,
Semana que vem tem Fluminense x S. Paulo. Jogo que merece transmissão Nota 10.
E como o CB está começando, espero que o padrão de lentes afastadas prevaleça. Pelo bem de quem assiste.
André Luiz | Qui, 08/05/08 | 15:06
As preleções dos técnicos e as correntes dos jogadores antes das partidas, que eram expontâneas, agoram têm roteiros ou scripts. Virou um teatro a partir do momento que passaram a ser gravadas. A do Luxemburgo foi ridícula. Até o RG agora está participando das correntes dos jogadores. E ontem não foi diferente: foi teatral a do Fla. As imagens do MB e KL dentro de campo, ontem, também extrapolaram o bom senso. Mas não seria diferente com dirigentes de outros clubes. Todos gostam de um palco.
O Flu já está escalado para a sua estréia no brasileiro. Vai de time misto, com 1 ou 2 titulares que estão por ora no banco. Parece mais um queijo requentado e sem presunto. Concordo, mesmo entrando com as malas do Fabinho, Romeu… Perder outro jogador importante logo na 1ª rodada de um campeonato com 38 não faria sentido. Melhor não arriscar. Estamos vivo na libertadores, pelo menos até a próxima semana.
Uma boa notícia é que a comissão de arbitragem aplicará no brasileiro a regra da área técnica e todos os árbitros serão cobrados por isso. Os professores só poderão chegar a beira do campo para dar a instrução e voltar. Não será permitido que assistam os jogos em pé na beirada o tempo todo. Acho ótimo. Eu odeio aquele show de pantomima que serve para muito pouco. A serventia na prática é muito mais para apitar o jogo. Aliás, aquele espaço se transformou num palco também.
Grandpa Andinho | Qui, 08/05/08 | 15:05
Conheço um sujeito americano que diz que o América é o maior time de camisa vermelha com sede na Rua Campos Sales em todo o mundo. Não há nenhum outro maior.
A mesma lógica vale para justificar os comentários sãopaulinos: Em Libertadore, no Morumbi, o São Paulo nunca foi eliminado jogando o segundo jogo em casa e levando gol aos 39 minutos do segundo tempo de um camisa 16 chamado Morales.
Assim é fácil fazer estatística! E o 2×1 do Inter, não é derrota no Morumbi em fase de mata mata? E olha que foi numa final!!!
Cid | Qui, 08/05/08 | 15:04
se o Obina e tardelli vinham resolvendo os ultimos jogos pq eles nao eram titulares?
alias pq o Souza era titular? Nao acompanho mto os jogos do Flamengo mas com certeza o Obina é melhor que ele.
Claudio | Qui, 08/05/08 | 15:04
Concordo q o zagueiro Leonardo é fraco.
Mas não se pode responsabilizá-lo pela derrota.
1o gol, quem tem q marcar o gordinho era algum cabeça de área, e a bola desvia no Juan tirando o Bruno.
2o gol, os zagueiros estavam na área pra cabecear, tomaram gol no contra-ataque, portanto culpa de quem não estava bem posicionado pra pegar o rebote e pra quem não marcou bem esse contra-ataque.
3o gol, bola desviada na barreira. Se alguém tem culpa é o Torozinho, q de 10 jogadas q disputa faz falta em 11.
-
Finalizando, o infeliz do Leonardo não teve culpa nenhuma nesses gols.
Marcos R. | Qui, 08/05/08 | 15:02
Agora tem que aguentar, Fazer o que? Tem pilhas muito boas aqui. Outras nem tanto. Tem pilha de quem sempre frequenta o blog. Tem pilha de gente que eu nunca vi por aqui. E tem pilha de quem sumiu do blog quando o time dele perdeu. Contanto que não seja de baixo nível, está valendo. Nós flamenguistas temos que escutar. Eu mesmo ouvi várias muito boas aqui no trabalho. Só não coloco aqui porque não sou masoquista. Já basta ter presenciado a desclassificação ao vivo e a cores.
…
Sobre o time e o jogo, não tenho mas nada a dizer. Concordo com tudo que o Pedro Migão escreveu.
…
Migão, se vc ainda tiver paciência e condições, continue postando porque vou continuar assinando embaixo.
…
Abraço a todos, em especial aos meus colegas rubro-negros.
Breno | Qui, 08/05/08 | 15:00
Biel, nesse confronto eu fico dividido.
Eu gosto do SPFC, sempre gostei. Lembro com carinho da vez em que uma bandeira do SPFC rodou o anel do Maracanã, em 1993, num jogo de Libertadores, até a Raça, simbolizando a simpatia e amizade entre as duas torcidas. Naquele momento, foi coisa de torcida organizada (ou seja, eu não daria a mínima), mas pra mim ficou um simbolismo positivo.
Mas eu não consigo não ter uma certa afeição relativa pelo Fluminense (exceto, claro, quando estamos no páreo pelo mesmo título; nesses casos, eu ODEIO o Fluminense, hehehe). Fui sócio do Fluminense por muitos anos, meu pai é tricolor (um dos programas favoritos dele é assistir a jogos do Flu com amigos), meu tio é tricolor, minha avó é tricolor (ia pras Laranjeiras ver o Telê jogar). Não dá pra torcer muito enfaticamente contra o Fluminense.
Sei lá. Acho que torcerei pelo Fluminense, mas acho que dá SPFC, e se der não ficarei triste. Até pq lá tem um rubro-negro fanático, o Adriano, no ataque…
Sobre seus comentários em relação ao tratamento da mídia para o Flamengo, olha só que curioso: eu tenho a mesma percepção, mas em relação ao São Paulo e, principalmente, ao Corinthians. Pra vc ver como tudo na vida é menos fato e mais percepção.
Sobre o seu último comentário, não acho que o Fluminense incomode muito não. Incomodou em momentos muito pontuais. Incomodou em 95, incomodou tomar um olé de 4×1 há alguns anos atrás (acho que foi uma final de Taça Guanabara). Mas não me incomoda muito não, até pq quase não nos encontramos em finais, nos últimos 10-15 anos.
Antônio Tomás | Qui, 08/05/08 | 15:00
Pois é Ledio, vida dura para o rubro negro nessa quinta feira cinzenta. O que aconteceu ontem talvez só pode ser explicado pelos deuses do futebol, porém acho que Fábio Luciano e Cristian tiveram ausencia sentida profundamente pelo time do Flamengo. São de fundamental importância no esquema de reconstituição da defesa rubro negra, Cristian como volante/ 3º zagueiro apoia as saídas dos dois laterais do Flamengo e Fábio Luciano além de capitão organiza a defesa do Flamengo.
Fábio Luciano estava mesmo lesionado? Porque Cristian estava no banco? Uma coisa sei Jailton, Souza e Ibson péssimos não é de agora… e Leonardo só falta assinar a demissão dese que foi contratado para a zaga.
Abraços e agora é Mengão Rumo ao Hexa!
Zeca, o justo | Qui, 08/05/08 | 14:56
Não vi nenhuma dança do CRÉU ontem, nem CHORORÔ, nem o Souza dando uma de ATIRADOR da tropa de elite.
Pimenta nos olhos dos outros é refresco.
Humildade não é somente uma palavra banal…
Joaquim Barbosa | Qui, 08/05/08 | 14:54
Uma coisa me aflinge:
COMO PODE os dirigentes do Flamengo reclamarem tanto da altitude, levando o tabelião a fazer uma viagem até a suíça, e ontém, deixam os jogadores entrarem com chuteirinhas salto 30…
toda aquela altura tirou o fôlego dos jogadores…
…
E o Torózinho… leva ele pra África Papai Joel, leva…
…
E o Souza… ??????
…
O Obina realmente é abençoado… deu otitulo e ontém com um leva resvalo da bola nele… deixa pra lá… o cara tem crédito, e é muuito melhor que o Souza…
…
O Joel estava em estado de graça coma sorte e com a torcida… como muitos disseram, o vento muda re rumo….
…
São Judas Tadeu está se esbaldando con nachos no México….